• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Frequência Cardíaca Mínima

Não se trata de informação errada , antes pelo contrário : Séria e Útil para quem a sabe ou queira aplicar .

E não chega Postar aqui... como fosse uma competição a menor frequência cardíaca e a comparar ao resultado de uma óptima condição física .

É sempre preciso avaliar cada caso já que o mais importante verificar é se o caso é fisiológico ou se trata de uma condição patológica , devido a algo .


Conheço muitos atletas ... que começaram a sentir desmaios ... tonturas ... síncopes ... e não vou dizer aqui nomes , voces tb sabem .

Por vezes prevenir é o melhor remédio ... OFF TOPIC .
 

el gato

Member
Devo confessar que sempre me intrigou este tema das mortes súbitas no desporto. De facto a literatura especializada no ciclismo refere que um índividuo que tenha principios correctos de treino ou seja progressivos e exequíveis ao longo do tempo o seu estado geral do corpo principalmente a sua forma cardiorespiratória irá aumentar significamente ou seja obterá uma melhoria, onde o seu sistema respiratório irá possuir uma maior capacidade bem como o seu sistema cardiovascular e é ai como é sabido onde o coração desempenha um papel preponderante, porque devido ao efeito treino transforma-se ( regra geral) para um estado superior ou seja dilata-se em tamanho ( tal como um bicipe de um braço onde é constantemente tonificado com exercicios de carga). Ora sendo assim é natural que o músculo cardíaco sendo mais poderoso, bombeie mais davagar ( o famoso coração de atleta) do que uma pessoa que seja efectivamente sedentária.
Isto de uma forma geral é do conhecimento geral para alguem que laia um bocadinho atrvés de revistas da especialidade, livros,etc, mas também concordo com o tarmacevora e partilho das suas advertências: apesar do ciclismo ser um excelente exercicio a palavra PRUDÊNCIA deve estar sempre presente.Não cair em exageros nos treinos ( deixem isso para os prós),encarar o desporto de uma forma não competitiva ( bem sei, é dificil), se possivel façam uma prova de esforço, enfim aquelas coisas que a maioria já sabe...

...acima de tudo gozem a bicicleta,divirtam-se, a forma é só mais um bonús que vem depois naturalmente...

boas pedaladas
 

SBRDYDY

Well-Known Member
O gamito teve que deixar o ciclismo por ter 30 ppm a dormir.
De resto acho um tema muito serio para se discutir num forum.
QueM quiser uma informaÇÃo correta fale com o seu medico de familia.:d
 
Pois foi ... a intensidade estava a ser em demasia , teve um susto ... e só com registo 24horas se apercebeu que até a dormir tinha paragens cardíacas .

... desporto sim , obrigação de ... não .
 

Fortunato21

New Member
tou no pc quieto a escrever e falar no msn,tou com 68bpm sao 18:26:eek:

Boas o meu 1º post..

Caetano fiz como tu tou a escrever e a olhar para as pulsações 70 pulsações por minuto mas sou bastante ancioso e há dias em que antes de pedalar atingo os 90 batimentos..
Como explicam isso?? é normal?

Abraços e boas pedaladas...
 

MarceloBTT

New Member
Quando fiz as minhas primeiras provas em competição, isto no BTT, XCO, antes de partir mesmo sem estar cansado estava a ~150bpm de estar tão ansioso e nervoso.
 

caetano

New Member
Boas o meu 1º post..

Caetano fiz como tu tou a escrever e a olhar para as pulsações 70 pulsações por minuto mas sou bastante ancioso e há dias em que antes de pedalar atingo os 90 batimentos..
Como explicam isso?? é normal?

Abraços e boas pedaladas...
sim é normal,é como a tensao arterial,agora pode tar boa e daqui a 5 minutos estar alta,depende do estado de espirito da pessoa,nervosa,anciosa,cansada,basta uma noite mal dormida para de manha a pulsaçao estar mais alta,o descanço é muito fundamental.

abraço
 

consciouness

Active Member
Se calhar há aqui pessoal que não mede correctamente a FCM. Só se fala aqui medir a FC ao acordar, e não é bem assim.
Seguindo o que diz uma conceituada médica da Federação Americana de Ciclismo, o método é o seguinte:
medir durante 7 dias seguidos, ao deitar e após cerca de 15m de descanso durante 1m, ao levantar antes de sair da cama medir durante 1m. São 14 medições. Somar todos os valores e dividir por 14.
Muito simples e preciso. Quanto mais dias medirem, mais precisão terão.
E se calhar já não irão andar aqui a duvidar de algumas frequências do pessoal.
 

FDias

New Member
Boas!
Tenho 33 anos e desde os 14 que pratico desporto regularmente sendo que mais de uma decada me dediquei em exclusivo ao atletismo de fundo treinando 6 a 7 vezes por semana uma média de 15 km por dia. A bicicleta era apenas usada nas pausas do atletismo um a dois períodos por ano. Há cerca de 4 anos que deixei de fazer competição e passei a dedicar-me mais à bicicleta treinando por vezes intercalado com o atletismo. De abril a outubro é o período em que tenho mais tempo para treinar e onde chego ao meu pico de forma. Nunca fumei e só nos últimos anos bebo umas cervejas de vez em quando e uns copos de vinho à refeição. Cafés também bebo pouco e nunca diariamente. Nos tempos em que fazia competição tinha em muitas alturas do ano uma FCM de 39 bpm, actualmente nem tenho ligado a isso mas lendo este tópico resolvi ver quantas tenho agora e contei duas vezes, deu: 45/46 bpm. O meu dia foi: levantei-me às 7:30 h fui trabalhar até às 15:30 h e dormi uma folga entre as 17:30 e as 20:30 h. Agora estou com a pilha carregada e não há sono.
 

jimlizard

Member
Ninguém se lembrou do Miguel Indurain, que chegou a apresentar o valor impressionante de 28 bpm. Creio que é um dos mais baixos alguma vez medidos.
Já na VO2 max, o recordista no mundo do ciclismo é o Greg LeMond, com 192.5 ml/min/Kg.
Mais do que isso na história do desporto, só há registo de valores medidos em dois atletas de esqui "cross-country".

Quanto ao meu caso:

26 anos
1.74m
68Kg
48-50bpm
 

jimlizard

Member
É um dado relativamente conhecido de várias fontes, e ainda assim é 4.5 menos do que o máximo já medido num atleta.
Já agora, o valor máximo do Indurain era de 188.
 

nunocoutinho

New Member
Andava eu á procura de frequência cardiaca mínima e encontrei isto:

"Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate por minuto. A menor frequencia cardiaca registrada foi de 10 bpm (batimentos por minuto), pelo velocista Johnn Almeer."

Imagino que tenha sido a dormir...
Eu andava a procura disto porque já tinha feito medição a meio deste ano e fazia por vezes 34bpm a dormir, medi esta semana depois de 500km nas pernas em 7dias seguidos e fiz um mínimo de 30bpm e achei um pouco baixo, mas para 10bpm... fico mais descansado assim.

Neste teste coloquei a fita um pouco antes mesmo de deitar.
Para os mais céticos:

Pulsoadormir.jpg
 
Top