• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

E se o doping fosse permitido?

Burning Dogma

New Member
Vamos lá abrir o debate; imaginemos que deixavam de haver proibições e restrições em relação a fármacos de qualquer espécies, valores limite e tudo mais. Qualquer ciclista/equipa teria possibilidade de adquirir e tomar/administrar qualquer produto que quisesse. Em que é que acham que isto iria resultar?
Afinal os controlos e proibições nada mais são que um jogo do gato e do rato em que de vez em quando alguém sai na rifa e fica com uma mancha no currículo.

Pode-se falar do perigo para a saúde dos atletas, mas a mim parece-me que alguém que dedica a vida a um desporto violentíssimo como este deve ter a saúde no último lugar da sua lista de preocupações. No que toca ao espectáculo, esse seria garantido, afinal o que todos queremos é ver ciclistas a subir montanhas a 40 à hora, cronos com médias altíssimas, etc. Por fim, e para mim este é o ponto mais importante, mitigava-se, pelo menos em grande parte, a máfia de médicos e farmacêuticos que contrabandeiam estas substâncias.

O que pensam de um cenário destes?
 

super.byke

New Member
Provavelmente o nº de mortes entre os ciclistas deveria crescer em flexa, pois o limite passaria a ser "tomar algo que me faça voar mas não me mate"...
Penso que o ataque cardíaco seria a maior causa... se olharmos para os carros o que é que se faz? chipam os carros para que os mesmos tenham mais cavalos que aqueles para os quais foi programado e o que acontece? o motor acaba por ter uma vida útil muito menor, necessita de peças mais depressa, etc...

Agora concordo que a máfia que anda por traz de tudo isto deve ser brutal...
 

el gato

Member
Boa questão.Na minha opinião nunca se deveria dar a mão aos batoteiros, creio que é uma questão de principio a par de outras actividades que regem a nossa sociedade onde é necessário combater a fraude por que é isso que se trata. Claro que este tema é e irá ser sempre debatido infelizmente, mas creio que tambem é interessante fazermos este exercicio teórico. Se o combate ao doping nos moldes actuais visa prestigiar uma modalidade e mesmo assim aos olhos do publico em geral esta não o é bem vista que dizer da liberalização, do fim da verdade desportiva...seria ainda mais desprestigiante. Neste caso, se calhar o reverso da medalha mostrava-se ou seja numa hipotética competição só se iria declarar os vencedores quem estivesse dopado. Era engraçado o atleta em vez de mostrar o passaporte biológico iria mostrar o passorte da farmácia para poder competir, eh,eh.Por outro lado numa equipa tradicional de ciclismo, além dos massagistas, mecânicos,etc, iria criar-se uma nova função vital dentro da equipa, senão a mais importante o delegado de informação médica, e esta hein ?

um saludo

el gato
 

RoKKy

New Member
Citação desnecessária- consultar as regras

Boa observação! eheh
Mas, tal como já aqui foi mencionado pelo super.byke, o nº de mortes entre os ciclistas iria ser uma constante, entre inúmeras outras situações desagradáveis.

Cumps.
 
Last edited by a moderator:

Burning Dogma

New Member
Não sei se haveriam assim muitas mortes. Antigamente, nem havia controlos anti-doping e não há conhecimento de mortes a torto e a direito, eu acho que só ouvi falar do Tom Simpson no Mont Ventoux. E as equipas acho que iriam vigiar minimamente os atletas de modo a trazê-los no limite mas a tentar evitar desgraças.

As mortes súbitas no futebol não me parece que sejam mais que nos outros desportos, simplesmente são todas publicitadas enquanto as dos outros desportos nem notícia são. No pouco tempo que acompanho o ciclismo, já li notícias de uns 2 ciclistas que tiveram morte súbita, mas sempre em sites da especialidade e nunca em noticiários generalistas.
 

Pdrito

New Member
Na minha opiniao nao deveria haver dopping nenhum ai sim se iriam ver os bons e verdadeiros atletas,que realmente mereciam pelo esforço efectuado pq toda a gente sebe que com um "ventinho nas costas" toda a gente anda.........
Cumps....
 

RoKKy

New Member
Mas isso é o que todos nós pretendemos mas, conforme as coisas estão, é simplesmente impossível que não haja doping...
 

Ruy

New Member
Nesse caso os grandes patrocínios seriam certamente as farmacêuticas para ver quem criava a melhor droga para atingir o objectivo e as maiores verbas que são as destinadas aos camufladores de doping passariam para a invenção da melhor droga.
 

silvioferraz

New Member
Não sei se haveriam assim muitas mortes. Antigamente, nem havia controlos anti-doping e não há conhecimento de mortes a torto e a direito, eu acho que só ouvi falar do Tom Simpson no Mont Ventoux. E as equipas acho que iriam vigiar minimamente os atletas de modo a trazê-los no limite mas a tentar evitar desgraças.

As mortes súbitas no futebol não me parece que sejam mais que nos outros desportos, simplesmente são todas publicitadas enquanto as dos outros desportos nem notícia são. No pouco tempo que acompanho o ciclismo, já li notícias de uns 2 ciclistas que tiveram morte súbita, mas sempre em sites da especialidade e nunca em noticiários generalistas.

Nem mais. No tempo em que o dopping era permitido, se calhar havia menos atletas a caír para o lado do que agora.

Atenção que eu não defendo o uso de drogas. Acho isso uma batotice,mas que está profundamente enraízada em todo o desporto de alto rendimento, está e não se pode negar as evidências.

Temos sempre de nos lembrar que se trata de atletas que põem a comida na mesa com o dinheiro que o seu rendimento desportivo lhes trás e às vezes uma quebra física, uma lesão ou mesmo um apertado regime de treino/competição, leva a que esses mesmos atletas optem para manter o ritmo, prevaricar de vez em quando.

Não sejamos ingénuos e dizer que fulano tal toma e fulano tal não toma. Hoje pode até ser, mas amanhã nunca se sabe.

Sou fã de muitos ciclistas, muitos já foram apanhados nas malhas do dopping, muitos não e alguns dos que admiro ainda o vão ser de certeza. Tenho a mesma admiração por todos, pois tenho consciência de que o dopping está amplamemnte presente e acessível a todos e numa ou noutra altura (não quer dizer que andem sempre dopados) eles o utilizam.

Abraço
 

Hudju

Member
Eu penso que continuaria a haver um grande controlo por parte das equipas e médicos que estão por trás das equipas, é quase implicito que em todos os desportos existe doping, ou complementos vitaminicos, para ajudar os atletas a manterem as boas performances ao longo do ano.
É lógico que um atleta não pode andar o ano todo dopado, senão caiam logo para o lado.
É um bocado como os culturistas fazem para crescer, vão fazendo ciclos de injeções de doping, e ciclos para ajudar a recuperar os orgãos afectados pelo doping.
A única diferença, é que todos passariamos a saber quais são as drogas que utilizam, o que podia ser letal para os amadores que decidicem emitar os profissionais, e sem o devido acompanhamento médico.
 

patrick pires

Well-Known Member
Exacto e se...

Como comentaram noutros posts, que "possivelmente haveria mais mortes no ciclismo", pois eu creo que não seria o caso, isto porquê?
Um exemplo "nalguns" troços de autoestrada na alemanha a velocidade é livre ou seja não tem limite de velocidade... por isso ja se ouviu nas noticias que a mais mortes na estrada??
Se o doping fosse aberto (livre) o que aconteceria é que haveria um maior control na toma de dita medicação por parte dos medicos e equipe tecnica.. beneficiaria o espectaculo? pois talvez não, de que serve fazer desporto se utilizas "gasolina Super"...
Sinceramente cada um faz aquilo que quer, mas eu o dia que não puder superar um obstaculo que me propuser com a bicicleta, das duas uma, ou treino até o conseguir ou então acabaria por desistir... agora enganar me a mim proprio com produtos dopantes não muito obrigado!!!
 

Martins228

New Member
se o doping fosse autorizado indiscriminadamente, deixava de haver desporto. Mas sim dopados a fazer loucuras e atletas a morrer estilo época da caça ao coelho.
 

Interceptor

New Member
O Doping é permitido!!!!!!!

Claro que a única droga que é permitida é a CAFEÍNA, mas não deixa de ser uma droga e TODOS NÒS A TOMAMOS.

Conclusão: Andamos todos dopados:D

P.S. Para quem não sabe, a cafeína foi em tempos proibida:eek:


Até breve.
 

Velhadas

Well-Known Member
Apenas pergunto uma coisa: Alguem que consiga uma boa clasificação com "ajudas extras" vai nesse dia apra a cama com um sorriso nos lábios?
 

tunes

New Member
A cafeina continua a ser proibida, penso eu. Mas os valores sao bastante altos.
Lembro-me que o sanchez, jogador da bolivia que passou pelo boavista, foi apanhado com isso.
Abraço
 

mexxx

New Member
se o doping fosse permitido, ganhava o ciclista que tive-se mais droga nas veias, e não mais pernas, deixava de ter piada, porque o publico que vê o ciclismo saberia que que só com treino não se podia tornar ciclista profissional.
um grande ciclista que morreu por causa de excesso de droga foi o marc patan, foi encontrado num quarto de hotel morto com uma mala cheia de comprimidos.
hoje em dia só há um desporto que é permitido o doping, mas eu não acho que seja um desporto, é o culturismo profissional, mrs. Olímpia ou mrs. mundo...
em relação ao ciclismo, temos uma prova cá em Portugal que vale tudo menos arrancar olhos, é os masteres que não tem controle de doping...
 
Last edited:
Top