• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Fazer Ciclismo em tempo de chuva/baixas condiçoes climatéricas

Rikardo

New Member
Alguem daqui do forum ja fez ciclismo em dias de chuva/nevoeiro/morrinha etc...
Gostava que deixassem aqui os vossos relatos/opinioes sobre o que acham de praticar a modalidade em climas de mau tempo. Criei este tópico pois hoje estive quase tentado a meter o cavalinho á chuva e rasgar um pouco de alcatrao mas depois acabei por desistir da ideia. :D
 

fogueteiro

Active Member
Cá por mim não ando quando o tempo está chuvoso, ou a prometer muito. De resto ando sempre, e com frio até gosto mais. Há os equipamentos ditos para chuva, mas que na realidade de pouco ou nada valem.

Hoje também estive para saír, mas o tempo não permitiu.
 

paradawt

Moderador
Para resp à tua questão vou contar-te uma história...

Quando comprei a minha primeira bicicleta de estrada (Janeiro), tinha que estreá-la a todo o custo. E assim foi! Saí um Sábado de manhã e fiz-me à estrada.

Posso dizer-te que a chuva a cair nas calças ficavam tipo pedacinhos de gelo e os pés não os sentia, porque os sapatos encharcaram e deixaram-me os pés roxos.

Além disso tens a questão dos carros que se colocam à tua frente e a bicicleta não tem a mesma eficiência na travagem. Inclusivé começar a roda traseira a fugir.

Amigo, se chove muito vou correr ou pego na bicla de monte e lá vou eu mais nas calmas.

Se chove pouco (muito muito pouco) talvez arrisque ;)

Um grande abraço e boas pedaladas.
 

J.P.

New Member
Eu ando sempre. Sol, chuva, frio. Só evito andar com chuva e vento em simultaneo. Com roupa apropiada a coisa até se faz bem. A condução tem de ser muito defensiva, não há srints, não há descidas rápidas e não há curvaças.Evito tambem voltas muito grandes (máximo 100/120 Km). Até agora não tive problemas. O mais chato disto é a bike ficar um nojo e precisar depois de cada volta nestas condições de uma lavagem e lubrificação.
Pessoalmente prefiro andar com más condições atmosféricas e sofrer mais, do que fazer rolos. Bicicleta para mim é ar livre. Dentro de casa só há um desporto que gosto de fazer... e não é andar de bike:eek:. Mas enfim são gostos e cada um tem os seus.
 

dekeriel

Member
Eu saio faça sol ou chuva, claro que com chuva saio menos vezes, tento sair sem chuva sempre que é possível aproveito dias como hoje para fazer um descanso mais prolongado que tanta falta faz as vezes, mas quando chove vários dias seguidos costumo sair com uma bicicleta de ciclocross, com roda 700x32 de estrada, dá muito mais segurança e o equipamento tá mais preparado para aguentar a agua depois é só meter um lubrificante á prova de agua, umas luzinhas e siga pra estrada.
 

Scorpio

Banned
Boas,

Saía para a estrada com chuva quando os treinos para a competição assim me obrigavam, hoje como ando por prazer e como andar encharcado não me da prazer não saio com chuva.

E se durante o treino começa a chover é dar meia-volta e fazer contra-relógio ate casa. :)

Vocês não imaginam o desgaste que existe por andar em tempo de chuva, pois não?

Acho que o risco de queda, constipações, desgaste acelerado do material, etc, etc, etc, não justifica pedalar com chuva.

Boas pedaladas
 

Rikardo

New Member
Obrigado pelas opinioes. Achu que hoje vou tirar o dia para descanso e amanha a ver vamos se faço um pouco de estrada pois farto-me de ficar em casa e para mais agora que estou de férias.:D Obrigado pela história Paradawt, a mim aconteçe-me "quase " o mesmo pois eu começei a bem pouco tempo no pedal e como agora tomei o gosto hoje fiquei um pouco xateado pois tava com ideias de dar umas voltas. Bem... resta espera por amanha ...

Abraços e boas pedaladas :D
 

Burning Dogma

New Member
Às vezes saio para a chuva, gosto de pedalar e sentir a chuva. Mas como a bicicleta fica uma desgraça e o risco de queda é maior, nem sempre faço o gosto ao corpinho:D
 

el gato

Member
...já inventaram os rolos, há que experimentar;);););)

...fora de brincadeira, o el gato quando chove com pouca intensidade faz btt já que é menos penoso e mais abrigado do vento,etc. Mas se chover mesmo a sério, torrencialmente, ai sem dúvida uma sessão de home trainer para manter o tonus e a forma...agora ficar parado, não:mad:...como alternativa se me apetecer faço piscina, o que é optimo já que dá para apreciar o mulherio em fato de banho:cool::cool::cool::cool:
 

fuzo

New Member
Eu ate gosto de sair quando está a cair aquela chuvinha como a de hoje:cool::cool::cool:,mas claro nem sempre a vontade é a mesma quando nao apetece sair faço um treino mais ligeiro de rolo:mad::mad:,poruqe fazer rolo é dose enquanto o inverno nao chegar mesmo a serio fazer rolo é um massacre
 

pedrofeijo

New Member
Se estiver a chover a sério nem saio,faço rolos.Porém se estiver apenas aguaceiros,não tenho medo,equipo-me a rigor e faço-me à estrada.O bicho é mais forte,que o medo da chuva.Agora chuva com vento é que não suporto,não dá para aguentar.
 

NO FLATS

New Member
Cá eu é sempre na rua, chova o que chover. Até já tenho treinado debaixo de autênticos dilúvios, nada que um bom equipamento e um pouco de força de vontade não faça.
 

Rikardo

New Member
Nunca experimentei fazer nos rolos mas quase de certeza que nao vou gostar pois gosto de apanhar ar livre e apreciar a paisagem. No inverno é um pouco complicado mas ainda há-de xegar o dia em que me vou atrever a apanhar um banho de agua da chuva. :D:D
 

duchene

Well-Known Member
Por estes lados, em tempo de chuva impera o BTT. Por muito que adore andar à chuva em estrada aberta, o risco de um acidente estúpido nas zonas urbanas e semi-urbanas não compensa o prazer que retiro de uma volta mais molhada. Muito menos nos primeiros dias de chuva em que a estrada é um autêntico cocktail de gorduras e óleos. Precisamente à conta disso, ontem deram-me cabo da lateral toda do meu carro...

Quanto aos rolos, são de facto uma seca. Mal por mal prefiro ir correr à chuva. Só os uso em último recurso.
 

Hudju

Member
Eu gosto de andar com tempo frio, mas com chuva, nem sequer saio de casa!!! Andar com chuva, é muito desconfortável, para além do perigo constante de queda.
 

patrick pires

Well-Known Member
Com chuva não saio.. claro esta no meio do treino se tiver de ser a que sofrer..
Mas para quem vive como eu numa zona montanhosa, sabe bem o que é o inverno rigoroso e o perigoso que se torna a estrada com chuva, frio etc... para isso remedio santo "rolos".. :cool:
 
Last edited:

prates

New Member
BOAS.
Pessoal eu já tenho saido saido ao fim de semana com com o grupo a chuver mas sozinho é muito ráro faço rolos e corro um pouco na passadeira.
 

SLM

New Member
Fosse a água o pior dos problemas. Ainda há uns dias provei do veneno. Um riacho de óleo na aproximação a uma rotunda e mesmo a subir fui ao chão. Se estiver a chover pego na BTT para uma volta rápida ou vou correr.
 
Top