• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Garantias

Tenho visto por aqui alguma confusão imposta por vendedores de componentes de ciclismo sobre Garantias .

É do conhecimento Geral que a Garantia legal dos bens móveis é de dois anos e transmite-se nesse prazo para terceiro adquirente , ponto final .

Agora , a Garantia voluntária , precisamos de ter em atenção o DL n.º 67/2003, de 08 de Abril ; "VENDA DE BENS DE CONSUMO E DAS GARANTIAS A ELA RELATIVAS" , onde o Artigo 9.º : "Garantias voluntárias" , onde diz o n.º 4 - Salvo declaração em contrário, os direitos resultantes da garantia transmitem-se para o adquirente da coisa. .

Posto isto , quer para a Garantia legal ou voluntária ( as de 5 anos ... vitalícias ) ... tem de se ter atenção se
e entregue declaração assinada por ambos .

Caso não , só resta : participar na ASAE :

Artigo 12.º-C
Fiscalização e instrução dos processos de contra-ordenação

1 - Compete à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizar a aplicação do disposto no presente decreto-lei, bem como instruir os processos de contra-ordenação previstos no artigo 12.º-A.




Atenção também ao prazo que tem a entidade para reparar ou devolver o bem substituído :

Desde a denuncia e aceitação só tem 30 dias !

Artigo 4.º
Direitos do consumidor


2 - Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.


Artigo 12.º-A
Contra-ordenações

1 - Constituem contra-ordenações puníveis com a aplicação das seguintes coimas: a) De (euro) 250 a (euro) 2500 e de (euro) 500 a (euro) 5000, consoante o infractor seja pessoa singular ou pessoa colectiva, a violação do disposto no n.º 2 do artigo 4.º;


É , que relendo fóruns da matéria deparo com exageros no que respeita a falta de Garantias prestadas .


Compras feiras em sites Europeus até estão mais protegidas ...

http://cec.consumidor.pt/guia-de-compras-na-internet/direito-de-cancelamento.aspx


Mas caso exista alguma chatice , nada mais que fazer a reclamação devida :

http://cec.consumidor.pt/reclamar-ou-pedir-informacao11.aspx?v=b0c6b8df-e083-427b-985f-c0a6fea87918


... e funciona tão bem lá fora que normalmente os bons comerciantes logo que exista reclamação do cliente enviam logo produtos novos nem querendo saber de comprovação do bem defeituoso , porque os prazos são apertados e lá fora aperta muito mais a "ASAE" local .

Boas compras !:rolleyes:
 

meunickmp

Member
É sem dúvida uma boa medida.

Deviam também rever as condições da garantia dos fabricantes.

O problema é que muitos fabricantes, principalmente quadros, na descrição da garantia mencionam que esta apenas se aplica ao comprador inicial. Se mais tarde vender a uma segunda pessoa, a garantia já não se aplica.
Uma vez efectuada a compra, implica que aceita estas condições da garantia. Depois disto não sei até que ponto o segundo comprador possa exigir da marca.
 
Importa referir que é mesmo aí que está a questão , o engano .

Refere-se mesmo a Scotes e Specializadas ... argumentos ciganos e tendeiros de mercado barato , com todo o respeito pela etnia .

Não são os fabricantes que fazem as leis , é a Assembleia da República .

Tal como nos automóveis , quando se compra uma marca tem-se uma garantia legal de dois anos que passa se venderem ao fim do ano e tem o resto que também passa e ninguém usa , tal como garantia de pintura e carroceria , bem mais que os dois anos .

Quando tens algum problema na travagem e tens um Clio , vais ter com a Renault e não vais desmontar a roda para ver se é travão marca bendiz para ires reclamar na Bendix .

O argumento por vezes infantil que utilizam nas bikes é que vende um quadro e sempre que tens uma chatice com um componente Shimano ou Sram tens de ir ter com eles , argumento desde já : Canalha ! ( gaiatice )

Compras uma marca e se tiveres dúvida pergunta na ASAE .

O quadro é como a carroceria do automóvel ... até podem dar 6 anos ou a garantirem para o futuro , mas cuidado com os argumentos fora da lei .

...ninguém se queixa ... é isso .
 

pantani

Member
Boas! Tenho umas rodas T42 que já foram para a loja umas 7 vezes em menos de 1 ano, esta semana levei as rodas mais uma vez à loja para ver se resolvia o problema dos estalidos, da folga no cubo e de um papo que apareceu no carbono!...o dono da loja disse; Bem vou mandar para a garantia mas parece que as rodas como são um rolante não vai ter direito a nada! O que fazer a um SENHOR destes?
 

bicletes

Member
Bem vou mandar para a garantia mas parece que as rodas como são um rolante não vai ter direito a nada! O que fazer a um SENHOR destes?
Com algum jeitinho... enfiar-lhe a cabeça no meio de 2 raios! Só falta dizer que é material de desgaste... enfim.
 

pantani

Member
Para vender uma rodas que custam 1 salário mimimo e meio é tudo muito fácil, depois quando há reclamações é o que é...
 

grouk

Active Member
só para esclarecer algumas coisas

a DECO não é nenhum tribunal e nada do que diz ou escreve é lei, quem diz quem tem razão é um juiz. muitas vezes ouço dizer "li na deco que tenho razão" isto é muito errado porque a deco é super parcial e quase sempre do lado do consumidor o que induz em erro.

o nosso colega de certeza que tem razão na questão que apresenta e tenho pena que a coisa não esteja a correr bem para o seu lado, mas só conhecemos um lado da historia existe tanto que pode fazer caducar uma garantia, má utilização até a utilização em prova pode ser entendida como utilização profissional logo só tem 6 meses.

isto só para dizer que ir ao google e colar um artigo de uma entidade que não é nenhuma autoridade em termos de leis de consumo
 

Janas

New Member
pois mas temos de nos basear em alguma coisa, a não ser que queiramos ler os decretos de lei que saem quase todos os dias, que mais de metade das pessoas nem entende o que esta la escrito.....

Depois é ter em conta que ha artigos e artigos, de entidades mais ou menos conceituadas, as de maior conceito acredito que não o tenham ganho de um dia para o outro, quando fazem artigos devem ter as suas bases juridicas.
 

klaser

Well-Known Member
Meu colega teve desde o início problema com umas Vision (mas não eram essas t42 ),depois de 5 assistências e lojista desistiu e mandou supostamente para "Itália"...sei que passados 15 dias recebeu umas rodas novas,mas já um modelo mais recente que inclusive se deve usar pneus só a partir do 25....
 

klaser

Well-Known Member
As rodas deste meu amigo viviam a fazer barulhos..ia para a loja,apertava-se mas aquilo voltava ao mesmo,é um problema de construção mesmo,as novas já têm um sistema diferente....
 

Morg

Well-Known Member
As minhas T42 com quase 20 mil estão impecáveis.
Antes de comprar procurei informação na net e li que os modelos anteriores, antes do actual, criavam bolhas.
 
Top