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Granfondo Arrábida 2019

Gandartista

Well-Known Member
antes do GF já muita gente se queixava de ter zonas perigosas/buracos/estradas manhosas/etc...a meu ver as quedas já eram "esperadas", mas fiquei estupefacto com a quantidade de quedas que houve. Vários amigos meus caíram, agora é recuperarem bem e repensar bem se vale a pena participar com organizações destas em que depois de caírem ficaram praticamente ao abandono e organização foi bastante incompetente!!
 

Pires

Well-Known Member
A maioria das quedas aconteceram por negligência dos próprios ciclistas, muitos "esticaram-se" de mais e as curvas não perdoaram. Não tive conhecimento de nenhuma queda em grupo devido ao mau pavimento
 

SaintRider

Well-Known Member
A maioria das quedas aconteceram por negligência dos próprios ciclistas, muitos "esticaram-se" de mais e as curvas não perdoaram. Não tive conhecimento de nenhuma queda em grupo devido ao mau pavimento

Falta de cuidado e kit de unhas....a estrada na zona da queda após as necessidades para além das curvas manhosas estava cheia de areia/terra no chão.....MAS...F...........tudo isto faz parte do andar de bicicleta, ninguém está à espera de uma estrada limpinha e sem buracos, ha que contar com os imprevistos. Há que ter CUIDADO.
 

Pires

Well-Known Member
@SaintRider exactamente!
A malta vai toda com o chip da competição ligado, mas depois esquecem-se que (na maioria) são apenas cilclistas de domingo, e depois a coisa corre mal.
Nesse ponto das quedas acho que não podemos apontar o dedo à organização. Eu aqui ao pé de casa também ando em estradas de mer*a, e todas as vezes que saio de casa faço 1km em terra batida com a minha bicicleta de estrada.. certamente que a organização podia ter escolhido melhor alcatrão nalgumas zonas, mas eu gostei bastante da experiência (apenas não vi lógica nenhuma do início/fim)
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
É o meu Kynt@l e não acho que as estradas estejam tão más assim, por falar nisso domingo tenho esse trajecto para fazer, começando em Corroios e terminando no mesmo sitio, só faço o médio e mesmo assim dá a volta dos 130km
 

Wawando

Well-Known Member
Falta de cuidado e kit de unhas....a estrada na zona da queda após as necessidades para além das curvas manhosas estava cheia de areia/terra no chão.....MAS...F...........tudo isto faz parte do andar de bicicleta, ninguém está à espera de uma estrada limpinha e sem buracos, ha que contar com os imprevistos. Há que ter CUIDADO.
Discordo. Aquela descida das necessidades era completamente desnecessaria e timha todos os ingredientes para dar a asneira que deu: piso mau, a pique, areia, curvas com pouca visibilidade e depois de uma rampa onde os participantes iam ter tendencia para tentar recuperar. Nao havia necessidade nenhuma daquilo. Bastava ir pelos picheleiros e o empeno era igual, 100x mais seguro e tinha o mesmo impacto no transito...
 

Bipbip

Well-Known Member
Realmente este é um assunto que levanta discussão e ainda bem! Pois pode ajudar a corrigir e sairmos todos beneficiados.
Modo competição é algo que a generalidade dos ciclistas tem, basta ler aqui no forum, como um simples passeio se torna uma "batalha" entre amigos para discussao posterior na mesa do café, lol.
Agora as organizacoes tem que ser responsáveis na defesa dos seus CLIENTES, vou deixar um exemplo .
Fiz trackdays de mota no autodromo, ambiente fechado, seguranca, etc, no entanto existe limites ao numero de motas em pista e existem escaloes relacionados com a experiencia (leia-se tempos por volta)....rapido,intermedio e iniciados ao longo do dia pode haver reajuste( como podem calcular inicialmente sao todos mto rapidos.....lá fora???)
Num grandfond é possivel fazer algo semelhante desde logo a colocação nas boxes de partida em função dos resultados anteriores( beneficio dos clientes habituais e construção de hierarquia ) diminui aquele assalto inicial pelas posições da frente, criacao de dificuldades que segreguem o pelotao e divisao dos diversos percursos o mais cedo possivel.
Claro que dá trabalho e eventualmente mais despesa, mas tb se tem grupos nais equilibrados e pequenos/compactos para controlar.
Apenas mais uma opiniao .
 

{the_crow}

Well-Known Member
Discordo. Aquela descida das necessidades era completamente desnecessaria e timha todos os ingredientes para dar a asneira que deu: piso mau, a pique, areia, curvas com pouca visibilidade e depois de uma rampa onde os participantes iam ter tendencia para tentar recuperar. Nao havia necessidade nenhuma daquilo. Bastava ir pelos picheleiros e o empeno era igual, 100x mais seguro e tinha o mesmo impacto no transito...

Tanto tentavam recuperar na descida da necessidades como na dos picheleiros... sao ambas perigosas ...para quem vai fazer aquilo em modo: deixa la ver se consigo passar alguem ( e se a rua das necessidades tem mau piso... tudo o resto é uma autoestrada .. comparativamente )
Percebo a intençao da organizaçao a por ali aquela "subida" .. tentar "partir" mais o pelotao... se fossem pelos picheleiros.. nao me parece que a subida pelo lado norte seja suficientemente dura para partir o pelotao e dp a descida ia ser mais complicada devido ao maior aglomerado de ciclistas..
 

Wawando

Well-Known Member
Tanto tentavam recuperar na descida da necessidades como na dos picheleiros... sao ambas perigosas ...para quem vai fazer aquilo em modo: deixa la ver se consigo passar alguem ( e se a rua das necessidades tem mau piso... tudo o resto é uma autoestrada .. comparativamente )
Percebo a intençao da organizaçao a por ali aquela "subida" .. tentar "partir" mais o pelotao... se fossem pelos picheleiros.. nao me parece que a subida pelo lado norte seja suficientemente dura para partir o pelotao e dp a descida ia ser mais complicada devido ao maior aglomerado de ciclistas..
Vai la fazer as duas a dar gás e vês. Nada a ver! Eu conheco bem as necessidades e fui fazer o reconhecimebto da dar gás e foi evidente que ia dar asneira. O gf ja desceu os picheleiros sem stress. Mas qq coisa era so virar a dir e ir necessidades pela n10 em vez de descer pelas velhas. Mas picheleiros ate ao fim a dar barrote é mais longa q as necessidades pelo lado que foi feita.
Enfim sao opcoes e opinioes... mas os factos estao a vista! E contra esses nem percebo os argumentos...
 

{the_crow}

Well-Known Member
Vai la fazer as duas a dar gás e vês. Nada a ver! Eu conheco bem as necessidades e fui fazer o reconhecimebto da dar gás e foi evidente que ia dar asneira. O gf ja desceu os picheleiros sem stress. Mas qq coisa era so virar a dir e ir necessidades pela n10 em vez de descer pelas velhas. Mas picheleiros ate ao fim a dar barrote é mais longa q as necessidades pelo lado que foi feita.
Enfim sao opcoes e opinioes... mas os factos estao a vista! E contra esses nem percebo os argumentos...

Por conhecer e bem as duas ... disse o que disse.. e mantenho-o.. mas opinioes cada um tem a sua
 
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