Hammerhead Karoo - pre sale

#8
Olá.

Estava à procura de outras impressões na net mas estou sem sorte... recebi ontem o meu Karoo mas possivelmente devo ter sido dos primeiros (quando o comprei ainda estava em crowdfunding, foi em Maio último), e ainda não há nada sobre isto.

Só o experimentei uma vez ainda, por falta de mais tempo, hoje à tarde, numa voltinha curta de 6Km. As minhas primeiras impressões:

É muito bem acabado em termos de objecto, bastante robusto e o ecrã é uma maravilha, lê-se muito bem, e tem mapas (pode-se criar no próprio aparelho, ou criar no dashboard da Hammerhead que depois sincroniza com o aparelho quando ele está ligado ao wi-fi), futuramente dizem que vai dar para instalar mais apps (se bem que as que ele já traz dão para tudo o que é preciso), quem quiser pode meter um cartão SIM para poder ter mapas em tempo real (mas dá para descarregar via wi-fi e fica-se com mapas offline), portanto isso do 3G é capaz de não vir a ser muito utilizado).
É bastante configurável, como dá para ver nos vídeos. É também muito rápido a ir aos menus e passar de páginas e de aplicações, não senti nenhum tipo de lag a navegar no sistema.

Embora só tenha chegado ontem já recebeu dois updates ao OS (que é baseado em android 6.0) portanto é sinal que os tipos da Hammerhead estão em cima do acontecimento a corrigir bugs e adicionar extras. Vem com espaço mais do que suficiente (9,5Gb livres depois do primeiro update) e os mapas são baseados nos que o Strava usa, Mapbox. Ocupam pouco espaço, descarreguei o algarve quase todo (até Faro) e para norte até Odemira e Almodôvar e gastei 150Mb ou menos.

Quanto a autonomia, os tipos falam em entre 10/15 horas, mas vai depender muito dos sensores Bluetooth/ANT+ que estiverem associados ao aparelho, imagino. Só estou a usar um, um sensor de cadência da Garmin, o Bluetooth está desligado, e o brilho do ecrã está definido para fundo preto e letras brancas e está eu auto-brightness. Espero que renda pelo menos umas 12H diárias (se estiver numa de viagens, carrega dum dia para o outro). Se for para Brevets e coisas do género, fazer directas em cima da bicla, não vai dar e então convém ter um powerbank à mão (funciona normalmente quando está a ser carregado).

Parece maior nas fotos promocionais do que é na realidade, acho que até é maneirinho e talvez pouco mais largo e mais curto que os Garmin topo de gama. Mas é pesado, tem 184g, mais que um telemóvel topo de gama actual. Para comparação, o Lezyne SUPER GPS que usava antes pesa 75g, ou seja, menos de metade. Mas claro que este tem muito mais hardware e esse é mais potente, e ecrã a cores de 3.5" (640x480).

Agora as notícias menos boas: Faltam ainda umas coisas no software, nomeadamente mais acesso aos sensores, por exemplo, informação altimétrica e de temperatura. Os sensores estão lá, mas falta implementar o código para essa informação ser apresentada no ecrã. Também gostava de ter 'bike profiles'. Tenho 3 bicicletas, todas com pneus diferentes entre si (e há muita gente que tem com rodas e pneus todos diferentes) e dava jeito ter um profile para cada uma. Actualmente só dá para definir o perímetro da roda de UMA bicicleta. Se trocar para outra tenho que introduzir novos dados. Claro que isto é um pormenor, mas imagino que com um OS destes, não dê muito trabalho implementar o que estou a dizer.
Poder associar com o Telemóvel, também é uma coisa que merece ter, para visualizar as SMS, por exemplo, ou receber alertas climatéricos relacionados com a zona onde se está ou para onde se vai se se estiver a usar um mapa pré-definido. Mas estou certo que isto tudo irá ser implementado em breve.

Quando tiver tempo faço uma review mais detalhada, mas para já, parece porreiro e cheira-me que tenho aqui uma coisa para anos e anos, se não se partir todo até lá.
 
#11
Pequeno update.

Ainda só tenho 5 'activities' logadas no aparelho, por falta de tempo mas recentemente porque tem estado um tempo mesmo bera aqui no Sul para as voltinhas, e com os anos tornei-me demasiado 'mariquinhas' com o tempo.

Dito isto, não sei se tenho info que chegue para uma review mais completa, mas nestas 5 activities, uma deu porcaria e o Strava rejeitou os dados. Tentei de várias maneiras, inclusive descarregar o ficheiro em formato .FIT e tentar fazer o upload manualmente para o Strava. Não deu, o Strava berrou logo 'ficheiro malformado'. As outras activities deram todas normal e o sistema faz o upload quase instantâneo para o Strava assim que fechamos a actividade e estamos com acesso Wi-Fi.

Entretanto tenho estado a trocar e-mails com o 'support' Hammerhead, enviei a tal actividade 'malformada' que eles analisaram para ver o que se passou. Eles andam loucos a receber feedback dos primeiros proprietários do Karoo, com muitas sugestões e bug reports, e prevêem-se updates para muito breve, porque o software está ainda na infância e vai ser sujeito a sucessivas actualizações ao longo dos próximos tempos, em que vão ser introduzidas novas funcionalidades enquanto outras irão ser melhoradas.
Neste sentido estão também a ponderar abrir a possibilidade ao desenvolvimento pela comunidade de apps para a plataforma, e com isso criarem uma pequena app store... não sei se justifica, mas pode vir a ser interessante.
 
#13
Depois de ler a review do dcr parece que é uma dispositivo com potencial mas que ainda falta muita funcionalidade...

https://www.dcrainmaker.com/2018/02/hammerhead-karoo-cycling-gps-in-depth-review.html
Concordo em tudo o que ele diz, é uma análise muito bem feita e não deixou nada de fora, mesmo nada.

Mas penso que se percebe a razão do produto ter ido parar às mãos dos primeiros compradores assim como está... para já, isto começou com um projecto de crowdfunding, e já sabemos como são estes processos, dependem de muitos factores, hardware, software, concepção e design, prazos e até burocracias várias como licenciamento de software e hardware e autorização de vários mercados desde o americano ao europeu ao asiático para poder ser distribuído às pessoas, 'patent clearing', etc., e claro, o mais importante: dinheiro. Basta um factor demorar mais ou complicar-se e o prazo inicial, o 'schedule' vai logo por ali abaixo e pode ser a morte da empresa antes sequer de ter um produto capaz no mercado.
Entendo que eles quisessem entregar a coisa aos primeiros compradores quase em fase 'Beta' em vez de se agarrarem a ele a corrigir bugs no software. Provavelmente nem durante a primavera a malta o receberia. Daí até alguns começarem a pedir o dinheiro de volta, seria um instante. A notícia espalhar-se-ia com fogo e adeus Karoo, adeus Hammerhead. Estas empresas startup dependem muito de conseguirem apresentar um produto acabado (ou semi-acabado, a nível de software) aos clientes que estão a pagar a capacidade da empresa se conseguir desenvolver. É muito fácil quando já se é a Garmin e se domina uma grande fatia do mercado.

De qualquer forma, o que me chegou às mãos está muito além dum produto beta. Há umas lacunas no software e nos dados dos sensores, mas o resto está a funcionar a, vá... 95%.
Pessoalmente, prefiro mil vezes receber a coisa meio inacabada no software e poder ir experimentando, do que esperar mais uns meses largos por uma versão sem bugs... aliás, 'sem bugs' é uma coisa que no mundo informático nem existe, como dizem os nerds, mas pronto, com os bugs maiorzinhos já esmagados.

É que isto tem um potencial que está bastante à frente da Garmin e dos outros. É quase como se estivéssemos em 2007 e a Garmin fosse a Nokia e a Hammerhead fosse a Apple e estivesse a lançar o primeiro iPhone. Sim, é um bocado um exagero mas acho que dá para perceber a analogia.
Mas pelo menos numa coisa não tem nada a ver com a Apple: O Karoo é feito num sistema 'aberto' - como é o Android - e permite uma evolução como a Garmin e outros não permitem, por serem mais 'fechados'.
Portanto não estou preocupado, estou sim bastante entusiasmado com o que aí vem.

Faltam funcionalidades mas não faltam 'muitas', faltam 'algumas'. Algumas que até são importantes mas estão previstas já no próximo update, que será daqui a umas semanas. Tudo o resto serão extras que julgo nenhum outro fabricante conseguirá implementar sem necessitar de apresentar novo hardware que seja capaz de o aguentar.

Depois há a questão do preço, que é importante. Eu usava um Lezyne Super GPS, que comprei numa promoção mas mesmo assim custou-me €140 euros mais portes... O Karoo custou apenas mais 100 euros. E nem vale a pena sequer comparar os dois. Mas este preço não sei durante quanto tempo vai continuar... quando eles tiverem o software em fase 'gold' penso que o preço do aparelho vai para os 499 dólares como previsto.

O meu conselho é este: Se não têm um GPS, ou têm um já com alguns anos em cima que não aceita mais updates do fabricante e estão a pensar num novo, comprem já isto!

Vale a pena ler isto: https://www.hammerhead.io/pages/karoo-support#software
 
#14
Update:

Entretanto hoje fez um novo update e já temos Altímetro a funcionar, com Altitude instantânea, Ascent e Descent.
Assim que saia para uma voltinha testo isto a ver como aparece no Strava.

Apareceram também duas entradas novas nos Settings, relacionadas com isto que são 'Elevation Calibration' e 'Location'. Assim que liguei a Location que é apenas um 'switch' e não tem submenu, entrei em Elevation Calibration e aparece a altitude e opções de calibrá-la automaticamente ou inserir manualmente.
Fui ver a uma ferramente de dados GPS e confirma-se que está a funcionar porque bate certo com a altitude de onde estou.





EDIT: há alguma maneira de meter as fotos mais pequenas?
 
#16
Agora sim, está a ficar completo!

Karoo Software Build Version: 1.4.127.3

Release date: March 16, 2018

Improvements and Enhancements:
– Animated (visual) data fields for power and heart rate zones introduced
– “Endless” app screen scrolling (when you hit the last one it cycles back to the beginning)
– Reduced size of the navigation icon
– Fine-tuning of ascent/descent (more accurate now but still being improved)
– Fine-tuning of auto-pause to resume faster and with more accuracy at low speeds
– Elevation datafields added: including Min Elevation, Max Elevation, Average Elevation and Lap Data - Min, Max, Ascent, Descent
– Power datafield added: Training stress score and intensity factor
– Pedal smoothness, L/R balance, and torque effectiveness (efficiency)
– Battery icon now displaying charge percentage
– Preference to enable/disable navigation cues (still working on on/off track notifications)
– Fine-tuning of average power readings for laps
– Normalized power calculation improvements
– HR Zones now connected to your Karoo user account
– Device MAC address is now consistent for secure WiFi
– Added device info into FIT file

https://www.hammerhead.io/pages/karoo-support
 
#19
O meu chegou a tres dias e ate agora estou a adorar... só não ter que levar com os "lag" do garmin 820 (a pior coisinha que ja comprei)... e o facto de querer mexer no ecran e ele não responder...
Este sim, ate parece mais rapido que o meu smartphone.
A minha duvida prende-se com o facto de nao conseguir emparelhar o telefone mas segundo informações que recolho neste forum ( https://karoousers.org ) não dá para emparelhar como dava no garmin, para receber notificaçoes.
Outra duvida é como é que consigo adicionar um ficheiro de mapas pois tenho o mapa da topolusitania e gostaria de o ter no karoo
 
#20
Olá,

Mapas só tentei com os que fazes no Strava e funciona razoavelmente. Não tentei com mapas de outras plataformas. Mas deve haver uma FAQ qualquer sobre isso algures lá no site da Hammerhead.

Emparelhar o telefone para já não dá, mas está na calha. Eles estão a focar-se nas funcionalidades mais importantes (Sensores, mapas, UI, etc.) e a deixar o resto para depois, mas há-de surgir, até porque o OS é android e a ligação a telemóveis (pelo menos os Android) está mais facilitada. É esperar mais uns meses.

Mas para já bomba bem no que é mais importante.