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GCN: Super Bike Vs. Mid-Range Bike

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Moderador
Staff member
Sim, tudo igual, no mesmo dia, na mesma hora, só mudei as rodas.
As rodas são umas Easton EC90 (2010) tubulares Continental Grand Prix S2 (1320 gramas)
As rodas clássicas são cubos DT Swiss 240s de 28 raios, aros Mavic Open Pro C (1600 gramas), ano das rodas são de 2016, usei pneus normais de arame, Vitória Zaffiro.
Quadro: Canyon CF SLX (2010)
Grupo: Campagnolo Record.
Só a cassete das rodas clássicas era da Campagnolo Chorus.
Depois meti uns pneus da Continental Grand Prix S2 nas rodas Clássicas e melhorei 3 segundos, ficando a 5 segundos menos dos perfil alto.
Tudo na mesma tarde.

Não estou a perceber... como conseguiste aplicar exactamente a mesma potência para chegares a essa conclusão?

Foste 1 klm à morte? Foste 1 km com o mesmo pace (W)? Como fizeste isso?
 

DMA

Well-Known Member
Isto parece que uma pessoa está a ser "miudinha", mas para os resultados serem "válidos" as coisas tem que ser muito bem feitas (e pensadas). Há muitos factores que podem afectar os resultados do teste.

Ftores como o Yaw médio do vento nesse dia, que são incontroláveis. Eu não percebo um boi de aerodinâmica. Mas do básico que sei, as rodas não geram a mesma poupança de W (pela redução de aero drag) nos diversos ângulo de yaw. Há ângulos em que há uma poupança enorme, e outros ângulos em que a poupança cai à pique. Por isso muitas marcas fazem a referência de algo do tipo: poupança de tantos W, à x km/h, considerando os valores dos ângulos de yaw de z até y ... ou algo do tipo.

Para mim para um ensaio caseiro interessante, acho que é necessário fazer mais que um teste e fazer a média dos mesmos (por forma a minimizar eventuais anomalias). Resultados completamente forma do normal seriam eliminados.

Fazer uma série de testes a velocidade constante (alta, de pref algo na casa dos 40 km/h) e medir a poupança de W.
Como o esforço para rolar a esse velocidade já é alto, ter em atenção a posição. Tem que ser sempre o mais semelhante possível.
Todo o vestuário e acessórios têm que ser os mesmos.
Os pneus tem que ser os mesmos.
 

Bruso

Well-Known Member
Para mim nem faz sentido este tipo de testes. É senso comum que umas rodas de perfil são mais adequadas para terrenos planos mas que com têm as suas desvantagens quando o vento é lateral.

Para quem tem as duas opções e que vai sair de casa para bater um KOM numa zona plana ou um drag e não está vento lateral (se estiver nem vale a pena tentar) é mais que óbvio que deve levar as rodas de perfil mais alto. Não importa se são 4 ou 40 segundos mais rápido.
Os fabricantes têm dificuldade em quantificar as diferenças mesmo tendo acesso a tecnologia de ponta portanto qual é o objetivo de nós, simples mortais, o tentarmos fazer?
 

ruilebs

Well-Known Member
vcs estão muito técnicos.
é interessante comparar a performance de bicicletas, para tentar materializar a diferença que há nos muitos € em causa.
se há muitas variáveis à mistura, há claro... mas também ninguem está a dizer que estes números sao uma verdade absoluta
os numeros são o que sao, com as condicionantes existentes, que importa é que se saibam.
depois cada um dá o valor que dá e usa para o que quiser

isto é uma conversa de café :) nao uma tese de doutoramento
 

NULL

Moderador
Staff member
Sim mas a questão não é essa... a questão é que não me parece possível quantificar essa questão dessa forma. Daí as reticências...
 

Bruso

Well-Known Member
Para mim nem faz sentido tentar quantificar porque os valores que vão obter não são significativos. Hoje fizeste 20min com rodas de perfil 40segundo mais rápido que com rodas de perfil baixo, amanhã voltas lá e já é o contrário. Para quantificar tens de seguir um método mais científico. Se é para conversa de café, o mais importante a saber são as variáveis que podem afetar o desempenho de umas rodas. Aí é que brilhas verdadeiramente!!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu costumo dizer assim, epá se tens dinheiro e queres ter compra, se gostas estás a espera de quê, compra, se achas que fica bem nela, compra
Mas não penses porque gosta ter, os outros têm de gostar, se achas bonito os outros não que de ter o teu gosto, nem todos têm dinheiro para gastar em nada e por ultimo, esquece os ganhos porque na maior parte das vezes não os vais ter, mesmo que exista pessoas que os tenham

A minha Merida trazia os aros um pouco mais altos que antigamente, tipo á moda que fica bem, a melhor coisa que fiz foi trocar de rodas e deixar de sentir abanicos no guiador, é um descanso, nisso posso dizer que ganhei, até metia nojo vir de Azeitão até a Coina, quando fomos fazer o PIF da Arrabida ia com medo de descer por causa do vento e de terem dito que era tramado, nada, não se passou nada, é que é um descanso

Eu em algumas bicicletas até gosto de ver, poucas, mas se gostava de andar com elas é outra coisa


Agora se se gosta e se pode, compra e deixas os pormenores para os outros
 

Bruso

Well-Known Member
gostar, se achas bonito os outros não que de ter o teu gosto, nem todos têm dinheiro para gastar em nada e por ultimo, esquece os ganhos porque na maior parte das vezes não os vais ter, mesmo que exista pessoas que os tenham

As marcas normalmente referem os ganhos para velocidades acima dos 40km/h. Gostava de saber quantos de nós rola a essa velocidade tempo suficiente para obter esses ganhos?

Concordo contigo. Querem e podem comprar? Força. Se fôssemos todos racionais no momento da compra as lojas estavam bem fod*das.
 

pratoni

Well-Known Member
E não só!

Quando paro nas esplanadas sabe mesmo bem olhar para uma bike com umas rodas de perfil alto... é como uma gaja de salto alto... ehehehe :p

(As minhas foram oferecidas!)
Para mim é mesmo a razão principal, senão meamo talvez a única de gostar das rodas de perfil alto, a estética.

Principalmente se forem todas pedrinhas, até me babo!!!

Lol
 
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