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Estrada Nacional 2, Chaves a Faro, 21 a 24 de Abril de 2012

Ricky Rock

New Member
A N2 foi "comida" pela barragem e pelo IP3, claro que existem alternativas que te levam à N2 novamente. Mas se pegares na filosofia da construção da N2, o trajecto que efectuamos é o que se enquadra melhor, pois não andas às voltas e vai o mais directo possível, e já que tens que efectuar desvios ao menos fazes o desvio o mais directo possível. Na altura da construção este mesma trajecto não deverá ter sido utilizado, pois toda a EN2 efectua o menor desnível possível, e deveria ser dificil transpor certos vales que hoje em dia com as pontes existentes se tornam muito mais facilitados.

A ligação que efectuámos foi esta:

http://maps.google.pt/maps?saddr=R....AIdYjOE_w&t=h&mra=dme&mrsp=0&sz=14&via=1&z=10

Não foi a ligação inicilamente prevista, pois houve um engano do pessoal na saida de Santa Comba Dão, mas a inicialmente prevista não variava muito, mas a estrada era melhor que alguns troços desta que efectuámos.
 

fuel100

New Member
De facto, ainda antes do IP3, a construção da barragem no inicio dos anos 70, obrigou às primeiras alterações. Estou ainda recordado do traçado original que o fazia no Verão em viagem para o norte. Iniciava aqui junto à Rebordosa e só saía em Lamego. Nessa altura passava por pontezinhas de pedra do tempo do Salazar onde hoje estão as águas da albufeira.
É uma estrada ideológica, de regime. Repara no nº pomposo : Nº2 - Passava por Santa CombaDão - sombolico - e por Melriça / Vila de Rei- Outro simbolismo (o ponto médio de portugal) e o trajeto de norte a sul,precisamente pelo centro de Portugal. Há época seria certamente um meio de estruturar o território central de portugal, atrasado e afastado de tudo. Seria com as famigeradas IP de agora numa altura em que os automoveis andavam a 50Km / hora e não subiam mais do que 5% de declive.
Foi uma obra importante do Engº Duarte Pacheco e fazia parte do plano rodoviário nacional dos anos 30.Seria implnatada sobre traçados das antigas estradas reais.
Estive a fazer investigação histórica e é um tema que dava para uma tese no âmbito do ordenamento do território.
 

bipo

New Member
ola bom dia..
De facto uma fotoreportagem espetacular, os meus parabens..
Mas gostaria que me desses alguns conselhos ou algumas dicas o que lhe queram chamar, visto que em julho eu e mais 2 amigos vamos efectuar tambem a mitica N.º2 desde chaves a faro.
No entanto, as etapas vao ser um pouco diferentes, visto que somos os 3 militares e vamos pedir alojamento nas unidades militares (crise)
1.º etapa - Chaves- Viseu
2.º etapa - Viseu - Abrantes
3.º etapa - abrantes - Beja ( ligeiro desvio da N.º2)
4.º etapa - beja - faro - tavira. Tavira devido ao alojamento na unidade militar.

Agradecia alguns conselhos porque é a primeira viagem que vou fazer na bike fininha, embora já tenha feito muitas vezes os caminhos de santiago, aventura como esta será a primeira..

obrigado

pedaladas fortes
 

epictimon

New Member
Boas,

Conheço algumas pessoas que andam de bike, pessoalmente e dou "conhecendo" mais alguns virtualmente. Todos são diferentes mas têm duas coisas em comum, adoram andar de bike e têm uma valente panca na cabeça, voçês não são diferentes;)

Fotos espetaculares e "falam" todas o mesmo, espirito aventureiro, sem plano B, sem médias ou tempo para cumprir! Quase que se podia chamar a voltinha dos marcos lol ! Muito bom! Continuem com o espirito :)

Só não percebi bem as vossas separações e o motivo de tal. Não seria mais fácil ir tudo junto?
 

pratoni

Well-Known Member
Só não percebi bem as vossas separações e o motivo de tal. Não seria mais fácil ir tudo junto?

Isto também foi algo que me fez alguma "espécie" na minha cabeça quando li o relato, mas cada um sabe de si...
 

FDias

New Member
Realmente essa questão de ir fazer uma aventura com uns quantos amigos e depois cada um vai ao seu ritmo também não entendo muito bem, pois quando alinho em aventuras fora do meu quintal nunca deixo um amigo para trás e se um fura pára tudo ajuda-se e arrancamos juntos. É tipo espírito militar, ninguém fica para trás.
 
V

viktor

Guest
Viva!
Desde já os meus Parabéns pela Aventura.
Aprecio a Coragem destes desafios e mais ainda os Corajosos que se metem ao caminho.
Já estive junto ao km0 e olhando para Sul senti o apelo do mar no outro extremo. "- Quem sabe um dia..."
Bp
 

eSPECIALista

New Member
Viva!

Foi esse apelo que me levou este ano a decidir fazer esta estrada em bicicleta. Depois da travessia Barcelona -> Braga (www.intotheroad.net), esta vai ser a minha segunda aventura.

Devido a obrigações profissionais, vou iniciar o percurso na primeira semana de Agosto.
Estão todos convidados a acompanhar-me quando quiserem e onde quiserem.

Abraço,
Leonardo Maia

Viva!
Desde já os meus Parabéns pela Aventura.
Aprecio a Coragem destes desafios e mais ainda os Corajosos que se metem ao caminho.
Já estive junto ao km0 e olhando para Sul senti o apelo do mar no outro extremo. "- Quem sabe um dia..."
Bp
 

Ricky Rock

New Member
Este ano mais uma Travessia na calha, desta vez de Bragança ao Mar, atravessando o Montesinho e o Gerês/Xures, mas as saudades desta Travessia são muitas. Recomendo a todos que a possam fazer, que se metam a caminho.
 

Linobtt

Member
Olá Ricky boas como vais.
Tu e as tua travessias, essa de Bragança ao Mar, deve ser 5*****.

xau e boas Travessias.

Simplesmente esta travessia é fantástica, o ano passado fiz-la a mais o meu amigo Pedro.
Fomos até Bragança sempre pela Nº103 e viemos no outro dia pela Nº207 Maia-Bragança-Maia. foi uma aventura daquelas tenho fotos desta travessia aqui no forúm no post (as minhas voltas com mais de 150km)
Façam que não se arrependem .
 

Dono do asfalto

New Member
Boas,

Mts parabéns pelas aventuras!!! "Cortar" o país de Norte a Sul e/ou de Este a Oeste deve ser mesmo deslumbrante, não só pelo desafio como também pelas magnificas paisagens que oferece. Por enquanto não me aventuro nisso, mas um dia lá terá que ser:). Abraço e boas aventuras!!
 

Ricky Rock

New Member
Devido à meteorologia fomos obrigados a alterar a Travessia para o Sul, assim fizémos a TransCaldeirão de Milfontes-Monchique-Caldeirão-Alcoutim-Mértola-Beja. Se alguém pensar que o Sul é mais fácil que o Norte, recomendo que experimente. Em breve vou tentar fazer um relato da travessia num tópico próprio.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá Ricky Rock ao que parece a nossa travessia em 2012 têm ao longo do tempo inspirado muita gente, aqui do Fórum.

Mas a nossa continua ser diferente, realizada em pura autonomia.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

adoro isto (longas distancias em autonomia). Pena não ter quem me acompanhe!!!!
.... parabéns pela aventura. ;)
 
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