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fatalidades dos utilizadores de bicicleta em vários países

felizardo

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Estive a fazer a ronda habitual pelos blogs da modalidade e encontrei isto:

safety-numbers.jpg


Para quem possa estar menos à vontade com o Inglês, a escala horizontal horizontal representa o número de km feitos de bicicleta por pessoa por ano e nas ordenadas o número de ciclistas mortos por 100 milhões de km percorridos de bicicleta.

O gráfico parece mostrar que nos países onde se anda mais de bicicleta há menos acidentes por km percorrido, o que não é propriamente surpreendente se pensarmos que circula-se mais nos países que oferecem mais condições/segurança aos ciclistas, que crescem em número devido a essas condições, o que leva a que os automobilistas (os principais culpados) estejam mais atentos e respeitem mais os ciclistas. Agora reflictam lá o lugar ocupado por Portugal.

fonte: http://cyclinginfo.co.uk/blog/cycling/cycling-safety-in-numbers/
 

Hudju

Member
Em Portugal há uma grande falta de civismo na população em geral, o que se traduz naturalmente nos condutores portugueses, que pensam que só porque andam de auomóvel a estrada é toda deles! os de duas rodas ( e incluo também as motas) é que mais sofrem com tudo isto!
Há que começar a ter mais respeito por TODOS os que circulam nas estradas!
 

RoKKy

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Realmente esse gráfico é assustador. Eu próprio me deparo por vezes com condutores sem civismo nenhum! Todo o cuidado é pouco e nós, ciclistas, temos que ter atenção redobrada a nós e aos outros enquanto pedalamos.

Btw, este Blog anda a ser SPAMado. Aqui o nosso amigo "bigbon555" do post de cima é um robot de SPAM.
 

NITSA

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Pois é....

Mas basta dar uma volta pelo norte da Europa para ver tambem outras das razões....sem querer de alguma forma desresponsabilizar as " bestas " que andam por aí na estrada.

Não será também pela qualidade das vias?
Por podermos circular em bermas dignas desse nome?
Porque as estradas estão bem pintadas/ marcadas com tinta que não desaparece com a chuva?
Porque há ciclovias dignas desse nome?

As infraestruturas estão pensadas de outra maneira.....em Portugal quando queremos saír de uma via rápida temos que nos cruzar com o veículo que quer entrar nessa via. Lá fora quem vai saír sai antes numa via própria e quem entra, vem também numa via autónoma. Nunca se cruzam!
Pensem em quantos pequenos ( alguns são grandes ) acidentes destes vemos diariamente nas AE, IC19, VCI etc. Multipliquem por 365 dias e vejam quantos acidentes não aconteciam por ano nas estatisticas Portuguesas...
 

pedrofeijo

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Para alguém a quem um automobilista mandou andar ,em vez da estrada,no passeio(não sei aonde pensa ele que os peões deveriam andar)já vi e ouvi de tudo.
Por várias ocasiões não fui ao tapete por sorte,desde toques com os retrovisores,às mudanças de direcção sem sinalizar,todo o cuidado é pouco.Pois para além das infraestruturas ,temos associado a falta de educação,civismo e compreensão,as quais deveriam ser cimentadas pelas escolas e pelos próprios pais às crianças desde tenra idade.Sem isso ,nada feito limita-mo-nos a criar mais pseudo-fittipaldi´s ,vulgo bestas ,que pensam que a estrada é só para eles.
 

RaTaMaCue

Member
países latinos uma ova! Itália, frança andam pelos 40, a espanha pelos 60 mas Tugal passa os 120!!! :eek: 3x a 2x mais que os outros latinos!

Falta de civismo e mais nada!
 

Burning Dogma

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Este país está cheio de azeiteiros e matarruanos e basta ver os comportamentos que eles tem na estrada, pensam que é tudo deles. Infelizmente a maioria ainda vê a bicicleta como um invasor da estrada e não como um comum utilizador. Esperemos que nenhum de nós venha a fazer parte desta triste estatística.

Nos países onde mais se anda de bicicleta são os países onde há menos acidentes porque muito provavelmente os automobilistas são ao mesmo tempo ciclistas e tem a noção das consequências das suas acções. Aqui a maioria nunca sentou o cu numa bicicleta, portanto não fazem a mínima do que nós passamos.
 

Akh608

New Member
http://www.johnforester.com/BTEO/ECIM6.pdf
http://www.kenkifer.com/bikepages/traffic/accident.htm

Sendo novo nisto, acho justo pensar se a culpa dos acidentes será sempre dos veículos motorizados, porque de facto tb por vezes nós nos excedemos e não compreendemos que nem sempre é fácil ao veículo desviar-se em tempo útil de uma bicicleta que não viu.

Vou deixar de parte um gajo que uma vez ia atropelando porque estava montado numa daquelas motinhas pequenas que, penso eu, já são proibidas.

Nos documentos que aqui deixo, o primeiro faz apenas uma referência a estas situações, e que na maior parte das vezes, a culpa é do ciclista.
O segundo faz uma análise mais pormenorizada e concreta... e de facto há imensas medidas que podemos tomar, além das regras que devemos cumprir.

Não é por nos ser mais difícil retomar a marcha por ter parado num cruzamento, rotunda ou intersecção que podemos não parar ou nos é menos arriscado levar com um veículo.

Na minha análise, sim, obviamente há o factor da habituação a ter ciclistas em volta. Há as condições criadas (vias próprias, etc). E essa é a análise directa do quadro apresentado.
Mas tb há o factor do cuidado da parte dos ciclistas, quando não há tanta habituação. Não compreendo como pode haver tantos acidentes por falta de cuidado de alguém que está a lidar com coisas que pesam facilmente 20 a 40 vezes mais e andam pelo menos ao dobro ou triplo da nossa velocidade.
 

A P

New Member
dadas as condições que infelizmente temos, eu sou defensor na alteração do codigo da estrada na obrigatoridade de veiculos de duas rodas sem motor ( bicicletas ) andarem a par na estrada, para obrigar os veiculos a contornar o obstaculo.
isto já acontece em espanha e eu já algum tempo pratico nas nossas estradas, levando cada buzinadela e atravessamento á frente que até me arrepio.
 

KLUCA

New Member
alteração do codigo da estrada na obrigatoridade de veiculos de duas rodas sem motor ( bicicletas ) andarem a par na estrada, para obrigar os veiculos a contornar o obstaculo.
isto já acontece em espanha

fónix...então mais valeria andar sempre sozinho, se fosse obrigado a andar a par, e sempre a pensar que ia apanhar com um carro nas costas.

isso é assim no código da estrada espanhol?
 

A P

New Member
pensa bem
se andares em grupo em fila indiana, os carros passam por ti a grande velocidade, originando por vezes toques nos espelhos, parando mesmo ao teu lado porque vem carros em sentido contrario, etc.
se andares em grupo par a par, eles são obrigados a contornar, baixando a velocidade, sendo sem duvida mais seguro.
ando nisto á varios anos e sempre fiz isto, sempre levei muita buzinadela e a chamarem me nomes, mas estou-me nas tintas para eles.
em grupo ninguem se atreve a bater-te, ou a tocar te
 

pedrofeijo

New Member
pensa bem
se andares em grupo em fila indiana, os carros passam por ti a grande velocidade, originando por vezes toques nos espelhos, parando mesmo ao teu lado porque vem carros em sentido contrario, etc.
se andares em grupo par a par, eles são obrigados a contornar, baixando a velocidade, sendo sem duvida mais seguro.
ando nisto á varios anos e sempre fiz isto, sempre levei muita buzinadela e a chamarem me nomes, mas estou-me nas tintas para eles.
em grupo ninguem se atreve a bater-te, ou a tocar te

Acredito que é mesmo a opção mais segura.Infelizmente ainda no outro dia fui avisado pela Gnr para andarmos em fila indiana.Imaginem, para uns 40ciclistas em fila indiana ,para que os carros passem por nós a abrir.Pois o importante é que os Domingueiros ,não cheguem atrasados ao comes e bebes.
 

KLUCA

New Member
realmente é verdade que a malta em grupo ou basta em par, se não utilizar a fila indiana, obriga os carros a travar.

mas depois vamos pedir á mesma massa automobilística para respeitar os ciclistas???

é que,

realmente, quando ouço algum automobilista, se queixar das bikes, a maior parte das vezes é mesmo disso, malta que não pedala da melhor forma para deixar fluir o transito.

Quanto a nunca acontecer m***da, pois eu bem me lembro de uma pedalada em Faro com a malta do Gamito, que se a malta não saisse da frente o gajo do reboque limpava ali uns quantos:(

bem me lembro de uma das melhores pessoas que conheci, morrer ali ao meu lado porque um carro o levou :(:(
 

Akh608

New Member
Acredito que é mesmo a opção mais segura.Infelizmente ainda no outro dia fui avisado pela Gnr para andarmos em fila indiana.Imaginem, para uns 40ciclistas em fila indiana ,para que os carros passem por nós a abrir.Pois o importante é que os Domingueiros ,não cheguem atrasados ao comes e bebes.
...achas mesmo que faz mais sentido ir numa nacional em linha recta durante X kms a 20 km/h atrás desse grupo de ciclistas? Porque já me aconteceu e acabei por chegar atrasado. Agora experimenta explicar ao patrão que chegaste atrasado porque atravessate toda a estrada entre duas localidades atrás de de bicicletas...
 
Depende do civismo e respeito pelo próximo , que em Portugal não existe ...

Se andarem a tras dum mata velhos ou tractor X km´s a 30 kms/h devido a traço contínuo ... , tem de se agueentar porque estragam a viatura se lá tocarem ...

>Como lhe aparecem carne humana pela frente tem a mania que os matam como fazem aos coelhos na estrada ou então os mandam para a valeta com os espelhos .

Em certas situações que vejo , devia ter comigo uma UZI ou metralha dos Talibans , que varava logo o carro que não respeita um ciclista que ao fim ao cabo , paga impostos .

E não é só com os ciclistas , pois com os peões mesmo em passadeira é uma vergonha , o pessoal parece que anda cheio de Xanax ...

Acordemmmm ... :eek:
 

A P

New Member
...achas mesmo que faz mais sentido ir numa nacional em linha recta durante X kms a 20 km/h atrás desse grupo de ciclistas? Porque já me aconteceu e acabei por chegar atrasado. Agora experimenta explicar ao patrão que chegaste atrasado porque atravessate toda a estrada entre duas localidades atrás de de bicicletas...

SERÁ QUE ESTE AMIGO ANDA DE BICICLETA NA ESTRADA
COM ESTE COMENTÁRIO.:mad::mad::confused::mad::mad:
NÃO PAREÇE
com amigos destes prefiro os inimigos

amigo tarmacevora
quando o nosso amigo Akh608, for atrasado para o trabalho e passar por si e mal trata lo, acho que deveria usar e abusar das UZI ou de uma kalashnikov
 
Last edited:

KLUCA

New Member
companheiros do pidal,

não lixem o tópico. lembrem que a malta ao escrever pode não deixar transparecer bem o que quer dizer e, principalmente, o tom em que se está a "falar", (esta parte é que é dificil..).

uma coisa deve ser certa,

mais do que a lei devimos seguir o bom senso, e realmente, se pudermos facilitar a vida aos condutores de automóveis deve ser melhor para um dia esses mesmos
condutores, nos olharem com outros olhos quando vamos em cima da pedaleira.
 

Akh608

New Member
SERÁ QUE ESTE AMIGO ANDA DE BICICLETA NA ESTRADA
COM ESTE COMENTÁRIO.:mad::mad::confused::mad::mad:
NÃO PAREÇE
com amigos destes prefiro os inimigos

amigo tarmacevora
quando o nosso amigo Akh608, for atrasado para o trabalho e passar por si e mal trata lo, acho que deveria usar e abusar das UZI ou de uma kalashnikov

Caro A_P, como referi na minha primeira intervenção, sou novo nestas andanças. Aliás, à parte do post onde pedi ajuda sobre que bicicleta comprar, esta é das minhas primeiras intervenções, e certamente a primeira mais "fundamentada", por pouco fundamento que possa ainda a minha opinião ter, num tópico. Por isso, respondendo à sua pergunta (ainda que dirigida à classe e não ao próprio, que recomendo quando tenha dúvidas sobre a minha pessoa), sim, ando na estrada, mas pouco.

Sobre o seu comentário... permita-me dois reparos:

- A sua má interpretação foi prova que não fez grande esforço para compreender a minha opinião, provavelmente por ser contrária à sua. É caso frequente, infelizmente. Então deixa o caro forista o entendimento que eu terei colocado em risco a segurança dos ciclistas... acho injusto, até porque não os ultrapassei precisamente para não os colocar em risco. Mas fique sabendo que questiono o respeito de um grupo com um comprimento bm superior ao de um "veículo longo" (e mesmo extraordinário, talvez) ao se movimentar a uma velocidade bem inferior e não dar oportunidade de passagem aos veículos. Porque sendo um tractor, eu passo facilmente. Mais adianto que provavelmente eses senhores, para fazer isso, precisariam de alguma autorização/escolta (mas este aspecto já deixo a quem saiba disto) que não tinham.

- Então o caro colega cita-me e faz para a pergunta em trejeito para os restantes sem se me dirigir? Quase me sinto intrometido de responder eu, mas permita-me, porque piadas para a corte dispenso as que sejam às minhas custas. Compreendo que "em grupo ninguem se atreve a bater-te" mas não tenha medo que não precisa de arranjar o grupo, porque tb não lhe pretendo bater. Apenas pedir que, na próxima vez que algum comentário meu (como este) lhe suscite alguma inquietação ou dúvida, se me dirija directamente, publica ou particularmente.

ON TOPIC: por acaso tinha deixado aí uns documentos, do pdf que tinha lido, confirmo o que estava referido... ao todo o somatório dava uns 85% de casos referidos (os outros 15 referir-se-iam aos casos atípicos ou não significativos), dos quais mais de 50% eram culpa do ciclista (ciclista a sair da residência, a passar do passeio para a estrada, em contra-mão, que vira à esquerda sem sinalizar, etc).

Acho que a opinião aqui se torna tendenciosa, e não no sentido que estão a pensar. Não estou a dizer que todos vamos correr a defender a nossa dama, embora isso tb seja preponderante e esperado.
A tendência não é pelo facciosismo, mas pela amostra que temos. Porque aqui estão a falar ciclistas desportivos, pessoal instruído (usamos computador) e inteligente. Mas quando se fala nestas estatísticas, não é (só) desta amsotra que tratamos, bem como na inicial. Estamos a falar do Zé que pegou na BMS para ir ao pão e no TiManel que leva as couves na pasteleira e que, como muitos outros velhotes, não tem as capacidades ou o interesse para andar correctamente no trânsito... "eu cheguei aos 80, vamos ver se tu tb consegues!"
Podia ter referido na primeira intervenção, mas nem me lembrei, de um puto que vem uma vez a pedalar, mõs fora do volante e a escrever um sms... nem queria saber da estrada. Bem, ia encostado à direita, lá inicieia ultrapassagem, bem larga... não o suficiente. Tb nunca ia ser, porque o que o ia metendo debaixo do meu carro foi que, sem tirar os olhos do telemóvel, virou à esquerda e eu testei o ABS do carro. O ABS funcionou, ele caíu ao chão e ainda começou a mandar vir comigo... :D Se eu lhe tivesse passado po cima, tb contaria como um ciclista a virar à esquerda sem sinalização, embora poucos neste fórum fizessem uma parecida com esta.
 
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