• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ferias

pjmano

New Member
Sei que talvez não seja o forum indicado para abordar o assunto, mas sendo este a rede social que mais frequento e onde estou sempre a aprender, de certeza que aqui terá especialistas na matéria.
Agosto, tempo de ferias, mas como se diz por ai que a crise toca a todos, eu não sou excepção (infelizmente)... Tendo já feito orçamentos de cabeça, para isto e para aquilo, vai sempre bater ao mesmo, A altura não é boa e depois há que ver a prioridades, de resto, estar a tomar banhos de sol e a pensar nos euros... não é para mim.
Foi então que pensei, porque não acampar, nunca experimentei, mas sei que hoje em dia existem parques com condições perfeitas para tal. então este fim de semana e depois de uma pesquisa exaustiva para tentar perceber um pouco da coisa resolvi investir numa tenda da declathon de montagem rápida, e como já sabemos, a comprar e acomprar mais vale investir logo em algo que valha a pena, um verdadeiro T2 que fica mais ou menos pelo preço de duas noites num hotel, e o melhor é que fico com o material para futuras experiencias.
Agradecia que os entendidos dessem o seu parecer sobre o assunto, bem como me aconselhassem sobre pormenores que eu de certeza desconheço pois nunca acampei

Obrigado
 

Burning Dogma

New Member
Leva só o indispensável, nada de supérfulo. Todas aquelas coisas que quando se está a fazer a mala nos passam pela ideia e que pensamos "se calhar é melhor levar, posso precisar" deixa em casa porque não vais mesmo precisar. A única coisa que convém levar e esperar nunca usar é um kit de 1ºs socorros e não precisa de ir muito cheio, só o básico. Não faças como aquelas pessoas que vão acampar e levam a mobília toda que parece que estão em casa:D

Duas coisas essenciais a levar são um canivete suíço e um pouco de fita cola, é das coisas mais úteis que podes ter pois desenrrascam muitas situações. Acima de tudo, diverte-te e desfruta da experiência;)
 

RJLA

New Member
Durante muitos anos fiz campismo com os meus pais. Era criança e achava tudo aquilo o máximo. Quando comecei a aproximar-me dos 18 anos passei a fazer campismo com colegas e a namorada, isto porque a vida de estudante também não dava rendimento para mais. Quando ganhei alguma independência financeira (lá para os 22) nunca mais quis nada com campismo e até hoje não sinto as minimas saudades. Sinceramente gosto de ter algumas comodidades que no campismo são dificeis de concretizar. Falo de coisas simples, como espaço para arrumar a roupa direitinha, ter o espaço arrumado, ter espaço para me vestir e para me mexer.... Ok, sou um pouco um maluquinho das limpezas e arrumações, por isso deixei de me sentir bem no campismo. Agora se nunca fizeste campismo acho que deves experimentar, nem que seja uma vez na vida. É uma experiência diferente e que pode tornar-se muito engraçada. Para o campismo é essencial que leves apenas o estritamente necessário. Não esquecer aquelas coisas que fazem sempre jeito, um canivete, isqueiro, estojo de primeiros socorros, uma ou duas mantas/tapetes, fio norte ou cordel, martelo, etc...
Acima de tudo encara a coisa como uma aventura e uma fuga total à normalidade, porque no campismo és mesmo obrigado a dispensar muitas mordomias que são dadas como adquiridas.
Boas Férias!
 

pjmano

New Member
Pois, a Bicicleta uma semana sem ela... acho que vou ter saudades da minha princesa
Obrigado pelas dicas, o canivete e a fita de certeza que levarei (mas não me teria lembrado disso) a bicicleta tera mesmo que ficar em casa pois o espaço no carro já vai ser muito pouco e depois o facto de investir numa grade para o tejadilho, não me agrada nada, pois pelo valor que essas "coisas" atingem posso comprar coisas mais uteis, vou dedicar-me nessa semana a outros desportos tipo caminhada natação e simplesmente não fazer nada...
A minha ideia de campismo será usar a tenda apenas para dormir, que no final de contas é o que a gente acaba por fazer quando aluga um quarto de hotel, só que paga muito mais...
Espero que seja uma experiencia boa, tenho é que treinar algumas vezes montar e desmontar a tenda, para não fazer figuras tristes quando chegar o dia.
Agora digam-me lá se isto não é um autentico T2?...
http://www.decathlon.pt/PT/base-seconds-4-2-74201762/#
 

fogueteiro

Active Member
Pjmano,

posso falar mais ou menos deste assunto porque há 34 anos que faço campismo. Já acampei com todas as condições atmosféricas, e em muito estilo de chão, indo desde a areia, lama e neve (Gredos - Espanha). No meu tempos de escuteiro fiz imensos acampamentos de sobrevivência, e o que levava era apenas o saco cama, e a mochila às costa, e uma tenda. O resto procuravamos na natureza. Aprendi uma coisa básica, que por sinal já foi referênciado: Leva o menos tralha possível, e mesmo a que levares irás ver que pelo menos metade não precisaste.

Apenas umas dicas: Antes de montar a tenda limpa o chão de pedras e paus soltos e evita as raízes. Nem imaginas o que é dormir com uma raíz nas costas.
Evita terrenos muito inclinados porque de manhã acordas fora da tenda, mas também não escolhas terrenos demasiado nivelados, porque se vier uma chuvada tens água dentro. Se puderes não hesites em fazer uma vala pelo menos em metade do diâmetro da tenda para que a chuva não entre pela tenda.
Evita igualmente montares debaixo de árvores, por causa de eventuais trovoadas. A tenda práticamente serve apenas para dormir, por isso se estiver ao sol, não faz mal.

Essa tenda é um espectáculo. A decathlon tem bom material de caminhada e campismo. Um senão apenas é que desmontada ocupa muito espaço, porque não é dobrável e de se meter num saco tipo chouriço. Eu prefiro ter mais trabalho a montar e desmontar mas arrumar mais fácilmente na mala do carro, por exemplo.

Último conselho: Aproveita!!! Se gostas de ar livre, e de ser despertado pelos pássaros, vai adorar. Um quarto de hotel pode ter as condições todas, mas pagas forte e feio, e estás metido dentro duma casa como em 340 dias ao longo do ano.

Já agora, e desculpa a minha curiosidade vais acampar onde?
 

pjmano

New Member
Fogueteiro, antes de mais obrigado pelo teu testemunho, se queres que te diga, eu nunca fui de ferias, como se costuma dizer á grande e á francesa, porque só o simples facto de gastar numa semana o que se ganha num mes inteiro faz-me confusão, não sou do tipo forreta, mas gosto de investir em coisas "palpaveis" as recordações as fotos, essas podem ser tiradas em qualquer lugar, desde que sejamos felizes. No fundo apenas precisamos de um lugar para dormir e quando se tem uma filha com 7 anos, e uma mulher que tambem esta ansiosa por experimentar de certeza que sera uma loucura (espero eu).
O parque que escolhi foi aqui bem perto em Bayona, estive lá o ano passado 3 noites numa roulote fixa a que eles chamam Mobile, e foi então que pensei na possibilidade de acampar, pois estamos na mesma praia, fazemos as mesmas coisas e pagamos menos, claro está que vou tentar levar o menor numero de tralha possivel, ate porque só a tenda ocupa uma grande parte do espaço, a ideia sera usar a tenda mesmo só para dormir.
O parque como ja disse será em Bayona não sei se conheces, mas gostei de la estar e depois a praia é muito boa (quase privada), mas se conheceres outros sitios bons para acampar diz-me, pois ainda nem comecei mas acho que vai ser coisa para ficar, com o cilismo foi a mesma coisa...

Fica bem, bons treinos, e quem sabe a gente se cruze por ai

Paulo
 

fogueteiro

Active Member
Paulo,

Bayona, na realidade ainda não conheço "in loco", mas vi imagens, porque já foi uma das possibilidades. Tenho amigos que já foram para lá e dizem muitissimo bem daquilo, e na verdade as imagens são esclarecedoras.

Felizmente eu e a minha esposa não gostamos de praia de mar, por isso sempre que vamos acampar escolhemos parques do interior, praias fluviais de interior. Aliás o interior, para mim claro, tem todas as vantagens em relação ao litoral, desde a confusão do trânsito, ser mais depressa atendido por exemplo num restaurante, e se não houver rio por perto geralmente existe sempre uma piscina.

Uma experiência que tive e que nunca mais esquecerei, foi há cerca de 10 anos quando fui acampar para Puebla de Sanábria. É um local lindíssimo rodeado por montanhas, e com um grande lago natural onde se pode tomar banho. Mas o que me marcou foi o facto de eu ter levado bikes para todos nós (eu, filha e esposa) e não irmos para a praia onde todos iam mas ter "descoberto" uma mais abaixo no rio que parecia mais uma particular, porque na realidade não andava lá viva alma. Haviam eram imensos peixes, pássaros de muita espécie e muitas... muitas cobras. Eu e a minha filha andamos a "pescá-las" com um pau.

É isto que me fascina no campismo: O contacto directo com a natureza e não com o betão, shoppings, etc...

Ainda este fim-de-semana estive num parque de campismo, não em tenda mas em Bungallow porque o motivo não permitiu levar tenda, muito muito engraçado: Montargil, no Alentejo. É lindissimo e a albufeira soberba para praticares desportos naúticos. Vila Flôr, perto de Mirandela existe um parque muito grande. É pena estar um pouco degradado, sobretudo no pavimento, mas a piscina é soberba, para além de imenso espaço circundante totalmente natural. Enfim, opções não faltam.... falta é muitas vezes o tempo, porque na verdade ainda é a maneira mais económica de fazer férias.

Tal como dizes, eu também gostos de gastar o meu dinheiro em coisas úteis, mas que sobetudo me ensinem algo.

Meu amigo, goza muuuuuito as tuas férias, brinca muito com a tua filha (é o melhor que podes fazer) e espero que gostes e não venhas frustrado.

Ahh, só mais um conselho: Como sabes uma noite mal dormida muitas vezes é a morte do artista, por isso se puderes levar um colchão de encher ou algo que te permita dormir confortávelmente, e para a tua familia. Preza mais um colchão bom do que outra coisa qualquer.
 
Last edited:

pjmano

New Member
Fogueteiro quanto a dormir acho que ja estou bem servido http://www.decathlon.pt/PT/sleepin-bed-camp-2p-140-print-113791276/ não dispenso uma boa noite de sono para ter um bom dia e tem mesmo de ser assim com a vida que temos hoje em dia...
Quanto ao interior rios piscinas e natureza, gosto, mas não é muito o meu tipo, prefiro confusão (não muita) praia e agua salgada, talvez seja por passar quase todo o ano a trabalhar numa zona industrial onde não se passa nada, apenas arvores e estradas praticamente desertas,onde na hora do almoço posso fazer caminhada na rua sem ver um unico carro passar, e depois passar o tempo de trabalho em frente a computadores e sob pressão (artes graficas) como deves imaginar...
Assim tanto em ferias como ao fim de semana ir a um shoping, tanto para mim como para a minha mulher que tem um emprego no mesmo ramo, é um balde de agua fria numa rotina de calma e tranquilidade aparente.
Gosto do Geres, por acaso fica relativamente perto, mas apenas uma tarde, mais do que isso... é seca para mim
É normal pessoas das grandes cidades procurarem locais calmos, e é normal pessoas de pequenas cidades procurarem a confusão penso eu.
No caso de Bayona, acho que tem um pouco das duas coisas, é um local pacato com uma praia pouco frequentada por pessoas que não estão no parque porque os acessos pela parte publica não são muito praticos, se quiseres mais confusão e divertimento tem uma cidade pequena perto, que não me lembro do nome, mas tem bom ambiente nas ruas
De resto, a conclusão a que chego é sempre a mesma, interessa é estar de ferias com a familia, ter tempo... e para isso não interessa o lugar, interessa sim o que se cultiva durante o resto do ano, para que esse tempo todos juntos seja perfeito.
Sei de casais que todos os dias discutem discutem e depois pensam que umas ferias de sonho vai resolver os problemas...
O meu unico problemas é gerir o tempo livre que tenho para conseguir estar com quem mais gosto, familia e a...bicicleta...(?)
Fica bem e se mudares de ideias sobre o local onde acampar este ano, aparece a maneira facil de nos identificar-mos talvez seja pelo "bronze á ciclista"
 

fogueteiro

Active Member
Ehehehe, essa de nos identificarmos pelo bronze à ciclista, fez-se rir... quem sabe. Ou então levamos as camisolas do fórum:confused::confused::D.

Infelizmente as minhas férias estão um pouco em causa este ano. A minha esposa vai ser internada para a semana e não sabemos como vai ser a recuperação. Portanto este ano estou resignado....

Tens toda a razão... o que não se faz durante o ano não é em 15 dias. Também prezo muito a familia, e prova disso é a relação que tenho com a minha filha com 16 anos e ela comigo, e com a minha esposa. Mas a seguir a elas tenho a "amante", mas felizmente não causa ciúmes...:D:D
 

caetano

New Member
boas.
para mim nao ha melhor que acampar,ja o faço quase a 20 anos,e como eu digo,para estar dentro de 4 paredes fico em casa.
normalmente quanto maior for o carro mais cheio vai,mas pronto,ja nem ligo a isso,a sempre alguma coisa que fica em casa a fazer falta...na tenda tenho tudo como se fosse num apartamento,mas so que é ao ar livre e isso para mim é o essencial,faz-se amigos,anda-se a vontade,os churrascos,etc,é disso que gosto.
mas este ano vai ser diferente,como a minha filhota tem poucos meses,ja nao vou acampar...talvez para o ano vaia.
 

pjmano

New Member
boa sorte para a sua esposa Fogueteiro, e boa sorte com a sua filhota Caetano, Quando voltar de ferias eu conto como foi a experiencia de uma famila de "tótós" que resolvem acampar

Fiquem bem e bons treinos

Paulo
 

caetano

New Member
obrigado pjmano,mas depois de vires,nao vais querer outra coisa...isto é,depende dos gostos das pessoas,ha aquelas pessoas que nao gostam de campismo,mas se fores como eu,gostar de ar puro e do campo decertesa que vais gostar.

abraço e boas ferias
 

pjmano

New Member
só posso dizer uma coisa... Já fui e já vim e já estou ansioso para a próxima vez, raio de bichinhos que nos mordem e depois ficamos "doentes"
 
Top