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Discussão de trânsito por circular a par

jpacheco

Well-Known Member
Existem ciclovias que são um atentado aos utentes das fininhas. Mas existem mais aspectos que serão alterados como a circulação nas retundas por exemplo.. não consigo precisar mas já ouvi qualquer coisa que não teremos que dar prioridade à entrada de novos veiculos na mesma?! e ter que deixar sempre sair os demais veiculos (o que me parece perigoso nesta segunda visto sermos obrigados a circular pela direita da rotunda mesmo que a nossa saida seja a mais à esquerda). isto ainda vai gerar muita confusão...

o bom senso é fundamental, mas saber com o que contar é importante, não vá o "diabo tece-las" e nos vermos envolvidos em acidentes, e assim sabermos os nossos direitos e deveres.
 

Cannondale_27

New Member
amigo, se procurares na Deco Proteste, até lá vem um exemplo, nas rotundas tens de circular mais á direita :) é uma treta mas enfim.

O que eu aprendi no código da estrada é que, vamos a entrar numa rotunda e vamos para a 1ª saida, temos de circular pela direita mas, se for na 2ª ou 3ª saida, temos de ir por dentro.

A circulação nas rotundas, e, bicicleta, antigamente tinhas de dar prioridade aos veiculos a motor, agora passamos (ciclistas) a ter prioridade, atenção que, se vieres dentro de uma rotunda e te aparecer um carro pela direita, não tendo o sinal, esse veiculo tem prioridade sobre ti :)
 

jocarreira

Well-Known Member
Não consigo perceber a confusão da prioridade das bicicletas em rotundas...

D4.png


O sinal em cima indica que vamos entrar numa rotunda e que devemos ceder passagem a qualquer veículo que lá circule. Para reforçar essa ideia, normalmente coloca-se também o sinal de cedência de passagem:
b1.png


Eu já tirei o código à uns bons anos e já nessa altura as bicicletas que circulavam numa rotunda tinham prioridade.

Cannondale_27 said:
se vieres dentro de uma rotunda e te aparecer um carro pela direita, não tendo o sinal, esse veiculo tem prioridade sobre ti
Esta frase não faz sentido porque se não tiver lá o sinal então não será uma rotunda mas sim uma praça, à qual se aplica a regra de prioridade pela direita.
 
@ Morg, até ao momento, nas ciclovia pode-se andar caso queiras ou não, a partir da nova Lei, vai ser obrigatório :)


Desculpa, mas penso que o que está na citação é precisamente o contrário do que está escrito na Lei.


A partir de 1 de Janeiro de 2014 podemos optar por andar ou não nas ciclovias.

"
Artigo 78.º
[...]
1 — Quando existam pistas especialmente destinadas
a animais ou veículos de certas espécies, o trânsito destes
deve fazer -se preferencialmente por aquelas pistas." (bold e sublinhado são meus)

in Diário da República de 3 de Setembro de 2013


A palavra "preferencialmente" foi acrescentada em relação ao anterior Código da Estrada. Conferir:

"

Ar
tigo 78.º
Pistas especiais
1
-
Quando existam pistas especialmente
destinadas a animais ou
veículos de certas
espécies, o trânsito destes deve fazer-se por aquelas pistas.

in Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária


 

ampat

Member
Olá, aproveito para perguntar uma coisa sobre a circulação com bicicleta em rotundas.

Numa rotunda, em que via devo eu circular se estiver de bicicleta?

A resposta parece ser na via mais à direita mas na realidade já apanhei uns quantos sustos devido a automobilistas que basicamente vêm contra mim vindos de uma via mais interior da rotunda (que, portanto, não respeitam o código da estrada). Mas mesmo em rotundas movimentadas, aquelas em que normalmente isto acontece, saliento que os automobilistas que respeitam o código e mudam atempadamente para a via mais à direita não causam obviamente qualquer problema à minha circulação enquanto ciclista.

Qual a solução para evitar estas situações? Para além da sinalização que faço sempre quando vou sair da rotunda, ultimamente tenho tentado sinalizar (braço esquerdo levantado) também a minha permanência na mesma, mas já reparei que nem mesmo isto parece evitar que condutores distraídos façam aquilo que descrevi.

Serei eu que estou a fazer as coisas mal, tendo, como penso já ter lido algures, que ceder a passagem aos condutores que queiram sair da rotunda vindos de uma via mais à esquerda? (mas depois, se paro, quem vem atrás de mim mete-me logo surdo com umas belas buzinadelas....)
 

baba2775

New Member
É por essas e por outras que na maior parte das rotundas, principalmente de maior dimensão ou com mais movimento, eu atravesso na passadeira. Ou na pior das hipoteses, e se for com velocidade para isso finjo que sou um carro e faixa direita só para sair da rotunda. Já me chegam os sustos que já apanhei a cumprir o codigo.
Abraços
 
amigo, se procurares na Deco Proteste, até lá vem um exemplo, nas rotundas tens de circular mais á direita :) é uma treta mas enfim.

O que eu aprendi no código da estrada é que, vamos a entrar numa rotunda e vamos para a 1ª saida, temos de circular pela direita mas, se for na 2ª ou 3ª saida, temos de ir por dentro.

A circulação nas rotundas, e, bicicleta, antigamente tinhas de dar prioridade aos veiculos a motor, agora passamos (ciclistas) a ter prioridade, atenção que, se vieres dentro de uma rotunda e te aparecer um carro pela direita, não tendo o sinal, esse veiculo tem prioridade sobre ti :)

O que está a bold não me parece certo. O que diz na Proteste (online):

"Na rotunda, os ciclistas podem ocupar a via de trânsito mais à direita, mas devem permitir a saída dos condutores que circulam no interior da rotunda. Também é possível fazê-lo nas faixas reservadas aos transportes coletivos, consoante a regulamentação municipal." (mais uma vez, sublinhado e bold são meus)

Retirado do Diário da República:

"

Rotundas
1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte
comportamento:
a
) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos
veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por
onde o façam;
b
) Se pretender sair da rotunda na primeira via de
saída, deve ocupar a via da direita;
c
) Se pretender sair da rotunda por qualquer das
outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito
mais à direita após passar a via de saída imediatamente
anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se
progressivamente desta e mudando de via depois de
tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores,
os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino.
2 — Os condutores de veículos de tração animal ou
de animais, de velocípedes e de automóveis pesados,
podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem pre-
juízo do dever de facultar a saída aos condutores que
circulem nos termos da alínea c) do n.º 1."
 

jpacheco

Well-Known Member
É por essas e por outras que na maior parte das rotundas, principalmente de maior dimensão ou com mais movimento, eu atravesso na passadeira. Ou na pior das hipoteses, e se for com velocidade para isso finjo que sou um carro e faixa direita só para sair da rotunda. Já me chegam os sustos que já apanhei a cumprir o codigo.
Abraços
Era mais ou menos este bpm senso que falava...ou passadeira ou fazer a coisa com o menor risco possivel.
 

jocarreira

Well-Known Member
http://www.invicta.pt/images/sinais/obrigacao/D4.png
Este sinal não dá prioridade a quem está na rotunda, mas sim que se apresente pela direita.

http://www.invicta.pt/images/sinais...www.invicta.pt/images/sinais/obrigacao/D4.png
Estes dois sinais em conjunto, é que dão a prioridade a quem está na rotunda.

A confusão que pode existir é que o sinal que indica a entrada numa rotunda não é um sinal de cedência de passagem.
No entanto, está expressamente indicado no Código da Estrada que:
Artigo 31.º said:
1-Deve ceder sempre a passagem o condutor:
...
c) Que entre numa rotunda.

Logo, mesmo que não esteja lá o triângulo invertido de cedência de passagem, porque o roubaram ou esqueceram-se de o colocar, quem circula na rotunda tem prioridade (excepções à parte claro - veículos prioritário por exemplo).

Mas voltando ao tema de circular de bicicleta nas rotundas, eu apenas tenho circulado em rotundas pequenas. Não sei se tinha coragem de atravessar o Marquês de Pombal de bicicleta :p
Nas rotundas tento certificar-me que os condutores me vêem e normalmente ando sempre a abrir porque acho que se for devagarinho tenho mais probabilidades de levar com um carro em cima, é a regra de "quanto menos tempo estiver na rotunda melhor".
No entanto já tenho apanhado alguns "cagaços" principalmente quando há aqueles condutores que se vão metendo aos poucos na rotunda e quando vêem uma bicicleta acham que podem entrar tranquilamente porque não têm noção da velocidade a que os ciclistas podem circular.
 

pratoni

Well-Known Member
http://www.invicta.pt/images/sinais/obrigacao/D4.png
Este sinal não dá prioridade a quem está na rotunda, mas sim que se apresente pela direita.

http://www.invicta.pt/images/sinais...www.invicta.pt/images/sinais/obrigacao/D4.png
Estes dois sinais em conjunto, é que dão a prioridade a quem está na rotunda.

Já na altura em que tirei a carta (1999) era assim. Uma rotunda só pode ser considerada rotunda se tiver os dois sinais.

Ponto final parágrafo!

E pelo facto de ter o triângulo invertido faz com que, quem esteja dentro da rotunda, tenha prioridade sobre qualquer veiculo que vá entrar na rotunda.

Inicialmente veículos movidos a tracção humana e animal perdiam a prioridade mas já deixou de ser assim à algum tempo...

Quanto às ciclovias, a questão é exactmente ao contrário do referido pelo Cannondale_27, vão passar de obrigatórias para facultativas.

Preocupa-me é um agente da autoridade (Cannondale_27) seja a pessoa que tem a noção errada das regras e do que vai mudar...

Pode argumentar que não é da BT, mas não deixa de ser um agente da autoridade que tem de estar actualizado com as leis que pode ter que vir a forçar a sua aplicação...
 

Cannondale_27

New Member
Preocupa-me é um agente da autoridade (Cannondale_27) seja a pessoa que tem a noção errada das regras e do que vai mudar...

Pratoni, peço desculpa mas fui eu que me troquei todo :) é o stress já de futuro papá que me troca as ideias todas, não levem a mal

Desculpem lá pessoal, eu ficarei mais atento :)
 

pratoni

Well-Known Member
Ok, tudo bem, desde que na altura de fazer cumprir as regras as saibas, está-se bem...

E já agora, parabéns pelo rebento!!!
 

portellini

New Member
Desconheço os agente da autoridade estão sujeitos a algum tipo de curso de atualização - e se estarão por ocasião da entrada em vigor deste novo CE em 01/01/2014.

Contudo, é da maior importância para os ciclistas que os agentes estejam a par das mais recentes alterações. Existem uma série de novas normas que configuram novas obrigações para automobilistas e direitos aciclistas que seria uma pena que não fossem aplicadas.

Tenho tido relatos de companheiros de estrada que dão nota de agentes da autoridade que "avisam" que o Código entrou em vigor a 1 de Novembro e será obrigatório um seguro para ciclistas. A serem exactos, estes relatos são graves pela desinformação que as autoridades têm.

No âmbito da MUBI (Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta), de que faço parte, elaborei o seguinte documento de trabalho, que poderão consultar aqui:

http://www.lisboncyclechic.com/2013/08/analise-juridica-do-novo-codigo-da-estrada
 
Informação;

Boa tarde pessoal

Não sei se será este o local certo para colocar este meu comentário mas se houver "problema"...

Aconteceu-me uma cena que há muito que andava para acontecer, isto é, conflito devido á circulação a par na via pública.

Vinha eu a par (eu vinha fora da estrada) com um amigo do Oeste, na Nacional a caminho de Óbidos, quando passou uma viatura ..... ao qual, após nos ultrapassar, apitou e começou a esbracejar enquanto o meu amigo do lado levantou tambem os braços a mandar vir com ele, nada mais e nem sequer estavamos a colocar em perigo a circulação nem vinha qualquer tipo de viatura no outro sentido.

De seguida, já na chegada á vila de Óbidos, entrámos numa rua de calçada, numa feira de velharias para dar uma espreitadela quando, reparo que está um sr. a mandar vir com o meu colega, do outro lado da estrada, em tom bem alto na berma, a dizer que fizemos e acontecemos, etc, etc...

Reparei que era o condutor do tal veiculo que, vinha na nossa direcção a querer satisfações, continuando o seu tom de arrogância para com o meu colega que falava tambem para ele, e ao chegar ao nosso lado, eu parei, deixei-me estar a ouvir a discussão dos 2, ambos em tom exagerado, tendo de seguida este sr. condutor ter puxado do bolso das calças uma carteira normal, em pele, de cor preta, a mostrar-nos um cartão de Guarda Fiscal da GNR (já reformado), e que nós não podiamos andar lado a lado, na via pública.

Depois de ele ter mostrado a sua carteiral, calmamente lhe meti a mão em cima do ombro direito e, identifiquei-me como sendo agente da PSP, carteira profissional válida, ele parece que ficou um pouco assustado

O que lhe disse apenas foi, sr. condutor o amigo vinha a ultrapassar, nem sequer vinha nenhuma viatura no sentido contrário, pelo que, imaginando que fosse um buraco, um obstáculo, o sr. teria que se desviar em vez de apitar, além disso, fez uma manobra perigosa, ao ultrapassar-nos, com risco longitudinal continuo, causando perigo para as outras viaturas visto que era uma curva de pouca visibilidade

Logo após este meu comentário, o sr. Guarda reformado retirou-se e não houve mais qualquer tipo de discussão pois poderia ter envergado para outro tipo de situação.

Agora, a nova Lei permite circular a par, desde que não interrompa o trânsito, mas como ainda não está em vigor, temos de nos reger pelo bom senso de cada um, certo ??

Olha , desculpa invadir aqui o teu post inicial , mas devo dizer que tens sorte em ser agente da autoridade , quanto a mim aconteceu igual mas meteram-me um processo que me levou já hoje , sem medo contúdo a ter de contratar aquleles advogados que adoram meter GNR´s na cadeia .

Podes ler aqui :

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?9079-Informação-pública-de-Abuso-de-Autoridade-em-Évora


Fica aqui contúdo o meu e-mail enviado a outras entidades que abriram processos de averiguação , pelo princípio da liberdade de expressão ;





Assunto: Denuncia de Terrorrismo de Estado ( cont. )
Data: Hoje, 20:20:49 WET
De: x
Para: [Mostrar endereços - 25 destinatários] [Esconder Endereços] carlos.coelho@europarl.europa.eu, mail@gddc.pt, grupo1.aiportugal@gmail.com, eo@ombudsman.europa.eu, coimbra.tr@tribunais.org.pt, correio.dciap@pgr.pt, evora.tr@tribunais.org.pt, gabinete.ministro@mj.gov.pt▼, geral@juizespelacidadania.eu, lisboa.tr@tribunais.org.pt, opj@ces.uc.pt, porto.tr@tribunais.org.pt, tribunal@tribconstitucional.pt, ministerio.publico@stj.pt, guimaraes.tr@tribunais.org.pt, evora.tic@tribunais.org.pt, mp.evora.tr@tribunais.org.pt, apav.sede@apav.pt, cons.geral@cg.oa.pt, geral@igai.pt, Comissao.1A-CACDLGXII@ar.parlamento.pt, coordenador.a5@provedor-jus.pt, mailpgr@pgr.pt, "




Exmo. Sr. ,


Dou novamente a conhecer informando que fui hoje dia 07/11/2013 constituido ARGUIDO no processo 93/13.0GTEVR , tal como já suspeitava nas minhas denuncias a tempo e sem conhecer o que vinha .


Do Auto Contra - Ordenação nesta data ainda não fui notificado do mesmo para me defender atempadamente , apenas sabendo o seu número hoje que consta no Auto de Notícia elaborado dias depois da ocorrência e que deu origem ao processo supra citado .

Se tiver que ser preso que o seja por estas palávras que aqui vou dizer agora :

Elaborar um Auto de Notícia dias depois dos FACTOS e distorcidos dos que foram realmente presenciados dias antes , por ventura elaborado igualmente um Auto Contra - Ordenação no mesmo sentido , fazendo ordem ao que diz a Autoridade tem Fé em Juízo até prova em contrário , aparentemente depois do autor dos mesmos dormir sobre o assunto , constitui a meu ver e opinião uma atitude SELVAGEM dentro de um Estado de Direito e Democrático .

Ainda com o dizer de que ... e depois de ter passado o que passei dia 05/07/2013 das 20 horas às 21 horas , " que só não foi detido na altura porque estava debilitado " , constitui um acto do mais criminoso existente sobre o ser humano e dando parecer que a GNR está por cima das leis , fazendo ela própria a sua lei na qual vi e li igualmente relatos de tal atitude no tempo da PIDE/DGS , disponível por consulta na Internet onde posso facultar a pedido o local onde estão esses documentos arquivados .


Sem mais assunto , tenho dito .



Obrigado .
 

Cannondale_27

New Member
Tenho tido relatos de companheiros de estrada que dão nota de agentes da autoridade que "avisam" que o Código entrou em vigor a 1 de Novembro e será obrigatório um seguro para ciclistas. A serem exactos, estes relatos são graves pela desinformação que as autoridades têm.

Posso já dizer ao amigo Pedro Portela (porteliini) que quando entrei para a PSP, há 10 anos atrás, o que me "safou" foi a matéria policial, Trânsito e Direito Penal, embora não exerça funções de patrulhamento Trânsito mas ainda sei umas coisas.

O seguro para ciclista, não é obrigatório, só o faz quem se quer sentir seguro na Estrada, eu por acaso tenho mas de acidentes pessoais

Os agentes da autoridade que informaram os ciclistas, estavam mal informados e deviam saber (basta ler as noticias e ver na Internet) que o novo Código da Estrada, com as devidas alterações, vai sair em Janeiro 2014, e por acaso, até conheço quem faz os Códigos da Estrada na região de Lisboa, que por coincidência foi militar da GNR :)

O caso que o amigo bike_evora já falou há pouco tempo, tanto aqui, como no Fórum BTT, não teve nada a ver com o meu, eu nem fiz nada, foi o condutor que tinha de embirrar com alguem, a esposa deve-lo ter posto fora da cama eheh
 

Pedro Lopes

New Member
Olá a todos !

Quanto a estas novas leis acho tudo muito bonito. A experiência adquirida em 22 anos de condução (carro, moto), já para não falar em mais de 25 de bicicleta( com algumas interrupções prolongadas pelo meio) diz-me que temos apesar de tudo, que andar com os 3 olhos bem abertos.
A lei das prioridades, funciona muitas vezes como todos sabem pelo tamanho. Quantos já não sentiram isso na pele?
Acham que desde a alteração à lei da circulação nas rotundas, os condutores a obdecem como deve ser? E agora com bicicletas pelo meio?
Quando é que viram um pesado de mercadorias ceder passagem num estreitamento de via conforme dita o codigo da estrada ?
Todo o cuidado é pouco e nunca nos fiemos !
Boas voltas para toda a gente e que ninguém se magoe !
 

gonpalco

Member
(...) andar com os 3 olhos bem abertos.
(...) Todo o cuidado é pouco e nunca nos fiemos !
(...)

Sábias palvras e subescrevo.

Relativamente ao circular em parelha, creio que vai mais pelo bom-senso que outra coisa.
Só algo a notar é que a circulação em pares, dificulta também a ultrapassagem de quem venha mais rápido de bicicleta, e mesmo pedindo encarrecidamente para se afastarem, muitas das vezes não ouvem (?) ou fazem-se (?) de surdos, deixando como única solução a quem quer passar, a usar a "outra" faixa.
E mais... lado a lado, não aproveitam a vantagem aerodinâmica :)

Mas cada vez mais, sou adepto das Ms espalhadas pelo nosso país :)
 
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