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GPS

rkixa

Well-Known Member
Se lesses para que é que ele pretende o gps percebias a asneira que estás a dizer... ele quer o gps para navegar, quer em estrada quer em btt ..."aquilo que pretendia era um gps que me deixasse colocar as rotas que faço no Google Maps e depois seguir o caminho. Um dos criterios que tenho é que dê tanto para a estrada como para o monte,...". Para este fim o ideal, na relação custo/benefício (que penso que seja o que procura, pois sugeriu inicialmente um gps que já não se fabrica...), são os que lhe indiquei (Dakota 10, Dakota 20, Etrx Touch 25 e Etrex Touch 35) e não os ciclocomputadores que mal dão para navegar, como os Wahoo ou os Edge...

O que é que um desses Garmins faz em termos de navegação que um Garmin 820 não faça?
 

nmt

Well-Known Member
O que é que um desses Garmins faz em termos de navegação que um Garmin 820 não faça?
Faz a mesma coisa... mas bem mais barato... e com duas diferenças: para utilização em btt (em que as quedas são normais) são bem mais robustos; permitem utilizar pilhas recarregáveis e pilhas alcalinas, pelo que em falta de bateria qualquer mercearia de aldeia tem o suficiente para um desenrasque
 

RSamora

Active Member
Tenho um destes, e embora ainda esteja muito fresco (mais updates ao software vão acontecer nas próximas semanas) faz tudo o que os outros fazem, e a ferramenta dos mapas é muito boa.

https://www.hammerhead.io/products/hammerhead-karoo

Parece que sai a 240 e tal euros ou assim, mais portes. Acho que é um excelente preço para o equipamento que é.
Tenho um destes, e embora ainda esteja muito fresco (mais updates ao software vão acontecer nas próximas semanas) faz tudo o que os outros fazem, e a ferramenta dos mapas é muito boa.

https://www.hammerhead.io/products/hammerhead-karoo

Parece que sai a 240 e tal euros ou assim, mais portes. Acho que é um excelente preço para o equipamento que é.
Só o GPS? Ou tras algum sensor?
 

rkixa

Well-Known Member
Faz a mesma coisa... mas bem mais barato... e com duas diferenças: para utilização em btt (em que as quedas são normais) são bem mais robustos; permitem utilizar pilhas recarregáveis e pilhas alcalinas, pelo que em falta de bateria qualquer mercearia de aldeia tem o suficiente para um desenrasque

Todos os GPSs que indicou tirando o Dakota 10 rondam os 200€ que é o mesmo que um Edge 520 que para além de navegação pode usar os sensores se vier a querer! Se o @Another quiser só mesmo navegação o único que vejo será mesmo o Dakota 10 mas ficará sempre limitado quanto ao resto, se vier a mudar de ideias terá que voltar a gastar em outro GPS (eu já passei por isso!)
Quanto a baterias a não ser que seja um ultra-maratonista não se põe em questão eu faço com o meu Bolt 400km sem problemas com sensores ligados e navegação sempre ligada, quanto há robustez sim o Dakota é um GPS mais sólido no entanto eu tendo um Dakota 10 e um Bolt uso na bike sempre o Bolt, já dei grandes malhos e até agora não se queixou.
Cabe ao @Another pesar os prós e contras em relação aquilo quer fazer do GPS no futuro! Com esta conversa toda as minhas sugestões serão se for só para navegação e nada mais concordo com o Dakota 10 e nada mais para cima disso, se quiser algo mais completo para o futuro um Garmin Edge ou Wahoo.
 

Another

New Member
Todos os GPSs que indicou tirando o Dakota 10 rondam os 200€ que é o mesmo que um Edge 520 que para além de navegação pode usar os sensores se vier a querer! Se o @Another quiser só mesmo navegação o único que vejo será mesmo o Dakota 10 mas ficará sempre limitado quanto ao resto, se vier a mudar de ideias terá que voltar a gastar em outro GPS (eu já passei por isso!)
Quanto a baterias a não ser que seja um ultra-maratonista não se põe em questão eu faço com o meu Bolt 400km sem problemas com sensores ligados e navegação sempre ligada, quanto há robustez sim o Dakota é um GPS mais sólido no entanto eu tendo um Dakota 10 e um Bolt uso na bike sempre o Bolt, já dei grandes malhos e até agora não se queixou.
Cabe ao @Another pesar os prós e contras em relação aquilo quer fazer do GPS no futuro! Com esta conversa toda as minhas sugestões serão se for só para navegação e nada mais concordo com o Dakota 10 e nada mais para cima disso, se quiser algo mais completo para o futuro um Garmin Edge ou Wahoo.

Obrigado @rkixa eu acho que vou optar pelo dakota 10 se encontrar um bom preço, ou então irei esperar pelo verão porque será nessa altura que andarei mais km por causa do tempo. Se for o caso estava a ver o bolt ou o bryton 530 ou 330, os garmin apesar de serem espetaculares são um tiro na carteira para o que pretendo
 

iMiguel

Active Member
E que tal um etrex 30? Em termos de volume é muito semelhante ao Dakota, dá para emparelhar sensores e tem tambem GLONASS. Mas vocês querem um GPS na bike para ficar todo pipi ou querem um GPS para usar para aquilo que foi feito? Eu uso o etrex30 tanto na de estrada como em BTT e aquilo que me pouco importa é se ele é um tijolo ou não preso ao avanço... Quero é que ele me indique para onde tenho que ir.

Quando vou treinar sem necessidade de um "cão guia" levo o velhinho edge500.
 

rcasimoes

Active Member
Eu gostava de colocar aqui uma questão sobre o Edge 520, comprei um visto nunca ter tido Garmin, sempre utilizei sigma, mas mudei agora para garmin, e tenho um potenciomentro a funcionar com o sigma, e vou manter o garmin será para outra bike, o que queria saber era, para ler a cadencia tenho de ter sensor, certo, velocidade ele mede pelo GPS, mas penso que nunca seja muito real certo? o melhor mesmo para utilizar com o garmin é ter medidor de velocidade e cadencia Ant+ ou bluetooth.

É assim que a malta usa, s+o não acho piada ao medidor de velocidade no cubo da roda.

Podem-me esclarecer esta duvida
 

zorza

Well-Known Member
Se tens powermeter não precisas de sensor de cadência. Ele detecta automaticante a cadência.
é tal e qual o que a carolina disse.

O potencia é dada pela força x deslocação - por isso, para dar os watts, tem de medir a força e a cadência a que é feita..

Zorza
 

rcasimoes

Active Member
Carolina, eu tenho PowerMeter mas na outra bike, eu vou usar o garmin sem o powermeter. Vou colocar numa bike que não tem sensores, o que eu queria saber era na questão da velocidade como é calculada pelo GPS, nem sempre é real, normalmente é muito inferior á realidade.
 

Carolina

Well-Known Member
Muito inferior? Duvido, diria mesmo impossível.

Eu deixei de usar sensor de velocidade na rua, porque o meti na roda que uso para os treinos indoor. Não noto diferença entre o que ele media antigamente com o sensor e o que mede agora com o gps.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Carolina, eu tenho PowerMeter mas na outra bike, eu vou usar o garmin sem o powermeter. Vou colocar numa bike que não tem sensores, o que eu queria saber era na questão da velocidade como é calculada pelo GPS, nem sempre é real, normalmente é muito inferior á realidade.
A do GPS deve ser das mais fiáveis. O GPS dá-te o ponto exato onde estás a cada instante por isso não estou a ver como pode dar valores errados. A menos que vás perdendo sinal mas não costuma acontecer. Só em túneis ou por ser um aparelho mau.
Dá menores velocidades comparando com os carros por exemplo, mas nesses casos os carros é que estão errados.
 

jppina

Well-Known Member
O GPS não te dá o ponto exato onde estás como dizes, dá-te sim um ponto aproximado. O gps tem sempre um erro de metros, que pode ser menor ou maior, depende de muitos fatores.

Nos nossos GPS dedicados ao ciclismo não há uma funcionalidade que outros GPS de outdoor têm que é informar sobre a precisão do GPS naquele momento e lugar. Essa precisão pode ser de 1m, ou de 20m... Quem pratica Geogcaching conhece bem o fenómeno, que é chegar ao ponto onde está o "tesouro" e não o encontrar... com o erro, o ponto suposto pode ter um raio de muitos metros...

O sensor de velocidade, desde que tenha sido introduzido a circunferência exata da roda, é sempre muito mais preciso que os dados obtidos pelo GPS atráves dos satélites. E como diz o Ganfas, reage também muito mais rapidamente.

A do GPS deve ser das mais fiáveis. O GPS dá-te o ponto exato onde estás a cada instante por isso não estou a ver como pode dar valores errados. A menos que vás perdendo sinal mas não costuma acontecer. Só em túneis ou por ser um aparelho mau.
Dá menores velocidades comparando com os carros por exemplo, mas nesses casos os carros é que estão errados.
 

sidorio

Well-Known Member
Numa zona de árvores densa nota-se algumas irregularidades na medição da velocidade pelo GPS. Isto com o sensor nunca aconteceria, pois só pode a circunferência e o nr de passagens do iman
 

Ganfas

Well-Known Member
...desde que tenhas definido o tamanho correto da roda em mm.

Claro :)

Mas vai ser sempre mais rápido a reagir que o GPS. Digo isto por já ter tido o gamin a ler a velocidade pelo sensor e pelo GPS e notar perfeitamente a diferença especialmente nas situações em que parava num semáforo e a velocidade demorar ainda uns segundos a chegar ao 0.

Em relação à precisão Tal como o @jppina disse o GPS tem sempre uma margem de erro, julgo que o mínimo são sempre uns 3 ou 4 metros.
 

rcasimoes

Active Member
Sim é essa a noção que tenho porque em comparação com o sigma por exemplo, eu tinha sempre velocidades medias 3 a 4 kmh mais que o sinal de GPS, agora no garmin nao tenho nenhum sitio para defenir o tamanho da roda, é adicionar o sensor e já está.
Mas era o que eu pensava, medição á roda é sempre mais real e rapido.
 

Carolina

Well-Known Member
3 a 4 km/h era erro do sigma.

O edge grava-te o tempo em movimento e a distancia, facilmente tiras a velocidade média e vês se está certa ou não.

Se tinhas isso no sigma então as tuas medias eram muito superiores. Também podes ir ver o tempo e a distância e vês se bate certo.
 
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