• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Arrábida 2019

Bipbip

Well-Known Member
Bem é assustador, vamos à procura de diversão, um dia bem passado e o infortúnio acontece, que dor....espero que recupere rapido e que volte a pedalar com a rapaziada o quanto antes.
Realmente esta descida pode ser perigosa pois dá uma falsa sensação de seguranca, bom piso, boa visibilidade, mas algumas curvas traiçoeiras por outro lado facilmente somos apanhados por ventos cruzados que nos podem alterar a trajectoria.
Agora meus caros temos que ser prudentes, cortar curvas, entrar fora de mão...etc, aquelas velocidades sabendo que a estrada nao esta fechada, é confiar demasiado na sorte....eu penso assim,mas depende de cada um.
Boa sorte para todos nós
 

elchocollat

Well-Known Member
A estrada não fica fechada? Há carros a vir passar, é isso!?!? Naaaaaooo :) eu não entendi bem. Épa carros estacionados compreendo perfeitamente... Mas há malta mesmo a andar no meio do pessoal? Passam carros no meio da prova!?
Então se calhar vi bem, no vídeo da queda parecia haver pessoal a correr em contra mão.

Edit: desculpem lá se estou a ser demasiado toto, ou tapadinho ou ingénuo mas não me tinha apercebido a 100% disto... Confirmem-me lá antes de eu decidir não ir a um evento destes :) :D
 
A estrada não fica fechada? Há carros a vir passar, é isso!?!? Naaaaaooo :) eu não entendi bem. Épa carros estacionados compreendo perfeitamente... Mas há malta mesmo a andar no meio do pessoal? Passam carros no meio da prova!?
Então se calhar vi bem, no vídeo da queda parecia haver pessoal a correr em contra mão.

Edit: desculpem lá se estou a ser demasiado toto, ou tapadinho ou ingénuo mas não me tinha apercebido a 100% disto... Confirmem-me lá antes de eu decidir não ir a um evento destes :) :D

Que eu tenha conhecimento, nenhum dos Granfondos organizados em Portugal teve as estradas cortadas em todo o percurso e durante todo o tempo de prova. Numa prova profissional, todos os ciclistas passam em 10-15 minutos. Num Granfondo entre os primeiros e os últimos podem passar 4 ou 5 horas, pelo que é complicado fechar dezenas de quilómetros de estradas. Isso normalmente é bem destacado nos regulamentos e nos dossiers de participante. No dossier desta prova estava isso mesmo:

Esta é uma prova ABERTA AO TRÂNSITO AUTOMÓVEL.
Os participantes são obrigados a cumprir as regras do código da estrada, circulação
exclusiva na sua faixa de rodagem e respeitar as regras dos cruzamentos.
A prova é enquadrada por forças de segurança pertencentes à GNR que procurarão
garantir o seu normal desenrolar.
 

Pires

Well-Known Member
A sensação que tive foi essa, quando andei a 5-10 minutos dos da frente, tive a estrada toda para mim, quando essa diferença aumentou, foi estrada semi aberta ao transito, felizmente nunca fiquei muito para trás e em 90% do percurso havia sempre motas por perto.
Só deixei de ver motas a passar por volta do km 110 +/-, não havia carros a ultrapassar os ciclistas, mas havia carros no sentido contrário, mas muitos deles encostados
 

Carolina

Well-Known Member
Nalguns circuitos para amadores podes ter estrada fechada, mas nos granfondos não. Quanto muito tens pequenos troços onde mandam parar o trânsito por uns minutos.

Também tens de ter em conta que muitas destas provas se fazem em sitios onde passam poucos ou nenhuns carros. Teres policia em todos os cruzamentos é completamente desnecessário.

Este da Arrabida, bem como o de Lisboa, acabam por ser em sitios com muito movimento. Se fores a um da bike service ou aos do algarve, tudo o que for fora da cidade onde começa é uma pasmaceira lol.
 

FSilva

Well-Known Member
A sensação que tive foi essa, quando andei a 5-10 minutos dos da frente, tive a estrada toda para mim, quando essa diferença aumentou, foi estrada semi aberta ao transito, felizmente nunca fiquei muito para trás e em 90% do percurso havia sempre motas por perto.
Só deixei de ver motas a passar por volta do km 110 +/-, não havia carros a ultrapassar os ciclistas, mas havia carros no sentido contrário, mas muitos deles encostados
A minha opiniao é igual. Acho que durante o percurso nao me lembro de ter carros na nossa faixa.
Muito parados e encostados ou em estradas largas a circular mas sempre do lado oposto.
Nessa parte acho que foi um dos pontos positivos
Nao sei como foi com a malta mais atrasada, mas quando ia para o banho de carro ja vi muitos a circular com transito normal
 

cou7inho

Well-Known Member
A estrada não fica fechada? Há carros a vir passar, é isso!?!? Naaaaaooo :) eu não entendi bem. Épa carros estacionados compreendo perfeitamente... Mas há malta mesmo a andar no meio do pessoal? Passam carros no meio da prova!?
Então se calhar vi bem, no vídeo da queda parecia haver pessoal a correr em contra mão.

Edit: desculpem lá se estou a ser demasiado toto, ou tapadinho ou ingénuo mas não me tinha apercebido a 100% disto... Confirmem-me lá antes de eu decidir não ir a um evento destes :) :D
Se vieres fazer o do Douro não sofres com o trânsito. Mesmo na N222 que é onde tem mais trânsito sempre que lá passava um pelotão a polícia não deixava nenhum carro passar. Isto é a minha experiência nesse evento. O que não significa que possamos ir em contra mão.
 

elchocollat

Well-Known Member
Ok, assim sendo continuo a considerar em participar!
Por momentos pensei que o trânsito fosse feito mesmo no sentido da prova fosse ek que situação fosse. Compreendo qie fechar várias estradas seja complicado, mas na minha opinião o facto de haver polícia nos cruzamentos e mesmo motas de um lado para o outro seria bom mesmo para a segurança de todos.
É caro? Sim, mas se o preço aumentar um pouco a malta adere certamente
 

Doncorleone

Active Member
Relativamente à queda na descida da Arrábida o rapaz está "bem". Vai demorar a recuperação mas não algo muito muito grave.
Relativamente à chegada
53857843_2792736164077357_6892131842342780928_o.jpg
 

Doncorleone

Active Member
Esses podem ter sido uns dos que caíram nas Necessidades, ainda faltam os da Escala Visual Team que também se esbardalharam, quando eu ia a descer já vinha o staff dessa equipa a subir com as bikes às costas.
 
Top