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fatalidades dos utilizadores de bicicleta em vários países

pedrofeijo

New Member
...achas mesmo que faz mais sentido ir numa nacional em linha recta durante X kms a 20 km/h atrás desse grupo de ciclistas? Porque já me aconteceu e acabei por chegar atrasado. Agora experimenta explicar ao patrão que chegaste atrasado porque atravessate toda a estrada entre duas localidades atrás de de bicicletas...

Para já não íamos a 20km ,íamos mais depressa ,mas enfim ,o cerne da questão não é esse .O que interessa saber é, até que ponto eu ou outros circulando de bicicleta e cumprindo na integra a lei,os condutores de veículos motorizados com quem nos cruzamos também a cumprirão?
Porque se há bestas a conduzir carros ,também as há de bicicleta.O problema é como já disse anteriormente é de formação porque se eu ando com respeito e cuidado de bicicleta,também o faço de carro.
 

Akh608

New Member
Compreendo, não me estava a referir ao vosso caso.
Embora, em verdade, tb os outros iriam... não me lembro.

Mas repara, falaste em 40 ciclistas. Não sei se eram mesmo ou "atiraste o número", mas deixa-me pegar nele. Se forem a par, e pensando que cada bicicleta ocupe sensivelmente 2m (porque vão distanciados uns dos outros e considerando que alguns vão mais de 2), tens uma fila com 40m na estrada a ocupar toda a faixa de rodagem. Até podemos considerar que vão a 3, para ocupar menos espaço, mas mesmo aí, vão ocupar 27m.
Agora pergunto - imaginam o perigo que é uma fila com estas dimensões? Os veículos com mais de 12m têm uma indicação especial para o condutor saber que pode ser surpreendido a meio da ultrapassagem e ter especial cuidado. Por vezes, para reduzr o risco de acidentes, são até limitados no horário ou estradas em que se podem deslocar.
Daí o ter levantado a questão se um grupo destes nao necessitará de autorização/escolta.

Reparem... nestas questões temos de procurar um bom senso, e é verdade que existem burros de parte a parte. O interessante seria, da nossa parte, definir algumas regras e bons costumes. Os acidentes acontecem, mas é importante que quando aconteçam, não seja por culpa ou falta de cuidado da nossa parte.
 

A P

New Member
meu caro amigo akh608
diga me o seguinte para que todos compreendam
o amigo anda de bicicleta na estrada?
se sim, á quando tempo?
ou pratica?
quantas vezes treina por semana?
duramte quanto tempo?
quantos km faz?
que tipo de treino pratica?
anda sozinho ou em grupo?
se já andou em grupo com quantas pessoas?
faz uso da bicicleta para acompanhar os filhos no parque, laser, turismo, pré competição, ou competição?
já participou em alguma prova ou competição velocipedica?
é que ninguem compreende o seu ponto de vista
vc é daqueles que ultrapassa com traço continuo?
manda vir com os tipos das bicicletas, mas não discute com os tractores, matavelhos, semi reboques?
julgo que aqui defende-se as bicilcetas e procura-se que todos andem em segurança
 

Akh608

New Member
meu caro amigo akh608
diga me o seguinte para que todos compreendam
o amigo anda de bicicleta na estrada?
se sim, á quando tempo?
ou pratica?
quantas vezes treina por semana?
duramte quanto tempo?
quantos km faz?
que tipo de treino pratica?
anda sozinho ou em grupo?
se já andou em grupo com quantas pessoas?
faz uso da bicicleta para acompanhar os filhos no parque, laser, turismo, pré competição, ou competição?
já participou em alguma prova ou competição velocipedica?
é que ninguem compreende o seu ponto de vista
vc é daqueles que ultrapassa com traço continuo?
manda vir com os tipos das bicicletas, mas não discute com os tractores, matavelhos, semi reboques?
julgo que aqui defende-se as bicilcetas e procura-se que todos andem em segurança

Se quiser reler...
Caro A_P, como referi na minha primeira intervenção, sou novo nestas andanças. Aliás, à parte do post onde pedi ajuda sobre que bicicleta comprar, esta é das minhas primeiras intervenções, e certamente a primeira mais "fundamentada", por pouco fundamento que possa ainda a minha opinião ter, num tópico. Por isso, respondendo à sua pergunta (ainda que dirigida à classe e não ao próprio, que recomendo quando tenha dúvidas sobre a minha pessoa), sim, ando na estrada, mas pouco

Esperando que à segunda vez lhe seja mais fácil compreender, resta-me apenas referir que:
-não, não defendo os ciclistas, defendo quem ande em segurança e é precisamente aí que acho importante que se respeite todos.

Como disse no meu post anterior:
Reparem... nestas questões temos de procurar um bom senso, e é verdade que existem burros de parte a parte. O interessante seria, da nossa parte, definir algumas regras e bons costumes. Os acidentes acontecem, mas é importante que quando aconteçam, não seja por culpa ou falta de cuidado da nossa parte.

Já reparou, por exemplo, o caro amigo que estamos a falar de um CE em que
Artigo 40.º
Veículos de marcha lenta

3 - Sempre que a largura livre da faixa de rodagem, o seu perfil ou o estado de conservação da via não permitam que a ultrapassagem se faça em termos normais com a necessária segurança, os condutores dos veículos referidos no n.º 1 devem reduzir a velocidade e parar, se necessário, para facilitar a ultrapassage
Interessa-me mais que todos tenhamos consciência dos nossos deveres e obrigações que participar em discursos pelos direitos. Não tenha dúvida que me juntarei a eles quando saiba que todos ou a maioria compreende do que estão a falar. Neste momento não se verifica isso.
Por exemplo, ainda ninguém me soube responder (e não encontrei em buscas no google) a informação sobre a necessidade ou não de escolta no caso que referi. Mas já mostrei até cálculos a mostrar que a situação pode ser mais perigosa que pensamos, no caso de eles seguirem a par. Achava mais interessante que m respondesse sobre isso que a perguntar-me se passo traços contínuos.

Quando digo que não estou aqui para defender os ciclistas, é precisamente neste sentido. Acho que ganhamos mais, como referi, a colaborar na passagem de bons costumes e análise de experiências que a atacarmo-nos uns aos outros.
Não é essa a minha intenção, e se continuar a sua, resta-me despedir e cordialmente retirar-me desta conversa.
 

Akh608

New Member
Karma, eventualmente?

Então hoje fui dar uma volta... ainda a aprender o que é andar de bicicleta, fixei um percurso de 40 kms (sendo 3 estradas, não era demasiado dificil) e fiz-me à estrada.
Pelos 35 kms já naturalmente não ligava a ser ultrapassado, por isso nem liguei quando ouvi carros a aproximarem-se. Liguei a um barulho que percebi ser de uma colisão.
Só depois do barulho fui ultrapassado por uma auto-caravana já em travagem e, atrás dela, um 306 a atravessar a estrada da esquerda à direita, com pirueta e aterragem sobre o tejadilho, já fora da estrada à direita.
Aproximei-me, vi se havia alguém ferido, o homem estava bem e já a sair do carro. Telefonei para o 112 (cuja ambulância chegou passados 35 minutos) e fiquei por perto para ajudar no que fosse preciso, até ser dispensado pela GNR e dado os dados para a declaração amigável.

Aparentemente, o 306 nunca me viu até eu o ajudar. Estava a ultrapassar a autocaravana quando esta, sem pisca nem aviso, ao chegar perto de mim, se desviou para a esquerda... e cortou a passagem ao 306, que ao levar com ela perdeu o controle.

Conclusão... há gente idiota na estrada, e não é por sermos ciclistas, camionistas ou o que seja... o da auto-caravana tinha 50 e poucos anos, provavelmente... simplesmente nem quer saber é de mais ninguém na estrada...
 

moina

New Member
Como sempre Portugal está sempre no topo mas pelas piores razões é lamentável a visualização deste gráfico.

Sem comentários
 

Akh608

New Member
este teu post é gozo ou é a sério?

Posso garantir que é a sério. Não vou dramatizar que para susto não foi tão grande assim, estiveram sempre saudavelmente afastados de mim.
Mas que deu um nó no estômago ver o carro a rodopiar à minha frente e para fora da estrada, isso deu... :(
 

ALNM

Member
Eu penso que este problema é muitas vezes mal colocado e acaba-se, quase sempre, por cair numa contenção entre automobilistas e ciclistas. Quando, afinal, somos todos os mesmos. Uma vez estamos num papel, outra vez noutro. O problema é que todos os ciclistas são automobilistas e nem todos os automobilistas são ciclistas. E os primeiros são uma percentagem ínfima dos segundos. Daqui resulta que a maioria dos automobilistas desconheça os inúmeros obstáculos e dificuldades específicas da condução de uma bicicleta.

Na minha opinião o que há a fazer é sensibilizar as pessoas para a necessidade de cumprimento das regras do código da estrada. E, ao mesmo tempo, sensibilizar os legisladores para a necessidade de adequar essas mesmas regras a uma melhor protecção da integridade física dos ciclistas num quadro de evolução (que se pretende positiva) do número de utilizadores de bicicleta.

A sensibilização passa por explicar que as estradas não são feitas para os automóveis, mas são vias de comunicação para as pessoas se deslocarem (os automóveis não se deslocam sozinhos...). O código da estrada regulamenta quais são os veículos que podem circular na estrada e as regras a que devem obedecer. Está dito! Há estradas (nomeadamente ICs e Auto-Estradas) onde as bicicletas não podem circular. Aí podem berrar connosco à vontade.

Neste contexto, se eu fosse o patrão do Akh608 simplesmente lhe responderia que tivesse saído de casa mais cedo. Porque, em vez de um grupo de ciclistas, poderia ter encontrado um tractor das vindimas, uma vespa de caixa fechada, uma carroça. Porque aquela via de comunicação não é para uso exclusivo dos automobilistas.

Há estradas (nomeadamente ICs e Auto-Estradas) onde as bicicletas não podem circular. Aí podem berrar connosco à vontade.

Já agora, só mais umas linhas para dar um exemplo de como as autarquias podem ajudar: muitos de vocês conhecem a ligação que foi construída há poucos anos entre a estação de comboios da Portela de Sintra e o Algueirão. Um troço de menos de 1000 metros onde as bicicletas e os peões não podem circular e onde não foram construídos passeios nem qualquer outra forma de as pessoas que moram do outro lado possam deslocar-se até à estação sem ser de carro...

A colocação de sinalização de aviso para a presença de ciclistas e de prioridade às bicicletas em zonas urbanas muito frequentadas é uma medida simples e que, com o tempo, muda mentalidades.
 

Akh608

New Member
acho que não vou dar muito credito a este post

És de perto,podes confirmar. O acidente foi depois do DGME, ao pé do campo de tiro de alcochete, e ainda o terreno está "lavrado" pelo carro. Foi presente a GNR de Samora Correia (263651222) e o INEM.

Ou então podes crescer.
 

Akh608

New Member
O ALNM tomou dois assunto importantes. Se me permites:

A sensibilização passa por explicar [aos utentes e legisladores] que as estradas não são feitas para os automóveis, mas são vias de comunicação para as pessoas se deslocarem
Porque é precisamente uma "confusão" que existe na própria legislação. Em diversos pontos é dada clara preferência ao trânsito de veículos motorizados sobre os restantes (dizendo, como indiquei, que se cheguem à berma).

Por acaso não conhecia o exemplo da ligação entre a Portela e Algueirão. Mas são esses exemplos que moldam a população. No sentido em que cada vez mais as pessoas ficam com a noção de que a estrada é feita para os carros. E é aí que refiro o anterior.

Por não conhecer, pergunto - Quais são os organismos que existem a nível de ciclismo capazes de "levar uma voz"?
 

A P

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meu caro amigo akh608
como vês eu sou da moita, bem pertinho do campo de tiro de alcochete, pois este é um dos dos treinos habituais, até ao infantado, ora viro para a direita para o porto alto ou esquerda para canha, por isso é uma estrada que eu conheço relativamente bem.
para lá andar tens que ter atenção ao horario.
em grupo é muito bom, mas sozinho é preciso ter cuidado.~
para melhor andamentos quando o grupo é grande andar a par, agora sozinho é perigoso.
não duvido do que se passou, embora tena«ha lá passado no domingo de manhã.
se fores de perto e quizeres fazer uns km, manda MP
 

Akh608

New Member
Pois, eu sei... sempre foi uma estrada com imensos acidentes, mas por isso fui no domingo de manhã... amanhã vou ver se vou fazer uma volta diferente, aproveitar o resto das férias para "estudar" as estradas aqui da zona.

Como do pessoal desta zona ainda não encontrei ninguém que faça ciclism, tenho andado sozinho, mas levo sempre o telemóvel e deixo o percurso gravado com a minha namorada e hora aproximada de chegada (e se for um percurso maiorzito, um ou dois pontos intermédios em que telefono). É o plano de contingências, lol.

Obrigado pelo convite, e sou bem capaz de aceitar... deixa-me só sentir que já tenho "perninhas para isso", lol.
 

KLUCA

New Member
isso deve ser uma daquelas estradinhas onde há apenas lugar para o carro e nada mais?

se assim fôr, realmente, é estrada ideal para andar em grupo, pois tem mesmo de se obrigar a parar os carritos com a tal estratégia de andar a par e ouvir umas buzinadelas:D
 

Akh608

New Member
Nem tanto... por acaso até é larga o suficiente para se andar à vontade, teoricamente. O problema é que é tão comprida que o pessoal acelera imenso... a maior parte dos acidentes são gerados por isso.
 

ALNM

Member
... muitos de vocês conhecem a ligação que foi construída há poucos anos entre a estação de comboios da Portela de Sintra e o Algueirão. Um troço de menos de 1000 metros onde as bicicletas e os peões não podem circular e onde não foram construídos passeios nem qualquer outra forma de as pessoas que moram do outro lado possam deslocar-se até à estação sem ser de carro...

Retiro o que disse: esta tarde, no meu treino de corrida, passei nesse troço (que agora dá aceso à nova A16) e verifiquei que o sinal já lá não estava.
No entanto, presumo que a sinalização não seja definitiva porque apenas uma das quatro entradas no A16 tinha o sinal de proibição à circulação de peões, bicicletas e motociclos. Só pode ser por engano... De qualquer forma, por engano ou não, pude circular legalmente a pé da Portela de Sintra para o Algueirão sem que a GNR (que estava de vigia na rotunda da Repsol) me pudesse chamar a atenção.
Fica aqui a retificação.
 

ALNM

Member
Pelo menos por cá não se atropelam ciclistas do Pro Tour
Andy Schleck atropelado
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?p=14342#post14342
;)

Mas também se atropelam profissionais:
"O ciclista profissional João Cabreira, atleta do Centro de Ciclismo de Loulé/Louletano, foi abalroado por um automobilista, ontem, durante o treino, junto à marginal de Esposende."
In: Correio da Manhã 03 Janeiro 2010 - 20h05

http://www.correiomanha.pt/noticia....ntid=F4BED4D0-D4D5-4C21-9BAB-5FBCFA7EF253&h=6
:mad: :mad:
 

Alessandro

New Member
Aqui no Brasil é a mesma coisa, os motoristas nao respeitam os ciclistas, eles acham que sao os donos das ruas e estradas. E uma falta de respeito.
 
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