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Grafeno como novo material para quadros de bicicleta ?

Boas Minisagres....imagina que há um més queria escrever uma papelada a cerca deste material e o seu relacionamento com o mundo das bikes mas depois esquecí o argumento , ainda bem que há este topic:)....acho interessante a aplicação do grafene nas varias areas.No forums italianos já se falava deste material no 2010 se lembro bem mas ainda era desconhecido a massa.

Agora estamos no 2015 e a Vittoria já está a utilizar o grafene não só nas rodas mas sobretudo nos pneus:

http://www.vittoria.com/wheels-tech/

Esta é uma startupt italiana que está a trabalhar nesta area e atualmente é o produtor maior de layer de grafene puro na Europa....eles criaron um patent.

http://www.directa-plus.com/it/

Há muito material na net para fazer investigação....dizem que é 100 vezes mais forte do aço e 5 vezes mais rigido que o diamante que tambem é costituito da C..carbono:)...o custo como ovvio será fundamental para a sua aplicaçaõ no mundo das bikes...vamos ver.

ciao
 
A tecnologia tem dado grandes avanços, vamos esperar por novidades
Mas acredito que que novos produtos vão surgir
Mas claro sem ter um valor que assente na futura produção dificilmente temos estes materiais ao dispor de todos
Curioso foi eu mandar vir uns pneus vittoria, normalmente são de qualidade e em promos interessantes
 
A tecnologia tem dado grandes avanços, vamos esperar por novidades
Mas acredito que que novos produtos vão surgir
Mas claro sem ter um valor que assente na futura produção dificilmente temos estes materiais ao dispor de todos
Curioso foi eu mandar vir uns pneus vittoria, normalmente são de qualidade e em promos interessantes

Bem eu já lí alguns artigos há um ano ( mas ahimé em italiano ) a proposito deste material em relação sobretudo a o mundo da bike e percebí que nos tests que foiron feitos misturando o grafene com a borracha convecional do pneu resulta uma resistencia a rolar inferior que nas competições pode ser de impacto no resultado......para os comuns mortais ao invez há uma outra vantagem: a Vittoria depois anos de tests chegou a conclusão que o consumo do pneu resulta em 0.4 mm de material com um tubular depois 6.000 km...osseja 3 vezes mais baixo que com um tubular normal...e outra coisa interessante para os cicloturistas é a resistencia aos foros; praticamente este material tem uma grande "memoria de forma"...isso significa que se acontece um foro, logo o material fica alterado, em brevissimo tempo o foro tende a fechar e com a combinação com um lattice ( intendo liquido tipo o no-tube o outros ) praticamente há pouca perda de pressão e de liquido; vamos ver se realmente é uma novidade que traz beneficios ou a tipica manovra de marketing:)...
 

DMA

Well-Known Member
Não faço ideia Bernalve, mas aquilo supostamente é uma camada única de átomos de carbono ... nem sei se será visível a olho nu. Sinceramente ainda sei muito pouco.

Agora a Vittoria pelos vistos aposta forte no composto. Baixa resistência ao rolamento e melhor resistência a furos.

A UE criou um fundo de apoio à investigação (indústria também ??) de 1 G euros (são nove zeros!!) para explorar as potencialidades do material.
 
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