• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

"Há muito tempo que o ar nesta latrina se tornou irrespirável"

Status
Not open for further replies.

grouk

Active Member
Nem sei muito bem hà quanto tempo me inscrevi neste fórum, lembro me que foi quando comprei a minha primeira bicicleta, comprada por impulso e porque precisava de fazer algo para acabar com o sedentarismo. Nada sabia deste mundo e neste fórum muito aprendi, mas mesmo muito. A seu tempo comecei a ganhar mais conhecimentos e experiência e tenho ideia que pelo menos tentei ajudar aqueles que precisavam.
Alturas ouve que havia a toda a altura debates e temas interessantes, boas analises outras nem por isso relatos de passeatas mais ou menos interessantes mas pelo menos havia actividade e membros activos.

Tenho notado desde algum tempo que os assuntos são cada vez mais desinteressantes, tenho notado também que os membros que outrora foram bastante activos quase não intervêm fazendo com que sejam sempre os mesmos intervenientes com as mesmas convicções. Tem sido vira o disco e toca o mesmo, ainda nem as discussões começaram e já se sabe onde acabam.

Um espaço que deveria ser de partilha de experiências e conhecimento está a tornar se num monologo de alguns membros. Por estas e outras razoes vou optar por fazer como muita boa gente distanciar me um bocado, também a falta que farei será pouca visto que a minha cultura ciclista é pouca e há por aqui muito boa gente com muito mais conhecimentos e dispostos a partilhar e debater democraticamente esses conhecimentos.
Tenho a certeza que muitos mais membros partilham da minha opinião, e muitos desses por essa e outras razoes afastaram se e eu decidi fazer o mesmo

Como disse há muito tempo esse "grande pensador" que foi Santana Lopes "Não vou estar aqui mas vou andar por ai"
 

Daniel

Member
Infelizmente concordo com o que foi dito, menos na parte de fazer pouca falta... Nesta comunidade todos fazem falta!

Mas concordo a 200% que o forum perdeu o interesse e ganhou "picardias". Falta moderação que, no minimo, mantenha os tópicos de acordo com o seu titulo e ponha um certo travão à dispersão de conteudos... Todos os temas são bons, desde que no devido lugar e com espaço às opiniões divergentes, sem ataques e medição de egos...

Torna-se cansativo ler 30 vezes a mesma coisa, em 30 lugares diferentes! E os donos da verdade acabam normalmente a falar sozinhos...
 

Duke

Well-Known Member
acho que o termo "latrina" foi muito exagerado

a verdade é que hoje em dia os foruns estão um pouco descontinuados com as novas plataformas da moda...

mas continuo a achar o forum bastante produtivo mesmo assim
 

Skyforger

Active Member
Não batam no rapaz por causa do título...é nome de álbum de uma banda portuguesa:

H%C3%A1_j%C3%A1_Muito_Tempo_que_Nesta_Latrina_o_Ar_Se_Tornou_Irrespir%C3%A1vel_cd.jpg


Quanto ao desabafo, também por aqui ando há uns anitos, já vi este fórum melhor, mas também já o vi pior. Já tive períodos de maior ausência, já tive períodos de participação mais assídua. No fundo, o que importa é filtrar bem o que queremos extrair desta comunidade e de que forma pretendemos contribuir para a mesma. Já cometi erros, já disse o que não devia quando não devia, mas já aprendi muitas coisas e conheci excelentes pessoas. É como em tudo na vida...não é perfeito, mas compete-nos ter uma relação com o fórum o mais saudável e equilibrada possível...
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Só vou fazer um pequeno comentário

É só lerem com atenção o que está que ai escrito, analisarem o que user grouk quer dizer com esta sua mensagem acho eu.
Dava muito gosto e um enorme prazer ler os escritos e a experiencia e o que se aprendia ,com os muitos e muitos user da velha guarda, que aos poucos e poucos se foram afastando do fórum, nem os vou nomear porque a moderação nunca gostou que este tema visse a baila.

O porque de muitos user com valor terem abandonado o fórum.
 

lgass

Well-Known Member
eu tenho bebido muito deste fórum nos últimos tempos e tenho gostado muito do contributo já existente e do recente que vai sendo dado no imediato!

se acreditam que o conteúdo atual não tem estado à altura, criem novos tópicos ou façam renascer antigos! há tanto que esta onde de novatos, onde eu me incluo, tem para aprender... coisas que nem sabemos que existem! partilhem os vossos planos de treinos, objetivos para a próxima época... convites para treinar com mais gente... tanto para fazer! :D
 

GMQ

Well-Known Member
A decisão que tomas é de respeitar. Mais vale nada dizer do que dizer nada. Para mim tem sido um espaço de aprendizagem ainda muito antes de me ter inscrito. Mas quando não me sinto bem num local tenho sempre a opção de sair.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
Além do convívio recente e da troca de galhardetes quando necessário ... não vejo necessidade da informação. Quem quer afastar-se ... faz isso mesmo e ninguém tem nada a ver com isso ...

Percebo e entendo algumas posições individuais de membros deste forum ... já fui administrador de outros e sei bem como é uma cegada às vezes ter de aturar esta cambada de deslocados. O forum muitas vezes é uma fuga para descarregar a raiva no teclado ...

Em minha humilde opinião faz falta a estes gajos/gajas pedalarem mais e teclarem menos.

Depois quando chega um "caloiro" ... tentar ao menos ajudar ... para o inserir no grupo.

Cheguei a este forum pelo falecido forumbtt ... que às vezes ainda soluça e parece querer aparecer outra vez ... estejam descansados que aquilo que está a acontecer no forumbtt ... daqui a mais algum tempo contagia este ... até pela sua irmandade.

Pedalo na minha fininha desde 2012 ... mas esta é a 2ª ... a 1ª era meu veiculo de transporte que me fez entender que a glória não está ao virar da esquina ... porque sim!

Eu quero é pedalar e se alguém o quiser fazer comigo, será bem vindo! Conhecer novos trajectos ... sem picardias ... sem competição ...

Os nossos modelos estão inquinados e só com grande vontade própria, os conseguimos contornar. Falar desse tipo que foi presidente da câmara do concelho onde moro ... é um desses casos ...

Vai e volta quando o entenderes necessário! Se a moderação não me tiver corrido ... ainda devo por cá andar. :cool:
 

pedrodoprior

Active Member
a vida nos forums é sempre complicada e intermitente.
de quando em quando todos @s users teem a dita tesão do mijo. outras vezes existe uma acalmia quase funéria. mas é mesmo assim.
lamento que isto de algum modo te entedie, mas faço votos que te divirtas e que andes por aqui e partilhes. mostrar-me-ei sempre grato a users com muitos ou poucos posts, desde que se veja que exista uma clara intençao de partilha e ajuda. parece ser o teu caso.
obrigado e aparece.
ride on!
 

Lyp

Active Member
O título do disco dos mão morta também me parece exagerado :) Reparei logo que havia ali no meio uma troca de ordem das palavras :)

Acho que isto não está assim tão mau, mas já esteve melhor. Também acho que quando se quer participar, participa-se, quando não se quer ou não se pode, não se escreve. Se nos der a todos vontade de não escrever, e abrirmos um tópico...
Lembrei-me logo que o Trepadores da Figueira vinha falar na velha guarda, e nos users que deixaram de participar... Pah, a vida é assim. Hoje há tempo para isto, amanhã nasce um filho, troca-se de emprego, deixa-se de ter net... Enfim, isto não é sempre como um tipo quer.

Grouk, eu também acho que fazes falta. Fazemos todos :)
 

DMA

Well-Known Member
Sim o de BTT está bastante parado.
Mas há uma coisa, que na minha humilde opinião, não ajuda nada. O fórum tem sub-divisões a mais.
Já viram em quantas divisões menores ainda se dividem estas sub-divisões. O "Geral", tem uma porrada delas, o "Bicicleta e acessórios", idem. Acho que dispersa muito, as pessoas quando tal, já nem sabem onde fizeram o último post, se tiveram respostas ou não. E se não tens respostas ou feedback muitas vez, acabas por achar que não vale à pena "postar".
O das fininhas não está tão sub-divido, mas mesmo assim, acho que há fragmentação à mais.
 
O forumbtt cometeu um erro crucial que corta bastante o dinamismo, por exemplo cobra para o pessoal colocar eventos na zona de promoção de eventos, esta secção é das que mais pessoas chama ao mesmo e depois gera sempre os rescaldos que dinamizam sempre os fóruns.

Outro problema é não deixarem colocar links externos, que também não percebo que mal faz, mas ok são opções, parece que têm medo de alguem vender um produto atraves do mesmo e eles não ganharem comissão.
 

paradawt

Moderador
Ora muito bem...

Acho que cabe a mim clarificar alguns pontos enquanto membro da moderação do fórum. Se algum dos membros da equipa não concordar em algum ponto, por favor corrijam-me...

Se algum membro que não da moderação não concordar, não vale a pena comentar aqui porque o fórum, à semelhança de muitas outras coisas, tem regras e procedimentos definidos. Quem concorda pode cá ficar, quem não concorda pode solicitar eliminação do registo.

Quem é o fórum ciclismo?

É o conjunto dos 15352 users registados. Então podemos afirmar que o fórum é nada mais nada menos que o "bolo" de todos os utilizadores da casa.

Concordo que já existiu mais qualidade nos tópicos que se abriu? Sim sem dúvida!!! Mas de quem é afinal a culpa? Podemos dizer que é de todos. Dos que participam, que pelos vistos participam mal e dos que não participam porque estão inactivos.

Querem saber a título de exemplo porque não tenho capacidade para escrever mais????? Porque cada vez que venho aqui, perco uma imensidão de tempo a "arrumar a casa".

E uma atitude tão simples como LER AS REGRAS DO FÓRUM, evitavam horas de correcções, eliminações, transferências, etc, etc, etc.

Mas sabem que mais??? Ninguém liga puto à ***** das regras do fórum. Porque a grande maioria das pessoas que chega aqui, pensa que esta m%$#" é toda dele. Coloca a sua questão "Qual comprar? Vermelha, verde ou azul?", vê-se servido (muitas vezes até já tomou a sua própria decisão e mesmos que 1 milhão de utilizadores digam que a azul é mais fixe que a verde, ele vai para a verde) e vai-se embora... Nunca mais mete cá os pés. Opá o fórum tem um campo de pesquisa avançada que funciona um mimo. Um mimo mesmo!!!

Outro problema grave. GALERIAS!!!! Galerias não são para absolutamente mais nada a não ser colocar fotos. Puto de texto, FOTOOOOOOOS!!!!

Outra coisa que me faz muita confusão. O português. Por favor não estraguem a quinta língua mais falado do mundo. Já não bastava o acordo ortográfico...

Em relação a ex-users ou users inactivos, será que tenho saudades deles? Sem dúvida que tenho saudades de alguns deles. Realmente existia malta com muito conhecimento. Só que depois haviam duas formas de partilhar esse conhecimento. Os que simplesmente partilhavam em benefício da comunidade e aqueles que partilhavam com a iniciativa de anular ou eliminar qualquer outra opinião. E havia um terceiro grupo de topo que limitava-se a incendiar os ânimos e a travar uma luta árdua com os outros utilizadores e connosco da moderação. Tenho saudades deles todos? Nem por isso!!! Algumas coisas não eram saudáveis, de todo.

Um problema que vejo surgir entretanto é a quantidade de off-topic. O off-topic é aquela coisa que, se for uma linha, deixa-se passar. Pacífico!!! Agora páginas?????? ***** pá! E pior do que isso... Quando alguém está a alimentar o seu próprio tópico com relatos, análises e afins e PUMBA! Milhares e milhares de off-topics e vídeos e músicas e cenas... Eu ficava fulo. Aliás, se fizerem isso na análise da minha fininha, é tudo corrido a delete.

Resposta com citação??? Usar UNICAMENTE quando é estritamente necessário para fazer o enquadramento com outra afirmação, questão ou outros. Deu para perceber?

Bem, sem me querer alongar muito mais, tendo bem em mente que isso será lido na diagonal, assobiam para o lado e não conseguem perceber que se trata a um pedido de ajustamento de alguns comportamentos, quero dizer companheiro grouk que não tenho nada contra ti. Nada mesmo! Até acho que colocas informação e opiniões muito válidas. Vá... tirando aquela parte em que as minhas rodas se íam desfazer... até sterrato já fizeram ;) Agora mais a sério! Continua a participar se te sentes bem.
Mas como sei que, tradicionalmente estes tópicos são excelentes para aparecerem algumas Amélias, aproveito para dizer que o fórum é da comunidade e a comunidade é que faz o fórum. O espaço em si é apenas a plataforma existente para a reunião dessa comunidade.

Querem qualidade? Lutem por ela se acharem que devem lutar.

Forte abraço a todos.

Wilson Parada
paradawt
 

undernardo

Active Member
paradawt , já consideraram aumentar o numero de vagas na moderação ou renovar a equipa de moderação?

Acredito, e sei por experiência própria, que é complicado manter um fórum desta natureza organizado. Por outro lado, estou registado há pouco mais de dois anos no fórum, e os únicos dois moderadores que tenho conhecimento és tu, o RTC e o Nuno Félix. Porque não convidar mais uma ou duas pessoas para a equipa de moderação, para evitar que se perca "uma imensidão de tempo a arrumar a casa"? Acho que a comunidade teria tudo a ganhar se o "trabalho invisível" que vocês fazem e que passa despercebido a muitos estivesse distribuído por mais uma ou duas pessoas.

Do teu post, o qual não li na diagonal :p, saliento a questão das regras (foi a primeira coisa que fiz antes de me registar) e sobretudo o Português. Não de todos, claro, mas por vezes torna-se difícil a leitura de certos posts. Não espero que escrevam como o Duchene mas escrever de forma clara facilita, e muito, evita más interpretações e evita que tenhamos de repetir a leitura duas e até três vezes. O offtopic é inevitável, sobretudo nos tópicos dedicados ao comentário de provas. Já noutros poderia ser evitado, especialmente as picardias... acho que é também nesse sentido que vai o post do Grouk.

Também concordo em parte com o que o marcio_coragem disse anteriormente. Dinamismo é essencial, sobretudo em fóruns. Não estou a sugerir que seja a moderação a meter mãos à obra mas que lance o desafio à comunidade, p.e., «Estamos a pensar fazer isto, isto e isto mas não nos sentimos confortáveis em determinadas áreas... Pessoas que se sintam à vontade na parte de informática, web-design, etc, contactem-nos». Isso é uma forma de avaliar o interesse da comunidade, de reunir pessoas, aptidões, skills para melhorar o fórum. Não acredito que não haja alguém, nesta comunidade relativamente grande, que não quisesse ajudar.

Ficam as minhas observações e as minhas (humildes) sugestões.
 

paradawt

Moderador
Undernardo,

Ficam as sugestões, as quais agradeço sem dúvida.

Estamos longe da perfeição, muito longe mesmo! Apenas quis mostrar que cinco minutos de leitura das regras e a interiorização das mesmas, evita uma data de problemas.

Secalhar alguns dos problemas a que o grouk se refere.

Uma vez mais obrigado pela tua sincera opinião.

Forte abraco,
WP
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Parada, com todo o respeito que te tenho, a ti, como moderador, como a qualquer outro moderador, deste forum e o mesmo respeito terei também com users e outros ex users que fazem e fizeram outrora, parte deste forum, assumindo eu que não sou nenhum exemplo, na maior parte das vezes da forma correcta de estar aqui e neste forum....

Nao pude deixar de reparar neste parágrafo aqui...

Em relação a ex-users ou users inactivos, será que tenho saudades deles? Sem dúvida que tenho saudades de alguns deles. Realmente existia malta com muito conhecimento. Só que depois haviam duas formas de partilhar esse conhecimento. Os que simplesmente partilhavam em benefício da comunidade e aqueles que partilhavam com a iniciativa de anular ou eliminar qualquer outra opinião. E havia um terceiro grupo de topo que limitava-se a incendiar os ânimos e a travar uma luta árdua com os outros utilizadores e connosco da moderação. Tenho saudades deles todos? Nem por isso!!! Algumas coisas não eram saudáveis, de todo.

Sabes parada independentemente de eu discutir de forma saudável e outras vezes menos saudável certos e determinados assuntos, os assuntos que eu discuto, são meramente a nível de ciclismo e independentemente do user ou users com quem discuto, nunca eu havia responsabilizado o forum ou moderadores, pelo facto de este ou aquele membro ser assim ou assado ou simplesmente EXISTIR...

O que eu quero dizer com isto Parada é que tudo começa na essência da abertura deste tópico, e dos 3 tipos que falas-te, este tópico, não é em benefício da comunidade, este tópico não anula ou elimina qualquer outra opinião e aqui felizmente, isso se nota, dai cá virmos opinar, no entanto este tópico na minha opinião é somente e meramente com o objectivo de uma elite também muito pouco sincera e com uma forma de estar esquisita e matreira, como tu mencionas-te e muito bem...

Incendiar os ânimos e travar uma luta árdua com os outros utilizadores.. Aqui é certinho, direitinho e limpinho...e só não vê quem não quer.... E convosco da moderação? Aqui neste caso já não... porque este tópico existe, porque a moderação assim o mantem...E agora graças ao teu comentário tem também aqui uma mensagem de lamento e ao mesmo tempo de incentivo, a este tipo de lutas e batalhas....

O user que abriu este tópico e também um dos users que mais me desafiou, quando eu entrei aqui no fórum,
E também um dos users que tal como eu e muitos, muitas baboseiras escrevia....
E também um dos users que mais erros a nível de Português da e escreve aqui neste forum...
Foi o primeiro user a escrever assim aqui neste forum para mim num tópico que nada tinha a haver comigo e eu só lá estava a ajudar e a opinar:
tanto falas do teu material e das tuas bikes que eu ainda não vi nada...? Para quando fotos das tuas fininhas e teu material?
Parada, o que está acima não é querer ver, nem é pedir para ver de forma correcta, é simplesmente desafio por desconfiança...

e muito mais grave do que isso...

Foi um dos users num tópico de travões de disco, que me acusou a mim, publicamente em ter 2 users...Eu...Albertosemcontador e Lancelegstrong...E só a moderação pode e sabe ver que isso não é verdade...E mesmo assim este user achou que tinha o poder de o fazer e de me acusar... Acto e acusação, bastante grave, e a minha pessoa e a minha cara...E agora eu pergunto assim, mas quem é este Lancelegstrong?
Ninguem aqui sabe...e se a moderação...for a analisar, todos os posts deste membro desde que ele se registou são somente relativamente a minha pessoa e sob forma de Trollar os meus posts...Parada isto é bullying cibernautico, e bullying e crime...
Este user, ainda cá anda... E tu vens falar em limpar a casa...E eu já fui castigado, e aqui não discuto, com razão, por 2 vezes...


Parada... Este user que abriu este tópico e o primeiro a pensar e a agir que como tu bem dizes, está m£:(/(a e toda dele...

E abriu este tópico numa altura em que eu era o que ou dos que mais participava e dos que mais ajudava pessoal aqui pelo forum...

Por isso Parada é assim, crises de meia idade e problemas de confiança e o não saber perder...Não deviam entrar aqui e não deviam ser títulos de tópicos...Neste forum que na minha opinião é um grande forum de ciclismo...

Parada não podes esperar que um comentário de um membro da moderação, não tenha comentários ou opiniões que são de ter em conta ao mesmo, isto porque é só sinal de que lemos muitos bem e temos respeito e consideração pelas palavras de um moderador...

Agora é como tu dizes...Querem cá estar, estão...Nao querem, nao estão... não é a abrir tópicos para se fazerem de mártires ou vítimas de situação...

Estas são as Palavras de uma Ameliazinha deste forum assim como depois do teu post, tu também o és...Afinal de contas as Amelias encontram-se a tomar chá sempre nos mesmos sítios e a ter sempre as mesmas conversinhas, porque? Porque as Amelias querem...

grande abraço...
 

bigbossmartins

Active Member
Apesar de ser um user relativamente recente e não fazer a mínima ideia de como era o fórum antes, a verdade é que todos os dias venho aqui ler os posts que são do meu interesse e, ao longo do tempo, tenho aprendido muitas coisas...
Agora creio que é preciso desmistificar aqui umas coisas que, por muito que custe a muita gente, são assim e não há nada a fazer...

1º - não existem verdades absolutas ou alguém que se possa denominar o dono da razão

como exemplo perfeito disto basta analisar a História da Humanidade, há cerca de 600 anos atrás era o Sol que andava à volta da Terra e não o contrário... foram queimadas pessoas por dizerem o contrário, acusadas de heresia.

2º - somos todos iguais, mas ao mesmo tempo muito diferentes

O que serve para mim, pode não servir para outro. O mesmo se aplicando às vezes a conceitos científicos. Por exemplo, há tratamentos a certas doenças que, infelizmente, não surtem qualquer efeito em certas pessoas ou, pior ainda, agravam o seu estado, apesar de estar cientificamente provado que aquele tratamento resulta. Infelizmente não resulta é com toda a gente. Quantos de nós não são alérgicos ao milagre que foi a penicilina?

3º - isto é um fórum e estamos todos a escrever e não a falar

isto é importantíssimo, porque no nosso português a entoação de uma frase e a linguagem corporal são muito importantes. Por exemplo eu dizer "Vai para o *******!" a rir-me e com boa disposição é totalmente diferente de quando o faço carrancudo e a espumar-me da boca.

Apenas a minha humilde opinião:

a troca de ideias é um jogo de toma lá, dá cá... Ora digo eu o que me vai na alma, ora diz a outra pessoa... Haverá alturas em que alguém está só a dizer *****? Sem dúvida, porém não nos cabe julgar essa pessoa, o que nos cabe fazer é expor a nossa argumentação da forma mais clara possível e rezar para que o outro interveniente a ouça e respeite. O objectivo de uma discussão não é impor uma opinião, é a troca de informação, o convívio, o respeito... sem isso, nem vale a pena falar...

Abraço a todos
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

o que se passa aqui, é o que se passa noutros fóruns. Hoje em dia, há muitas formas de se "passar o tempo", de se mostrar as suas bikes, ou as suas voltas e voltinhas. Há ainda os que passaram para outros desportos..... e ainda os que cá não vêm, pq simplesmente há quem apresente material/bikes superiores às que têm para mostrar, e "inchados" desaparecem (não têm culpa de ser assim.... nasce com a pessoa). Enfim, são alguns exemplos. Haverão naturalmente outros.... ;)

Por essas e por outras, a malta lá se vai "desviando". Eu, sou um dos que não passa um único dia sem cá vir (tal como aconteceu noutros tempos, a user´s que hoje "não põem cá os pés"). Tenho aprendido cá imenso. Na realidade, muito mais, do que aquilo que ensino (desde já, MUITO obrigado ao "fórum").

E sabem porque venho cá diariamente?! ...simples! Para mim, ao contrario de muitos outros "ex" user´s, muito do que cá venho pesquisar, repito, para mim, é novo. Para quem já anda por cá há muito, "já sabe tudo", então acaba por perder o interesse, simplesmente não aparece. Ou se aparece, "não deixa rasto".

É óbvio que há assuntos cá tratados, que nada me dizem. Vejo o que me interessa e sigo..... há user´s com que me identifico mais, é verdade.... outros com quem me identifico menos.... acho que seja normal. Tenho pena de não conhecer alguns pessoalmente mas.... por um motivo ou por outro, os nossos trilhos/vidas não se cruzam. Outros já tive o gosto de poder pedalar com eles.... e há ainda os que, se Deus quiser, pedalarei um dia. No fundo, dou-me com TODOS.

Os offtopic´s, pah, há assuntos que às vezes vem mesmo a calhar, e pumba, a malta descamba totalmente... :D acredito que na maioria das vezes, não seja intencional. :D

Devemos, ou pelo menos, tentar ser tolerantes... certamente teríamos um fórum, AINDA melhor. ;)

BiG abraço
 
Status
Not open for further replies.
Top