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[Diário de Treino] Primeira Época

SCRReis

Member
Olá,

O meu nome é Sérgio Reis e tenho 30 anos, sou de Coimbra e este é o meu primeiro post neste fórum :D

O conteúdo deste tópico vai conter a minha preparação para a minha primeira época de ciclismo. Aqui, vou expor todo o meu plano de treino para esta época, bem como algumas duvidas que todo o iniciante ao ciclismo tem.

Vou começar por descrever por alto, como o vicio do ciclismo apareceu na minha vida.
Ora bem, já a alguns anos para cá (2012), comecei a ter algum interesse pela pratica de btt, uma vez que todos os meus amigos começaram a praticar, vi-me "obrigado" a comprar a minha primeira bicicleta de btt (rockrider 8.1) para não passar os fins-de-semana sozinho, enquanto eles se andavam a divertir. Na altura andar de bicicleta era apenas aos fins-de-semana e com a pouca preparação que havia não podia ser nada de muito puxado.
Andei nesta vida durante dois anos, até que um certo dia um amigo meu, que tinha trocado a bicicleta de btt por uma bicicleta de estrada, decide levar a tal bicicleta para um passeio que a malta ia fazer. No inicio olhei para a bicicleta e pensei "nahhh, isto é só para os prós, nem dá para ir para o mato nem nada....". A vinda para casa esse meu amigo disse para experimentar a bike e foi nesse momento que a cabeça fez click. Qual btt qual que.... aquilo é que era.
Passado meio ano tinha a minha bicicleta de estrada, que é a minha bicicleta actual (trek alpha 1.2). Na altura que comprei a bike (Março de 2016), tive um azar e parti um dedo, numa volta de btt mais agressiva.
Então só em Agosto deste ano é que comecei a andar de bicicleta, esse tempo sem poder andar foi bom, para aprender alguma coisa sobre a modalidade e organizar as prioridades de aquisição de material. Uma das coisas que aprendi foi que o treino de ciclismo era potenciado ao máximo com o uso de um power meter.
Assim a minha primeira aquisição foi um "tacx satori smart", uma vez que os verdadeiros power meteres (stages, gamin, srm, etc) saiam fora do orçamento.

A partir de Agosto, quando me senti totalmente recuperado, fiz o meu primeiro teste FTP que me deu 200 watts (mas nessa altura tinha má vida). Nessa altura pesava 84 kg com 1,86m de altura.
Depois de calcular a minhas zonas de treino, comecei a treinar com recurso a vídeos do youtube do canal GCN. Tinha 2 dias de descanso semanais(quarta e domingo). O meu treino constava:
- segunda - montanha,
- terça - intervalos,
- quinta - intervalos,
- sexta - tempo ou sweetspot,
- sábado - volta na estrada.

No inicio de Setembro fiz outro teste de FTP já deu 250W. E foi aí que vi os primeiros resultados e tive ainda mais vontade de continuar.
Mais um mês de treinos e em miados de Outubro fiz outro deu 280W FTP, mas neste aconteceu-me uma coisa que não tinha acontecido nos outros, quebrei a 6 minutos do fim, sendo que nos últimos dois minutos consegui puxar novamente. Estou em crer que esta quebra esta relacionada com a fadiga muscular, uma vez que tinha feito um treino de intervalos no dia anterior.

Mais ou menos na altura do deste teste de de FTP, descobri este forum, e desde aí tenho aprendido muito mais coisas. O post da Carolina ajudou-me bastante, assim como o livro "time crunched cyclist" que comecei a ler entretanto.
Entretanto a partir de Novembro os meus treinos foram mistos, ou seja, meio videos do youtube, meio planeamento que fiz com base no que aprendi neste forum/livro.
Fiz na semana passada outro teste de FTP e deu 308 watts :D (mas no final do teste até estrelas via, foi sem duvida alguma os 20 minutos de maior sofrimento da minha vida). Fiquei mesmo feliz porque o meu objectivo para este ano era chegar aos 300 watts.

Neste momento peso 79 kg (perdi 5 kg desde Agosto)


Esta semana comecei o meu plano de treino de 11 semanas, seguindo os concelhos do livro(time crunched cyclist), estou a fazer o plano "Experienced Competitor". Adicionalmente a este plano, vou a fazer um dia de treino de reforço muscular, com base num tópico criado pela Carolina(segunda-feira).
Esta primeira semana foi tranquila e acho que a próxima também vai ser, uma vez que estas duas primeiras semanas são só treinos de endurance e sweet-spot.
O meu objecto para o final destas 11 semanas de treino é chegar aos 330 watts FTP e estar bem preparado para o meu primeiro minifondo.

Plano de treinos:
https://drive.google.com/file/d/0B3k67lRa3QLjZEh6azgzbFJPSFU/view?usp=sharing

Gostava de fazer 3 provas neste meu primeiro ano(a primeira minifondo e as outras talvez mediofondo):
- Arrábida Granfondo
- Douro Granfondo
- Porto Granfondo
- Algumas provas de btt aqui na zona

Gosto muito de treina no turbo trainer, é lá que eu associo o treino ao sofrimento(mesmo quando esta bom tempo e tenho um treino para fazer, é no turbo e não na rua). Quando saio para a rua é sempre para ir dar uma volta com alguma malta amiga, ou seja recovery ride.

Tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer com a malta mais experiente:
- Acham que existe algum problema de treinar sempre no turbo trainer?
- Acham que o plano de treinos que escolhi é o indicado para mim?
- Ainda não fiz nenhuma semana de recuperação e por vezes ando bastante cansado dos treinos que faço, acham que devia ir com mais calma e já ter feito uma ou duas semanas de recuperação?
- Não ligo aos batimentos cardíacos, faço apenas treinos com base no power. Acham que estou a fazer mal em ignorar esse dado?
- Desde Outubro que estou com 79kg e gostava de descer para os 77kg (entro nos 4 watts por quilo). Desde que iniciei os meus treinos não mudei a minha alimentação, a não ser a adição de um batido de proteína no final de cada treino. Acham que devia ter uma alimentação/suplementação especifica? No que diz respeito a alimentação sou bastante esquisito(não gosto da maior parte os alimentos que supostamente devia comer para ter uma boa recuperação entre os treinos).
- Acham que 3 provas para a primeira época é suficiente?

Neste momento não tenho grandes objectivos, a não ser continuar a melhorar e fazer uma boa classificação em todas as provas em que vou participar.

Pronto acho que não falta dizer nada sobre mim.
Gostava que fizessem comentários sobre o meu plano e me conseguissem tirar as duvidas que tenho.

Muito obrigado a todos

Cumps,
Sérgio Reis
 

jpacheco

Well-Known Member
Sérgio amanhã as 9h na rotunda da Portela. Vão lá aparecer uns meninos que poderão ajudar nessa evolução. Infelizmente amanhã não poderei ir :/

Bem vindo ao fórum ;)
 

Carolina

Well-Known Member
mais um grande tópico :)

é preciso teres noção que esses 300W de FTP são falsos. o virtual power dos turbo trainers nunca é de fiar. 3,7 w/kg para quem só anda à meia dúzia de meses é muito pouco provável, para não dizer impossível. se algum dia fizeres o upgrade para um powermeter pode custar ver a realidade.

quanto ao plano de treino, tens de ir ler outra vez o livro! ;)
 

jpacheco

Well-Known Member
Estive a ver algumas voltas tuas e se apareceres amanhã é ires preparado para ser descarregado... esses 300w é durante quanto tempo? 20 minutos? 4w por kilo se for durante 20, 30 minutos já é um valor bem interessante.

Pelo que vi e se tens ambições em melhorar o que recomendava é mesmo treinares 1 vez por semana 3 a 4 horas de endurance.

O percurso dos granfondos é o médio ou queres fazer o grande?
 

SCRReis

Member
Obrigado Carolina,

Pois eu também tenho essa noção, no entanto ainda não tenho bem a noção se é o power real ou nem por isso. Existem fóruns que dizem que este modelo de trainer que tenho dá menos 20w a 30w que o stages, mas não tenho forma de comparar.
Já meti na minha cabeça que a próxima compra tem de ser um stages :D. Talvez no inicio do próximo ano.
 

SCRReis

Member
Estive a ver algumas voltas tuas e se apareceres amanhã é ires preparado para ser descarregado... esses 300w é durante quanto tempo? 20 minutos? 4w por kilo se for durante 20, 30 minutos já é um valor bem interessante.

Pelo que vi e se tens ambições em melhorar o que recomendava é mesmo treinares 1 vez por semana 3 a 4 horas de endurance.

O percurso dos granfondos é o médio ou queres fazer o grande?

A ultima volta que fiz em bom ritmo já foi a algum tempo. Quando saio para a rua é sempre com malta amiga, que não esta minimamente preparada e por isso nunca consigo ver bem se os meus resultados em estrada melhoraram.
Os 300w é teste de ftp de 20min. O site que uso para calcular as zonas diz me que tenho 3.9w/kg, mas lá esta é no trainer e não na estrada.

Eu neste primeiro ano no granfondo da Arrábida vou fazer o miniofondo. Os outros depois logo vejo, dependo de como me sentir no primeiro.

Amanha sou mesmo capaz de aparecer :)
 

jpacheco

Well-Known Member
Prepara-te para possivelmente seres descarregado :) vai com autonomia... conheces bem a zona? Se esses 3.7w por kilo forem reais em 20m já é bem interessante. Mas podem não chegar se o pessoal estiver em dia endiabrado :) mas os desafios é que nos levam a evoluir cada vez mais... se tiveres referências para andar em grupo de pessoas que andem mais que tu não precisas de preocupar muito com métodos e metedologias de treino a evolução será sempre boa.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Prepara-te para possivelmente seres descarregado :) vai com autonomia... conheces bem a zona? Se esses 3.7w por kilo forem reais em 20m já é bem interessante. Mas podem não chegar se o pessoal estiver em dia endiabrado :) mas os desafios é que nos levam a evoluir cada vez mais... se tiveres referências para andar em grupo de pessoas que andem mais que tu não precisas de preocupar muito com métodos e metedologias de treino a evolução será sempre boa.

E logo!!! E logo Ali!! Logo a comecar!!! Ali na turbo rotunda!!!

Comigo era Assim!!

Ola Tudo Bem?

Sou o Sergio Reis!!

Ahhhhh e Sergio Reis!! ;) Tem nome de cantor!! ;)

Esta Tudo!! Como e vamos la?

Vamos!!

Engatar os cleats!! E peimba!!! Leva logo Ali na turbo rotunda!! Da-lhe logo Ali duas voltas de avanco!! Mal arrancou!!! LOLOLOLOLOLOL

Grande abraco...
 

SCRReis

Member
Prepara-te para possivelmente seres descarregado :) vai com autonomia... conheces bem a zona? Se esses 3.7w por kilo forem reais em 20m já é bem interessante. Mas podem não chegar se o pessoal estiver em dia endiabrado :) mas os desafios é que nos levam a evoluir cada vez mais... se tiveres referências para andar em grupo de pessoas que andem mais que tu não precisas de preocupar muito com métodos e metedologias de treino a evolução será sempre boa.

Pode ser que a malta veja um elemento novo e tenha mais calma :D. Pois não sei amanha vocês me dirão se são ou não reais pq eu próprio também não sei. A volta amanha é até Penacova e voltar certo?
Pois eu gostava de arranjar um grupo mais experiente que andem mais que eu, para também conseguir evoluir. As vezes gostava de saber qual é a minha condição física em estrada....mas acho que já vou ficar a saber amanha :D
 

SCRReis

Member
E logo!!! E logo Ali!! Logo a comecar!!! Ali na turbo rotunda!!!

Comigo era Assim!!

Ola Tudo Bem?

Sou o Sergio Reis!!

Ahhhhh e Sergio Reis!! ;) Tem nome de cantor!! ;)

Esta Tudo!! Como e vamos la?

Vamos!!

Engatar os cleats!! E peimba!!! Leva logo Ali na turbo rotunda!! Da-lhe logo Ali duas voltas de avanco!! Mal arrancou!!! LOLOLOLOLOLOL

Grande abraco...

hahahaha

grande albertosemcontador, és o cómico aqui do forum.
as quantidade de vezes que já me ri com os pots que tu fazes. Sempre ou quase sempre com razão no que dizes, mas a maneira como te expressas é de cagar a rir :D
 

jpacheco

Well-Known Member
Amanhã é para ir em direcção a Penacova acho eu.. depois Góis fazer lá uma subidita e voltar.. deve dar uns 110km +-... mas é uma boa volta para começar. Chegas a Penacova se vires que não aguentas das a volta ao cavalo, ou em Poiares.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
hahahaha

grande albertosemcontador, és o cómico aqui do forum.
as quantidade de vezes que já me ri com os pots que tu fazes. Sempre ou quase sempre com razão no que dizes, mas a maneira como te expressas é de cagar a rir :D

Olha!!

Nao gostei!!!

Ficava-te melhor Assim!!!

Grande Albertosemcontador!!! Es o Mestre Sabio Aqui do Forum.
As quantidades de vezes que Ja Aprendi com os posts que Tu fazes!!!! Sempre ou quase sempre com sentido de humor aprumado e apurado, Mas a maneira Como te expressas ate a cagar me da Gosto ler!! Passo 5 horas na caganeira!! A ler teus posts, melhor que o jornal!!

So nao Posso ler Mais!! Porque nao me Posso cagar Mais hoje!! Porque preciso de guardar forcas que Ja me vou cagar todo Amanha!!

Entras-te mal!!! Estas marcado!!! LOLOLOL!!! ( Brincadeira ) ;)

Sergio, Amanha vai e aproveita, nao vas nervoso, vai descansado e relaxado, nao facas grandes planos em coisas que nao podes controlar! Faz planos naquilo que podes controlar, que e a comecar agora, hoje, Tem um bom descanso, descansa Bem, Amanha acordas a tempo de tomar um bom pequeno almoco antes de sair de casa, acompanhado de um bom cafezinho, fresquinho e fortezinho, enquanto tiras a bicicleta e te preparas fazes o check up da bicicleta, equipamento etc! E Esta la no local a tempo e horas, Bem hidratado, Bem alimentado, Bem descansado e sobretudo com calma!!

Durante a Volta, Quando comecar a doer, aproveita para dar os primeiros Passos! Que Sao dos Mais importantes! E nem toda a gente os sabe!! Muita gente ate pode andar Bem para alguns, Mas faltam muitas bases!! E depois sobre tensao caem facilmente!!

Essas bases Sao, sobre tensao, ou seja Quando comeca a doer,

1. Manter a calma
2. E o Mais importante ( aprender a respirar, em cima da bicicleta) e sim e literalmente o que digo!! Respirar!! Aprender a respirar Bem!! Primeiro!! Muita gente nao sabe respirar em cima da bicicleta!!
3. Depois de aprender a respirar Bem e aumentar a cadencia e mentalmente acompanhar as pernas com o seguinte raciocionio e dizer para nos mesmos acompanhando as pernas

1/2...1/2...1/2....1.2.... Sucessivamente etc...etc...

Parece simples? Mas nao e !!!

E o Mais Importante!! Para quem Esta a a comecar!

Quem souber e aprender a fazer Isto Bem!!! O resto aparece sempre!!

Grande abraco...
 

SCRReis

Member
Amanhã é para ir em direcção a Penacova acho eu.. depois Góis fazer lá uma subidita e voltar.. deve dar uns 110km +-... mas é uma boa volta para começar. Chegas a Penacova se vires que não aguentas das a volta ao cavalo, ou em Poiares.

Ok

Também me parece uma boa volta. O problema não são os km mas sim a intensidade a que são feitos. Eu nos meus treinos indoor de 40min onde faço 20km, fico bem mais cansado dos que nas voltas de 70km e 80km que costumo dar ao fim-de-semana.

Amanha lá estarei ;)
 

SCRReis

Member
Olha!!

Nao gostei!!!

Ficava-te melhor Assim!!!

Grande Albertosemcontador!!! Es o Mestre Sabio Aqui do Forum.
As quantidades de vezes que Ja Aprendi com os posts que Tu fazes!!!! Sempre ou quase sempre com sentido de humor aprumado e apurado, Mas a maneira Como te expressas ate a cagar me da Gosto ler!! Passo 5 horas na caganeira!! A ler teus posts, melhor que o jornal!!

So nao Posso ler Mais!! Porque nao me Posso cagar Mais hoje!! Porque preciso de guardar forcas que Ja me vou cagar todo Amanha!!

hahahaha és o maior :D:D:D

Sergio, Amanha vai e aproveita, nao vas nervoso, vai descansado e relaxado, nao facas grandes planos em coisas que nao podes controlar! Faz planos naquilo que podes controlar, que e a comecar agora, hoje, Tem um bom descanso, descansa Bem, Amanha acordas a tempo de tomar um bom pequeno almoco antes de sair de casa, acompanhado de um bom cafezinho, fresquinho e fortezinho, enquanto tiras a bicicleta e te preparas fazes o check up da bicicleta, equipamento etc! E Esta la no local a tempo e horas, Bem hidratado, Bem alimentado, Bem descansado e sobretudo com calma!!

Durante a Volta, Quando comecar a doer, aproveita para dar os primeiros Passos! Que Sao dos Mais importantes! E nem toda a gente os sabe!! Muita gente ate pode andar Bem para alguns, Mas faltam muitas bases!! E depois sobre tensao caem facilmente!!

Essas bases Sao, sobre tensao, ou seja Quando comeca a doer,

1. Manter a calma
2. E o Mais importante ( aprender a respirar, em cima da bicicleta) e sim e literalmente o que digo!! Respirar!! Aprender a respirar Bem!! Primeiro!! Muita gente nao sabe respirar em cima da bicicleta!!
3. Depois de aprender a respirar Bem e aumentar a cadencia e mentalmente acompanhar as pernas com o seguinte raciocionio e dizer para nos mesmos acompanhando as pernas

1/2...1/2...1/2....1.2.... Sucessivamente etc...etc...

Parece simples? Mas nao e !!!

E o Mais Importante!! Para quem Esta a a comecar!

Quem souber e aprender a fazer Isto Bem!!! O resto aparece sempre!!

Grande abraco...

Muito obrigado pelas dicas, amanha já coloco aqui como me senti durante a volta e se já tenho ou não arcaboiço para acompanhar os graúdos.

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
voltando ao assunto do treino, o experienced competitor parece-me uma má ideia. esse é o plano mais difícil e exigente do livro.

eu iria para o new century ou o new competitor. são planos iniciais e mesmo assim ele diz que são para quem já pedala à uns 5 ou 6 anos. entre estes dois, escolhes com base nos teus objectivos.
 

SCRReis

Member
voltando ao assunto do treino, o experienced competitor parece-me uma má ideia. esse é o plano mais difícil e exigente do livro.

eu iria para o new century ou o new competitor. são planos iniciais e mesmo assim ele diz que são para quem já pedala à uns 5 ou 6 anos. entre estes dois, escolhes com base nos teus objectivos.

Pois eu também vi essa parte, no entanto a diferença entre o "New Competitor" e "Experienced Competitor" são basicamente o tempo das series. Não sei se faz assim tanta diferença fazer um plano ou outro.
Se vir que não consigo terminar os treinos então adapto o treino para o "New Competitor".

Achas que devia ter feito uma ou duas semanas de descanso antes de entrar neste novo plano?
Este plano vai acabar dia 19 de Fevereiro, ficou com duas ou três semanas de descanso até ao minifondo da Arrábida (por isso é que comecei este plano no inicio de dezembro, senão tinha dados 1 ou 2 semanas de descanso as pernas).
 

SCRReis

Member
Bem pessoal, hoje fui com o tal grupo de prós de Coimbra.
Foi um experiência fantástica, mas vou contar mais ou menos como correu e quais foram as minhas sensações...

Começamos a um bom ritmo, esta malta anda mesmo muito comparado com as voltas que estava habituado a fazer.
Fomos até a Lousa +/- 60km.
Para lá havia muito vento frontal, mas o rapaz que ía a puxar é que fazia o trabalho todo pelo resto do grupo. Eu limite-me a seguir rodas e a coisa correu bem.
O problema foi quando começamos a subir a serra, aí pouco ou quase nada vale seguir rodas. A malta a andar, que bichos, fazem-me lembrar um amigo meu, que quando anda de carro anda sempre a mesma velocidade, seja numa auto-estrada ou numa rua apertada cheia de buracos. Aqui passou-se o mesmo, a malta a subir ou em plano anda sempre a mesma velocidade.

Estava quase a ser descarregado, quando uma alma caridosa do grupo, disse que tinha de voltar para trás pq tinha compromissos. Aproveitei a deixa e vim com ele.

Na vinda, tive a feliz ideia de puxar um bocado (armado em rambo), acho que não me saí mal, mas é bem melhor quando não levamos com o vento. Hoje foi a primeira vez que senti a diferença de esforço que se faz a seguir uma roda ou a puxar.

No global da volta acho que me portei bem e as sensações foram boas. Reparei que a rolar até me desenrasco mais ou menos bem, desde que não seja a puxar, mas a subir a coisa já é diferente. Ainda tenho de fazer muitos km para conseguir acompanhar estes meninos a subir.

Sem duvida alguma para repetir (se calhar amanha vou com o mesmo grupo até a praia de Mira).

Aqui fica o track da volta de hoje:
https://www.strava.com/activities/798426212

Abr
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Bem pessoal, hoje fui com o tal grupo de prós de Coimbra.
Foi um experiência fantástica, mas vou contar mais ou menos como correu e quais foram as minhas sensações...

Começamos a um bom ritmo, esta malta anda mesmo muito comparado com as voltas que estava habituado a fazer.
Fomos até a Lousa +/- 60km.
Para lá havia muito vento frontal, mas o rapaz que ía a puxar é que fazia o trabalho todo pelo resto do grupo. Eu limite-me a seguir rodas e a coisa correu bem.
O problema foi quando começamos a subir a serra, aí pouco ou quase nada vale seguir rodas. A malta a andar, que bichos, fazem-me lembrar um amigo meu, que quando anda de carro anda sempre a mesma velocidade, seja numa auto-estrada ou numa rua apertada cheia de buracos. Aqui passou-se o mesmo, a malta a subir ou em plano anda sempre a mesma velocidade.

Estava quase a ser descarregado, quando uma alma caridosa do grupo, disse que tinha de voltar para trás pq tinha compromissos. Aproveitei a deixa e vim com ele.

Na vinda, tive a feliz ideia de puxar um bocado (armado em rambo), acho que não me saí mal, mas é bem melhor quando não levamos com o vento. Hoje foi a primeira vez que senti a diferença de esforço que se faz a seguir uma roda ou a puxar.

No global da volta acho que me portei bem e as sensações foram boas. Reparei que a rolar até me desenrasco mais ou menos bem, desde que não seja a puxar, mas a subir a coisa já é diferente. Ainda tenho de fazer muitos km para conseguir acompanhar estes meninos a subir.

Sem duvida alguma para repetir (se calhar amanha vou com o mesmo grupo até a praia de Mira).

Aqui fica o track da volta de hoje:
https://www.strava.com/activities/798426212

Abr

Boa velocidade companheiro!!

Aproveita Ao maximo as voltas com Esse grupo..

Pacheco, o rapaz merece umas sandes de leitao!! Com ou sem subida!! Mas! Aguentou-se a bronca!! Para quem Esta agora a comecar nada mau!!

Grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
Pois eu também vi essa parte, no entanto a diferença entre o "New Competitor" e "Experienced Competitor" são basicamente o tempo das series. Não sei se faz assim tanta diferença fazer um plano ou outro.
Se vir que não consigo terminar os treinos então adapto o treino para o "New Competitor".

Achas que devia ter feito uma ou duas semanas de descanso antes de entrar neste novo plano?
Este plano vai acabar dia 19 de Fevereiro, ficou com duas ou três semanas de descanso até ao minifondo da Arrábida (por isso é que comecei este plano no inicio de dezembro, senão tinha dados 1 ou 2 semanas de descanso as pernas).

ai ai ai ... tens de reler o livro! ;)

os treinos de SS fazem-se bem porque é um ritmo constante, mas os OU e as séries de SEPI são bem puxadas. os tempos de descanso entre séries são mais curtos, no caso do Experience, e isso vai massacrar muito, especialmente em tudo o que for séries à morte, como é caso das SEPI e das PFPI.

quanto à altura para iniciar o treino, vais estar na melhor forma no final da 8ª semana. as semanas 9, 10 e 11 são iguais porque só servem para manter essa forma. eu tentaria encaixar a prova numa destas semanas e segues o protocolo que ele tem no livro para os dias anteriores à prova.
 

jpacheco

Well-Known Member
Já estou a ver que o bichinho pegou... e também dà ideia que tens estaleca. Fizeste bem aproveitar a boleia e encurtares a distância... a partir de Vilarinho aquilo é subir e descer e não ha roda que ajude. Amanhã não penses que será fácil só porque é plano... mas se apareceres já vez como é ;) e volto a repetir que a andar assim com o pessoal não iras precisar muito de grandes planos de treino!! É a dita evolução a seguir rodas, sem menosprezar, é muito importante e muito que se sofre ;)

Mas gostaste das sensações... foi o que me pareceu ;) o resto é fazer quilómetros e dar tempo ao tempo.
 
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