• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Frequencia cardíaca Máxima.

Colegas com quem treino, estão sempre alertar para a minha média BPM ser alta e e ter picos de 190BPM. O que me aconselham é fazer treinos longos a um ritmo de esforço calmo, de maneira a aumentar a minha resistência. Admito que nem sempre é fácil andar a ritmo calmo, tenho o mau habito de estar sempre em constante esforço físico.
 

Velhadas

Well-Known Member
Colegas com quem treino, estão sempre alertar para a minha média BPM ser alta e e ter picos de 190BPM. O que me aconselham é fazer treinos longos a um ritmo de esforço calmo, de maneira a aumentar a minha resistência. Admito que nem sempre é fácil andar a ritmo calmo, tenho o mau habito de estar sempre em constante esforço físico.
pois.. eu tambem vou sempre para o Zwift a dizer "hoje vou andar calminho"
depois passa um tipo por mim e "lá vai eu"
 

Not Fast Just Furious

Well-Known Member
Eu sempre que faço qualquer volta chego aos 190... Segundo a teoria dos 220-idade eu não poderia chegar a esse ritmo porque tenho 41.
A única questão é que faço medição através de relógio (Garmin fenix 3) e não uso fita, pode estar relacionado com isso...
 

Algorythm

Member
Atingi máximo de 214 a correr e 209 na bicicleta ainda ontem (a "fugir" de cães a 12%,,,), e se esforçar ainda deve dar mais muito superior aos 190 que seria teoricamente máximo... mal possa vou fazer uma prova de esforço só para tirar as dúvidas.
 

mariosimas

Well-Known Member
para acabar com a história do 220- idade para o Hr Max.

https://www.researchgate.net/public...rprising_history_of_the_HRmax220-age_equation

citando"
Ironically, inquiry into the history of this formula reveals that it was not developed from

original research, but resulted from observation based on data from approximately 11 references consisting of

published research or unpublished scientific compilations. Consequently, the formula HRmax=220-age has no

scientific merit for use in exercise physiology and related fields."

deixem de usar esta formula pois não correlação nehuma com a realidade.
 

jcca

Well-Known Member
para acabar com a história do 220- idade para o Hr Max.
................
deixem de usar esta formula pois não correlação nehuma com a realidade.
É tão grande que não vou rever os erros.
Boa tarde,
Respeito e Partilho a utilização que dás à formula referida, mas ao fazeres uma afirmação destas (a 1ª transcrita) seria interessante dares uma alternativa à malta que te lê, acredita no que dizes e tem vontade/interesse em evoluir (voltarei aqui mais tarde, sim deve vir aí um testamento de dar sono:eek:).

A 2ª afirmação seria mais " nos dias de hoje com todas as ferramentas que têm deixem de usar esta fórmula, pois tem um desvio padrão mt elevado e dá erros que não são desprezíveis para o que vos interessa saber este valor"
Porquê nos dias de hoje? porque esta fórmula surge pré PC's (Personal Computer), pré máquinas de calcular científicas, pré Apps e pré telemóveis,
e não era principalmente utilizada para o desporto, mas sim nos meios médicos para meio complementares de diagnóstico, se vocês forem fazer uma prova de esforço, não disserem que são atletas e que pretendem fazer a prova de esforço até ao fim o que vai acontecer é que o protocolo de Bruce é aplicado e o teste tem o seu términus aos 90% de 220-idade, (esta conta é fácil de fazer) (tens de chegar aos 85% para ter validade e dp aos 90 eles terminam se não houver nenhuma alteração até ali) o teste o que é sugerido de aplicar no estudo que o @mariosimas partilhou HRmax=205.8-0.685X(idade) e mesmo assim tem erros grandes para os autores do estudo, até à cerca de 15 anos percebem que o 220-idade fosse mais fácil de usar.

Também é referido no estudo que para os profissionais do Exercício Físico que devem ser melhor instruídos e não devem utilizar esta fórmula para prescrever exercício, mas acredito que a não ser os Professores de Educação Física ao dar "conteúdos de massa" a uma população jovem e ao falarem do que é FC e FCmáx, dizem a seguinte frase "Meninos/Meninas para calcular a FCmáx. podem utilizar a formula 220-idade, mas o mais correto é utilizar testes máximos em que se mede os batimentos no final do teste pode-se medir utilizando medidores de frequência cardíaca existem bandas que se colocam no peito, com aparelhos que registam os dados vocês já todos viram os jogadores de futebol e um colete pequenino preto que eles têm, ou agora esses relógios que vocês utilizam que mede os passos e mais uma série de dados, nós vamos fazer o teste do váivem do FITESCOLAS (para alguns dos mais novos era Fitnessegram do Cooper Institute, os mais velhos faziam o teste de Cooper e corre 12 min) onde devem dar o máximo é um teste progressivo começa devagar e vai aumentando de velocidade e só param mesmo quando não conseguirem mais manter o ritmo, quando pararem contam a vossa pulsação durante 15 segundos (que o vosso par conta e multiplicam por 4 e ficamos a saber a vossa FCmáx." Este texto é utópico pq os professores têm mts alunos por turma é só um bocadinho dele que é dito.

Mas são poucos os desportos que utilizam as BPM para prescrever o exercício o Atletismo utilizava uma percentagem dos tempos por distância ou seja tinham um tempo de X min à Y distância e dp para prescrever as séries, respectivas repetições e recuperações utilizava percentagens desse tempo consoante o objectivo, hoje em dia com as ferramentas que existem utiliza o ritmo de X tempo ao Km, mesmo assim interessa saber o melhor ritmo para a distância que se quer treinar (malta da corrida que dê as suas achegas pois não sou especialista).

A Natação é semelhante.

Eu penso que nenhum treinador prescreva exercício para os seus atletas com base em 220-idade (mas eu só penso) ou qq outra fórmula.
Quem prescreve exercício físico que utiliza os BPM alguns treinadores de ciclismo se os seus atletas não tiveram PM (mas hoje em dia isso dura pouco tempo pois eles fazem pressão para o PM e o atleta que pode pagar uma mensalidade por App's, e treinadores tb compra um PM depressa que facilita em mt a tarefa do treinador na análise e prescrição, bem como o atleta atingir os objectivos do treino sem berrar cedo demais uma situação mt comum na FC) para calcular as zonas de trabalho pois a grande diferença do Ciclismo para os outros desportos é a duração das repetições são mais longas e logo sujeitas a maior variação.

Os treinadores utilizam testes Máx em meios controlados (rolo) além da FCmáx obtida calculam de forma indireta (os super evoluídos de forma direta) o VO2máx e como é em rolo realizam várias colheitas de sangue para fazer a curva de lactato que nos dá o limiar anaeróbio (de forma tosca o FTP para a malta da potência).
O teste é progressivo e se vocês quiserem simular é terem uma subida que dure cerca de 12 minutos (pode ser menos pode ser mais dp de realizarem percebem o que correu bem/mal e adaptam para a próxima vez), aqueçam bem cerca de 30 minutos, dp façam a subida aumentem a intensidade a cada 2/3 min até não conseguirem mais é ver o máx que foi o vosso pulso pode ter uma ligeira variação consoante o vosso cansaço do corpo mas será mais ou menos isso o vosso Máximo, qd fizerem este tipo de teste (que não é super científico) não façam incrementos mt grande de intensidade de forma a que atinjam mt rápido o Máximo, nem façam mts patamares em que no final o resultado é mais por falta de gasolina do que por esgotamento da resposta cardíaca e muscular.

Não vos chateio mais.
 

Velhadas

Well-Known Member
A suùnto usa a formula 210-(idade×0,65)
Neste momento a minha esta nos 176 e bate certo com os meus esgorços por isdo usa essa para definir as minhas zonas de esforço
 

Wawando

Well-Known Member
Boa info aqui, mas tb muita discussão do sexo dos anjos... O problema da formula é que FC máxima não há formula para calcular. É como o tamanho da pila, uns têm maior outros mais pequena. Mas vai tudo ao pote na mesma :cool:

Mas o que importa em relação à FC é ter uma referencia para gerir o esforço. Actualmente utiliza-se mais como referencia a FC de threshold de lactato (https://www.trainingpeaks.com/blog/what-is-lactate-and-lactate-threshold/) porque reflecte melhor a capacidade fisica actual/real. E com base neste valor definem-se zonas de mais produtiva (curiosamente nunca utilizei porque quem me ajudou a treinar utiliza a max, mas vai dar tudo ao mesmo!). O @mariosimas é especialista nesta materia. Este valor de FC Threshold além de variar de pessoa para pessoa, varia com o treino.

Ok, e na prática?
- Como saber qual a FC de lactato? Média de pulsação a fundo durante 30 min. O problema é que é preciso já saber andar bem para fazer isto. Tens que chegar ao fim dos 30 min vazio. Ou seja, aos 10min achas que vais na boa, aos 20 achas que não vais conseguir. É preciso prática.
- Se quiserem saber a máxima, não basta ir a fundo até cair para o lado. É preciso ir por "esticões" e depois de já bem quente (1h minimo com alguns esforços intensos). E tem que se ir mesmo à morte, já para lá de bagdad!!!! Coisa que 95% da malta não sabe o que é.

Mas vamos ver uma coisa, quando se começa a andar de bicicleta ou mesmo que sejam muitos anos a pastar (que é o que 80% de nós fazemos) isto não serve para nada a não ser curiosidade. Com o tempo ficas a saber as zonas. A mais importante que é a zona 2 é simples de saber, nem é preciso fita: quando tiveres dificuldade em falar já passaste para cima, se vais no relax sem desconforto, já passaste para baixo.

Abraços e boas pedaladas!!!
 

mariosimas

Well-Known Member
É tão grande que não vou rever os erros.
Boa tarde,
Respeito e Partilho a utilização que dás à formula referida, mas ao fazeres uma afirmação destas (a 1ª transcrita) seria interessante dares uma alternativa à malta que te lê, acredita no que dizes e tem vontade/interesse em evoluir (voltarei aqui mais tarde, sim deve vir aí um testamento de dar sono:eek:).

A 2ª afirmação seria mais " nos dias de hoje com todas as ferramentas que têm deixem de usar esta fórmula, pois tem um desvio padrão mt elevado e dá erros que não são desprezíveis para o que vos interessa saber este valor"
Porquê nos dias de hoje? porque esta fórmula surge pré PC's (Personal Computer), pré máquinas de calcular científicas, pré Apps e pré telemóveis,
e não era principalmente utilizada para o desporto, mas sim nos meios médicos para meio complementares de diagnóstico, se vocês forem fazer uma prova de esforço, não disserem que são atletas e que pretendem fazer a prova de esforço até ao fim o que vai acontecer é que o protocolo de Bruce é aplicado e o teste tem o seu términus aos 90% de 220-idade, (esta conta é fácil de fazer) (tens de chegar aos 85% para ter validade e dp aos 90 eles terminam se não houver nenhuma alteração até ali) o teste o que é sugerido de aplicar no estudo que o @mariosimas partilhou HRmax=205.8-0.685X(idade) e mesmo assim tem erros grandes para os autores do estudo, até à cerca de 15 anos percebem que o 220-idade fosse mais fácil de usar.

Também é referido no estudo que para os profissionais do Exercício Físico que devem ser melhor instruídos e não devem utilizar esta fórmula para prescrever exercício, mas acredito que a não ser os Professores de Educação Física ao dar "conteúdos de massa" a uma população jovem e ao falarem do que é FC e FCmáx, dizem a seguinte frase "Meninos/Meninas para calcular a FCmáx. podem utilizar a formula 220-idade, mas o mais correto é utilizar testes máximos em que se mede os batimentos no final do teste pode-se medir utilizando medidores de frequência cardíaca existem bandas que se colocam no peito, com aparelhos que registam os dados vocês já todos viram os jogadores de futebol e um colete pequenino preto que eles têm, ou agora esses relógios que vocês utilizam que mede os passos e mais uma série de dados, nós vamos fazer o teste do váivem do FITESCOLAS (para alguns dos mais novos era Fitnessegram do Cooper Institute, os mais velhos faziam o teste de Cooper e corre 12 min) onde devem dar o máximo é um teste progressivo começa devagar e vai aumentando de velocidade e só param mesmo quando não conseguirem mais manter o ritmo, quando pararem contam a vossa pulsação durante 15 segundos (que o vosso par conta e multiplicam por 4 e ficamos a saber a vossa FCmáx." Este texto é utópico pq os professores têm mts alunos por turma é só um bocadinho dele que é dito.

Mas são poucos os desportos que utilizam as BPM para prescrever o exercício o Atletismo utilizava uma percentagem dos tempos por distância ou seja tinham um tempo de X min à Y distância e dp para prescrever as séries, respectivas repetições e recuperações utilizava percentagens desse tempo consoante o objectivo, hoje em dia com as ferramentas que existem utiliza o ritmo de X tempo ao Km, mesmo assim interessa saber o melhor ritmo para a distância que se quer treinar (malta da corrida que dê as suas achegas pois não sou especialista).

A Natação é semelhante.

Eu penso que nenhum treinador prescreva exercício para os seus atletas com base em 220-idade (mas eu só penso) ou qq outra fórmula.
Quem prescreve exercício físico que utiliza os BPM alguns treinadores de ciclismo se os seus atletas não tiveram PM (mas hoje em dia isso dura pouco tempo pois eles fazem pressão para o PM e o atleta que pode pagar uma mensalidade por App's, e treinadores tb compra um PM depressa que facilita em mt a tarefa do treinador na análise e prescrição, bem como o atleta atingir os objectivos do treino sem berrar cedo demais uma situação mt comum na FC) para calcular as zonas de trabalho pois a grande diferença do Ciclismo para os outros desportos é a duração das repetições são mais longas e logo sujeitas a maior variação.

Os treinadores utilizam testes Máx em meios controlados (rolo) além da FCmáx obtida calculam de forma indireta (os super evoluídos de forma direta) o VO2máx e como é em rolo realizam várias colheitas de sangue para fazer a curva de lactato que nos dá o limiar anaeróbio (de forma tosca o FTP para a malta da potência).
O teste é progressivo e se vocês quiserem simular é terem uma subida que dure cerca de 12 minutos (pode ser menos pode ser mais dp de realizarem percebem o que correu bem/mal e adaptam para a próxima vez), aqueçam bem cerca de 30 minutos, dp façam a subida aumentem a intensidade a cada 2/3 min até não conseguirem mais é ver o máx que foi o vosso pulso pode ter uma ligeira variação consoante o vosso cansaço do corpo mas será mais ou menos isso o vosso Máximo, qd fizerem este tipo de teste (que não é super científico) não façam incrementos mt grande de intensidade de forma a que atinjam mt rápido o Máximo, nem façam mts patamares em que no final o resultado é mais por falta de gasolina do que por esgotamento da resposta cardíaca e muscular.

Não vos chateio mais.

tanta conversa para quê ?

a conclusão é que não deve usar a formula de 220-idade para calcular nada. pois o resultado não têm significado nenhum.
 

mariosimas

Well-Known Member
Boa info aqui, mas tb muita discussão do sexo dos anjos... O problema da formula é que FC máxima não há formula para calcular. É como o tamanho da pila, uns têm maior outros mais pequena. Mas vai tudo ao pote na mesma :cool:

Mas o que importa em relação à FC é ter uma referencia para gerir o esforço. Actualmente utiliza-se mais como referencia a FC de threshold de lactato (https://www.trainingpeaks.com/blog/what-is-lactate-and-lactate-threshold/) porque reflecte melhor a capacidade fisica actual/real. E com base neste valor definem-se zonas de mais produtiva (curiosamente nunca utilizei porque quem me ajudou a treinar utiliza a max, mas vai dar tudo ao mesmo!). O @mariosimas é especialista nesta materia. Este valor de FC Threshold além de variar de pessoa para pessoa, varia com o treino.

Ok, e na prática?
- Como saber qual a FC de lactato? Média de pulsação a fundo durante 30 min. O problema é que é preciso já saber andar bem para fazer isto. Tens que chegar ao fim dos 30 min vazio. Ou seja, aos 10min achas que vais na boa, aos 20 achas que não vais conseguir. É preciso prática.
- Se quiserem saber a máxima, não basta ir a fundo até cair para o lado. É preciso ir por "esticões" e depois de já bem quente (1h minimo com alguns esforços intensos). E tem que se ir mesmo à morte, já para lá de bagdad!!!! Coisa que 95% da malta não sabe o que é.

Mas vamos ver uma coisa, quando se começa a andar de bicicleta ou mesmo que sejam muitos anos a pastar (que é o que 80% de nós fazemos) isto não serve para nada a não ser curiosidade. Com o tempo ficas a saber as zonas. A mais importante que é a zona 2 é simples de saber, nem é preciso fita: quando tiveres dificuldade em falar já passaste para cima, se vais no relax sem desconforto, já passaste para baixo.

Abraços e boas pedaladas!!!


como diz o @Wawando, importante é saber o HR no treshold (neste caso se fizerem um teste com recolha de lactato, onde houver a inflexão na acumulação do mesmo),
 

Carolina

Well-Known Member
antes de ter PM usava o ritmo cardiaco. usava a média de bpms de 8 minutos ou que era, que vinha no time-crunched cyclist. nunca usei o máximo para nada.
 

NULL

Moderador
Staff member
antes de ter PM usava o ritmo cardiaco. usava a média de bpms de 8 minutos ou que era, que vinha no time-crunched cyclist. nunca usei o máximo para nada.

Estou a perceber. Mas nem todos leem o TC e normalmente o amador comum utiliza apps que têm a possibilidade de definir as zonas a partir do máximo de HR. É fácil e funciona bem.
 

jcca

Well-Known Member
tanta conversa para quê ?

a conclusão é que não deve usar a formula de 220-idade para calcular nada. pois o resultado não têm significado nenhum.

Para explicar às pessoas o porquê das coisas, que o resultado da mesma tem grande probabilidade de ter um grande erro e se for para prescrever treino não deve ser utilizada, mas sim outros testes para a calcular é o que diz o artigo científico que tu partilhas-te, ou não reparaste que o artigo tinha como finalidade para que profissionais não utilizassem a esta fórmula para prescrever exercício?, bem como explicar às pessoas que o que se passa no ciclismo atual em que a FC é secundária comparando com outros dados que simplificam para quem os sabe utilizar.

E para os que têm dificuldade em perceber o que é "FC de threshold de lactato" ou "HR no treshold" é a Frequência Cardíaca (FC) que se atinge no momento em que células perdem a capacidade de remover o lactato que foi produzido na respiração celular e ele acumula nas células causando a perda de capacidade de produzir trabalho, ou seja quando a FC passa esse ponto, o sistema entra em perda e vai perder capacidade ao fim de algum tempo, sim o pulso sobe mais e sim até produzimos mais trabalho mas vamos dar o berro breve.
Por isso se fazem testes para saber como é a curva de lactado e onde é que se dá o ponto onde deixa de haver equilíbrio, como disse o @Wawando varia com o treino e a forma física.

Mais uma vez como a FC não responde ao esforço imediatamente e diretamente e os Atletas têm mais dificuldade em perceber a sua reação ao esforço, os Watts da Potência é mt mais fácil quer do atleta perceber, quer de prescrever o treino, pois as pessoas vêm um número direto no aparelho e não tem de esperar que se atinja o pulso pretendido, com a FC faz com que mtas vezes façam um esforço superior ao pretendido e dp não conseguem atingir o objectivo de volume do treino na intensidade.

Mas tb te digo já é tempo demais, e como temos diferentes formas de comunicar........e dp tb há os que acham que o Empírico que resulta com eles é uma verdade absoluta dizem-no com tal convicção no meio de coisas que até estão certas e a malta acredita que é científico.
 
Top