Em resposta ao falado nos pontos anteriores, aqui o fisiologista desportivo refere aquilo que eu fizia, a Z2 em treino de base deve ser por base na FC em vez de Potencia.
Podcast bastante interessante
O treino em Z2 em desportos de endurance é importante mas deve ser medido em watts na minha opinião, é a unica maneira objetiva de medir o trabalho que estas a fazer, os batimentos são importantes, mas bastante influenciaveis e estares a trabalhar zonas acima ou a baixo da z2 sem se aperceberem. FC é um indicador de frescura, fadiga, desidratação... na fadiga por exemplo a fim de 2, 3 horas a FC vai subir (chamado drift cardiaco), a desidratação e calor fazem o pulso trabalhar mais para arrefecer o corpo, existe um menor volume sistólico e o coração está a trabalhar mais para compensar o menor volume.
Quando chegas a um ponto de fadiga extrema, dificilmente aguentas os watts e a potência cai, mesmo que o teu pulso se mantenha na zona pretendida. Mostrando o momento exato em que o corpo não consegue manter o esforço, mesmo com o coração a compensar.