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[Diário de Treino] Primeira Época

jpacheco

Well-Known Member
Coração bate, tudo perfeitamente normal :p O que podes é ir cuscando as zonas para quando transportares os treinos para a estrada poderes ter uma noção / semelhança do "esforço" que estás a colocar. Que pelo que percebo não tinhas nenhuma maneira de o medir quando passavas para a estrada.
 

SCRReis

Member
Coração bate, tudo perfeitamente normal :p O que podes é ir cuscando as zonas para quando transportares os treinos para a estrada poderes ter uma noção / semelhança do "esforço" que estás a colocar. Que pelo que percebo não tinhas nenhuma maneira de o medir quando passavas para a estrada.

Olá Pacheco,

Pois é mesmo isso mesmo que vou tentar fazer, pelo menos enquanto não tenho um stages.
 

SCRReis

Member
se tens acesso a valores de potência não me preocupava com o ritmo cardíaco. os valores parecem-me normais, mas também sem saber as tuas zonas e o teu máximo é difícil dizer muito.

Olá Carolina,

No próximo teste já vou ter em atenção os valores de ritmo cardíaco. Até lá vou tentar perceber a que corresponde cada tipo de esforço/ritmo cardíaco.
Estive a ler umas coisas por alto e como não calculei as minhas zonas cardíacas, utilizei esta formula para calcular o máximo de batimentos que uma pessoa com a minha idade deve ter "214-(0.8 x age)". Isto dá um máximo de 190 bpm.

Achas que devo ter em atenção este valor? É muito alto?
 

Carolina

Well-Known Member
É um valor como outro qualquer. Isso é só um valor teórico, provavelmente o teu máximo real é diferente.

Quando chegares às séries PFPI deve ser possível ter uma ideia melhor do teu máximo.
 

zorza

Well-Known Member
É um valor como outro qualquer. Isso é só um valor teórico, provavelmente o teu máximo real é diferente.

Quando chegares às séries PFPI deve ser possível ter uma ideia melhor do teu máximo.
Como diz a Carolina, o valor alcançado assim é muito teórico. Atrás da secretária, é um exclente valor, mas depois no real, o teu máximo tanto pode ser acima como abaixo.

Pela experiência que tenho, dificilmente consegues fazer mais BPM do que quando vais a dar o máximo depois de 3 ou 4 puxadelas bem potentes e ainda tens de apanhar a roda do gajo que vai à tua frente uns 3 metros... Se esse não é o teu máximo, será mais ou menos 2 ou 3 BPM, o que se torna insignificante ao calcular as zonas.

Notei grandes (modestos, mas para mim grandes) evoluções quando comecei a treinar pelas zonas cardíacas.

Zorza
 

jpacheco

Well-Known Member
nem é alto nem baixo... cada um tem o seu, e a cada momento o seu pode ser ligeiramente diferente. Por isso é que teres o trabalho no rolo com pontencia é porreiro, que basicamente é onde trabalhas mais... quando fores para a rua, agora podes ter uns valores aproximados para te guiares. Com o tempo e analizando as zonas cardiacas vais começando a perceber algumas alterações...como com o calor, elas sobem. Com o frio elas baixam... quando dormes mal, quando bebes café... tudo pode influenciar ligeiramente os BPM´s. Vai analisando os teus dados...
 

Carolina

Well-Known Member
só para exemplificar um pouco o que o jpacheco escreveu: eu já sei como é que a minha FC se comporta em determinadas subidas e qual o esforço que tenho de fazer. se acontece a FC não subir tanto ou demorar mais do que é normal a subir, já sei que há algo que não está bem e nesse dia não estou a 100%. tendo essa informação já sei que tenho de terminar a volta com mais calma.

outra coisa que também vais acabar por te aperceber é que só aguentas determinada FC durante x tempo. da última vez que fui andar com a malta do fórum, ao fim de 15 minutos já ia com mais de 180 bpms e não estava a conseguir apanhar-lhes a roda. acabei por desistir e deixei descer para as 170-175 bpm, porque sei que é um ritmo que consigo aguentar muito tempo. eles depois que esperem XD
 

SCRReis

Member
Bem maltinha vou fazer um pequeno upgrade dos treinos que tenho feito neste inicio de ano.

Entrei na semana 6 de treino. A malha tem sido grande, mas acho que a evolução também (pelo menos a nível de peso perdi 2 kg desde o inicio deste plano).
A nível físico, sinto algumas melhorias. Na semana passada fiz um dos treinos que costumava fazer antes iniciar este plano (intervalos 6x4min a 320w). Este treino costumava ser dos mais puxados e quando não estava bem recuperado, não o conseguia terminar. Mas desta vez consegui terminar sem grande problema, por isso acho que estou a evoluir.

Queria a vossa opinião numa situação que sinto que se passa comigo. Eu chamo-lhe bloqueio mental/físico e acontece o seguinte:

Aos fins de semana costumo ir dar sempre um volta maior tipo 2:30/3h e já tinha tido esta sensação, mas só este fim de semana é que o comprovei.
Nas voltas domingueiras que dou sozinho noto que ao final de 1:30h, mais coisa menos coisa, perco bastante rendimento, o corpo/pernas começa a não responder como eu pretendo e a velocidade media da volta cai substancialmente (tipo 3 ou 4km\h).

Este fim de semana fui dar uma volta com os "prós" aqui de Coimbra, citando outro tópico aqui do forum foi "sempre a ganir que nem um porco atrás das máquinas". Mas a coisa até correu bem, uma vez que na ultima subida até fui a puxar o grupo onde vinha. No regresso, nessa mesma subida, fui descarregado e nunca mais consegui colar no grupo. Eu sabia que se fosse descarregado nunca mais me conseguia colar, mas mesmo a dizer para mim mesmo "não descoles, não descoles", a malta começou a passar por mim, até parecia que estava parado. Simplesmente as pernas não responderam ao que a cabeça dizia, isto passou-se mais um vez por volta da 1:30h de volta. Basta dizer que nos 5/10kms a seguir tentei apanhar o grupo, mas cada vez os via a ficar mais longe, mas como os via ainda tinha aquele objectivo de os apanhar e isso deu-me força. Quando os deixei de ver aí é que a coisa ficou mal, parece que levei uma marretada, baixei cerca de 5km\h de velocidade e foi sempre a sofrer sozinho até chegar ao destino.

Acham que por fazer treinos de 1h no rolo, depois falta mais resistência para aguentar voltas de 3h?
A partir desta semana, vou tentar ir a todas as voltas deste grupo. Sinto que o corpo reage bem a estas voltas. Exemplo disso foi o treino de SEPI que fiz ontem que não me pareceu tão duro como os da semana anterior, pelo menos nas ultimas series aguentei-me melhor.

Isto pode ser só o psicológico a trabalhar, mas acham que pode haver aqui alguma ponta de verdade? Posso estar com alguma lacuna de resistência?
 

Bernalve

Well-Known Member
Um coisa que acontece também comigo, em grupo e na roda um gajo até vai a rolar a 40km/h bastante bem, mas se por alguma razão se perde a roda do grupo, às vezes nem a 30 km/h consigo continuar. Andar em grupo tem algo de estimulante e não sentimos tanto a dor e conseguimos andar mais. Para não falar do drafting obviamente.
 
E a alimentação como foi?
É que até 60/90m as reservas que temos chegam, mas a partir dai é importante alimentarmo-nos bem e essa alimentação deve começar desde o início do treino, isto se já souberes ao que vais.
 

Martins

Well-Known Member
Não tens uma lacuna... Tens muitas

Queres (já) acompanhar sempre pessoal que tu dizes que são os prós de Coimbra é muito difícil sempre que o ritmo seja demasiado alto durante bastante tempo.

A solução para isso é continuar a andar. Com a evolução vais conseguir acompanhá-los e até ajudar mais vezes na frente

Pode demorar semanas, meses ou anos (o mais provável)

Abraço
 

SCRReis

Member
E a alimentação como foi?
É que até 60/90m as reservas que temos chegam, mas a partir dai é importante alimentarmo-nos bem e essa alimentação deve começar desde o início do treino, isto se já souberes ao que vais.

Pois é Marcio, tocaste num ponto que se calhar tenho andado a facilitar.
Nestas voltas levo sempre um agua e uma bebida isotónica. Na comida é que nunca levo nada de especial/especifico. A maioria das vez levo barritas, mas não são energéticas, são umas que compro no lidl.
No caso desta volta, nem levei nada, como estava atrasado até me esqueci da comida. Comi uma nata e café quando chegamos a Figueira.

Achas que pode estar relacionado com a falta de comida? Que comida é que aconselhas levar para uma volta destas?

Cumps
 

Morg

Well-Known Member
Acham que por fazer treinos de 1h no rolo, depois falta mais resistência para aguentar voltas de 3h?

Acho.
Até pode não ser falta de resistência mas o teu corpo habitua-se a essa duração e ao passar esse patamar vais sentir.
Por norma os planos de treino têm sempre dias em que a duração é superior para quebrar este hábito. Costumam ser dias mais longos e com intensidades um pouco mais baixas que depois vão aumentado com o tempo.

Se fazes 1H30 com a intensidade X e ao fds queres fazer 3H com a mesma intensidade o corpo não vai gostar :). Podes fazer 3H mas baixas a intensidade.

Provavelmente a primeira parte com esse grupo foi como a totalidade de um treino intenso no rolo. Quando chegou a segunda parte o corpo pensava que já tinha acabado :)

Não sou expert na matéria, é apenas a minha opinião.
 
A alimentação é um daqueles pontos que tens de aprender com a experiência, mas é melhor começar por excesso de comida do que por falta, além disso o ritmo da volta também influencia bastante o consumo.
Pelo menos 1 barra/gel por hora, mais o isotônico que também têm hidratos, mas isso depende de pessoa para pessoa.

Eu por exemplo tenho um consumo baixo, se for voltas até 3h só com a bebida e um gel/barra faço a volta, isto em volta de treino, se for em competição o ritmo é outro e ai já não facilito, tento consumir qq coisa prai de 45 em 45m
 
Um coisa que acontece também comigo, em grupo e na roda um gajo até vai a rolar a 40km/h bastante bem, mas se por alguma razão se perde a roda do grupo, às vezes nem a 30 km/h consigo continuar. Andar em grupo tem algo de estimulante e não sentimos tanto a dor e conseguimos andar mais. Para não falar do drafting obviamente.

Nem mais, existe sempre aquele estímulo extra, e além disso por x vamos na roda e vamos com boas sensações, pensamos em ir puxar um bocado pra frente, e assim que se passa pela frente, morre-se logo de seguida.
 

GMQ

Well-Known Member
Em primeiro lugar tens que ter presente que se calhar esses prós já têm muitos kilometros nas pernas que tu talvez não tenhas e que fazem sempre a diferença. Depois parece-me que estás a seguir o livro do Carmichael. O autor avisa que aqueles planos podem revelar-se curtos quando as voltas/provas forem para além das 3 horas. Mesmo assim isto não é uma ciência exacta. Depende de várias condicionantes. Basta por exemplo teres passado a maior parte do tempo no teu limiar. Uma coisa que aprendi na pele é de que quando andamos com malta mais forte nada de demonstrações tipo macho alfa. Isso é desperdiçar energia que depois nos falta no fim. Atenção isto não é uma critica acontece a todos a mim inclusivé também, e foi assim que aprendi. Quando estamos num grupo composto por malta mais forte que nós temos que ser low profile e chupar rodas. O que malta aprende com o tempo é poupar energia e o ciclismo é tudo isso gerir energia. Um arranque à morte pode significar ser descarregado no fim porque a tua energia foi toda gasta de uma vez. Vê as coisas desta forma tens um depósito cheio de combustível que te dá para x kilometros, mas sempre que pões pé a fundo gastas mais e reduzes a distancia que consegues percorrer com essa quantidade de combustível. Quando o homem da marreta chega aquilo é marretada de uma vez como se ficássemos sem pingo de energia no corpo e daí essa sensação.

Qualquer planificação de treino é feita de modo ao ciclista conseguir progressivamente produzir mais energia durante mais tempo. Mas isso envolve muitas alterações inclusivé moleculares etc que não são possíveis de um dia para o outro. Por exemplo o Friel no livro dele refere que o ciclista só ao final de 5 anos a treinar como deve ser é que começa a tirar maior partido dos treinos, porque o seu corpo só aí começa a ficar afinado.

Continua no plano de treinos que estás a seguir. Na próxima volta alimenta-te mas não passes pela frente, vai na roda. As subidas faz ao teu ritmo. Tenta nunca descolar porque é o pior porque tentas recolar vais em esforço o pelotão não abranda e se não tiveres uma muito boa recuperação vais sempre a queimar e mais tarde ou mais cedo quebras.

Abraço
 

jpacheco

Well-Known Member
Estás a evoluir muito bem Reis... o problema foi da nata e do café :D É pouco para ti. Pelo que percebi és uma pessoa grande e isso implica grandes consumos energéticos :D Pelo menos até afinares a máquina ela vai pedir muito combustível. Nas voltas come. Se queres brincar com o organismo para ser mais económico no futuro faz isso em casa que é mais seguro. Exemplo. Chegas de uma volta, ou treino de rolo 1, 2 horas e não comas hidratos de absorção rápida. Com a excepção se precisares de estar bem no dia a seguir para outro treino de 3, 4 horas aí não facilites e alimenta-te bem.

1 café e 1 pastel não chega. Nessa volta, por exemplo, comi 1 bananas, um micro sumo 100% fruta para bebés (deram-me no natal :D), 1 pastel de nata e o café.
 

zorza

Well-Known Member
Se só fazes treinos de 1 hora, terás sempre problemas em voltas de 2 ou 3 horas, dado que o corpo não está habituado a durações maiores a "carburar". Se lá no meio tiveres duas ou três puxadelas, então é que está tudo estragado :)

Além de que tens de comparar os teus W/kg com o resto do grupo.. Se forem mais leves, a subir eles têm uma vantagem enorme - o que te coloca sempre em mais esforço e consequentemente, mais desgaste e estouras mais cedo!
Depois nos planos, poderás ter vantagem sobre eles a rolar mais rápido. Mas, um grupo ou plotão, será sempre mais veloz que um sozinho e com menor dispêndio de energia!

Zorza
 

GMQ

Well-Known Member
Desculpa Zorza mas isso não tem nada a ver. Não podes ver as coisas dessa maneira. Ele teria o mesmo resultado se andasse as mesmas 3 horas a uma baixa intensidade. Julgo que leste o carmichael e ele é claro sobre isso. O que aconteceu foi má alimentação aliada a uma preparação ainda recente. Andou sempre no redline quando se apercebeu tinha o homem da marreta a bater-lhe à porta.
 

SCRReis

Member
Em primeiro lugar tens que ter presente que se calhar esses prós já têm muitos kilometros nas pernas que tu talvez não tenhas e que fazem sempre a diferença. Depois parece-me que estás a seguir o livro do Carmichael. O autor avisa que aqueles planos podem revelar-se curtos quando as voltas/provas forem para além das 3 horas. Mesmo assim isto não é uma ciência exacta. Depende de várias condicionantes. Basta por exemplo teres passado a maior parte do tempo no teu limiar. Uma coisa que aprendi na pele é de que quando andamos com malta mais forte nada de demonstrações tipo macho alfa. Isso é desperdiçar energia que depois nos falta no fim. Atenção isto não é uma critica acontece a todos a mim inclusivé também, e foi assim que aprendi. Quando estamos num grupo composto por malta mais forte que nós temos que ser low profile e chupar rodas. O que malta aprende com o tempo é poupar energia e o ciclismo é tudo isso gerir energia. Um arranque à morte pode significar ser descarregado no fim porque a tua energia foi toda gasta de uma vez. Vê as coisas desta forma tens um depósito cheio de combustível que te dá para x kilometros, mas sempre que pões pé a fundo gastas mais e reduzes a distancia que consegues percorrer com essa quantidade de combustível. Quando o homem da marreta chega aquilo é marretada de uma vez como se ficássemos sem pingo de energia no corpo e daí essa sensação.

Qualquer planificação de treino é feita de modo ao ciclista conseguir progressivamente produzir mais energia durante mais tempo. Mas isso envolve muitas alterações inclusivé moleculares etc que não são possíveis de um dia para o outro. Por exemplo o Friel no livro dele refere que o ciclista só ao final de 5 anos a treinar como deve ser é que começa a tirar maior partido dos treinos, porque o seu corpo só aí começa a ficar afinado.

Continua no plano de treinos que estás a seguir. Na próxima volta alimenta-te mas não passes pela frente, vai na roda. As subidas faz ao teu ritmo. Tenta nunca descolar porque é o pior porque tentas recolar vais em esforço o pelotão não abranda e se não tiveres uma muito boa recuperação vais sempre a queimar e mais tarde ou mais cedo quebras.

Abraço

Obrigado pelos conselhos. Vão ser seguidos de certeza.
Fui descarregado faltavam 50 metros para acabar a subida. E começou logo a descida, mas como já estava descolado do grupo, até na descida ganharam distancia.
 
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