• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Estalos na bike

rupaulo

New Member
Olá pessoal, tenho uma Merida 900 em alumínio. Quando forço a pedalada, tipo a subir, a bike emite uns estalos que não se identifica de onde é. Já levei a loja onde foi tudo desmontado, está tudo bem mas os estalos continuam. Depois de parar se forçar o banco para trás e para a frente, os estalos lá estão também. Será que já aconteceu isto a alguém, é que ninguém consegue identificar a origem deste barulho. Obrigado.
 

OTALEM

Member
Será que está bem afinada ? Por vezes basta dar ou tirar um pouco de tensão no cabo das mudanças e resolve.A bike quando em cima do suporte parece que está óptima mas depois a andar faz isso.Já me sucedeu.Verifica se o estalo não é na cassete.
 

elchocollat

Well-Known Member
O que me acontece de vez em quando é ouvir uns "estalos", um "chiar" que vem de trás...
Solução: tirar o aperto, molhá-lo e voltar a colocar. Fica a rolar sem problemas. Parece mentira mas é verdade!
 

consciouness

Active Member
A mim também me aconteceu o que o daff93 diz: ao andar com chuva não fazia ruído nenhum. Vinha o sol, e lá aparecia o ruído. Mudei de apertos e agora quer com sol ou chuva não há ruído. rupaulo, tenta colocar outros apertos nas rodas e ver se também há ruído. Isso é aquele ruído típico de metal contra metal. E é verdade que acontece quando pedalamos de pé e fazemos mais força.
 

Plobo

New Member
Tens aí um longo caminho a percorrer, mas tens aqui mais dois itens para juntar à lista de verificações:
- A minha cannondale também fez uns barulhos assim, logo no início. O problema resolveu-se com uma adequada lubrificação da direcção / apertos do avanço.
- Verifica bem os pedais / cleats

O meu problema foi resolvido na loja e com a aplicação de um pouco de WD40
 

fjota

Member
O que me acontece de vez em quando é ouvir uns "estalos", um "chiar" que vem de trás...
Solução: tirar o aperto, molhá-lo e voltar a colocar. Fica a rolar sem problemas. Parece mentira mas é verdade!

A mim aconteceu, ao forçar ao pedalar, e dava esses ''estalos'' e é do aperto, tenta passar uma lixa ao de leve, claro, na zona de aperto.
No selim, se não for o espigão, será do próprio selim, e aí estando apertado não haverá nada a fazer, a não ser trocar, se tiveres hipóteses de experimentar outro selim vês se passa ou não.
 

Morg

Well-Known Member
Tenho uma roda dianteira que também faz os barulhos nos apertos que mencionaram atrás. Mas esses já os conheço, é só desapertar e voltar a apertar.
Nas últimas semanas surgiu um barulho novo, só fazia quando pedalava de pé ou sentado em esforço intenso.

Como fazia levantado excluí o espigão.
Troquei a roda da frente porque podia estar a confundir o barulho que já conheço com este.
Tirei o pedaleiro para ver os rolamentos. Rolavam suave, não notei resistência.
Abri os pedais para ver como estavam os rolamentos. Estava tudo OK. Ainda na dúvida meti uns pedais de btt e fui dar uma volta. Continuava.

Como sou eu que compro os rolamentos e meto nos copos do pedaleiro ficam baratos. Resolvi experimentar a trocar porque a maioria das vezes é este o problema depois de andar à chuva umas horas.

170km este fim de semana sem barulho!!!!!!!!! Aleluia

Sou um bocado mesquinho com os barulhos, até pedi a um colega para se afastar porque com os barulhos da bike dele não conseguia ouvir a minha :)
 

Skyforger

Active Member
Uiii...os ruídos parasitas...Tens muito que investigar até chegar a uma conclusão. Pode ser de mil e uma coisas e, por vezes, é de uma coisa que nem nos passava pela cabeça.

Já tive várias situações do género, desde um estalido que parecia vir da pedaleira e que afinal era falta de tensão nos raios da roda traseira, passando por um ranger assustador que parecia que a bicicleta ia desintegrar-se a qualquer momento (isto na de BTT) e que era apenas uma questão de lubrificação do centro pedaleiro, até à mais recente situação (que ainda perdura) que comecei a notar na última volta que é um ranger que julgo vir de um pedal. Isto já para não falar de pequenas desafinações da transmissão que também provocam barulhos deveras irritantes. Também sou um pouco picuinhas com os barulhos, adoro ir a rolar e a ouvir apenas o barulho dos pneus em contacto com a estrada, mas por vezes lá aparecem é um problema para os identificar. Vai descartando hipóteses, mas começa pela pedaleira e pelos pedais.
 

Bruso

Well-Known Member
É sempre complicado diagnosticar via net como diz o Lyp mas cá vai o meu relato.

1ºruído que tive: parecia vir do movimento pedaleiro, comprei um novo e montei mas continuava. Investiguei na net mas não encontrei nada. Um dia ao ler um relato aqui no fórum oiço um camarada a dizer que resolveu um barulho do genero com um pedaço de massa consistente na zona de contacto dos apertos das rodas com o quadro. Lá experimentei e não é que resolveu o problema. Experimenta a ver.

2ºruído: ao subir em pé, conforme virava o guiador havia um ruído que vinha da zona de contacto da bicha do travão de trás com o quadro. Resultado um pouco de lubrificação e está resolvido.

3ºruído: ao subir em pé e fazendo força no guiador para baixo ou para cima havia um estalo forte. Solução...tirei o avanço e voltei a por e a apertar melhor. Problema resolvido.
 

grouk

Active Member
na minha tenho e passo a enumerar

o famoso estalo no aperto da roda da frente, apertar e despertar
na caixa de direção após algumas saídas, tirar os rolamentos limpar e voltar a por
no guiador a sprintar desde que mudei de avanço nunca mais fez
ao pedalar em pe quando as cleats estao quase a acabar
 

rupaulo

New Member
Bem malta, obrigado pelas inúmeras dicas que aqui deixaram. Agora vou fazer uma serie de testes baseado no que me relataram a ver o que acontece, depois conto como foi. Obrigado por tudo.
 

Duke

Well-Known Member
por acaso tb estou com o mesmo problema vou testar uma dica de cada vez se não arrisco-me a ficar sem saber de onde vinha o barulho

boas pedaladas
 

berg106

Member
Boas,

Estou com o mesmo problema de um pequeno estalo quando pedalo de pé e só mesmo de pé.
Acho que posso eliminar ser algum tipo de problema do eixo pedaleiro BB30, porque ando sempre com ele limpo e sentado não noto nenhum estalo.
Já coloquei massa nos apertos rápidos mas não resolveu.
A caixa de direção está apertada, fazendo o teste como o travão da frente apertado, não noto folga (só não verifiquei a caixa em relação à falta de lubrificação interna).
Em relação aos pedais e cleats, ambos são novos e antes de os trocar já tinha esse problema.
Como tenho outro par de rodas vou trocar para excluir ou não a questão das rodas.
Mais alguma dica?
....quero ver se consigo eliminar este ruído parasita, que apesar de não ser nada de especial, sempre que me coloco de pé e faço algum esforço, lá aparece o famoso estalar que nem sei de onde vem.....espero pela vossa ajuda...obrigado
 

berg106

Member
Uma dúvida, pedalando de pé, normalmente o barulho será na zona frontal da bike ou na traseira?....eu sinceramente não consigo ter a noção do local de onde vem o estalo, penso sempre na zona da pedaleira, mas sentado isso não acontece.
 
deste género o que já me aconteceu foi o selim mal apertado.
ainda demorei um bocado a perceber que era do selim e só descobri porque qdo pedalava de pé os ruídos paravam...
pelo que o pessoal descreveu resume-se a apertar/lubrificar qqr coisa na bike... o prob é descobrir o quê :)
boa sorte!
 

berg106

Member
Sim..difícil vai ser descobrir..vou tentar eliminar possíveis causas.
Selim não é porque sentado esta tudo impecável, tubo do selim (zona de aperto) tb está OK
 

rcasimoes

Active Member
Vê também os parafusos que apertam o crank aos pratos, muitas vezes começam a desapertar e mesmo que seja muito pouco mas o suficiente para
que quando pedalas em pé a forca exercida é maior logo podes ouvir o tal estalo.
 
Top