• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Hematúria (sangue na urina)

Lethes

New Member
Caros amigos,

no sábado passado fui fazer um pouco de btt para ganhar força nas pernas (subidas), algo que costumo fazer com frequência. Até aqui tudo bem. À tarde um amigo meu pede-me para ir correr com ele, pois tinha a bike dele furada e não lhe apetecia estar a mexer-lhe. Bom lá lhe fiz a vontade e fomos correr. Não corremos muito, uns 8km e tal. Até aqui, tudo bem também. Ora quando fui tomar banho, vou a urinar e urino sangue, literalmente! Fiquei logo assustado! Liguei para a Saúde 24 e disseram-me para ir ao hospital ou a um C.Saúde. Como detesto urgências de hospitais fui ao CS de Viana. O que a médica me disse é que ou tenho cálculos renais que se deslocaram no exercício físico ou foi do próprio exercício que me provocou alguma lesão interna nos rins ou na bexiga. Agora estou parado pois vou fazer umas ecografias! Estive a ler e pelos vistos quando se corre com a bexiga vazia, por exemplo os 10mil metros, as paredes da bexiga ao baterem uma contra a outra podem fazer sangrar. Eu não costumo correr, aliás detesto mesmo. Raramente o faço, mas como estou habituado à bicicleta, a caixa toráxica aguenta bem o esforço físico. Fiz ontem nova análise à urina e deu normal, sem sangue ou infecção! Já alguém teve este problema? Estou chateado por ter de ficar parado sem pedalar e ao mesmo tempo bastante preocupado com medo que seja algo grave! :(
 
Exactamente, faz a medicação que a médica te mandou(presumo eu) e também vês como te sentes...Pode ser que tenhas desidratado alguma parte do corpo que afectou os rins!

Para a próxima tem mais cuidado com isso, não deixes de correr por causa desse susto!
 

pemartins

Well-Known Member
Nao acredites nisso de correr com a bexiga vazia. Posso dizer-te por experiencia propria, pois ja pratiquei atletismo, em competiçao, seja 5mil, 10mil ou até meia maratona, o pessoal antes das provas vai sempre urinar. Nunca vao fazer competiçao ou até treinos com a bexiga cheia. Nunca conheci ninguem que tivesse esse problema e fiz atletismo de competiçao muitos anos.
 

Lethes

New Member
Durante a próxima semana irei fazer exames! De facto é estranho, eu também nunca tinha ouvido falar de tal coisa, mas aconteceu-me isto e se pesquisarem um pouco, diz que pode acontecer! Obviamente vou fazer exames e logo que saiba algo, também esclareço aqui no forum o que se passou comigo. O que dizes, Daniel, é também uma possibilidade. Estava bastante calor e durante todo o percurso não bebi qualquer líquido! A verdade é que uma pessoa sente-se em baixo! Começava a ganhar forma novamente e vou ter de parar! Ainda por cima com a angústia de não saber o que se passa com o meu organismo!
 
Sendo tu um homem do btt não deves de descurar a hidratação.....Eu sou homem para andar uma manhã sem deitar um gole de água à boca, mas não o faço por norma porque começo logo a sentir o "sal" a escorrer pela cara!
Não entres em paranoia, pode ter sido só um derrame qualquer.
 

Lethes

New Member
Boa noite, pessoal! Já fiz análises e duas ecografias (renal e vesicular). está tudo bem, sem problemas. Pelos vistos a hematúria foi causada pelo esforço físico. Não é muito usual mas pode de facto acontecer! assim sendo de futuro terei de ter mais cuidado, hidratar-me bem e sobretudo respeitar os péríodos de descanso. Diga-se que no dia que me aconteceu, fui demanhã treinar monte, nomeadamente paredes para me dar força nas pernas, almocei, estive a fazer uns trabalhos por casa, ainda puxadotes, ao sol e depois disto ainda fui correr mais ou menos 9 km! Tudo de seguida! Eheheh! Pensamos que ainda temos 20 anos!! :) Felizmente estou bem e é um enorme peso que me sai de cima! Abraços!!!
 

fjota

Member
boas
ainda bem que está tudo bem, deve ser mesmo um susto do car***, agora sabes que deves ter mais atenção, e vai dizendo alguma coisa.
 

rs76

New Member
bom ver finais felizes,nunca se esqueçam que o descanço:cool: faz parte integrante do treino e muito importante por sinal, por isso na proxima mais juizinhoooo:p
 

rcasimoes

Active Member
Proveitando este topico, hoje aconteceu-me comigo o mesmo, fiz um treino de endurance com rep em subida, e quando cheguei a casa saiu sangue na urina devido á cor vermelhada.
certo que não senti dores, nem desconforto, e passado 30 minutos depois de muita agua beber, nunca mais tal aconteceu.
É certo que o treino de hoje foi muito intenso, 3:08H para 110kms. Ao fim de todos estes anos nunca tal me tinha acontecido.

Amanhã irei fazer exames medicos, mas so para deixar aqui o que como antes de treinar mais suplementação.

60G Aveia
Banana
Omelete 2 Ovos
1 torrada com fiambre

suplementos
Bcaa's + Pre treino da Prozis

Durante a volta

2 garrafas de 750ml de isotonico + 2 bolos de arroz(feitos por mim) + 1 gel prozis

De salientar que tanto o Gel como o Pre-treino Têm bcaa's + beta-alanina e o pre-treino ainda tem uma quantidade pequena de creatina.

agora fico na duvida se sera alguma que foi tomada em excesso, ou se foi mesmo o esforço fisico.

amanha ja fico a saber.

tambem hoje notei que toda a zona do canal peniano, ficava de vez em quando dormente, e parei uma vez durante o treino para urinar e foi tudo normal.

boas pedaladas.
 

Carolina

Well-Known Member
diria que não tem nada a ver com os suplementos. a beta-alanina pode provocar alguma sensação de formigueiro nas mãos quando tomada em excesso, mas é inofensiva. btw, para funcionar deve ser tomada todos os dias, se só tomas nos dias de treino não te está a fazer nada.

o mesmo com a creatina, para além de ser perfeitamente segura, tens de suplementar 3-5 g por dia caso contrário não faz nada.

um aparte: tomar BCAA's pre-treino não faz qualquer sentido. BCAA's só têm interesse durante treinos mais longos (>3 h).
 

jpacheco

Well-Known Member
Já tive cálculo renal e acompanhado de sangue na urina costumam haver dores terríveis na passagem dos cálculos... a recomendação e hidratação. Beber muita água sempre para não haver acumulação do cálculo e ajudar a expelir... a mim aconteceu-me antes de retomar a actividade física e numa altura onde não ligava muito a importância de estar bem hidratado diariamente.

Se não houve dores não será cálculo renal. Se tivesses cálculo renal sabias porque as dores são horríveis :)

Para além de intenso o treino estava calor Simões? Isso é normal a urina ficar escura na primeira miccao mas após esse tipo de esforço há que hidratar bem. Nada como ir ao médico mas eu não me preocupava muito se esse caso acontecer só nas condições que dizes. Qualquer das formas tenta hidratar melhor durante as voltas... diria eu.
 
Top