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Douro Granfondo 2019

kostaviks

Well-Known Member
Tb fui e correu mt bem. Na penuktima descida fui descarregado pelo malaguetini Filipe que esta uma mota. @kostaviks 11 geral sem treinar, hehehe. O grupo da frente fez a 1as subida em 20min a 5.5 w/kg...
E então? É verdade mesmo... não tenho treinado nada de jeito. Ando de bicicleta sem qualquer método!
Por alguma razão, chegado ao Cadão tive de os deixar ir... Por acaso nem vi quantos w/kg fiz nessa subida...
 

jffneves

Member
Boa tarde pessoa.
Esta foi a minha 1º participação no DGF e optei por ir ao médio, pois a preparação foi de longe a ideal!
Bem, adorei o trajeto... duro, muito duro, com algum vento a ajudar à festa. Nunca senti problemas nas descidas com outros ciclistas a querem ultrapassar e foi fantástico o espírito de entreajuda nas subidas. E aquele ultimo abastecimento... que grande arraial ali estava...lol !! A cena de pancadaria, pelo que vi , estando eu lá , foi devido a um ciclista penetra que entrou na prova sem dorsal e nesse abastecimento pediu água. O senhor , explicou que não devia estar ali a pedir água, pois não estava inscrito na prova e não seria muito correto. Eis que tal ciclista parte para o insulto verbal e de repente eram só garrafões pelo ar. Nessa altura, foi.me embora... ahahah. O meu único senão foi um gel que comi e que me obrigou a parar de emergência no meio do mata para me... "aliviar" tendo perdido ai uns bons 10 minutos... credoooo!!!! Na reta final até à Régua, apanhei um comboio enorme e que ia a uma velocidade alucinante ( média 42 km/h ) ... Este TGV era de tal forma grande e veloz que uma mota da GNR decidiu ir a abrir caminho para nós! Banhos fantásticos ! Em relação ao almoço, não posso opinar pois não almocei lá.
Se volto a lá ir ? Não sei, para o ano logo se vê!
 

jffneves

Member
Só mais uma "posta de pescada". No assunto que diz respeito a bicicletas com travão de disco e após esta prova, fiquei com uma opinião muito clara sobre isso.
Quem desce bem, desce com travões convencionais ou com travões de disco. Em todas as descidas passei imensos ciclistas que iam a medo, com bicicletas com travão de disco, assim como muitos ciclistas com travão convencional e de disco passavam por mim muito depressa também. Tendo eu uma bicicleta com travões convencionais ( ultegra ), e rodas de carbono, não senti falta de puder de travagem e desci bem depressa. Não fazia travagens muito longas, apenas doseava bem a manete. Resumido, e pelo que vi, não é o método de travagem que te faz descer mais depressa, mas sim o kit de unhas e alguma loucura ...
 

cou7inho

Well-Known Member
Só mais uma "posta de pescada". No assunto que diz respeito a bicicletas com travão de disco e após esta prova, fiquei com uma opinião muito clara sobre isso.
Quem desce bem, desce com travões convencionais ou com travões de disco. Em todas as descidas passei imensos ciclistas que iam a medo, com bicicletas com travão de disco, assim como muitos ciclistas com travão convencional e de disco passavam por mim muito depressa também. Tendo eu uma bicicleta com travões convencionais ( ultegra ), e rodas de carbono, não senti falta de puder de travagem e desci bem depressa. Não fazia travagens muito longas, apenas doseava bem a manete. Resumido, e pelo que vi, não é o método de travagem que te faz descer mais depressa, mas sim o kit de unhas e alguma loucura ...
Por acaso devo dizer que na segunda descida a certa altura vi os travões a "abrandarem" e não travavam. Fiz a prova toda com cautela nas descidas porque não queria arriscar a apanhar algum susto. Mas admito que quando vi os travões a não responder devidamente assustei-me. Não sei se são os calços a pedir a reforma ou os aros a pedir limpeza.
Mas sim, vi muita gente a descer a grande com e sem disco. Se bem que a muito deles um bocadinho de respeito tb não seria demais. Já nem se trata de loucura, trata-se mesmo de respeito por quem já vai a fazer uma curva por exemplo.
 

Wawando

Well-Known Member
Por acaso devo dizer que na segunda descida a certa altura vi os travões a "abrandarem" e não travavam. Fiz a prova toda com cautela nas descidas porque não queria arriscar a apanhar algum susto. Mas admito que quando vi os travões a não responder devidamente assustei-me. Não sei se são os calços a pedir a reforma ou os aros a pedir limpeza.
Mas sim, vi muita gente a descer a grande com e sem disco. Se bem que a muito deles um bocadinho de respeito tb não seria demais. Já nem se trata de loucura, trata-se mesmo de respeito por quem já vai a fazer uma curva por exemplo.
Tens que travar menos :)
Agora a serio, travar só qd é preciso e de resto e aliviar para aquilo arrefecer. Seja disco ou rim.
 

cou7inho

Well-Known Member
Tens que travar menos :)
Agora a serio, travar só qd é preciso e de resto e aliviar para aquilo arrefecer. Seja disco ou rim.
Por acaso eu não sofro desse problema até porque vivo numa zona com muita serra e descer não é algo que me assuste de todo. No inicio da descida fui a travar durante algum tempo pq ia um senhor na minha frente e eu não o consegui passar pq iam os Froome's a todo o gás e eu nao me queria meter no meio deles.. Talvez esse período a travar no inicio refletiu-se no poder de travagem mais fraco no final
 

NULL

Moderador
Staff member
Só mais uma "posta de pescada". No assunto que diz respeito a bicicletas com travão de disco e após esta prova, fiquei com uma opinião muito clara sobre isso.
Quem desce bem, desce com travões convencionais ou com travões de disco. Em todas as descidas passei imensos ciclistas que iam a medo, com bicicletas com travão de disco, assim como muitos ciclistas com travão convencional e de disco passavam por mim muito depressa também. Tendo eu uma bicicleta com travões convencionais ( ultegra ), e rodas de carbono, não senti falta de puder de travagem e desci bem depressa. Não fazia travagens muito longas, apenas doseava bem a manete. Resumido, e pelo que vi, não é o método de travagem que te faz descer mais depressa, mas sim o kit de unhas e alguma loucura ...

Disso não há dúvidas!

A questão é que há outros factores a pesar na equação. Um tipo que desça bem, com experiência, normalmente não terá problemas se utilizar travão convencional e rodas de carbono. Já um gajo como eu que desce mal, que utiliza muito os travões, se levar rodas de carbono está sujeito a chegar a meio da descida com as rodas cheias de papos! Já vi mais de 10 rodas a irem para o lixo!
Como tal, nessa situação, o disco parece-me a melhor solução.
Em chuva a capacidade de travagem do disco por norma é muito superior ao do travão convencional, pelo menos em rodas de carbono que é a experiência que tenho...
 

elchocollat

Well-Known Member
O disco é a melhor coisa implementada no ciclismo de estrada nos últimos anos!
Porque é que não implementaram mais cedo? Foi uma pergunta que me fizeram e não sei ao certo responder... Era o não acompanhamento de tecnologia? Peso? É mesmo curiosidade... Alguém sabe?

Edit :
Isto doa discos parece uma cena do último ano... Ou não?
 

Z.Carlos

Active Member
Porque é que não implementaram mais cedo? Foi uma pergunta que me fizeram e não sei ao certo responder... Era o não acompanhamento de tecnologia? Peso? É mesmo curiosidade... Alguém sabe?

Edit :
Isto doa discos parece uma cena do último ano... Ou não?
Poderá ter a ver com peso e a dificuldade em provas para trocar uma roda.
 

s0me0ne

Well-Known Member
Na reta final até à Régua, apanhei um comboio enorme e que ia a uma velocidade alucinante ( média 42 km/h ) ... Este TGV era de tal forma grande e veloz que uma mota da GNR decidiu ir a abrir caminho para nós!

Pelo que vi, havia meia dúzia de motas da GNR a fazer piscinas na parte final do percurso a abrir caminho a grupos de ciclistas.
 
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