• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Doping

otnemeM

Member
Eu gostava muito que o ciclismo fosse limpo destas tretas.....

Eu fiz desporto de competição e nunca tomei nada, nem me dava nada (vitaminas, batidos, etc). Nunca ganhei nada é certo mas tinha colegas que venceram provas nacionais e acredito estarem clean.

Por outro lado, e por muito que evoluam coisas como a massagem desportiva suplementos alimentares, sem marosca, acho muito difícil (por ter feito competição, um atleta, neste caso um ciclista, aguentar 3 semanas ao mais alto nível....com o mesmo rendimento diário....5 horas por dia em cima da bicicleta...

Claro que existirão sempre os predestinados, aqueles que possuem uma característica genética que lhes confere vantagem sobre os outros. A titulo de exemplo, o Ronaldo, segundo um catedrático em genética humana, possui uma alteração genética que lhe permite ter mais elastina que o normal, permitindo-lhe uma contração mais rápida das fibras musculares e como tal, mais velocidade de ponta.
Eu bem imagino a "elastina" do Ronaldo. Principalmente o salto que ele deu a todos os níveis seis meses depois de sair do SCP para o Man Utd. E falar de futebolistas... o controlo anti-doping no futebol é do mais patético que existe. Tudo com aviso, métodos que já não se usam em lado nenhum... enfim.

com o armstrong era a mesma coisa.. ah e tal os métodos de treino, mas ele é muita bom e tal.. afinal não, era só o programa de doping que era melhor.
"Só"? Os outros de topo tomavam tanto ou mais (por isso muitos deles foram logo apanhados) e não andavam o que ele anda. Conheço muito bem alguém que competia na mesma altura e ele uma vez calou-me assim: "toma o que ele toma e anda o que ele anda".
O Armstrong era bom e provavelmente era daqueles com que fruta era ^2 melhor ainda, com tendência para ter mais ganhos que os outros com a mesma dose. Pela mesma razão ele depois em 70.3 e IM lutava com os melhores que, além de fazerem aquilo há anos, estavam também dopados até às guelras (como de resto ainda estão todos e a política da IM isso revela).

em 2012 ele nem sequer fez nada de jeito: http://www.procyclingstats.com/rider.php?id=140575&season=2012

a uci sabia onde procurar...
Claro, com papas e bolos se enganam os tolos. Um resultado aqui e ali para manter o povo contente e pronto, somos todos sérios e tal. Entretanto toda a gente sabe que o passaporte pode ser ultrapassado com microdose por amadores com internet e carteira de jornalista, mas quanto a isso é "ah e tal, acreditamos que temos o método mais avançado do mundo".
 

Carolina

Well-Known Member
todos se drogavam e tinham acesso às mesmas drogas, mas a forma como o faziam era diferente e isso é que deu a vantagem à us postal/discovery.

já para não falar que era tudo um esquema em equipa, etc. em termos de conhecimento estavam um nível acima dos outros. da mesma forma que tu olhas para a sky em 2012-2013 e vês que estavam num nível muito superior aos outros. podem usar as mesmas coisas, mas a forma como o fazem é que lhes dá a vantagem.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
O Armstrong teve só ao seu dispor o melhor dos melhores, o filho pródigo do Dr. Conconi, o tal que o Armstrong chamava de Schumi, o Dr. Evil, Michele Ferrari. Foram alguns milhões de dólares que o Armstrong pagou ao Ferrari, pelos seus serviços.
O Armstrong durante as etapas dava-se ao luxo de pedir ao Bruyneel para o pôr em contacto com o Ferrari, para analisar os adversários. O Armstrong/US Postal teve o programa de doping mais avançado da história, disso ninguém tem dúvidas. Aconselho o livro do David Walsh, Seven Deadly Sins, ele aborda e descreve bem a máquina por detrás do Armstrong .

O Armstrong era bom em provas de um dia, em GT's até ter ao seu lado o Ferrari, limitou-se a vencer uma ou outra etapa, nada mais que isso.
 

20fps

Member
Em relação ao ao teste do Caruso ser de 2012 a UCI vem dizer

"(...)a sample had been stored and was reanalysed in light of new scientific developments(...)

É para rir. Então em 2012 foi negativo, hoje já não é porque melhoraram os métodos de pesquisa entretanto?

Fazem um teste agora, três anos depois, mas porque razão?! E que confiança podemos ter no resultado dos testes de hoje?! em 2019 vão ser reanalisados para ver se afinal...?

Isto do doping é uma palhaçada. O atletismo também está a estoirar, tudo dopado há anos.

Ainda se safa o futebol, dopados não há. Nem o Ronaldo que em 6meses, no ManUnited se transformou num "animal". Foi só com massa.
 

Carolina

Well-Known Member
os métodos de detecção melhoraram, não é novidade nem é de admirar. aparecem várias vezes noticias sobre novos métodos de detecção, o problema é que estes métodos têm de ser aprovados. quando o contador foi apanhado eles detectaram substâncias piores que o clenbuterol, mas usaram um teste que ainda não tinha sido aprovado pela WADA.

eu quero é saber o que os levou a escolherem uma análise do caruso e daquela altura. faz sentido voltar a testar ciclistas que tiveram vitórias importantes ou desempenhos magníficos, mas o caruso não fez nada em 2012 de notar.
 

otnemeM

Member
Não vão ter nenhuma boa razão. Quando muito dizem que escolherem meia dúzia de samples aleatoriamente, tipo "oopsie". Vão contar assim, volta e meia lá há mais um 'pop' para manter as massas sem considerar rebelião.
 

RTC

Moderador
Staff member
Pimba...
Controlo positivo durante a suspensão deveria dar irradiação.

E por cá? Não há casos? Não houve controlos na Volta nem no Troféu Joaquim Agostinho, etc? Nada?
Ou anda tudo muito bem comportado?
 

lgass

Well-Known Member
Pimba...
Controlo positivo durante a suspensão deveria dar irradiação.

E por cá? Não há casos? Não houve controlos na Volta nem no Troféu Joaquim Agostinho, etc? Nada?
Ou anda tudo muito bem comportado?

cheira-me que a carreira dele de ciclista acabou aqui...

na volta falaram que havia uns controlos positivos e que guardaram para momento oportuno a divulgação de resultados... mas depois nada..
 

GMQ

Well-Known Member
O gajo tem um nome já de si que dá azo a dúvidas. Mas a explicação avançada pelo menino é de rir. Lá para itália não conhecem o Paulo Futre. Tens problemas no motor de arranque sócio?!?! Toma libidium sócio. E já não ficas no banco...eh eh eh ;)
 

lgass

Well-Known Member
a "promessa" que paira no ar desde a Volta deste ano... o tempo que demoram só me faz acreditar na tentativa de limpar o que se pode
 
Top