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Espigão Ritchey WCS carbon

rjcm78

Member
Boas!

Estou com um problema mais ou menos grave no meu espigão...

ao mudar de selim, desaparafusei os dois parafusos que o fixamaos carris...e agora não consigo colocar nem o novo nemo antigo...parece que os parafusos fizeram um falso trajecto e não se consegue apertar. Já retirei tudo...aparafusei sem nada e até no sentido contrário. Quando os vou colocar de novo...nada.

Estou a desesperar com esta porcaria...
 

rjcm78

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Bem acho que já fiz o diagnóstico:

Devo ter lixado a rosca onde o parafuso aperta...mesmo apertando o parafuso sem o selim para criar uma nova rosca, depois quando coloco o conjunto não dá...teria de ter muita sorte para acertar na nova rosca.

Sabem por acaso se se vende a parte de cima, as peças que apertam os carris? Da ritchey obviamente...
 

rjcm78

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Já que ninguém sabe... e eu não encontro onde comprar a parte de cima que aperta os carris....algúem tem um espigão velho que já não preste mas que dê para aproveitar a referida parte?

Obrigado
 

Burning Dogma

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Uma pergunta, essa rosca que dizes estar moída é feita em alumínio ou em carbono?

Duvido que se venda isso em separado, a marca prefere que compres um espigão novo:D
 

rjcm78

Member
É em aluminio.

É que nem pensar...ficar com um espigão destes e caro inutilizado.

Vou optar por ir ao torneiro...fazer uma nova rosca mais larga e coloco 2 parafusos mais largos...A ver se dá
 

Burning Dogma

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Por isso é que perguntei sobre o material. Se é alumínio leva a um torneiro para ele fazer uma rosca nisso. Não sei em quanto ficará mas penso que não seja nenhuma fortuna. Se fosse em carbono já não dava.
 

nogueira.nuno

New Member
Aí eu, o que tu foste fazer, tudo se arranja, eu sei aonde te encontrar uma peca dessas deixa lá e acalma-te, o pessoal não pode responder-te assim tão rápido, ate fui ver afinal a quanto tempo tinhas metido o Post.
Bem, primeiro vamos ver se se consegue reparar essa peca, de qualquer maneira e fácil por assim dizer mas... vê lá quem vai mexer nisso.

O teu espigão e um daqueles dual bolt certo em que ate tem um O-ring nos 2 parafuso para não caírem e a rosca que danificaste foi a da peca superior. Pode-se arranjar um parafuso acima desse e abrir rosca na peca danificada mas na minha Opiniao e se instalando um parafuso acima, por exemplo de M6 para M8 se e necessário abrir o buraco por onde passam os parafusos, se for isso já não aconselho fazer porque assim já nunca mais podes voltar ao original, não tenho aqui comigo nenhum espigão WCS porque estou fora mas acho que isso são parafusos M6 certo? Confirma e se for tenta passar um M8 pelo buraco da base inferior do espigão a ver se passa e diz-me.

Se não passar digo-te já que tens que arranjar temporariamente um Espigao para usares na Bike ate eu chegar a Lisboa(6 de Maio), isto se quizeres que eu te arranje uma peca original, claro, depois falamos melhor num almoço oferecido por Ti, hehehe

Goncalo, esqueci-me de te responder, se o topo fosse em carbono também sr fazia mas claro com as pecas correctas, há umas porcas especiais em que tem uma cabeça anilhada e tinha era que de fazer uma abertura para elas com encaixe para a tal cabeça anilhada, que serve para não ir para baixo, dentro ou descer, cola-la com cola especial e pimba, já esta, tudo ou quase se faz mas com as pecas correctas ajuda ;)
 

rjcm78

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Nogueira.nuno:

A tua descrição do problema não podia ser melhor...correctissimo.

O meu desespero deveu-se ao facto de, a minha disponibilidade semanal para andar ser limitada e variável consoante os turnos do trabalho...e logo hoje domingo que tinha marcada volta dos ciclomoina, eis que ontem sábado cerca das 22h tive a infeliz ideia de ir mudar o selim para exprimentar um novo.

Bem até perdi 2 litros em suor, não do esforço mas do desespero que era a menos de 12h ver-me impossivel de alinhar numa volta. Logo eu que tenho de fazer uma ginástica de tempo disponivel...

Não conheço nenhum torneiro em Lisboa...amanhã vou passar á Binaclinica...

E claro que aceito a tua sugestão e pago-te um almoço, jantar e um :lanche :D
E onde quiseres.

E obrigado por tudo
 

nogueira.nuno

New Member
Exactamente, passa lá no Antonio e ele logo vê como aquilo esta, como disse e na minha opinião se não passar lá um parafuso maior no buraco inferior não vale a pena estragares o original por assim dizer e na minha opinião porque senão se se quizer utilizar a peca nova e os parafusos originais a cabeça destes entre pelo novo buraco a dentro.

Pode ser que ele te arranje lá um espigão de empréstimo ate eu chegar, no entanto deixa lá esse na loja que depois eu vou lá e falo com ele ou contigo.

Abraço

Nuno Nogueira
 

rjcm78

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Ó pá, espectáculo de descrição que fazes...é que está deveras bem descrito.

Eu que estava com receio de não ser capaz de descrever o problema...Percebi tudinho. E como faço para tirar o espigão?? Parece-me que está colado:p...eu coloquei daquela massa para carbono!!

É só problemas:D
 

nogueira.nuno

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Convem ter um bocado de experiencia practica mas não gosto de Louros!! ;)

Desaperta a Braçadeira do espigão totalmente e remove-a puxando-a para cima até ficar solta do quadro.
Visto que o WCS tem recuo ajuda-te um pouco, agarra num pano e enrola-o nesse Recuo, e pela parte de trás da bike com a pernas entre a roda tenta rodar primeiro o Espigão para um lado e para o outro, quando ele começar a rodar vais puxando para cima até ele sair.

Ou seja lá está mais uma prova que durante a instalação não vais de certo precisar de usar a massa, a Massa eu pessoalmente só a uso se realmente o espigão começar a descer, acontece isso quando não há uma medida correcta entre o espigão por exemplo e o quadro e tem que haver algo para compensar que é a massa.

Se tiveres mais problemas diz ou arranja um Serrote e corta isso!! :D
 

rjcm78

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Ora nem mais, o parafuso é um M6 com 22 mm. tive a ver e um M8 não dá...Daria para o encaixe da cabeça, mas não passa no buraco, teria que se abrir também. E isso já não vou fazer...

Mais uma vez obrigado
 

nogueira.nuno

New Member
Ok então, eu vou tratar de te arranjar a peca, depois digo-te algo ou através do Antonio, tive por acaso a enviar-lhe um Mail a uma hora atras acerca de uns assuntos e falei-lhe de Ti mas acho que so tens mesmo então que arranjar o tal espigão substituto e eu vou tratar de te arranjar a peca. Claro que e usada mas penso que isso a ti não te importa, queres e arranjar isso, certo?
 

rjcm78

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Bem boas noticias!

Acabei de falar directamente com o importador (Castanheira & Castanheira) que me disse que a peça se arranja sem problemas e que a disponibilidade é imediata...basta encomendar numa loja que venda Ritchey...:D

Por isso ainda esta semana vou andar...

nogueira.nuno:

Mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade e boa vontade...só por isso o almoço ou jantar mantém-se de pé...é só conbinarmos quando voltares.
 
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nogueira.nuno

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Boas, ainda bem que se pode resolver assim, nao ha problema, depois encontramo-nos la pela Binaclinica um dia destes e de certo, abraco.

Nuno Nogueira
 

rjcm78

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Ora muito bem.
Cá está a nova peça do espigão, custo total 13 €
fica a informação que a ritchey vende tudo em separado, mas as lojas por vezes desconhecem e não têm muita vontade em saber. Também não lhes interessa. É melhor venderem outro espigão.
Conselho: falem directamente com o importador.

Fica aqui a nova:

dsc01471m.jpg


E a velha e estragada:

dsc01472cq.jpg


A diferença é que a nova já não é estriada ou dentada como quiserem.
Vantagem, já não "morde" o verniz do carbono.
Esta já vem nos novos espigões...como foi falado e bem pelo Jepas num outro tópico...

dsc01473o.jpg
 
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