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Furos... Quais as melhores maneiras para evitar?

helio69

New Member
Ora, hoje, finalmente, tive o primeiro furo na fininha...

Estava na última descida antes da temível subida para o S. Macário quando o impacto com uma pequena pedra fez-me adivinhar o pior!

Coloquei espuma rápida (da decathlon), mas não vedou... E a câmara de ar suplente, por infelicidade, estava também furada!

Eu sinceramente, tive saudades do slime ou do joe's no tubes que utilizo em BTT e que fazem que em 5 anos tenha tido, no máximo uns 5 furos! (contando já com os rasgos).

Sendo novo nestas andanças a pergunta é simples: Quais os métodos que o pessoal utiliza para evitar os furos? Utilizam liquido anti-furo? Espuma para colocar depois do furo?

Queria saber o vosso feedback para depois decidir que método utilizar!
 

paradawt

Moderador
boas helio,

Por acaso não sou um indivíduo muito achacado aos furos, logo não tenho cuidados especiais, muito menos uso pneus caros e xpto...

O que tenho sempre cuidado é ao nível da pressão de ar que coloco sempre nos 8bar.

Existe quem use câmaras de ar c/ gel também. Na de BTT por acaso tenho e até ao momento está a aprovar muito bem.

Cumprimentos.
 

jnap

New Member
Evitar... só estando parada... :)

Eu na minha também nunca tive nenhum, por isso não sou a pessoa indicada para te aconselhar, a única coisa que te posso dizer, para a próxima confirma se a suplente está em condições...

Ou seja não chegastes a provar do terrivel S. Macário?! :(
 

helio69

New Member
Pois, já pensei em meter gel lá para dentro... Ainda não sei como por causa da válvula, mas deve dar... Aí estaria mais protegido.

O S. Macário, como disse, passará para o próximo sábado... A ver se levo companhia! Ia tentar novamente amanhã, mas com o up and down no domingo não me parece boa ideia! :)
 

zanzas

New Member
quando se troca a camera de ar, podes sempre por po de talco, ajuda a conservar a borracha . . .

outro método, foi o que foi dito aqui, pneus como deve ser, eu uso os specialized turbo elite e ainda nao tive 1 furo em cerca de 2mil km.

conheço pessoal (sinceramente nunca usei), que abre 1 camera de ar ao meio e poe a volta do pneu, e depois sim, poe a camera que vai encher, parece-me ser 1 boa solução
 

jnap

New Member
*OffTopic*
No próximo sábado se calhar poderei te fazer companhia, de onde arrancas, e qual será o percurso?
 

duchene

Well-Known Member
Ai ai ai... lá vai ficar o tópico com informaçao que não interessa. O assunto aqui é "como evitar furos". Se querem combinar voltinhas, por favor usem MP ou coloquem no tópico já existente da vossa zona. Caso contrário podem criar um.

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Quanto a evitar furos, não há muito a fazer. O ideal é analisar a forma como furaste e tirar daí conclusões. Se forem 2 furos alinhados na câmara de ar, chama-se um snake bite e é causado pela compressão excessiva do pneu contra um aresta (o rebordo de um buraco na estrada) que faz com que o balão do pneu espalme e trilha a câmara de ar contra o aro. Por isso é que são 2 furos, porque a câmara de ar é mordida pelas 2 paredes do aro. Para acontecer um furo deste tipo ou a pancada foi mesmo descomunal (acontece de longe a longe e nada tem a ver com a qualidade ou não das câmaras de ar e só é evitável não galgando buracos) ou então a pressão com que andas é demasiado baixa e ao mínimo impacto mais violento o pneu cede. Não esqueças que um pneu a 8 bar desce facilmente a 6 bar em apenas alguns dias. Se não verificas a pressão a cada saída, o risco de acontecer este tipo de furo, naturalmente aumenta.

Outros factores que podem levar a que fures são:
Detritos na estrada, e quanto a isto não há muito a fazer senão evitar as bermas que são sempre bastante sujas e cheias de coisas que podem mandar um pneu para o lixo.

Defeitos nas câmaras de ar, acontece normalmente na vulcanização junto ao pipo. O pipo descola e a câmara de ar naturalmente esvazia.

Fita de aro mal colocada. Os furos do aro podem ter rebarbas que, não sendo cobertas pela fita, cravam-se na câmara de ar, furando-a.

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A câmara de ar que colocaste e que dizias estar furada, provavelmente nem estava antes de a colocares. Por vezes basta o desmonta trilhar a câmara contra o aro e em vez de resolveres o teu problema, ficas na mesma.

Portanto atenta nas causas dos furos e aplica as medidas correctivas necessárias. Nos últimos 2 anos fiz milhares de quilómetros por estradas secundárias, degradas e com imensas pancada aqui e ali e felizmente não fui contemplado por nenhum furo. Sorte nos factores externos e também uma constante atenção à pressão dos pneus e o seu estado de conservação.
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
A melhor maneira de evitar os furos, é mesmo deixar a bike em casa paradinha
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Assim não há furo que entre com ela
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Bom agora vamos ao que interessa, eu para evitar os furos, que são um bocado caros, evito ao máximo andar pelas bermas das estradas, onde existem gravilhas que podem causar os ditos furos
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Não andar a menos de 80cm a 1 metro da berma, aí já o alcatrão é "limpo" e não há tanto o perigo de furar, isto é o que eu faço.
Boas pedaladas
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Fevereiro

Member
Para veres que não há grande coisa a fazer, basta saberes que eu já furei nos rolos! Isso mesmo, com a bike parada e montada nos rolos. Passado uns 20 minutos a pedalar senti algo estranho.
Conclusão tinha um pequena pedra cravada na borracha :)
 
Last edited:

Override

Member
para melhor se evitar os furos o melhor mesmo é fugir dos buracos e da gravilha.
Deve-se andar sempre com o pneu atestado para envitar que quando se entra num buraco o pneu ceda e o aro morda a camara. Quando sao rascos nos pneus devido essencialmente a vidros na estrada, quanto a isso nao ha nada a fazer. Se for um corte grande (superior a 4mm) é quase de certeza pneu fora. Acho que na estrada não se justifica os liquidos, quando estamos a falar de penus. Se forem tubulares ai sim ja se justifica liquidos anti-furo. A camara de ar que se leva as costas deve de ir sempre protegida dentro de um saco plastico porque se se anda com ela sem estar protegida dentro do bolso o suor detiora-a muito rapidamente.
 

rs76

New Member
Felizmente,nunca furei e penso que isso se deve ao atestar da pressão antes de cada saída, e depois tentar evitar na estrada tudo o que conseguir ,que possa originar o tal furo, claro que todos sabemos ser impossível evitar tudo o que nos aparece e por isso acho que o verificar da pressão se torna imperativo, pelo menos para mim.
 

Nolimits

Member
A melhor maneira mesmo pra não furar?????

Ou não andas de bike ou mandas fazer uns pneus de cortiça.............................
 

biza

Member
Os pneus andar sempre cheios quase no limite (pedra)..só assim se evita ou há menos probabilidades de furos...
 

popeye

New Member
Amigo boas, conselhos posso dar-te poucos mas aqui o meu relato.
Em mês e meio meio de bicicleta de estrada já la vão 4 furos, por burrisse minha.
O 1º foi logo no 2 dia de andar, bati num buraco e pimba furo.
O 2ª foi passado uma semana. E por ai adiante. Mas o ultimo foi o mais caricato UM VIDRO DE UM CARRO, proveniente de um acidente que tinha acontecido nessa manhã. Mas tudo se arranja.

UM CONSELHO ANTES DE SAIRES VÊ A PRESSÃO DOS PNEUS pelo menos de 2 em 2 dias

abraços e boas pedaladas
 

torui

Well-Known Member
Aproveitando este topico, o que é poderá estar na origem do esvaziamento de um pneu traseiro ao longo de 2/3 horas a rolar? Passadas essas horas, é novamente cheio, e a câmara de ar não está furada. Na última semana já me aconteceu 3 vezes o mesmo.
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
A válvula pode não vedar correctamente e perder muito pouco ar que se nota ao fim de 2 ou 3 horas
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Eu tenho um boiaux que numa semana perde um bocado de ar e tenho-o a suplente claro, para desenrrascar serve
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torui

Well-Known Member
Shimano Dura_Ace, obrigado pela tua informação, esqueci-me foi de referir há pouco, que em cada uma das três vezes que isto me aconteceu, utilizei câmaras de ar diferentes. Nenhuma delas se encontra furada e tive a preocupação de me certificar que as válvulas estavam bem fechadas. Só se elas durante o trajeto vão abrindo.
São daquelas coisas que nos deixam a bater mal. lol lol
 
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