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Guiador Iniciação

blueshark

New Member
Bom dia,
Sou mais um da recente onda de iniciantes no ciclismo.
Pergunto-vos qual o melhor guiador para começar a pedalar - reto ou curvo?
De ciclismo, na rua só tenho a experiência das voltas esporádicas e a nível físico das aulas de cycling do ginásio, por isso complete beginner aqui?
Estou a procura de bike no mercado de usado para estrada. Conseguem indicar-me uma boa opção para começar a pedalar razoavelmente confortável e com alguma qualidade? Cumprimentos
 

cou7inho

Well-Known Member
estrada usa se muito mais o curvo. O reto pode ser usado mais para voltas de lazer. Mas acho que ganhas mais em ir para o curvo porque te permite ir em posições diferentes
Mas o tópico e sobre o guiador ou sobre uma bicicleta nova
para aconselharmos uma bicicleta e preciso informação como orçamento, o passado com o mundo do desporto para ver mais ou menos a condição física e ou flexibilidade
Aconselhar no mercado de usados e muito difícil porque é um mercado com muitaaaa escolha e muitas variáveis a mistura
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Se o que pretendes fazer é estrada aconselho curvo. É cómodo porque permite várias posições para as mãos. Se pretendes ir para estradas de terra batida é melhor reto pois permite melhor controlo da bicicleta.

Relativamente às bicicletas usadas existem dois problemas importantes:
- tamanho: Para ir pela estrada durante 2 a 3horas, dado que o movimento é muito repetitivo a bicicleta deve estar bem ajustada ao teu corpo (sob a pena de te provocares lesões). Para tal deve ser de um tamanho adequado ao teu corpo e deve estar bem ajustada ao teu corpo. 1º ajuste e mais importante altura do selim (Como ajuste inicial pões o tacão no pedal e rodas a pedaleira e na posição mais baixa do pedal a perna deve ficar esticada). Tudo isto para dizer-te, se vais comprar usado deves saber bem qual é o teu tamanho. Para tal deverias fazer um pré bike fit.

Mas para começar podes usar esta tabela.

- Materiais
Para pedalar com boa qualidade aconselho uma bicicleta de alumínio (o carbono usado pode ser uma caixinha de surpresas), com shimano, sram ou campagnolo. Em shimano desde sora até 105 são boas opções. Em sram não tenho conhecimento e em campagnolo qualquer dos grupos é bom.
tenta que a cassete seja pelo menos 11-28 (o numero dos dentes de cada carreto) e à frente (50-34). As restantes medidas são mais adequadas para pessoas com muito treino.

Por outro lado existem bicicletas "mais agressivas" e outras mais cómodas. Isso depende da tua flexibilidade e peso. Se ao estirar-te consegues chegar com as mãos ao chão e não pretendes fazer voltas muito grandes podes ir para uma bicicleta com geometria mais agressiva sem problemas.

Bicicletas que gosto (caad optimo, triban (decatlhon), trek al, canyon endurance alumínio)

Esta questão dos carretos é provavelmente a pior parte das bicicletas mais antigas pois eram feita para verdadeiros ciclistas :D
Se compras usado pensa que vais gastar mais 100euros a revisar a bicicleta.
 

jpacheco

Well-Known Member
bom dia e bem vindo. Idade? altura? peso? prática desportiva anterior? Qual será frequencia? e estradas a frenquentar? Plano para curto, médio e longo prazo com a bicicleta?

guiador recto normalmente associado á pratica BTT ou deslocações citadinas. Pratica de ciclismo de estrada normalmente usa-se o curvo, sendo que o mesmo, curvo permite ter 3 posições de fixação das mãos (topo, bars e droops)
 

blueshark

New Member
Obrigado pela resposta cou7inho,
Meu erro, devia expressar-me melhor. É sobre adquirir uma bike para iniciar.
O meu orçamento é limitado - até 250€. Costumo, (ou costumava antes do Covid) praticar desporto frequentemente - corrida, aulas de cycling etc. A nível de condição física considero-me apto. Queria uma bike para voltas de aproximadamente 2h, não privilegiando performance mas uma pedalada consistente e agradável em estrada e ciclovias. O que dizes da TRIBAN 100 guiador reto para esse efeito?
 

blueshark

New Member
Se o que pretendes fazer é estrada aconselho curvo. É cómodo porque permite várias posições para as mãos. Se pretendes ir para estradas de terra batida é melhor reto pois permite melhor controlo da bicicleta.

Relativamente às bicicletas usadas existem dois problemas importantes:
- tamanho: Para ir pela estrada durante 2 a 3horas, dado que o movimento é muito repetitivo a bicicleta deve estar bem ajustada ao teu corpo (sob a pena de te provocares lesões). Para tal deve ser de um tamanho adequado ao teu corpo e deve estar bem ajustada ao teu corpo. 1º ajuste e mais importante altura do selim (Como ajuste inicial pões o tacão no pedal e rodas a pedaleira e na posição mais baixa do pedal a perna deve ficar esticada). Tudo isto para dizer-te, se vais comprar usado deves saber bem qual é o teu tamanho. Para tal deverias fazer um pré bike fit.

Mas para começar podes usar estatabela.

- Materiais
Para pedalar com boa qualidade aconselho uma bicicleta de alumínio (o carbono usado pode ser uma caixinha de surpresas), com shimano, sram ou campagnolo. Em shimano desde sora até 105 são boas opções. Em sram não tenho conhecimento e em campagnolo qualquer dos grupos é bom.
tenta que a cassete seja pelo menos 11-28 (o numero dos dentes de cada carreto) e à frente (50-34). As restantes medidas são mais adequadas para pessoas com muito treino.

Por outro lado existem bicicletas "mais agressivas" e outras mais cómodas. Isso depende da tua flexibilidade e peso. Se ao estirar-te consegues chegar com as mãos ao chão e não pretendes fazer voltas muito grandes podes ir para uma bicicleta com geometria mais agressiva sem problemas.

Bicicletas que gosto (caad optimo, triban (decatlhon), trek al, canyon endurance alumínio)

Esta questão dos carretos é provavelmente a pior parte das bicicletas mais antigas pois eram feita para verdadeiros ciclistas :D
Se compras usado pensa que vais gastar mais 100euros a revisar a bicicleta.
Obrigado pela informação completa Jorge Salgueiro, com isto posso dizer que já subi de nível para aprendiz de maçarico haha. Vou levar em conta o que escreveu. Abc
 

blueshark

New Member
bom dia e bem vindo. Idade? altura? peso? prática desportiva anterior? Qual será frequencia? e estradas a frenquentar? Plano para curto, médio e longo prazo com a bicicleta?

guiador recto normalmente associado á pratica BTT ou deslocações citadinas. Pratica de ciclismo de estrada normalmente usa-se o curvo, sendo que o mesmo, curvo permite ter 3 posições de fixação das mãos (topo, bars e droops)
Obrigado, jpacheco
27 anos, 1.83 altura e 77Kg
O interesse para o ciclismo veio das aulas de cycling do ginásio. Penso que a coisa real deva ser muito mais interessante que tar fechado numa sala a pedalar no mesmo lugar. O desafio físico, mental e a paisagem é o que me despertou a vontade. A frequência será inicialmente aos fins de semana, a não ser que fique viciado ehehe. De preferência em estradas e ciclovia. Como plano o meu objetivo é “Start Small” divertir-me e fazer exercício. Conforme for evoluindo e a disponibilidade, vai-se investindo mais. Ñ queria investir inicialmente em coisas xpto. Abc
 

blueshark

New Member
Se o que pretendes fazer é estrada aconselho curvo. É cómodo porque permite várias posições para as mãos. Se pretendes ir para estradas de terra batida é melhor reto pois permite melhor controlo da bicicleta.

Relativamente às bicicletas usadas existem dois problemas importantes:
- tamanho: Para ir pela estrada durante 2 a 3horas, dado que o movimento é muito repetitivo a bicicleta deve estar bem ajustada ao teu corpo (sob a pena de te provocares lesões). Para tal deve ser de um tamanho adequado ao teu corpo e deve estar bem ajustada ao teu corpo. 1º ajuste e mais importante altura do selim (Como ajuste inicial pões o tacão no pedal e rodas a pedaleira e na posição mais baixa do pedal a perna deve ficar esticada). Tudo isto para dizer-te, se vais comprar usado deves saber bem qual é o teu tamanho. Para tal deverias fazer um pré bike fit.

Mas para começar podes usar estatabela.

- Materiais
Para pedalar com boa qualidade aconselho uma bicicleta de alumínio (o carbono usado pode ser uma caixinha de surpresas), com shimano, sram ou campagnolo. Em shimano desde sora até 105 são boas opções. Em sram não tenho conhecimento e em campagnolo qualquer dos grupos é bom.
tenta que a cassete seja pelo menos 11-28 (o numero dos dentes de cada carreto) e à frente (50-34). As restantes medidas são mais adequadas para pessoas com muito treino.

Por outro lado existem bicicletas "mais agressivas" e outras mais cómodas. Isso depende da tua flexibilidade e peso. Se ao estirar-te consegues chegar com as mãos ao chão e não pretendes fazer voltas muito grandes podes ir para uma bicicleta com geometria mais agressiva sem problemas.

Bicicletas que gosto (caad optimo, triban (decatlhon), trek al, canyon endurance alumínio)

Esta questão dos carretos é provavelmente a pior parte das bicicletas mais antigas pois eram feita para verdadeiros ciclistas :D
Se compras usado pensa que vais gastar mais 100euros a revisar a bicicleta.

Jorge,
Ao preencher o excel que disponibilizaste deu estes valores. Significa que o quadro melhor pode servir-me é um 55'? Obrigado
link:
https://ibb.co/ZJgrM3t
 

jpacheco

Well-Known Member
Se é para começar estás na casa ideal. Ser conseguires uma triban 100 ainda diponivel é a maneira de teres material barato que te permita começar andar... e como dizes e bem quem sabe despertar o bichinho! Fazes bem começar por baixo, mas vai juntando dinheiro porque se o bicho pega facilmente vais querer subir a parada :p
 

blueshark

New Member
Se é para começar estás na casa ideal. Ser conseguires uma triban 100 ainda diponivel é a maneira de teres material barato que te permita começar andar... e como dizes e bem quem sabe despertar o bichinho! Fazes bem começar por baixo, mas vai juntando dinheiro porque se o bicho pega facilmente vais querer subir a parada :p
Encontrei uma triban 100 guiador flat mas o quadro mede 50cm. No meu caso, para a minha altura iria necessitar de 54cm segundo o excel que o Jorge Salgueiro enviou. 4cm faz muita diferença?
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Obrigado, jpacheco
27 anos, 1.83 altura e 77Kg
O interesse para o ciclismo veio das aulas de cycling do ginásio. Penso que a coisa real deva ser muito mais interessante que tar fechado numa sala a pedalar no mesmo lugar. O desafio físico, mental e a paisagem é o que me despertou a vontade. A frequência será inicialmente aos fins de semana, a não ser que fique viciado ehehe. De preferência em estradas e ciclovia. Como plano o meu objetivo é “Start Small” divertir-me e fazer exercício. Conforme for evoluindo e a disponibilidade, vai-se investindo mais. Ñ queria investir inicialmente em coisas xpto. Abc

Essa é a actitude correcta. Tens que medir o teu inseam (cavalo) mas tens pinta de Toptube 54
 

cou7inho

Well-Known Member
Encontrei uma triban 100 guiador flat mas o quadro mede 50cm. No meu caso, para a minha altura iria necessitar de 54cm segundo o excel que o Jorge Salgueiro enviou. 4cm faz muita diferença?
Infelizmente nisto das bicicletas 4cm e uma diferença enorme. Mais vale comprar pequeno do que grande, mas neste caso acho que é uma diferença muito grande
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Jorge,
Ao preencher o excel que disponibilizaste deu estes valores. Significa que o quadro melhor pode servir-me é um 55'? Obrigado
link:
https://ibb.co/ZJgrM3t
Sim podes ir para um 54, 55, 56. Tem atenção que estes numero são relativos à medida do tubo de cima e considerando guiador curvo. Muitas vezes as marcas falam em 54 mas referem-se à medida do tubo do selim.

Se fores para guiador de mtb tens que ir para uma bicicleta L (18.5)

250euros vai ser difícil. mas com calma tudo se consegue. Se fores para uma antiga (eu tenho uma peugeot) espera gastar dinheiro a mudar bichas, pneus etc. e tenta encontrar uma com pedaleira tripla à frente.
 
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