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Finalmente hora de fazer um sério upgrade!

GabKoost

Active Member
Digníssimos,

No final de 2017 vim cá questionar a malta sobre que bicicleta se encaixaria num total amador que estava a começar a levar o desporto mais a sério, e queria iniciar-se na variante de estrada.

Graças aos vossos bons conselhos adquiri uma baratinha na decathlon de 690€ (Triban 540) que, em mais de 3 anos, já tem quase 15.000k. Para um iniciante foi uma excelente compra a preço imbatível e já com Shimano 105 (quer dizer.... parte do groupset apenas...).

Contudo, agora que já tenho mais calo e tenho andado a fazer perto de 200k por semana, parece-me que já fiz por merecer algo de superior. Já consigo andar com um bom grupo, dar uns puxões na frente e fazer 100k+ quando assim me apetece.

Assim sendo, como recompensa pelos meus esforços (e todos nós sabemos o que custa no início...), vou reformar a Triban como bike de treino no Zwift (eventualmente equipá-la para umas aventuras de Bike Packing porque tem os parafusos todos já de origem) e subir o nível do equipamento.

Pergunto-vos o que comprariam dentro destas condições:

- Orçamento: Até 2500€
- Groupset: Shimano 105 (não vejo diferença de performance nenhuma para os outros e prefiro gastar o dinheiro no quadro ou rodas)
- Material quadro: Carbono
- Travões: NÃO QUERO DISCO (Inútil para mim, mais pesados e mais exigentes de manutenção. Mais uma vez acho o dinheiro mais bem investido no resto).

Estava a pensar em algo como isso: https://www.canyon.com/en-pt/road-bikes/endurance-bikes/endurace/endurace-cf-7.0/2508.html

Agradeço deste já as vossas opiniões!

Cumps!
 

Bruso

Well-Known Member
Parabéns pela evolução e pela decisão mass ecolheste a pior altura possível para fazer o upgrade.

O melhor que tens a fazer é ir a todas as lojas de Bikes à tua volta e ver o que há disponível. Canyon tem prazos de entrega muito longos. Provavelmente só recebes a bike lá para Outubro ou depois disso.
Tu basicamente já sabes o que queres portanto é só procurar Bikes que encaixem nesse perfil.
 

cou7inho

Well-Known Member
Antes demais parabéns por essa evolução.
Pessoalmente acho que trocar de bicicleta nesta altura é uma péssima decisão. O mercado está super infeccionado não há stocks...
Se a tua Triban ainda se aguenta de pé, na minha opinião, devias mente-la mais uns quantos meses até isto acalmar.
Além disso em breve sairá o novo grupo de 12v da Shimano o que poderá ajudar a baixar um pouco os preços dos grupos atuais, embora isso só aconteça se esta febre das bicicletas também passar.
Mas isto é só a minha opinião claro.
Quanto à questão dos discos nem discuto :D parece que sabes bem o que queres.
No entanto, se a tua ideia for mesmo trocar de bicicleta agora só te resta começar a procurar uma bike que encaixe em ti. Atenção à geometria. Não fiques à espera de entrar numa loja e fazer um grande negocio porque com o desespero que há por bicicletas se te metes a negociar muito o vendedor manda-te dar uma volta porque logo a seguir vem um que paga o que o vendedor pede. E acima de tudo não compres por impulso só porque o modelo que queres só tem data prevista de entrega para daqui a 10 meses. Ah e em relação à Canyon averigua se estás mesmo disposto a comprar online.
 

rkixa

Well-Known Member
Também estou na mesma situação de troca de bike, já tive outras bikes mais modestas e agora estou mais ou menos com o teu plafond, pelo que com este investimento irei fazer primeiro um bike fit para fazer a compra de forma segura.
Ora lojas de bike fit estão fechadas vai demorar um pouco e para além disso como o @cou7inho falou stocks estão extremamente difíceis e os preços não sofrem baixas, não só Canyon como tudo, estou a pensar aguardar até que se regularizem stocks e quiçá no tempo que estaria à espera da bike saiam novos modelos ao mesmo preço, a título de exemplo quero uma Trek e na melhor das hipóteses, segundo algumas lojas, só para Setembro ou Março!
 

JBG

Well-Known Member
- Travões: NÃO QUERO DISCO (Inútil para mim, mais pesados e mais exigentes de manutenção. Mais uma vez acho o dinheiro mais bem investido no resto).

Aceito que não estejas preparado para travões de disco, mas estes não são mais exigentes na manutenção. Em condições normais é só trocar pastilhas e andar e esquecer.
Com esse orçamento e specs não vai ser fácil encontrar oferta com stock sem ser em travões de disco. A tendência é os travões tradicionais desaparecerem nas gamas de 105 para cima.
 

s0me0ne

Well-Known Member
Travões: NÃO QUERO DISCO (Inútil para mim, mais pesados e mais exigentes de manutenção. Mais uma vez acho o dinheiro mais bem investido no resto).

Não acho k os travões de disco nas bikes de estrada seja o upgrade do século, mas para esse valor, na minha opinião, é um erro comprar uma bicicleta nova s ser travão de disco. Isto em termos de investimento.

Vai haver uma altura em que a vais querer trocar e o valor k te vão dar será MT mais baixo.

Vê o exemplo das bicicletas de BTT roda 26. Pode estar MT bem equipada mas ninguém lhe pega.
 

Mafioso

Well-Known Member
Investir 2500e numa bicicleta sem discos acho que não faz muito sentido nos dias de hoje. Esse assunto já foi mais que batido em vários tópicos por aí, se mesmo assim estás decidido força.
 

petrix

Well-Known Member
- Travões: NÃO QUERO DISCO (Inútil para mim, mais pesados e mais exigentes de manutenção. Mais uma vez acho o dinheiro mais bem investido no resto).
Sim os discos são mais pesados, mas vais perder alguma corrida à custa desse peso extra???
Manutenção???
No disco, num minuto trocas os calços, não precisa de mais nada, enquanto nos tradicionais além dos calços convém todos os anos, dependendo do uso, trocar os cabos...
...E estás a esquecer de uma parte importante... os travões tradicionais além de serem menos eficazes, principalmente em tempo de chuva, desgastam as pistas de travagem da rodas, ao fim de algum tempo vais ter que comprar rodas novas...
 

jcca

Well-Known Member
- Orçamento: Até 2500€
- Groupset: Shimano 105 (não vejo diferença de performance nenhuma para os outros e prefiro gastar o dinheiro no quadro ou rodas)
- Material quadro: Carbono
- Travões: NÃO QUERO DISCO (Inútil para mim, mais pesados e mais exigentes de manutenção. Mais uma vez acho o dinheiro mais bem investido no resto).

Boa Noite, compreendo a tua opção (não estou a dizer nem que está certa nem errada).
Agora vou deixar-te algumas perguntas.
2500€ e 105 estás a comprar um quadro dos caros (não necessariamente bom) daquelas marcas em que pagas mt o nome da marca ou umas rodas de gama média alta - se a opção é quadro daquelas marcas caras eu tinha de o testar a sério - aprendi há muitos anos que um quadro bonito de uma marca cara não é necessariamente um bom quadro.

Sobre os discos partilho de alguma da tua opinião, aquilo que tens de ter noção é que, já neste momento, tu não encontras rodas de pista de travagem de gama média com facilidade, dentro em breve só vais ter rodas de gama alta ou de entrada, quando quiseres ou precisares trocar, para manter o nível do resto da bicicleta terás de ir para uma gama alta.

Sendo essa a opção mesmo sem disco e se estas contente com a decathlon,
aconselho este conjunto que tem uma excelente relação qualidade preço, belas rodas, em ultegra bom peso, bons periféricos.
BICICLETA DE ESTRADA EDR CF ULTEGRA Preto VAN RYSEL - À venda na decathlon.pt
Ou então mercado em segunda mão encontras de certeza coisas boas leves e em durace por esses valores.
 

pratoni

Well-Known Member
Uma boa opção atualmente para contornar a falta de stocks e bicicletas poderá ser um upgrade em que mudas só o quadro e e aproveitas os componentes da atual que já são 105 que é o que queres...
 

GabKoost

Active Member
Sendo essa a opção mesmo sem disco e se estas contente com a decathlon,
aconselho este conjunto que tem uma excelente relação qualidade preço, belas rodas, em ultegra bom peso, bons periféricos.
BICICLETA DE ESTRADA EDR CF ULTEGRA Preto VAN RYSEL - À venda na decathlon.pt
Ou então mercado em segunda mão encontras de certeza coisas boas leves e em durace por esses valores.

Boa opção esta.
Peso de 7.2kg no meu tamanho é impressionante.
A versão com travões de disco 7.7kg. Pena é ser vermelha (nada a ver com clubite, só não gosto de dar nas vistas assim tanto lol).
Obrigado pela dica. Estou a considerar!
 

GabKoost

Active Member
Uma boa opção atualmente para contornar a falta de stocks e bicicletas poderá ser um upgrade em que mudas só o quadro e e aproveitas os componentes da atual que já são 105 que é o que queres...

Seria boa opção não fosse a Decathlon mentir com quantos dentes tem sobre o "105".

Eles não metem o groupset completo. Pedaleira e travões, por exemplo, não são 105. Os travões são da marca deles e uma valente porcaria por assim dizer.

As próprias rodas são numas rodas boas para treinar e andar por aí no paralelo sem preocupações. Mas para quem já quer um pouco mais de eficiência, deixam imenso a desejar.

Os compontentes desta Triban não valem o upgrade. É boa para por no Zwift e para lhe espetar uns pneus mais largos quando quiser fazer um passeio em modo bike packing.
 

GabKoost

Active Member
Sim os discos são mais pesados, mas vais perder alguma corrida à custa desse peso extra???
Manutenção???
No disco, num minuto trocas os calços, não precisa de mais nada, enquanto nos tradicionais além dos calços convém todos os anos, dependendo do uso, trocar os cabos...
...E estás a esquecer de uma parte importante... os travões tradicionais além de serem menos eficazes, principalmente em tempo de chuva, desgastam as pistas de travagem da rodas, ao fim de algum tempo vais ter que comprar rodas novas...

Evidentemente que não. Esta minha opinião vem essencialmente de que tipo de utilização faço da bicicleta.
Não ando à chuva. Quando ando em tempo mais fraco é na de BTT. E neste caso, estou sempre a resolver problemas de chiadeira e ruídos irritantes.
Além disso, de cada vez que tiro as rodas por qualquer razão tenho constantemente de reajustar as patilhas etc.
São apenas más experiências minhas.
Depois disso, uma bike com ou sem travões disco cria uma diferença de 400/500gr num instante. Poupar dinheiro e ganhar 400gr é algo que me atraí bastante.
Concordo contudo com o que outras pessoas disseram aqui. Se a indústria rapidamente eliminar os travões tradicionais das gamas médias/altas, é chato ter uma bike limitada nas todas que mais cedo ou mais tarde irei necessitar...
 

GabKoost

Active Member
Além disso em breve sairá o novo grupo de 12v da Shimano o que poderá ajudar a baixar um pouco os preços dos grupos atuais, embora isso só aconteça se esta febre das bicicletas também passar.

Não sabia disso. (Noob lol).

Será 2x12 certo? Alguma previsão de entrada no mercado?
 

cou7inho

Well-Known Member
Não sabia disso. (Noob lol).

Será 2x12 certo? Alguma previsão de entrada no mercado?
Sim a Shimano vai apresentar o grupo de 12 velocidades.
A Shimano faz 100 anos este mes, dia 23 acho, e os rumores apontam para que essa possa ser uma data de apresentação. Mesmo que não aconteça não deve faltar muito para a apresentação do novo grupo.
No momento em que sair pode ser que os grupos de 11v baixem um pouco. Duvido, mas...
Acho que já referi isto, se puderes aguentar mais uns meses com a que tens aguenta. Assim deixas sair o novo grupo da Shimano, deixas aceitar a poeira relativa a essa apresentação e esperas que as marcas comecem a ter mais stock e preços mais amigáveis. O que se ve atualmente é ridículo. bicicletas que antes custavam 2500 hoje custam 3000, por exemplo. Mas é só uma opinião.
 

GabKoost

Active Member
Sim a Shimano vai apresentar o grupo de 12 velocidades.
A Shimano faz 100 anos este mes, dia 23 acho, e os rumores apontam para que essa possa ser uma data de apresentação. Mesmo que não aconteça não deve faltar muito para a apresentação do novo grupo.
No momento em que sair pode ser que os grupos de 11v baixem um pouco. Duvido, mas...
Acho que já referi isto, se puderes aguentar mais uns meses com a que tens aguenta. Assim deixas sair o novo grupo da Shimano, deixas aceitar a poeira relativa a essa apresentação e esperas que as marcas comecem a ter mais stock e preços mais amigáveis. O que se ve atualmente é ridículo. bicicletas que antes custavam 2500 hoje custam 3000, por exemplo. Mas é só uma opinião.

E pá, se estará para sair um grupo de 12v prefiro mesmo esperar. Gastar este dinheiro e passar uns meses depois a ter uma transmissão desactualizada que, se calhar, nem será compatível com quadros e desviadores, não será muito bom planeamento a longo prazo.

Não me importo gastar dinheiro desde que este seja um bom investimento a longo prazo...
 

GabKoost

Active Member
Sim a Shimano vai apresentar o grupo de 12 velocidades.

Só uma coisa...

Toda a pesquisa que fiz aponta para Dura-Ace wireless apenas como 12 speed...

Ou estarei a perceber mal? Sabes de alguma coisa sobre os grupos inferiores e mecâncios terem acesso a isso no próximo ano?
 

cou7inho

Well-Known Member
Só uma coisa...

Toda a pesquisa que fiz aponta para Dura-Ace wireless apenas como 12 speed...

Ou estarei a perceber mal? Sabes de alguma coisa sobre os grupos inferiores e mecâncios terem acesso a isso no próximo ano?
As noticias para já só se referem ao Dura-Ace o que é normal porque estas novas tecnologias tendem a ser lançadas primeiro nos grupos mais caros.
Obviamente a Shimano vai ter de meter as 12 velocidades pelo menos na gama ultegra se não quiser perder ainda mais terreno para a SRAM.Mas quando será ...
Achei curiosa esta tua frase
Não me importo gastar dinheiro desde que este seja um bom investimento a longo prazo...
No primeiro post que fizeste referiste que não querias travões de disco. Ora não querer travões de disco é a pior decisão que podes tomar se querer valorizar a tua compra. :D
 
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