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Furos - como lidar

jpacheco

Well-Known Member
Por vezes é só azar... furar acontece. Mas pelo que tenho percebido furo quando o pneu já começa a pedir uma reforma. Um bom pneu é meio caminho andado para não haver furos. Se o remendo estiver bem feito é andar. Inspeccionar a pressão antes de sair para perceber se se está a perder ar a mais que o devido, porque é normal perder qualquer coisa. Se estiver a perder muito pode estar aí um furo lento ou uma colagem remendo do furo mal colado. Mas pelo menos que ande com kit mínimo para trocar um camera de ar. Acho que já aprendeu o que lhe pode acontecer... na próxima volta que fizer diga-lhe que é a vez dele trazer o kit de sobrevivência ;)
 

joseruivo

Well-Known Member
Queria por-vos uma dúvida - o pneu dele é 700x23 e a câmara que comprei vinha rotulada como 700x25 que é a medida dos meus. Pelo que li há uma tolerância de compatibilidade entre câmaras e pneus e deve estar tudo ok, confere?

Não há problema. A diferença é muito pequena e as câmaras têm sempre alguma margem de manobra. Alías, uma câmara ligeiramente maior nunca tem problemas num pneu ligeiramnte mais pequeno. Já se te lembrasses de por uma câmara que o fabricante indicasse ter como limite a medida 700x23 num pneu 700x28, aí já teria reservas, mas ao contrário o único problema é só 5 ou 10 gramas de peso mais...


E já agora, ele devia trocar o pneu depois desta brincadeira ou tá ok para andar durante mais uns tempos?

Tá OK, a menos que tenha feito algum rasco, ou comece a furar com muita frequência, o que também pode ser só "feitio" do pneu.
 

MikeTichondrius

Active Member
Não há problema. A diferença é muito pequena e as câmaras têm sempre alguma margem de manobra. Alías, uma câmara ligeiramente maior nunca tem problemas num pneu ligeiramnte mais pequeno. Já se te lembrasses de por uma câmara que o fabricante indicasse ter como limite a medida 700x23 num pneu 700x28, aí já teria reservas, mas ao contrário o único problema é só 5 ou 10 gramas de peso mais...




Tá OK, a menos que tenha feito algum rasco, ou comece a furar com muita frequência, o que também pode ser só "feitio" do pneu.

Ok, obrigado pela info. :)
 

m84

Member
Aqui o meu.
Contexto: Tenho andado sempre sozinho, e a volta maior até à data foram cerca de 45km... Não é o kit mais glamoroso mas julgo funcional. ;)

IMG_8849.jpg


- bomba no quadro
- 1 camara de ar embrulhada numa meia cortada/aberta para proteger e para limpar as maos caso seja preciso
- kit remendos sem cola
- 2 desmontas
- multitool
- umas folhas de papel higienico (nunca se sabe!)
Tudo menos a camara de ar cabe dentro da caixinha onde vieram o conjunto da decathlon. Isto tudo num saddlebag da decathlon também, (o mais pequeno creio).
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Por vezes é só azar... furar acontece. Mas pelo que tenho percebido furo quando o pneu já começa a pedir uma reforma. Um bom pneu é meio caminho andado para não haver furos. Se o remendo estiver bem feito é andar. Inspeccionar a pressão antes de sair para perceber se se está a perder ar a mais que o devido, porque é normal perder qualquer coisa. Se estiver a perder muito pode estar aí um furo lento ou uma colagem remendo do furo mal colado. Mas pelo menos que ande com kit mínimo para trocar um camera de ar. Acho que já aprendeu o que lhe pode acontecer... na próxima volta que fizer diga-lhe que é a vez dele trazer o kit de sobrevivência ;)
Boas
acho que às vezes é mesmo azar ... mas quem andar em estradas com muitos cruzamentos passa por milhares de vidros ... de toques e acidentes ...
Até de arames das rodas dos pesados ( ano passado furei com um ...)
No fim do ano ... em 550 km furei 3 x ... já andava possuído ... :mad:

Como se resolve? Remendam-se (remendos e cola ocupam pouco espaço) ou tem-se sempre à mão 2 câmaras de ar ...
Já tentei levantar o braço a pedir o carro de apoio ... mas demora muito a chegar ... :p
Mas o melhor mesmo é tentar circular em, estradas com menos movimento ... e com menos "lixo" ...:cool:
 

pratoni

Well-Known Member
Aqui o meu.
Contexto: Tenho andado sempre sozinho, e a volta maior até à data foram cerca de 45km... Não é o kit mais glamoroso mas julgo funcional. ;)

IMG_8849.jpg


- bomba no quadro
- 1 camara de ar embrulhada numa meia cortada/aberta para proteger e para limpar as maos caso seja preciso
- kit remendos sem cola
- 2 desmontas
- multitool
- umas folhas de papel higienico (nunca se sabe!)
Tudo menos a camara de ar cabe dentro da caixinha onde vieram o conjunto da decathlon. Isto tudo num saddlebag da decathlon também, (o mais pequeno creio).
Essa multitool têm ferramenta para a corrente? Isso é essencial as vezes. E já agora um elo rápido compatível com a corrente.

E claro, saber usá-los!
 

m84

Member
Essa multitool têm ferramenta para a corrente? Isso é essencial as vezes. E já agora um elo rápido compatível com a corrente.

E claro, saber usá-los!

Esta não tem, mas eles têm lá uma com isso. Eu tenho uma que não é muito pequena mas ainda cabe dentro do saddlebag mas não a costumo levar porque não tenho os elos rápidos ainda. Descravar correntes já o fiz uma ou outra vez mas numa de manutenção em casa e não de assistência em viagem ;)
 

jpacheco

Well-Known Member
O unico contra é se chover entra água :D Para isso cortas a parte de cima de uma das garrafas de água que tens metes para lá o material e isolas com fita ou saco plástico.
 
Boas
Quanto a pneus tubulares, alguém do forum, tem experiência avalizada para dar aqui uma explicação. Deixo 2 perguntas:
1- São mesmo anti-furo, ou seja evitam até 80% dos furos que, em pneus normais, não seria possível evitar?
2- No caso dos 20% restantes, isto é, quando são rasgões ou furos que o pneus, por si só, não consegue evitar, como se poderá resolver a situação?
Abraços
AC
 

gfrmartins

Well-Known Member
Boas
Quanto a pneus tubulares, alguém do forum, tem experiência avalizada para dar aqui uma explicação. Deixo 2 perguntas:
1- São mesmo anti-furo, ou seja evitam até 80% dos furos que, em pneus normais, não seria possível evitar?
2- No caso dos 20% restantes, isto é, quando são rasgões ou furos que o pneus, por si só, não consegue evitar, como se poderá resolver a situação?
Abraços
AC

Tubulares ou tubeless?

Acho que te estás a referir aos tubeless, a questão é que quando furam o liquido normalmente dá conta do recado e sela o furo, ou nem notas nada ou o que pode acontecer é perder um pouco de ar e baixar a pressão, mas basta umas bombadas para encher.

Se for muito grave e o liquido não conseguir tapar então é meter uma camara de ar e usar como um pneu normal para desenrascar até casa, podes também usar um remendo e camara. Mas diria que essas situações extremas são mais raras em estrada.

Reduz em grande parte a possibilidade de furos, mesmo que fure normalmente é mais facil resolver a situação, mas não são infaliveis, mas reduzem em muito os furos, além de que podes usar pressões mais baixas o que melhora o conforto e se usares em estradas de terra ou em muito mau estado é uma grande vantagem
 

jpacheco

Well-Known Member
Andas com um pneu bem atado debaixo do selim. E rezas que so precises de usar esse ou depois tens assistência em viagem. Os antifuro deves estar a falar de um liquido selante que evita os pequenos furos. Mas para meteres 80g de liquido perdes nas gramas que pouparias em usar Tubular. Tubular diria usar em dias de festa. Mas ha pessoal mais conhecedor que te poderá responder mais acertadamente a essa questão.
 
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