• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

EIXO PEDALEIRO COM PRISÃOi

motard

New Member
BOAS PESSOAL DO ASFALTO
Depois de desmontar a transmição (corrente e cassete) para limpeza de rotina, e com a bicicleta no cavalête, reparei quando procedia á limpeza dos pretos do pedaleiro que este se encontrava um pouco preso ao rolar.
Ou seja, quando faço rolar os krencos com a mão o pedaleiro em vez de se manter a rolar solto, pára passado algumas voltas e enquanto estou a fazer força manualmente noto algum atrito e como que um roncar muito suave vindo de dentro do quadro na zona do eixo pedaleiro.
será que é o próprio eixo que se foi!!! ou será rolamentos nas ultimas?? ou será normal (não acho).
O meu pedaleiro é ultegra do ano passado, foi montado novo com o restante kit que veio de origem na minha GIANT, nunca andei á chuva com esta máquina, será que este eixo pedaleiro já entregou a alma ao criador???
Agradeço informações = OBRIGADO=
 
Parece-me ser impressão tua apenas.

Fazer rolar o pedaleiro com a mão vai sempre fazer uma certa ressonância e tem tendência a ouvir-se bastante porque o quadro deve ser de carbono e as vibrações ouvem-se mais no resto do quadro.

Faz como diz o Pantani e logo vês.
 

cokenim

Active Member
Motard nunca lavaste a maquina a mangueirada?
Realmente também acho que é muito cedo para gripar rolamentos,mas creio que é mesmo isso que sucedeu.
Na minha não ouço nada e roda por um longo período, o quadro é de carbono com o sistema bb30.
Na de btt é igual ao teu e de 6 em 6 meses os rolamentos berram está bem que sofrem muito mais.
Se tens ferramenta para desmontar isso mete mãos a obra mas duvido que te safes só com lavagem e lubrificação.
As pistas dos rolamentos já devem estar picadas.
Já agora é este sistema que tens montado não é??

http://www.probikeshop.pt/shimano-copos-movimento-central-ultegra-bsc-ismbb6700b/62718.html
 

motard

New Member
Boas = cokenim = Danielkezia = pantani = Agradeço as vossas dikas.
Para desmontar e lubrificar é quase impossível, pois não tenho em casa ferramenta para a desmontagem e nunca o fiz com este sistema que é "bb"
A minha bike é Giant TCR Composet em carbono e eu sei que os "barulhos" se propagam com muito mais facilidade, mas continuo a achar que o que oiço não é normal juntamente com o atrito que se sente quando rolo o pedaleiro (livre de corrente e á mão).
Em todo o caso vou aproveitar para passar hoje na loja onde adquiri a máquina e expor o meu caso, visto que a bike foi adquirida em Fevereiro de 2011 e se tiver qualquer problema não quero ser eu a mexer porque acho que o termo de garantia deve cobrir esta situação.
Nota: como disse anteriormente, nunca andei com a máquina á chuva nem lavo com "máquina / mangueira"

Disponham sempre, Abraço "Motard"
 

phelp5

New Member
Boas motard...
Tenho uma tcr só que advanced 3 de 2010 e tenho esse "roncar" oriundo do movimento pedaleiro acho eu, o padaleiro é um ultegra deste ano e novo montado á 15 dias, já foi desmontado e lubrificado novamente e continua o ronco insuportavél sentindo-se mais na talega e no carreto 12/13. Onde foi montado garantem que o movimento está bom e desconhecem de onde vêm o dito ronco. Como foi o teu resultado final...ou alguma dica.
Um abraço a todos.
 

CarlosEscorcio

New Member
A titulo de curiosidade ao rodar a pedaleira com a mão, quanto é que ela deve rodar ? Rodar sem dar grande "balanço"/força. Uma volta completa?
 

CarlosEscorcio

New Member
Obrigado pela resposta, uma ultima questão se ao rodar não chegar a uma volta completa será sinal de limpar correntes, transmissão ou poderá haver algum problema no eixo?
 
Top