A roda tubeless tem as ranhuras, a diferença é basicamente não ter furos dos raios (como algumas mavic) ou tem uma fita própria tubeless.
Existem tubulares próprios com rebordos para encaixar em rodas "normais" clincher... Sem necessidade de serem colados Mas que nunca vingaram bem no mercado e são pouco conhecidos.
A meu ver, o principal e grande inconveniente dos tubulares é mesmo caso o líquido antifuro não resulte e não haver redundância ao problema, enquanto com um pneu normal existente a possibilidade de trocar câmara ou remendar, caso seja algo de mais grave no pneu podem sempre reforçar por dentro nem que seja com uma bocado de plástico de uma embalagem de gel (já o fiz).
Muita gente usa tubular e adora, no entanto para o utilizador comum não é o mais prático e muitos que conheço já trocaram para rodas normais, pelo facto de já terem ficado apeado.
Compreendo o que dizes mas tubular não é a mesma coisa que tubeless. Tubular é um pneu colado ao aro da roda, tubeless, é um pneu (oco) que fica selado ao aro com a pressão de ar!
Era a esses que me referia. Inicialmente também pensava que eram a mesma coisa, mas não são. Tubeless o pneu não está colado, apenas com ar por dentro