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Garantia Specialized

joao.ads

Well-Known Member
@Ventura, eu já não estou nessa discução, já pus o dito senhor na ignore list, não vale a pena perdermos mais tempo com este assunto. Afinal de contas estamos aqui para nos divertirmos.

é como tu dizes, as energias são para descarregar nas estrada
 

AmeixaAljezur

New Member
Concordo com isso de os vendedores andarem a vender marcas. Eu comprei um trek e estou a espera para ver se ele me resolve um problema, mas a conversa dele vai sempre para o mesmo, têm a mania que as marcas são perfeitas e que não erram...
 

ventura

Member
O único problema que tive até à data foi com um quadro de btt, em que saiu um mínimo de tinta numa soldadura, não houve desculpas por parte do vendedor.
Prontamente contactou a marca, enviou fotos e passado pouco tempo tinha um quadro novo em casa.

Confesso que era um problema minimo e nunca pensei que me trocassem o quadro. A maior parte das marcas de certeza que teria alegado mau uso da minha parte.




Pena esta marca não ter bikes de estrada... Vi como uma marca pequena e desconhecida para muitos resolveu a situação num instante sem qualquer tipo de stress.
 

Biafra

New Member
Ao que tudo indica, nao vai mais haver representamte Spz em Portugal.
O que sera uma grande perda para os que tem bikes desta marca.
 
Vai continuar a haver representantes sim, o que vai deixar de haver é importador sediado em Portugal, passando a ser em Espanha - Specialized Ibérica. De qualquer forma isso não tem problema nenhum pois marcas como a Cannondale tb não têm o importador sediado em Portugal e sim no pais vizinho. É tudo uma questão de gestão de custos.
 

osicran

New Member
Tenho a ideia, por aquilo que vou ouvindo e lendo e pela experiência única que tive, que por vezes também os problemas que surgem com as reclamações junto de representantes das marcas derivam do facto de alguns importadores serem mais papistas do que o papa...

No caso que se passou comigo já há alguns anos, um defeito de fabrico de uma manete das mudanças que acabou mesmo por quebrar, era remetido pelo importador nacional da bicicleta para a marca do componente. Argumentava que era ao fabricante da manete que eu tinha de reclamar. Ora a bicicleta estava dentro do período de garantia, eu não tinha comprado a manete ao fabricante dela, tinha comprado uma bicicleta inteira que incluia componentes de diversas marcas e sempre entendi que era o importador da marca que tinha de resolver o problema. A questão arrastou-se cerca de três meses e a garantia estava a terminar. Um dia fiz saber que, se o assunto não fosse resolvido no prazo de oito dias, iria enviar um email detalhado ao CEO da marca, que facilmente soube quem era através da net, e outro ao representante da marca para a Europa sobre o que estava a acontecer e a divulgar o caso na imprensa como publicidade paga. Resultado: dois (!) dias depois, recebi um telefonema do vendedor a informar-me que devia passar pela oficina da loja para me montarem um conjunto de manetes novo. Devo acrescentar que neste caso o vendedor da bicicleta sempre se comportou inpecavelmente, o problema estava mesmo no importador nacional (que talvez não por acaso, já não é o mesmo...).
 

RichieValens

New Member
Olá a todos!

Indo buscar uns posts mais atrás...
Mais do que tudo, o que o Daniel diz é o que se aproxima mais da verdade.
Em todos os negócios que produzem produtos, existe uma percentagem que, já se sabe, à partida, terá defeito.
Normalmente será sempre abaixo dos 2% da produção. Acima disso, é tema para preocupação dentro da marca, fábrica, e demais participantes na produção do produto.
Não tem a ver directamente com o custo do produto ou posicionamento da marca.
Tem a ver com a industrialização da coisa. Mesmo o trabalho sendo feito por máquinas que vão ao "milésimo do milímetro", a tinta pode "espirrar" um pouco para o lado.
O carbono pode não ficar perfeitamente colado....

Por isso, e como em tudo, são retirados à sorte, produtos de variados lotes para se procederem a testes.
Assim, vai-se controlando a produção.

Independentemente da marca, produto e custo!
Por falar na marca, há um bom par de anos a Mercedes não retirou do mercado os Mercedes Classe A porque não passaram no teste "já não me recordo do quê"?

Só coisas fabricadas manualmente se conseguem garantir um pouco mais a sua qualidade.
Estando ainda nos carros, se um Ferrari for todo ele fabricado manualmente, durante todo o processo, está a ser alvo de garantias de qualidade.
Se estivermos a falar de uma produção de um Clio, aquilo é feito em série. De tempos a tempos testa-se um....

Nas bikes, todas são feitas por máquinas. Se calhar, uma edição especial e numerada é controlada manualmente garantindo mais qualidade, mas ainda assim.....

O osicran, contudo, trouxe um problema novo aqui para a ribalta.
Senão vejamos. E vou dizer nomes para ser de mais fácil compreensão! :)

Temos dois importadores/distribuidores/representantes legais, o que lhes quiserem chamar: Specialized (que tem as bicicletas da marca Specialized) e Ciclo-Coimbrões (que é o importador para Portugal da SRAM, entre outros).
Como é normal, as bicicletas da Specialized trazem material da SRAM, por exemplo, ao nível da transmissão.
Agora, em período legal de garantia (dois anos para um produto novo), o desviador traseiro estraga-se, ou não está bom, ou tem defeito... Qualquer situação que não seja imputada ao consumidor/ciclista.
O que este faz? (E bem... diga-se!) Vai à loja onde adquiriu o bem e reclama.

Aqui surge o problema...
A quem é que o lojista se vira? Ok. Primeiro que tudo, ele é SEMPRE O RESPONSÁVEL perante o cliente. (O pior é que a maior parte dos lojista não entende bem isso.)
E sobre ele recai a maior fatia de responsabilidade. Contudo, e como aqui alguém disse, o bom (ou mau) lojista faz a diferença na resolução do problema ao cliente.

Teoricamente, o lojista deveria contactar a Specialized que, foi quem lhe vendeu o bem/produto/bicicleta. Ok.
Então, seria a marca de bicicletas a entregar o desviador para substituir ao cliente.
Mas, a marca do desviador apontou um representante para o nosso país: a Ciclo-Coimbrões.
Como resolver o caso?
Será a Specialized e restantes marcas de bicicletas que vendem bikes com SRAM que devem comprar desviadores e, ao invés de fazerem stock dos produtos/bicicletas que vendem, vão fazer stock de produtos de terceiros? Seria muito mais fácil, o lojista falar com a Ciclo-coimbrões que, deveria ter stock dos desviadores e entregar um para substituir o do cliente. Normalmente é isto que acontece, e por esta razão.
Só que isto é um problema dificil porque, nesta terra, anda tudo de "candeias às avessas" e quem se lixa é o consumidor.

O caso que falei acima seria de fácil resolução. O lojista falava para a Ciclo-Coimbrões, eles enviavam o estragado para o importador e este enviava um novo para o cliente.
Assim, rápido.
O pior é que, muitas vezes (cada vez mais, com a crise), o importador NÃO TEM AS PEÇAS! (E aqui falo de toda a gente!)
E este é o problema!!!!!

Pessoalmente: (Para terminar que vou longo como o caraças!)
Trabalhei em loja, importador e, acima de tudo, sou consumidor/ciclista.
O que sempre fiz foi, desde logo (E SEMPRE), ser honesto com o cliente.
Segundo, resolver o problema do cliente, fosse definitivamente ou temporário.
Terceiro, fazer "das tripas coração" para resolver, em definitivo o problema do cliente.

Conclusão: Em prái 80% a 85% dos casos fui feliz. Com a compreensão do cliente resolvi sempre os casos atempadamente.
Os restantes 20% foi arranjada uma solução para o cliente mas que, ou perdemos dinheiro, ou não fiquei completamente satisfeito ou não foi a melhor solução.
Isto é um GRANDE problema neste meio...
Mas, para o resolver, muitas empresas deveriam trabalhar em conjunto.... E os tugas não conseguem.... :-(

Abraços e boas voltas.
Bom Natal a todos e Um Ano de 2013 cheio de pedal!
 

torui

Well-Known Member
No caso da mercedes classe A, penso que tenha sido um problema de distância entre os eixos, o que fazia com que o carro pudesse entrar em despiste e capotar a 80 kms hora. Isto foi detetado num programa que era o "Rotações" (não sei se ainda existe).
RichieValens gostei de ler o que escrevestes, e é 100% real
 

joao.ads

Well-Known Member
No caso da mercedes classe A, penso que tenha sido um problema de distância entre os eixos, o que fazia com que o carro pudesse entrar em despiste e capotar a 80 kms hora. Isto foi detetado num programa que era o "Rotações" (não sei se ainda existe).
RichieValens gostei de ler o que escrevestes, e é 100% real

desculpa corrigir-te mas não foi no programa Rotações. Foi em plena eleição do carro do ano. Nessa eleição é executado o tal teste do Alce, que consiste em desviares abrutamente de um objeto e regressares rápidamente à tua rota original. O teste é repetido sempre a aumentar a velocidade da manobra até o carro embater em algum pino ou entrar em pião.
Capotar evidentemente faz com que o teste seja chumbado. Foi o caso do Mercedes Class A em 1997

Já agora por curiosidade, chama-se teste do Alce porque parece que os bichinhos gostam muito de ir para a estrada lamber o sal que é posto para derreter a neve. O que deve dar direito a uns belos sustos ao desfazer uma curva. Os alces ainda são granditos
 

RichieValens

New Member
Já agora por curiosidade, chama-se teste do Alce porque parece que os bichinhos gostam muito de ir para a estrada lamber o sal que é posto para derreter a neve. O que deve dar direito a uns belos sustos ao desfazer uma curva. Os alces ainda são granditos

Estamos sempre a aprender!!!! Muito bom....
Obrigado por este momento!
Um abraço e Boas Festas!
 

PMonteiro

New Member
Boas, relativamente à mudança de importador...tendo em conta que a ideia será reduzir custos com logistica etc,etc, será que o preço final do produto diminuirá? Porque imagino que estas mudanças não sejam exclusivas para Portugal e que provavelmente se somarmos estes custos a nivel global, deverá dar uma "bela" quantia! Ou simplesmente eata medida permitirá não aumentar o preço das bicicletas nos anos seguintes? Muito provevelmente, muitas das pessoas compravam Specialized não apenas pela marca em si mas pela relação que poderia ter com o próprio lojista. Será que esse lojista irá manter a relação que poderia ser saudavel com o importador sendo ele agora diferente? Penso que apenas o tempo o dirá...quem sabe se esta mudança não trará melhorias até para os clientes!
 

exausto

New Member
Tão aqui, tão a vender tudo pela net........é só uma questão de tempo e de €€€€€€€€€€€€€€ !!!!!!
 
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