• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Estarão os automobilistas mais sensibilizados?

spartaan

New Member
Boas,

Estarão os automobilistas mais sensibilizadas, esta é a questão.

Quanto estou de férias em portugal e faço uso da bicicleta, seja para treino ou passeio, tenho notado que já há um certo cuidado e respeito pelos ciclistas a nivél geral, esta é a minha opinião, mas voçês que vivem ai o ano inteiro provavélmente devem ter outra opinião e provavelmente umas historias para contar. Aqui na holanda as condições para andar de bicicleta são das melhores do mundo, no entanto também há aqueles que não respeitam as regras, assim como alguns ciclistas e quando digo ciclistas é de um modo geral. Todos os anos há mortes e acidentes na estrada, mais nos centros da cidade, ainda o ano passado morreu uma portuguesa vitima de atropelamento, costuma-se dizer por aqui que quando está um camião ao nosso lado o melhor é deixa-lo passar, estas mortes acontecem mais quando os veiculos pesados vão virar á direita. A bicicleta aqui tem sempre prioridade a não ser que haja sinalização que diga o contrario, eu proprio já tive que deixar a marca do pneu na estrada muitas vezes devido a automobilistas que vão virar á direita e não vêm que esta uma bicicleta á direita deles, ainda na terça-feira, vinha do treino eram cerca de 9 da noite e estava quaze ao lado de um carro da policia, e senti que ele ia virar á direita e virou mesmo se não travasse batia nele, se calhar era o que ele merecia...lá lhe dei uns berros a chamar-lhe doutor?!
Eu (pessoalmente) sinto-me mais seguro a andar de bicicleta em portugal, não digo que um dia não venha a apanhar um susto.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

fogueteiro

Active Member
Temos de tudo como noutros países. Em todo o lado há estúpidos e pessoas bem formadas. Eu também já tive a sorte de passar por esse país, e impressionou-me a amplitude que o ciclismo tem. Vivi milhares e milhares de bicicletas. Já agora aproveito para te fazer uma pergunta que me intrigou quando fui aí. Vocês são sempre obrigados a circular nas ciclovias? Mesmo em treino?

Felizmente que temos um emigrante a dizer bem da sua terra quando geralmente acontece o contrário: "Lá é que é bom... Em Portugal nada presta..."
 

rodzesilva

New Member
Ola Spartaan

Tb estive na Holanda em Novembro 2010 e passei-me com tanta bicicleta... em Amesterdao é uma loucura... depois ainda fui para Kinderdijk, Roterdão, Breda, Eidhoven.. etc.. foi brutal e dos paises que já visitei que mais gostei... pena não ter mta montanha....mas é um país fora de série e mt mais a frente que Portugal... nas cidades onde estive tb vi de tudo.. ciclistas mais cuidadosos e outros mais atrevidos.. e automobilistas tb cuidadosos e outros mais radicais que levam tudo a frente... Sempre que se pedala seja onde for tem de ser andar com os 6 sentidos, como eu digo... até hoje nunca tive nenhum acidente e ando mt em cidades mas confesso que os travões tb já foram bem ao fundo algumas vezes... tb sou um bocado maluco a pedalar nas cidades.. gosto de manter a média :) Mas acho que no geral as pessoas estão mais atentas e civilizadas em relação aos ciclistas em Portugal que há uns anos atrás.... mas mesmo assim temos de ter sempre cuidado... porque há sempre gente distraida ao volante.. seja ao telemovel, seja a ver o GPS ou a olhar pelo tecto panorâmico... seja o que for, mas os carros hoje em dia tb tem mais distracções que há uns anos atrás...

Abraço
 

spartaan

New Member
Boas,

Respondendo ao Fogueteiro, sim, somos obrigados a utilizar as ciclovias mesmo em treino, ha sempre um bocadito ou outro em que fugimos um pouco mas, corremos o risco de a policia nos multar, ou de alguns automobilistas nos darem uma buzinadela, ou se tiver-mos algum acidente podemos estar em problemas. So se nao houver ciclovias e que circulamos na estrada. Um dia destes vou colocar no meu blog imagens e videos de locais que eu costumo treinar.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

Burning Dogma

New Member
Como já disse diversas vezes neste fórum, eu nem acho que os automobilistas portugueses sejam exageradamente bestas para com os ciclistas. Há sempre as ovelhas ranhosas que buzinam por tudo e por nada, que fazem razias quase a ver se nos mandam ao chão, etc. Mas também encontro muito civismo, desde ultrapassar com a devida distância, agradecimentos quando lhes fazemos sinal para passar, etc. Acho que não estamos tão mal quanto isso e muito se deve ao crescente número de bicicletas na estrada, o que leva a que os automobilistas cada vez mais ajam com menos hostilidade para connosco.
 

dragom

Active Member
Talvez uma das principais razões seja que cada vez mais à automobilistas que também são ciclistas, o que leva a naturalmente terem mais cuidado quando estão ao volante.
 

Figueiredo

Active Member
Não sei até que ponto resultaria esta engenhoca, mas não deixa de ser uma ideia original...

[video=youtube;AkBVtN8N9og]http://www.youtube.com/watch?v=AkBVtN8N9og&feature=channel[/video]
 

20fps

Member
Não sei se a "cana de pesca" será permitida no código da estrada, mas mesmo sendo estava a ver a hora em que um automobilista ia contra aquilo, a coisa prendia-se e depois é que eram elas.
 

spartaan

New Member
Boas,

Bem visto figueiredo...pelo que vi é um video de espanha onde a taxa de acidentes com automovéis é elevada e creio que com ciclistas também, muito mais que em portugal. Todo o cuidado é pouco, mas somos mais civilizados e humanos que os espanhois.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

pjmano

New Member
Penso que cada vez mais os automobilistas já se habituaram á nossa presença na estrada, principalmente ao fim de semana, já nem me lembro de ouvir uma buzina...
Não podemos tambem esquecer que o bom senso tem que partir dos dois lados, se assim for, as coisas funcionam.
 

rodzesilva

New Member
este fim de semana um "CABRESTO" de um camionista quase me atirou ao chão com o susto que apanhei pois quando ia mesmo a chegar ao meu lado buzinou bem alto para me assustar e para o "ESTUPOR" se rir um bocado... aliás, ia bem encostado á berma e numa variante, onde as bermas tem pelo menos 1m...

"CABRAOZOLAS".... só pq tinha um veiculo maior que o meu quis armar-se em espertinho... um dia hás de pagá-las!!!

Abraço a todos!
 

silvioferraz

New Member
Domingo,bem encostado à berma levei com um espelho dum punto nas costas. Tudo porque a vaca que o conduzia ia ao telemóvel e sendo um animal unicelular não consegue fazer duas tarefas ao mesmo tempo.
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
"Tudo porque a vaca que o conduzia ia ao telemóvel e sendo um animal unicelular não consegue fazer duas tarefas ao mesmo tempo."
Vê lá se é esta.
6614.gif
 

rodzesilva

New Member
Domingo,bem encostado à berma levei com um espelho dum punto nas costas. Tudo porque a vaca que o conduzia ia ao telemóvel e sendo um animal unicelular não consegue fazer duas tarefas ao mesmo tempo.

Oh Silvio foi assim que um amigo meu partiu a clavicula em 2 sitios e teve 8 meses parado quando iamos a 60 km/h na variante para S.Joao da Madeira.. a descer... e um velhote tb nas suas calmas deve ter adormecido e veio para cima de nós todos e bateu com o espelho no cotovelo de um amigo nosso que se desiquilibrou e foi parar á outra faixa de rodagem.. sorte foi que nao vinha nenhum carro para cima no momento pq eles ali vem a mais de 100 á hora... tinha sido bem pior!!!!
 
Top