• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

GranFondo Skyroad Lousã - 11-10-2014

Plobo

New Member
É verdade, vai fazer um ano que vos conheci pessoalmente. Boa sorte companheiros

Correu tudo muito bem e, do nosso grupo, todos atingiram plenamente os seus objetivos. Já se sabe que o evento é bom, a paisagem fabulosa, o convívio fantástico, mas (há sempre um mas) deixo um alerta à organização. Achei que este ano, as coisas estavam muito mais fracotas. Pequenas coisas, mas que vão fazendo a diferença. Abastecimentos fracos (no primeiro, acabou a.. àgua), poucas motas, pouco apoio aos ciclistas, menos controlo do trânsito...

É, como disse, apenas um alerta. Mas foi um belo dia de ciclismo.
 

Bernalve

Well-Known Member
Fiquei enjoado devido a um gel. Ainda fim uns bons 50 kms sem saber se ia vomitar ou não, também tive um furo onde esperei uns 25 minutos pela mota de apoio. Terminei em 8h. Mas acho que podia ter feito melhor se não tivesse alguns azares. Na 1ª subida grande senti-me mesmo muito bem.
 

otreblig

Member
Boas

Concordo com o Plobo, estava tudo muito fraquinho...
Os populares é que continuam em grande com o seu apoio e o pessoal voluntário 5 estrelas...

Ainda deu para conhecer e dar duas de letra com o Trepadores da Figueira na partida, depois instala-se a confusão e é o salve-se quem puder...
 

petrix

Well-Known Member
Eu tb achei os abastecimentos muito fraquinhos.
Achei piada a um dos abastecimentos líquidos ser uma fonte.
Tb acho que os abastecimentos não foram colocados nos melhores sítios, então aquele dos 90 Kms antes daquela parede, foi de bradar aos céus, tive que fazê-la toda com o pão no canto da boca, pois nem tinha forças para o engolir. :D
 

Armando

New Member
Cheguei ao fim de mais um Skyroad da Lousã! Quase morto, mas cheguei.

Antes de mais tenho que concordar com o que ja aqui foi dito sobre a organização deste evento! Começa a roçar o fraquinho no que aos abastecimentos diz respeito. Salve-se o voluntariado, a sinaletica durante todo o percurso e os incentivos das pessoas durante todo o trajeto.

Confirmei que estou tal qual como ha uns anos atrás! Enquanto tenho forças, o andamento é razoável, mas assim que elas acabam, o martírio apodera-se do meu corpo.

Mais uma vez Pampilhosa da Serra, dita o inicio do sofrimento que se prolonga até ao corte para o Trevim.

A roda da frente mais baixa que a de trás, continua a ser o meu apanágio.

Hoje quebrei uma promessa feita em tempos idos! Promessa essa feita na altura em que treinava assiduamente e o andamento não sendo nada por aí além, ainda dava para fazer uns floreados e foi feita a uma colega minha e que constava do seguinte (quando uma "Mulher" ficar à minha frente penduro as bicicletas).

Hoje foi o dia em que aconteceu! Mas jamais irei cumprir o que prometi (não sou diferente dos políticos deste país).

A Mulher, a Atleta, a Campeã, foi nem mais nem menos que a Celina Carpinteiro!! Deixou-me pregado na subida da Pampilhosa da Serra (como forma de me redimir da bacorada prometida, desejei-lhe uma boa continuação de prova!!..era o mínimo que poderia fazer).

Outro episódio caricato, prendeu-se com o nosso amigo Trepadores das Figueiras (todos sabem o que ele treinou para este evento).
Tendo ele um dorsal mais baixo que o meu, partiu muito à minha frente.

Como ja referi atrás, arrastei-me durante imensos quilômetros e a faltarem dois quilômetros para o fim da subida de Castanheira de Pera para a Lousã, apareceu ao meu lado o nosso amigo Carlos Franco (Trepadores das Figueiras), que no seu "dialético" Algarveu, me disse "o teu colega de equipa bem me disse que ja te iria apanhar"!!
Cumprimentou-me, disse-me que ja tinha perdido o medo de descer e disse:
- Adeus, vou-me embora!

Eu respondi-lhe:

- Carlinhos, se tem sido ha uns 10 Kms atrás, até poderia ser! Mas agora no meu terreno, vai ser um bocado difícil de concretizar! E para o intimidar, disse-lhe "olha que a descida é perigosa e tem umas curvas tramadas"!!

Lancei-me na sua frente e nunca mais me viu!!...quer dizer, viu-me na meta.

Parabéns a todos os atletas que efetuaram este evento.
 

insid3r

Member
Vou ter que reforçar o que foi dito pelo Plobo, no entanto não tenho a comparação com o ano anterior apenas com o Geres Granfondo.

1) A partida: Notei o espanto animador(via sistema de som) por, a 10min da partida, haver pouca gente nas boxes da frente. Não sei se foi descuido desses participantes, mas a verdade é que o acesso de quem vinha da cauda para frente via passeio era muito estreito. Tanto que quando foi dado o arranque todos apressaram-se a fazer passar as bikes para dentro das boxes a qualquer custo!
2) Os abastecimentos: muito muito muito fracos...nem sequer consigo comparar...tanto em quantidade como em qualidade.
3) Apoios: Tirando os bombeiros que se encontravam estragicamente situados, as motas de apoio passavam a '100 à hora' e a maior parte das que vi iam a abrir caminho para carros e camioes(!).
4) Transito: Vi menos pessoas a cortar o transito que no Geres e passavam mais carros inclusivé assisti a motas a abrirem caminho para viaturas como disse anteriormente.
5) As ofertas: acho que faltou aquela lembrança que possa guardar para dizer que estive lá, que superei aquele desafio! Preocuparam-se mais com catalogos e publicidade (deram tambem barra/gel/amostra de lubrificante/buff).

Se calhar sou o unico, mas não achei que a população da Lousã/aldeias de xisto tenho 'vivido' o Skyroad. No Geres tinha umas bancas com artesanato/produtos da 'região', se calhar é porque a regiao abraça melhor este tipo de iniciativas e as populações envolviam-se mais durante a prova.
 

petrix

Well-Known Member
Quase que me apanhavas Armando, cheguei cerca de 3 minutos antes de ti.
Eu tb andei com a Celina Carpinteiro até cerca dos 40kms, ela veio várias vezes na minha roda, o problema foi quando o terreno começou a inclinar, tive que abrandar. :rolleyes:
Pena não te ter visto. Abraço.
 

jpacheco

Well-Known Member
Estavas com boa cara aqui Armando :p

Ver minuto 1:58

[video=youtube;FzntCgCyrwI]https://www.youtube.com/watch?v=FzntCgCyrwI#t=119[/video]
 

desmo13

New Member
Eu devido a ter estado com Gripe forte nas duas ultimas semanas, só tinha duas opções, ou não ía ou fazia "só" o Mediofondo... como a vontade de participar era grande, lá fui eu para o Medio... na separação do percurso, todos os ossos do meu corpo me diziam para ir para o Grande, mas a cabeça é que manda...:)
Em relação à prova em si, confirmo tudo o que já foi dito, e tendo como comparação o Gerês Grandfondo, posso dizer que o Skyroad perde em quase tudo.
Salvam-se os voluntários (quem é voluntário tem que gostar do que faz, e isso é meio caminho para fazer bem), a Policia (sempre simpáticos e educados), e, na minha opinião, também os motards... quase todos os que por mim passaram olhavam para mim para ver se estava bem, alguns abrandavam e perguntavam... e para finalizar aqueles 20kms finais feitos a abrir com uma das motas à minha frente a mostrar-me o melhor caminho.
Apesar de tudo fiz 4h08m, o que, para o meu estado de saúde considero muito positivo. No final senti que podia ter arriscado no Grandfondo, mas ia acabar por sofrer mais do que o devido!
Foi um dia bem passado!!!;)
 

Armando

New Member
Estavas com boa cara aqui Armando :p

Aqui ja tinha levantado o pé para o meu ritmo e ia esperando pelos meus colegas que tardavam em chegar, depois de ter estado ao inicio na cabeça do pelotão!!

Gostei muito de ver a tua prestação e o teu ótimo estado físico quando me apanhas-te perto de Castanheira de Pera.

Quase que me apanhavas Armando, cheguei cerca de 3 minutos antes de ti.

Pedro, tiveste que passar por mim em algum sitio, uma vez que eu fiz a prova da frente para trás.

Eu não te vi porque ja ia com a vista buéé turva.

Chegas-te um lugar à frente do meu colega Mario Pires.
 

petrix

Well-Known Member
Devo ter passado por ti em algum posto de abastecimento, eu só parei no dos 90km.
Penso que passei por ele na descida para a Lousã.
Eu gosto mesmo de descer, devo ter recuperado uns 7 lugares naquela última descida. ;)
 

Armando

New Member
Como parei em todos deves ter passado em Castanheira de Pera, local onde me saciei com uma sandes de queijo e marmelada, onde fiz necessidades fisiológicas e onde o Pacheco aproveitou para se despedir de mim.
 

Manelele

New Member
Adorei, foi uma experiência fantástica. Foi a minha primeira prova de sempre, fiquei no lugar 244 do Mediofondo. Senti-me muito bem a subir, recuperei uns 20 lugares na última subida, e perdi depois uns 10 na descida. Custa-me muito descer ainda. Não contava parar pelo caminho, mas não urinei antes da prova começar e tive mesmo de parar para o fazer.
Ainda fui um bocado com um indiíviduo aqui do fórum que me reconheceu, mas não me lembro do nome que ele me disse. Tinha um equipamento da Tinkoff.

De resto, acho que podia fazer melhor, pois sentia-me bem, pena ter muito receio a descer e o peso não ajudar a puxar para baixo.

Abraços
 

Plobo

New Member
Plobo, fizeste o medio ou grande?
O Medio. Vejo que, de uma forma geral, vamos tendo a mesma opinião sobre a organização. Esperemos que seja tida em consideração, para que não se perca um evento destes. Para a próxima temos que montar uma espécie de banquinha forumciclismo para que o pessoal se possa encontrar mais facilmente.
 

Alferes

Member
Boa tarde

Esta foi a minha 1ª experiência no Skyroad da Lousã. Fui ao Mediofondo para não sofrer tanto mas mesmo assim foi bem dificil. (Fazer +2k de altimetria com 95kg não é fácil.)

As paisagens são muitos bonitas e, como eramos muitos, existia sempre companhia.

Partilho aqui link para MEO Cloud com alguns videos que fiz ao longo do percurso ( Videos Mediofondo Lousã ).

Boas pedaladas
 

Contra7ivo

New Member
Boa tarde

Esta foi a minha 1ª experiência no Skyroad da Lousã. Fui ao Mediofondo para não sofrer tanto mas mesmo assim foi bem dificil. (Fazer +2k de altimetria com 95kg não é fácil.)

As paisagens são muitos bonitas e, como eramos muitos, existia sempre companhia.

Partilho aqui link para MEO Cloud com alguns videos que fiz ao longo do percurso ( Videos Mediofondo Lousã ).

Boas pedaladas

Os vídeos não estão disponiveis
 
Top