Gastronomia. Qual é o vosso prato favorito após um bom passeio de bicicleta?

#1
Após uma boa volta de bicicleta, como é normal tenho um enorme apetite. Aliás nos kms finais eu só penso em duas coisas que de certa forma ajudam-me como forma de incentivo para chegar a casa que é o merecida banhoca e a paparoca que a mulher está a fazer. Num tipico domingo o que eu adoro é um belissimo polvo grelhado com batatinhas a condizer acompanhado com um mateus rosé! DIVINAL!! Na hora do jantar não há nada como uma francesinha com batatas e uma cervejola para fechar o dia ( espero que o meu médico de familia não esteja a ler isto, eh, eh).
 
#3
O habitual ao fim de semana depois de um treino é um peixinho grelhada com batatas e legumes. É uma das coisas que me ajuda a rodar as pernas quando já venho todo empenado no final do treino:D
 
#4
A propósito, já vos aconteceu de, passado umas 5 horas de treino, passar por um restaurante e inalar aquele belo cheiro intenso a comida?

Dá vontade de suster a respiração.
Que tortura! :eek:
 
#5
Quando chego a casa CHEIO de fome "tudo o que vem á rede é peixe".:D
Abro a porta do frigorífico e .........
Se comi muitas barritas pelo percurso normalmente como uma sande, vou tomar um belo banho de água quente e só depois paro para almoçar.

Hoje passei por um restaurante de onde veio um cheirinho a bifanas que me deixou louco para parar mas tive que me conter porque ainda faltavam mais de 60kms para casa.

Até breve.
 
#6
De preferência comida com poucas calorias, para não estragar o que perdi durante a volta.

De um modo geral qualquer coisa que se coma, ao fim de tantas horas e esforço, sabe "que nem ginjas".
 
#8
Bem...depende do passeio...:DOntem, por exemplo, no fim da aventura da Senhora da Graça estava tão empenado que nem me apetecia comer fosse o que fosse...mas se me aparecer à frente uma travessa de leitão à Bairrada regada a espumante à descrição como aconteceu no BTT em Sepins (Cantanhede) ou um porco no espeto divinal (depois de um reforço matinal de enchidos frescos assados na brasa e na hora e empurrados por umas quantas minis) como no BTT de Albergaria a Velha... então eu acho que o menu ideal para depois do esforço pode ser um desses...:D:D:Dmas é evidente que ninguém me deve levar a sério:D:D:D
 
#9
Não sou muito esquisito mas se for na véspera de outra volta, como acontece tipicamente aos sábados, tem de ser qualquer coisa que inclua massa. Aos domingos prefiro peixe assado/grelhado ou polvo (também!) à lagareiro.

Fiquei com fome...
 

FVA

New Member
#10
Boas,

Confesso que depois de ler este tópico tive que ir almoçar primeiro :D, e só agora, já depois de um belo café, é que consigo colocar o post!

Depois de uma volta grande, que normalmente é de manhã, gosto de almoçar peixinho grelhado, normalmente salmão ou cherne. Na sobremesa, uma gelatina sabe sempre muito bem.

Fora disso, um dos meus pratos favoritos é também o polvo à lagareiro, ... ou um arroz de tamboril, ou uma cataplana de tamboril e gambas, ... ..., e por aí fora ... ...

Se for andar no dia seguinte, tento também introduzir massa numa das refeições.


Abraços
 
#13
n ha nda como uma feijoada com soja.... ou entao uma grande tachada de grão com massa...;)

os treinos correm melhor qdo s sabe q vamos ter um almocinho destes a nossa espera! :D
 
#15
Sardinhas assadas, uma boa fatia de pão para servir de cama às mesmas, uma saladinha e batatas cozidas bem temperadas com azeite e vinagre, um tintol (JP Azeitão - Quinta da Bacalhoa - Bom e barato) a acompanhar e um Magnum de amendoas para finalizar o banquete.

Já sinto a baba a escorrer.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
#16
Olá,

Por incrivel que pareça, a mim, quanto maior for o empeno menos fome de comer tenho.

Resumindo, nessas vezes tenho mais vontade de dormir do que de comer...

Mas por norma, as minhas refeições depois de qualquer treino (com ou sem empeno) começam sempre com uma sopa, mas passada, tipo a dos bébés. É que para além de ser líquida (e líquidos é um elemento que devemos ingerir com alguma abundância) tém muito dos nutrientes que necessitamos no dia a dia e muito mais depois de um esforço. Já devem estar a pensar este tipo até deve pesar o que come e blá, blá, blá... nem pensar trata-se de uma forma de vida que optei há já longos anos e que vai de encontro à dieta mediterrânica que aconselho vivamente, não para perder peso mas como estilo de alimentação que considero ser saudável e suficiente, até porque para a minha estatura (1,74m) até tenho peso a mais (83kg), embora gordura tenha muito pouca ao contrário de massa muscular.

Depois, a fruta, que é outro alimento que ingerido com alguma moderação (cuidados com os açucares - glicose), para além de ser muito apetecida é de extrema importância e rápida absorção, por isso também não dispenso.

Julgo que serei um "anormal" no meio de tantas sugestões calóricas, que muitas vezes também eu opto por recorrer, (uma posta de Mirandela, que desgraça!!!)...
 
Last edited:
#17
Hoje a minha mulher não estava com desposição para fazer as suas fantásticas iguarias de ressuscitar um homem neste caso o el gato. Após matar o vicio do asfalto e do retemperador banho, o el gato foi obrigado a comprar comidinha. 3 frangos de churrasco e 2 doses de batata frita ( 2 frangos para o el gato e o terceiro para o resto da comitiva). Por acaso estava muito bom. Duas garrafinhas de vinho verde branco e para sobremesa um gelado de natas com o respectivo café. Nada mal. Mesmo assim fiquei com fome. Um breve assalto ao frigorifico e EUREKA !! um delicioso pudim que estava escondido mas com os meus olhos felidios não consegui escapar, apesar dos protestos bem sonoros da el gata. Por isso já sabem procurem sempre com muita atenção os frigorificos , verdadeiros tesouros....
 
#18
A propósito, já vos aconteceu de, passado umas 5 horas de treino, passar por um restaurante e inalar aquele belo cheiro intenso a comida?

Dá vontade de suster a respiração.
Que tortura! :eek:
Oh amigo... era tds os dias. A caminho de casa dps de 100 kms de treino, passava por uma tasquinha que tinha sempre carne a grelhar na brasa... e dps bem mais perto de casa tinha uma churrasqueira a assar frangos... :mad: :p