• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Diário de Treino (recuperar o tempo perdido)

NULL

Moderador
Staff member
O google diz:
Volume máximo de oxigénio que o corpo consome durante o exercício físico. Quanto mais melhor.

:)

Tudo que seja cálculos relativos ou estimativas tem sempre uma margem de erro a ter em conta. Há alguns cálculos que até têm alguma fiabilidade, mas nem todos o são.

Tudo que seja apuramento de VO2max sem teste ergoespirométrico é sempre relativo, vale o que vale... para uns pode valer muito, para outros vale 0.
 

pemartins

Well-Known Member
Comprativo entre bpm no treino de hoje
Garmin Forerunner 235 vs Mi Band 4
Screenshot-2020-03-12-Training-Peaks-Plan-your-training-track.png

Screenshot-2020-03-12-23-22-56-794-com-xiaomi-hm-health.jpg
 

pemartins

Well-Known Member
Podemos dizer que é o 8 e o 80!

Garmin Forerunner 235
média 127
máximo 149

Mi band 4
média 175
máximo 188

A julgar pela mi band 4 fui sempre no limite!:eek:
 

nunoaomaia

Well-Known Member
Tens o Garmin bem ajustado ao braço?
O sensor apanha algum osso nesse local?

Experimenta coloca-lo um bocado mais acima (mais longe da mão) e bem apertado a ver se faz diferença. Esses valores não estão normais a não ser que sejas Queniano :p
 

pemartins

Well-Known Member
Tens o Garmin bem ajustado ao braço?
O sensor apanha algum osso nesse local?

Experimenta coloca-lo um bocado mais acima (mais longe da mão) e bem apertado a ver se faz diferença. Esses valores não estão normais a não ser que sejas Queniano :p
Está bem ajustado, isso já tinha verificado.
O que também já li é que por o relógio na zona traseira do pulso pode ajudar mas ainda não testei.
 

pemartins

Well-Known Member
A semana passada destaco a chegada ao patamar dos 10km nos treinos de corrida e o progressivo aumento de ritmo médio que chegou aos 4:17/km num dos treinos. No entanto nem tudo foi bom, se na corrida melhorei, no ciclismo, não se pode dizer que piorei mas não houve evolução. No inicio da semana senti-me cansado muscularmente, optei por parar um dia e no restantes trocar os treinos de rolo por "passeios" de btt no monte. A minha experiência no monte é ZERO! A bicicleta usada é da esposa, uma Btwin Rockrider 340 que passa mais tempo parada que no ativo, tamanho S, para mim teria que ser M, que deve pesar uns 15kg (já serve de treino de força:)) e a transmissão 3x7 também não ajuda, pois o monte à minha beira é muito sobe e desce. Por isto tudo referi que foram apenas passeios. O número de kms foi reduzido mas gostei de andar no monte, apesar de não conhecer os melhores trilhos, fui numa de descoberta. Por fim acabei a semana com um treino na rua de 60km onde o vento e alguma chuva não ajudaram nada.
As próximas quatro semanas vou estar por casa, tenho que ficar com a minha pequena de 5 anos por isso os treinos vão passar mais pelo rolo. Aproveito já para partilhar: 5 Dicas Simples para Converter o treino de Estrada para o Rolo de forma Mais Eficiente
 

pemartins

Well-Known Member
Semana de 16 a 22 de Março já em isolamento social.

BBDEC532-F61-B-4-E17-A05-F-55-AF663791-B4-png.jpg


Não liguem aos vermelhos, aderi ao plano de treino do Tiago Aragão, visto que era de borla :), apenas vai servir para tirar ideias para futuros treinos, visto que não se enquadra a 100% no que eu pretendo.
 

pemartins

Well-Known Member
Os treinos de ciclismo foram todos feitos no rolo, por precaução e também porque apenas é permitido a atletas profissionais não fui para a estrada.
Os treinos de corrida, esses já foram na estrada mas segui as recomendações das autoridades, fui sempre sozinho como já é normal e para locais onde a concentração de pessoas é mínima. Tal como na semana anterior, também senti necessidade de parar um dia, tenho vindo a sentir bastante desconforto ao nível dos posteriores e apenas com a paragem foi possível recuperar.
Alguém me pode ajudar na questão da suplementação para uma melhor recuperação muscular? Tenho vindo a tomar magnesona (esta acabou entretanto) e creatina monohidratada da Prozis. Costumo fazer alongamentos e liberação miofascial com um rolo da Decathlon. No entanto o desconforto tem se mantido, tinha por habito fazer massagem num massagista mas já não faço à cerca de um mês e agora é impossível.
 

pemartins

Well-Known Member
Ciclismo
Dia 17
15min aquecimento
5x3min intensidade alta com recuperação 2:30
10min descontração

Dia 20
15min aquecimento
9x
1min 50x13 em pé
4min 34x13 +-90rpm sentado
5min descontração

Dia 21
Treino de recuperação
Apenas rolar com alguma variação de andamentos na segunda metade do treino

Corrida
3 treinos dentro dos 45min - 10km
 

pemartins

Well-Known Member
Nova semana de treinos
Na 2f para variar decidi fazer este treino


Uma hora no rolo, o treino tem por base as desmultiplicações, as rpm e nível de esforço.
Tentei adaptar da melhor maneira e deu isto, não usei as bpm pois o relógio esta cada vez pior.

rpm.png

Posso dizer que gostei bastante mas nem sempre consegui cumprir as rpm, principalmente no final quando era pedido 120rpm, cheguei perto das 110 e já foi com muito esforço.
 

cconst

Well-Known Member
quando me iniciei no rolo de treino há 3 anos, comecei precisamente com os treinos do GCN... tem treino muito interessantes e na maioria das vezes ia sempre ao meu limite na altura. Lembro que a cadência era um dos limites que para mim era atingido em primeiro lugar!

Gosto da dinâmica, das dicas e do incentivo na altura certa! Mas desses existem uns mais fixes que outros (treinadores/atletas/...)
 

pemartins

Well-Known Member
Ontem foi dia de Trail Running! que me arrependo...
strava.png

Já não ia para o monte correr à cerca de 2 anos mas por causa do Covid19 optei por ir correr no monte, arrependo-me, apesar de ter corrido bem, despertou-me uma lesão que andava meio controlada, uma fascite plantar no pé direito que espero que passe rápido, já fiz alguns alongamentos da fáscia ontem à noite e vou continuar a tentar tratar da melhor maneira que consigo em casa com gelo e alongamentos.
Trail Running, apesar de gostar, não vai ser para repetir
 

pemartins

Well-Known Member
Ciclismo
Dia 25
Treino de recuperação
Apenas rolar com alguma variação de andamentos

Dia 26
Como o tempo sobra, instalei a APP Tacx Training e resolvi brincar um bocado
Fiz o teste FTP que lá vem disponível, ao passar o treino para o Training Peaks o software indicou-me 187.
Sendo este valor uma estimativa, um valor virtual, certo ou errado, vai ser a partir deste valor que vou efetuar os próximos treinos quando recorrer a workouts com potência. Assim sendo como já tinha comentado noutro tópico, esta app permite a criação de workouts, o que vou fazer é transcrever o treino do Tiago Aragão para esta plataforma e assim conseguir treinar com recurso à potência virtual. O mais importante será observar a melhoria de performance e não os valores em concreto. Se daqui por uns tempos o meu FTP indicar 205 o que importa registar é um aumento de 10% sobre o valor base.

Dia 27
Primeiro treino com recurso à potência virtual
1.jpg

Aparentemente fácil

Dia 28
Para sair um bocado da rotina.
Ligeiro aquecimento de 25min no rolo seguido de um treino de força

Corrida
Depois de ter ficado ressentido do pé no Trail Running decidi ficar alguns dias sem correr, 4 dias, para ser mais correto, hoje foi dia de voltar a calçar as sapatilhas, confesso que já sentia necessidade.
Como apenas são permitidas corridas perto da zona de residência, treinei na minha rua, são 400m+- onde não há transito, é uma urbanização onde só existe uma entrada e uma saída. Distância idêntica a uma pista de atletismo com apenas uma subida e uma descida onde consegui fazer o melhor treino dos últimos tempos, apesar de apenas 30min conseguiu uma média de 4:10/km.
 
Top