• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dores no joelho

Bruso

Well-Known Member
MFMS
tocaste num aspeto onde tenho muitas dúvidas.
Eu fui operado ao ligamento cruzado posterior (rotura total) e tou com algum medo dos pedais de encaixe. Eu jogo futebol e já vou na 2ªépoca pós.operação e além de algumas dores pontuais e estalos não sinto nada de grave. O meu medo dos pedais de encaixe é o facto de ser um movimento repetitivo e o movimento do pé ser restringido...

Já agora obrigado pelas recomendações.
 

Bruso

Well-Known Member
Lol tu já sabes a minha opinião pah...concordo cm o que já disseste mas fico sempre com medo. e agora ao ler este relato ainda mais :(
 

luisfoliveira

New Member
Há algum tempo também me surgiram dores no tendão exterior dos joelhos e cheguei à conclusão que era por andar com o selim demasiado alto. No meu caso era uma tendinite que, indo logo ao médico, debelou-se em menos de um mês com um anti inflamatório e algum repouso.

Há que ter muita atenção às lesões nos joelhos porque para além de ser um problema muito chato, pode ficar muito caro já que o exame de diagnóstico é normalmente a ressonância magnética.

Uma excelente hipótese para procurar aconselhamento médico a um custo controlado é procurar um centro de medicina desportiva.


Não sendo federado, há que ir com referência do médico de família, mas a consulta pode ficar mesmo assim bastante mais barata que ir ao privado sem seguro. Eu pela consulta na médica fisiatra (Medicia Fisica e Reabilitação) com os raios-x ao joelho, ficou-me tudo por 15€.

http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=29
 

Pedro_carvalho

New Member
Boas!

Pois é..sou mais um feliz contemplado com as ditas dores no joelho..

No meu caso, tendo feito cerca de 8000km este ano entre estrada e BTT sem qualquer dor, resolvi nesta altura fazer umas corridas de forma a complementar o treino e dar descanso á bicicleta durante um mês. Contudo, na 2º corrida que fiz o meu joelho direito deu-me umas dores tão fortes que tive de parar e regressas a caminhar para casa.

Desde esse dia, tenho pedalado de vez em quando mas sempre nas calmas e pedalar em pé é escusado pois o joelho começa logo a doer e muito e mesmo sentado ao fim de 15km começam as dores. Isto dura ha uns 15 dias. Entretanto andei a tomar brufen e voltaren mas sem qualquer efeito...

Estou neste momento a tomar o Optimus desde há dois dias pois penso que se poderá tratar de alguma falta de liquido sinoseal associado ao frio que tem estado.

Percebo pouco deste assunto e de facto estou com muito receio de não conseguir voltar a pedalar como até agora. Nos dias seguintes a dar uma volta de bike nem descer escadas consigo..

È dificil descrever esta dor pois em repouso não sinto, apenas a caminhar ou a descer e subir escadas sito..
 

Pedro_carvalho

New Member
Não é muito facil explicar..

Parece que a dor vem da zona que envolve a rotula no interior do joelho na parte de baixo. Uma situação que me faz gerar dor é ficar sobre a perna com ela meio dobrada. È o equivalente a pedalar de pé. Mas dobrar a perna sem peso nao me dá qualquer dor.

A unica situação que me pareceu em parte semelhante com estas dores é a condromalácia patelar.. não sei se será isso.

Só para contextualizar a coisa um pouco melhor as dores começaram numa 2º feira apóas ter feito 60km de btt no sabado e 45km no domingo. Nessa segunda feira fiz 30min de rolo e assim que terminei descansei 20min e sai para a rua com um frio desgraçado para correr 6km.
 

MFMS

New Member
O meu medo dos pedais de encaixe é o facto de ser um movimento repetitivo e o movimento do pé ser restringido...

Já agora obrigado pelas recomendações.

O pedal não restringe só o movimento do pé...mais do que isso, restringe o movimento do joelho!
 

gonpalco

Member
Achei interessante estes dois links, que "encontrei", ao lembrar que tinha alterado a posição dos cleats nos sapatos há uns tempos atrás, e se até à "grande" volta nunca me tinha dado nada, com um aumento de intensidade... a dor apareceu.
Como em tudo, quando temos um problema, o melhor é começar do zero... e verificar a causa do mesmo, enquanto o problema não se vai.
No meu caso, ter movido os cleats, foi o meu erro.... e se em BTT talvez nunca viesse a surgir, no ciclismo, pelo tempo e nº de pedaladas que fazemos, cada vez mais, tenho consciência que a posição tem uma grande importância.

http://www.bikeradar.com/gear/article/take-care-of-your-knees-17010/
http://www.bikeradar.com/gear/article/take-care-of-your-knees-part-2-17445/#null


Acho que esta imagem consegue ser auto-explicativa.

cleatposdiag1-500-70.jpg


Vou voltar a colocar os cleats "correctamente", e verificar o que ocorre!
 

umek

New Member
Boas,
Aqui mais um contemplado com as ditas dores nos joelhos,
a mim instala-se a dor com cerca de 20/25km rodados, ao exercer força a pedalar sentado, a dor é na parte superior da rotula, se pedalar de pé não doi,
e por incrível que pareça chega a desaparecer mesmo enquanto pedalo.

Fiz bike fit, tomo optimus(Glucosamina e Condoitrina) há 2 semanas, depois das voltas 10min gelo, banho quente e a seguir voltaren!
há 3 dias que não pedalo e não sinto dor nenhuma nem a subir escadas.

Mas reparo que me acontece como o Moshinho, por vezes sinto um desconforto no joelho, e ao baixar-me ele estala e alivia.

Pretendo ir a um bom ortopedista desportivo, na zona sul onde me aconselham a ir???

agradeço,
cumprimentos!
Umek
 

grouk

Active Member
diagnostico feito assim a distancia tendo em conta o estalar certamente tens um desvio patelar, exercícios para fortalecer os ligamentos cruzados talvez um eletroestimulador 10 sessões de fisioterapia e ta bom
 

JoaoTMR

New Member
Tive recentemente também problemas no joelho esquerdo, uma dor forte na rotula, mal conseguia fletir a perna, subir escadas e estar muito tempo agachado, já fiz raio x, ecografia nada de anormal se verificou fiz 8 secções de minutos de eletroestimulador, tomei glucasamina saquetas 1500 mg aliviava na altura mas não mas após mínimo esforço voltava ate que passado um mês foi ao hospital S. Francisco (Leiria) e o medico disse para fazer uma RM e deixar de tomar a glucasamina saquetas que não fazia nada, era como tomar agua com açucar,
após ter feito a ressonância magnética, e nova ida ao medico fiquei a saber que tenho um ligeiro desvio na rotula (os tais estalos é a rotula a alinhar normalmente sentimos quando excedemos certo ângulo) este desvio provoca uma anormal fricção na cartilagem, que por sua vez origina uma inflamação e por isso surgem as dores e o desconforto em alguns movimentos.
Resumindo:
-fazer sempre alongamento antes e depois de qualquer actividade desportiva;
-fortalecimento da massa muscular das pernas com exercícios específicos; (só procurar na net)
-Tomar durante 3 meses Artrozen;

ja voltei novamente a andar de bicicleta no entanto tento nao abusar muito a ver se isto fica realmente ok :D
 

grouk

Active Member
nos "os tipos das bikes" temos a tendência a esquecer mas os músculos cruzados dos joelhos. basta fazer uns agachamentos com os pés a apontar para fora e sente se logo esses musculoso a trabalhar
 

otreblig

Member
e o medico disse para fazer uma RM e deixar de tomar a glucasamina saquetas que não fazia nada, era como tomar agua com açucar

Acho engraçado o médico dizer que era o mesmo que tomares água com açúcar e depois receita-te "água com açúcar"

Artrozen: Complexo de Glucosamina + Condroitina + MSM +
Colagénio + Ácido Hialurónico + Quercetina + Silício
 

umek

New Member
diagnostico feito assim a distancia tendo em conta o estalar certamente tens um desvio patelar, exercícios para fortalecer os ligamentos cruzados talvez um eletroestimulador 10 sessões de fisioterapia e ta bom

Boas grouk, obrigado,
que tipo de sessões de fisioterapia te referes???

cumprimentos!
 

JoaoTMR

New Member
Acho engraçado o médico dizer que era o mesmo que tomares água com açúcar e depois receita-te "água com açúcar"

Artrozen: Complexo de Glucosamina + Condroitina + MSM +
Colagénio + Ácido Hialurónico + Quercetina + Silício


atenção eu escrevi: "glucasamina saquetas 1500 mg" é um pó solúvel produto genérico, só com componente Glucosamina, o medico estava a referir a este produto especifico;

se é verdade ou não tomei as saquetas 20 dias e nada, com o Artrozen a história é outra já me sinto melhor.
 

Nuno GP

New Member
Eu tinha bastantes dores, como disse no inicio do tópico, após vários testes antes de gastar dinheiro, ajustei o banco mais para trás e coloquei os cleats mais chegado à frente nas sapatilhas, 600km depois, não tenho dores.

Cumprimentos
 

Sarrafo

New Member
Boa noite pessoal.

Agora calha-me a mim.
Comecei a sentir um desconforto no joelho direito á 4 semanas,mas pensei que fosse devido ao tempo...até que á 5 dias atrás,numa noite, acordei com dor no joelho quando o esticava (lateralmente).
Deixei andar durante 2 dias até que fui obrigado a ir ao médico. Inicialmente parece ser ligamentos inflamados.
Comecei a tomar Voltaren e a dor desapareceu mas o desconforto na rotola continua.

Alguém teve ou tem sensações identicas?
RM para tentar saber o que se passa ou poderá ter sido de algum esforço (ou mau alongamento)?
Eu também tenho os tais "estalos" sempre que melho no joelho...possivel desalinhamento então.

P.S: As posições do selim estão correctas que fiz um BG Fit para corrir.

Boas pedaladas
 
Top