• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Duvida com Rodas Pedaleiras

rcasimoes

Active Member
Boas, como já tinha dito sou muito verde nestas adanças, e só agora estou a começar. Tenho muitas duvidas, mas daquelas que mais me intigram, são quando leio aqui a rapaziada a falar dos pedaleiros, tipo 52/34, 44/.... qualquer coisa. que para mim é o mesmo que não perceber nada do que estão a falar. Como é que eu sei que pedaleiro tem a minha bike, comprei uma Btwin da decatlhon para iniciar.

Depois também me faz confusão, é as mudanças, tipo. Posso utilizar todos os carretos de trás com qualquer roda dentada da frente, penso que estas se chamam pedaleiro. Eu explico melhor. Por exemplo tenho o prato maior á frente e posso utilizar atras deste o carreto mais pequeno até ao maior. É que ouvi aquela historia de não se podia porque a corrente trabalha cruzada. Se assim for não faço a mais pequena ideia que mudanças utilizar correspondendo ao prato que estou a utlizar .


Peço desculpa pela nabiçe, mas é a primeira vez que estou a andar com uma bicicleta com mudança e é tudo novo.

Abraço a todos.
 

Figueiredo

Active Member
Em linhas gerais é mais ou menos isto:

Os pedaleiros mais comuns são 52-39 (andamentos + pesados) ou 50-34 (andamentos + leves) basta contares os dentes de cada prato do teu pedaleiro para ficares a saber a tua relação.

Dizem os "entendidos" para a corrente não trabalhar cruzada que quando utilizas o pedaleiro grande deves usar os carretos mais pequenos na cassete ou seja do meio para baixo, e se usares o prato pequeno usas a primeira metade da cassete, mas isso com o tempo aprendes a conhecer a tua bicicleta e passa a ser institivo...

Boas Pedaladas
 

AlexandreSLG

New Member
Boas.
Eu gosto de pedalar em cadencia e quando comprei a minha bicicleta de estrada não sabia ao que ia, ela veio com 53/39 e 12/25.
Sempre achei uma relação pesada e pouco flexível, principalmente porque ando a maior parte das vezes sozinho ou em grupos muito reduzidos, e não em grupos enormes que conseguem ir a uma velocidade grande que justifique ter o 53.
Com 53 à frente os dois últimos dentes de trás (12-13) quase nem tinham uso, e como sou do Minho e aqui há muita parede que eu gosto de trepar, trepar paredes a partir de 10-12% com 39/25 já começa a ser cansativo. há coisa de 6 meses mudei para 50/34 com 11-25 atrás, e considero ser uma escolha muito melhor nas duas relações:
-O 50/11 é mais pesado do que o 53/12, pelo que não perco andamento nas descidas e ainda fico com maior flexibilidade em plano (escuso de na frente estar a passar para o prato pequeno quando a rolar apanho uma subida +/- curta de 3-4%)
-Com 34/25 ficamos com muito mais capacidade de enfrentar subidas duras e acreditem que acabamos por passar a pedalar ainda mais em cadencia, o que na minha opinião acaba por ser melhor.
Concluindo recomendo o compact (50/34 e cassete 11-25) principalmente se quisermos fazer um misto de rolar com zonas montanhosas.
Mas o melhor é consultar mesmo as capacidades dos diferentes andamentos em http://www.sheldonbrown.com/gears/.
Por exemplo com nesse site dá para ver que para um crank de 175 mm um 50-11 dá mais andamento que um 53/12 ou que um 34/21 é +- um 39/25
 
Top