• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Doping: Irmãos Costa suspensos

CarlosEscorcio

New Member
Recebi agora no meu twitter da eurosport:

Rui e Mario Costa terão sido controlados positivamente durante os Campeonatos Nacionais de Contra-Relógio, onde obtiveram 1º e 3º lugar, respectivamente.

Num final de temporada terrível para o ciclismo, há mais um caso de possível doping a ensombrar a modalidade e desta vez com dois ciclistas portugueses. Os irmãos Costa, Rui (Caisse d'Epargne) e Mário (Barbot), terão falhado um controlo anti-doping durante os Campeonatos Nacionais de Contra-Relógio, ao que tudo indica, pelo consumo de metil-hexanamida, substância que desde Janeiro deste ano entrou para a lista negra da Agência Mundial Antidopagem.

Ambos os ciclistas foram imediatamente suspensos de forma preventiva e o caso já foi comentado pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes: "Por se encontrarem a decorrer estudos para apurar os resultados científicos, estas situações não se podem considerar como definitivas. Caso se venham a confirmar como positivos, os corredores sujeitam-se a uma suspensão disciplinar e só nessa altura nos poderemos pronunciar", adiantou Artur Lopes ao jornal A Bola.

Recorde-se que Rui Costa se sagrou campeão nacional em final de Junho passado e na mesma prova o seu irmão, Mário Costa, foi o 3º classificado. Caso a suspensão se venha a confirmar, e neste aspecto a sanção pode variar entre os seis meses os dois anos, o título nacional deverá vir a ser entregue ao vice-campeão, Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista).
 

duchene

Well-Known Member
O BikePure, que contava com o Rui nas sua lista de atletas que se comprometiam com a causa, já anunciou no facebook a retirada imediata dos nomes do projecto e publicação de um comunicado sobre o assunto para breve.
 

fuel100

New Member
A confirmar-se, que grande decepção, sinceramente!!!!!!!!!!!
Mas afinal quem é que está limpo? Só os que não são apanhados?
Acreditamos nós na pureza da juventude e depois aparece-nos isto. Assim, não há condições.
O que vale é que é novinho e tem tempo para se emendar..... a confirmar-se.
 

tranquilo

Active Member
Eu espero sinceramente que estejam inocentes. Pelo que estive a ler, aconteceu algo de semelhante com o Liedson do Sporting penso eu. Mas caraças, isto anda tudo doido??
 

Figueiredo

Active Member
Cada vez me convenço mais que os ciclistas profissionais são BURROS!!!!!

Pelo que percebi andou a tomar suplementos e não leu os rotulos devidamente, não sei se é o caso mas é o que dá deixar a escola aos 14 ou 15 anos para ir atrás do sonho do desporto seja no ciclismo seja noutras modalidades, enfim é só mais um...
 

Scorpio

Banned
Estou chocado!!!

São meus amigos e colegas de treinos e não esperava isto deles, aliás até sair esta noticia meteria a cabeça no cepo por eles.

De agora em diante tudo será diferente... :(

Esta foi uma das maiores decepções que até hoje tive no ciclismo...
 

tranquilo

Active Member
Parece que o produto foi este http://www.prozis.com/pt/product_in...ts_id=12172&osCsid=h71qahp8cl3tu1lmu0r8j4d6n0 leiam a discrição não sei quais são as substancias proibidas mas isto para mim não é suplemento é "DOPING"!!!!!

e com razão... ao que parece esse produto tem "Methylhexamine". Esse "suplemento" está proibido pela WADA desde o início de 2010... Não sei que se terá passado... tomaram suplementos sem se informarem ou perguntarem aos médicos da equipa se estes continham substâncias proibidas? Não sei... que grande grande desilusão...
GeoRCZ nos teus tempos de ciclista quando tinham dúvidas perguntavam aos médicos não? Que estupidez pá, arruinar a carreira assim!

Enfim, vamos ver...
 

Mingus

Member
Um destes dias acabei por dar duas de letra com um ex-atleta que deixou o ciclismo há uns anos atrás e palavra puxa palavra a conversa acabou no dopping. Ele sem se "descair" muito foi dizendo que viu coisas que nem ele queria acreditar na altura. E eu perguntei se isso acontecia assim nos sub-23 e ele disse que sim que era desde putos.
Se é verdade ou não... não sei, mas cheira-me que a este ritmo um dia a notícia vai acabar por ser o atleta que foi ao controlo e não acusou dopping.
 

FVA

New Member
Boas,

GeoRCZ, vai com calma, compreendo a tua decepção, mas agora, mais do que nunca, eles precisam do apoio dos que lhes são mais chegados.
Ao que tudo indica eles cometeram um erro, que foi o de não analisar criteriosamente a composição de um dos suplementos que tomaram (sim, porque atletas de topo têm de tomar suplementos e muitos, para além de uma alimentação cuidada). Não o fariam, na minha opinião, de forma deliberada já que sabiam que teriam hipótese de ganhar o CR (principalmente o Rui) e logo aí seriam controlados.

É um erro que provavelmente lhes irá custar muito, não será como o caso do Liedson porque quem tem a "cabeça no cepo" neste caso é o ciclismo...

Eu por enquanto vou continuar a acreditar na boa fé destes dois atletas, a esperar que esta situação, independentemente do seu desfecho, seja uma lição com a qual eles e todos os outros devem aprender e a desejar que se mantenham no ciclismo para provar na estrada que são merecedores do nosso apoio.

Abraços
 

Figueiredo

Active Member
Não o fariam, na minha opinião, de forma deliberada já que sabiam que teriam hipótese de ganhar o CR (principalmente o Rui) e logo aí seriam controlados.

Deve ser muito dificil ver um amigo ligado a uma noticia destas, o que é certo é que se for verdade ele ganhou o CR e até que ponto o suplemento teve influência provavelmente nunca vamos saber...

O que mais me custa é que era mais um daqueles ciclistas que eu sinceramente gostava particularmente pelo seu estilo discreto...
 

Burning Dogma

New Member
Comentário do Richie Porte no Facebook: "maybe Barredo should have used more than just a wheel on him!":D Tem a sua piada, embora o Porte também deve andar tão limpo como uma casa de banho pública ao final do dia:D
 

pedrofeijo

New Member
Cada vez mais me convenço que, atletas de topo dificilmente andam limpos.Eles mais do que ninguém sabem que não podem tomar nada, sem autorização médica.Que desilusão...
Gostava de acreditar, para bem do ciclismo que, tudo isto não passa de um erro, mas enfim.Parece-me mais que, infelizmente lá vamos ter uma nódoa a ajudar à festa.
 
Top