• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

duvida em troca de transmissão???!!!

estica

New Member
boas, estou com uma duvida e gostaria de pedir vossa ajuda.. é o seguinte tenho uma transmissão 53x39 e 11x25, mas a subir faz-me falta 1 ou 2 mudanças mais leves, a minha duvida é se devo trocar o prato da frente de 39 dentes por um de 34 ou trocar a cassete de 11x25 por um de 11x28 ?? desde já meu muito obrigado e boas pedaladas
 

edununo

Well-Known Member
O melhor é trocar a cassete e por 2 motivos:

1º Provavelmente a tua pedaleira tem BCD 130mm e não permite colocar pratos menores que 38 dentes.
2º Mesmo que já seja tipo a Ultegra 6800 e já permite colocar prato de 34 dentes, terias de trocar o maior pois um salto de 53 para 34 é demasiado grande.
 

estica

New Member
a pedaleira é uma shimano 105 5700..
se eu mudar a cassete para uma 11x28 será que se vai notar grande diferença?
ou sugere outra dentição para a cassete?
obrigado
 

Skyforger

Active Member
Há uns anos também tive o mesmo dilema. Tinha uma 53*39 e precisava de andamentos mais leves e descontraídos. Já tinha uma cassete 28, pelo que não faria muito sentido ir para 30 ou 32, sendo as diferenças em termos de andamento no caso de troca da cassete são mínimas. Também ponderei a questão da troca de pratos, mas é uma complicação em termos de compatibilidades. Acabei por tomar a opção de fazer um esforço financeiro suplementar e troquei a pedaleira por uma compacta, 50*34. Foi a melhor coisa que fiz, pois cortou-se o mal pela raíz e evitou que andasse a hoje a trocar a cassete, amanhã o prato e, no final, nunca resolvia realmente o problema. Pensa nisso e, caso optes pela troca da pedaleira, já arranjas o modelo 105 a bons preços e ficas muito bem servido.
 

parafusos

Member
Tenho duas de estrada, uma 50*34 com 11x25 e a outra 53*39 com 12x28. Subo com ambas as bicicletas as mesmas subidas, a diferença e que na 1ª ando com mais rotação. Com a 2ª tenho subidas que faço com a primeira mudança, carreto 28, enquanto com a outra relação subo na segunda velocidade, carreto 24 ficando ainda com uma velocidade disponível. Eu como também pratico btt, ando mais em rotação, mas ando com pessoal que também têm pedaleira 53*39 com 11x28 e muitas das vezes eles vão com mudanças mais pesadas o que resulta que em subidas quando vou na primeira velocidade eles vão na segunda ou mesmo terceira (parecem uns touros - é só força!!!). Por isso acho que se colocares uma cassete com carreto de 28 vai ser o suficiente.
Boas pedalada
s.
 

Morg

Well-Known Member
Já fiz essa troca e é como adicionar 1 mudança mais leve. Se queres 2 mudanças mais leves tens que trocar o pedaleiro.

Depois comprei uma compacta 34-50 mas muito por causa do 50.
Actualmente tenho 36-50 com 11-28. Acho o 34 muito curto para a planície. Andava quase sempre em 50.
 

estica

New Member
sinceramente estou num grande dilema.. se trocar pedaleira ou cassete.. é que nao queria gastar muito guito pois ainda agora comprei a transmissão toda nova, tem cerca de 400km, mas como fiz a compra do material todo em promoção nao liguei muito ao numero de dentes pois a experiência na roda fina tambem nao era nenhuma... mas agora reparo que a subir preciso de mais leves...
 

Duke

Well-Known Member
Sempre podes tentar vender o pedaleiro depois de comprares um de 34/50.
Na minha opinião o 39/53 é um pedaleiro de competição ou então para quem faz mesmo muito poucas subidas mas se te habituares a ele vais ficar um verdadeiro pró! XD
 

Janas

New Member
eu sou um grande maçarico e subo a serra da estrela com um 39 -28 (53-11)......e nao preciso do 28.

Ora eu nao quero ofender ninguem e espero que entendam que o que vou dizer é uma critica construtiva, pois ha quem pedale muito e ha quem nao pedale nada.

Quem pedala bem vai usar sempre um 39|53 depois varia ali um pouco no terreno, se mora no norte usa uma cassete com 28, se mora tipo numa zona mais alentejana usa um 25 ou mesmo 23, pois so um pedaleiro desses responde as expectativas de quem tem desempenhos razoaveis.

ora os restantes ou seja, os cicloturistas, que por algum motivo nao conseguem atingir certos ritmos, sejam eles quais forem, idade, saude, falta de treino, ou ate mesmo falta de vontade..... tem de ter sempre um pedaleiro 36/50, que depois usaria os mesmos parametros de cassete relativamente ao terreno como eu ja referi.

e porque?

Porque é assim que funciona, o organismo de uma pessoa que nao treina nao suporta os impactos de um pedaleiro tao evoluido como o 53/39....ok ate podem acompanhar quando aquilo é tudo plano, sem subidas e tal, mas eu garanto, mesmo quem os tem uma dentição de 11 é algo que se usa no limite....eu uso muito raramente.

antes de comprarem pensem muito bem, se o fizerem poupam-se ao gasto de dinheiro desnecessario.

e ainda não chegamos sequer a falar do tamanho do pedaleiro, ai então é uma grande dor de cabeça, pois se calhar quem como eu tenha um crank 170 se esta a ver aflito com pedaleiro 39/53 basta passar para um 175 e aquilo facilita muito a vida a subir.
 

RTC

Moderador
Staff member
Boas estica.

Já passei por isso e pelo que dizes se te faz 1 ou 2 mudanças mais leves, a solução poderá ser a troca da cassete para uma 28. Comigo foi assim e resultou.
Mais tarde tive oportunidade de vender a minha transmissão a um amigo e acabei por optar por uma relação que para mim é perfeita (52/36 com 11/28). Todos me diziam para trocar por compact porque é a melhor relação, a mais adequada a 90% dos ciclistas, etc etc..., só que eu andei quase "toda a vida" com 53/39 e como faço algumas provas de estrada achei que seria demasiado arriscado baixar para o compact. Até agora esta nova relação lançada pela Shimano tem-se revelado acertadissima!
No entanto e voltando à tua questão, se não pretendes gastar muito agora, troca a cassete.
 

eletric0

Member
Pois eu queria ter comprado o 52-36 mas o SRAM Red 22 em Portugal pelos vistos não estava a disponibilzar essa combinação logo a de inicio... Tive que optar pelo 50-34 e agora vou lhe trocar para um 36.. Mas gostava de ter o 52!
 

edununo

Well-Known Member
52-36 também são compactas. Pelo que sei também usam um BCD de 110 mm mas com pratos 52-36 em vez de 50-34.
 

RTC

Moderador
Staff member
mas 52 36 naose consegue em todos os pedaleiros certo...so nos recentes.... que são caros...

São ao preço que têm sido todos os outros, dentro da gama em que se inserem. O meu pedaleiro Ultegra 6800 52/36 (110BCD) custou...179,00€ (online). Exatamente o que custa o compact do modelo anterior (6700)
 

pratoni

Well-Known Member
Pois eu queria ter comprado o 52-36 mas o SRAM Red 22 em Portugal pelos vistos não estava a disponibilzar essa combinação logo a de inicio... Tive que optar pelo 50-34 e agora vou lhe trocar para um 36.. Mas gostava de ter o 52!

Não vejo porque não possas colocar. O mais difícil será, talvez, encontrar o prato igual ao que tens com 52 dentes, mas a compacta aceita qualquer tamanho acima, abaixo de um certo n° de dentes é que já não...
 

eletric0

Member
Não vejo porque não possas colocar. O mais difícil será, talvez, encontrar o prato igual ao que tens com 52 dentes, mas a compacta aceita qualquer tamanho acima, abaixo de um certo n° de dentes é que já não...

Não me devem ter percebido... Eu queria comprar o conjunto 52-36 mas não estava disponivel no representanto Sram em Portugal... Se houvesse em stock era o que tinha metido!

Neste momento tenho o 50-34 mas o 34 da para mudar bem pois ja existe o prato... Já o 52 ainda não vi em lado nenhum(Tou a falar dos pratos mesmo da Sram..)
 

estica

New Member
após as vossas respostas aqui no forum e algumas duvidas que tirei com pessoal mais experiente nestas andanças o que em principio vou fazer vai ser trocar o prato de 39 para um de 36 dentes ficando assim com 53x36 e trocar a cassete de 11x25 por uma de 11x28 ... que dizem?
obrigado
 

grouk

Active Member
se tens um prato 39 nao vais conseguir por um prato 36 porque o 36 usa bcd de 110 e o 39 usa bcd de 130
 

Janas

New Member
existem novos pedaleiros com uns sistemas diferentes que da para colocar varios pratos, as marcas finalmente estao a começar a fazer isso, nao sei se o dele (como é o novo RED) dá para varios pratos. A LOOK tem um pedaleiro que da para por todos os pratos... lembro-me agora dessa marca, ha dias vi um comentario aqui sobre isso mas nao sei quem pos nem qual era a marca.
 
Top