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Diário de Treino - emsfc

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David Raquel

Well-Known Member
Parecem-me valores demasiado optimistas para o tempo de treino, ainda por cima com decréscimo da FC. Ou seja, a "Full Gas" ainda daria um valor superior, ainda para mais numa pessoa que, pelos vistos, começou a pedalar com regularidade há pouco tempo.

Esses números não me dizem muito, seria interessante fazer uma comparação com dados reais com powermeter e não rolo, e na rua!
 

Wawando

Well-Known Member
David provavelmente tens razão, mas deixa o homem utilizar as ferramentas que tem. O importante é ser repetível para controlar o progresso (pelos dados fica a duvida se é repetivel).
A quantidade de malta com powermeters generosos é cada vez maior, então com os bepro, sao quase todos (se não mesmo todos).
 
David provavelmente tens razão, mas deixa o homem utilizar as ferramentas que tem. O importante é ser repetível para controlar o progresso (pelos dados fica a duvida se é repetivel).
A quantidade de malta com powermeters generosos é cada vez maior, então com os bepro, sao quase todos (se não mesmo todos).

Tens conhecimento de alguns problemas de precisão com os Bepro?
É que tenho uns e gostava de saber se os valores que estou a obter são reais ou não?
As x que andei com outras pessoas com power meter têm batido certo.

Em relação à potência virtual confirmo que não é lá muito precisa, só pra veres eu na potência virtual tinha um FTP de 325W com os Bepro ando prai nos 270/280W.
Além de que basta os pneus não terem a mesma pressão de teste para teste para não dar os mesmo valores.
 

GMQ

Well-Known Member
Marcio o que é que tu comes? Ainda te queixas com um FTP desses? Na potência virtual deu-me 210, na realidade deve ser uma miséria. Está visto que tenho que investir um powermeter a sério para melhorar a condição fisica... Boas festas!!
 

Wawando

Well-Known Member
Sim, dos 5 que abdam comigo todos dao power a mais em relacao a stages / srm. Diferenca enorme tendo em conta tudo peso, ciclista, posicao no pelotao, etc.
Mais uma vez é cagativo desde que seja repetivel. Só acho que quando se acha que se tem uma gaita world-tour é melhor questionar...
 
Acho isso muito estranho, pois todas as reviews que vi os comparativos davam valores certinhos quando comparados com outros power meters.
A única forma de comparar é mesmo montar os dois power meters na mesma bike e não olhando para o do lado, isso n quer dizer nada, pois a posição e forma do próprio corpo influenciam o resultado.

Outra coisa é por x não se darem ao trabalho de fazer a calibração estática antes de todos os treinos, é uma coisa que demora 10s a fazer e pode resolver o problema.
Outra solução poderá passar por fazer uma calibração dinâmica como recomendado, esta deve ser feita após a montagem e depois de alguns treinos a carregar bem de modo a corrigir alguma deslocação que possa ter ocorrido.

Além disso no software dos pedais existe uma opção de colocar um factor de correção para esses casos mais extremos.

Como sempre existem n solução que convém serem verificadas.

No meu caso estou muito longe da Gaita World Tour, mas tou a trabalhar pra lá chegar...lol;)
 

David Raquel

Well-Known Member
Mas lá está, a quantidade de Watts per si não diz tudo. Interessa ter coerência de dados, de que adianta ter um FTP "virtual" (rolo) de 350w se depois na rua com powermeter não se atingem esses valores?

Tenho um amigo que treina quase todos os dias comigo,tem dias que temos treinos com séries parecidas. Curioso que, por vezes, fazemos os exercícios lado a lado de início ao fim, temos aproximadamente o mesmo peso e chegamos ao fim com diferenças de 60/70w de média durante as séries. Ele com powermeter Rotor power lt e eu com SRM. Pouco me interessa qual dos dois tem o valor real (a não ser como diz o Wawando para ver quem tem a gaita maior), interessa sim que eu me guie sempre pelos meus valores de referência e ele pelos dele.

E a não ser que estejamos aqui a treinar para vencer o Tour e nos compararmos com a concorrência, os W/Kg absolutos não são nada! Interessa-me muito mais analisar um treino pelo TSS e IF do que dizer que atingi X ou Y W/Kg!
 

Carolina

Well-Known Member
Mas lá está, a quantidade de Watts per si não diz tudo. Interessa ter coerência de dados, de que adianta ter um FTP "virtual" (rolo) de 350w se depois na rua com powermeter não se atingem esses valores?

se a única maneira disponível de treinar com algum valor de potência é no turbo trainer podem-se usar estes valores para se ter noção da evolução.

não são os 350 watts em si que interessam, mas sim se daqui a 2 meses se consegue ter mais do que 350. é só um método de medir a capacidade actual para depois poder fazer uma comparação com valores futuros.
 

emsfc

Well-Known Member
Obrigado a todos pelos comentários.
Este foi o segundo teste que fiz e ainda estou a aprender a fazê-lo. No primeiro entrei com demasiadas "ganas" porque ia às cegas, sem qualquer valor de referência, depois acabei por pagar o abuso passado uns minutos. Desta vez queria evitar isso e talvez me tenha retraído um pouco, daí a FC mais baixa. No próximo vou tentar seguir o conselho do jpacheco e fazê-lo em U.
O objectivo destes testes é avaliar a minha evolução ao longo do tempo. Sei que os valores não serão reais, mas desde que sejam consistentes, creio que o objectivo é atingido.
A ideia é fazê-los sempre precedidos de dias de descanso, à mesma "hora" do dia, com o pneu à mesma pressão, de forma a manter essa consistência.
Não é minha intenção comparar estes números com quem quer que seja. São valores meus, medidos com as ferramentas e condições que disponho. Não faz qualquer sentido retirar outras leituras que não apenas as de avaliação pessoal. A comparação com os outros fica para a estrada.

Abraço,
 

Wawando

Well-Known Member
Não há cá U nem meios U, o valor deve ser uma linha o mais constante possivel. Quando ja tiveres a coisa oleada vais perceber que mais uns watts e queimas-te.. No ultimo minuto podes apertar para fazer um numero bonito mas normalmente ignoras o inicio e o fim e no meio é que vês lthr, etc.
O teste bem feito, nos 1os 5 min achas que "podias dar mais" aos 10min ja conecas a pensar 2x aos 15min rezas para o relogio acelerar...
 

David Raquel

Well-Known Member
se a única maneira disponível de treinar com algum valor de potência é no turbo trainer podem-se usar estes valores para se ter noção da evolução.

não são os 350 watts em si que interessam, mas sim se daqui a 2 meses se consegue ter mais do que 350. é só um método de medir a capacidade actual para depois poder fazer uma comparação com valores futuros.

De acordo no aspecto da evolução Carolina. Mas imagina esta situação:

- O meu FTP no rolo são 350W.
- Amanhã vou fazer um Granfondo e até me arranjaram um powermeter para eu usar.
- Começa a "corrida" e a minha referência de FTP são os 350W.
- Vou num grupo com um bom andamento, vou aqui num ritmo a rondar os 330/340W de média, isto assim está pacífico.
- Epa, isto está a começar a doer, mas é na boa, vou a fazer média de 340w, o meu FTP são 350w, isto é psicológico, eu aguento.
- puf.............
- fim da história

Não tenho problema nenhum com os valores como base de trabalho mas eles são descabidos da realidade e é preciso muito cuidado pois isso pode induzir em erro o utilizador e fazer um mau uso dos dados numa situação real!

O objectivo destes testes é avaliar a minha evolução ao longo do tempo. Sei que os valores não serão reais, mas desde que sejam consistentes, creio que o objectivo é atingido.
A ideia é fazê-los sempre precedidos de dias de descanso, à mesma "hora" do dia, com o pneu à mesma pressão, de forma a manter essa consistência.
Não é minha intenção comparar estes números com quem quer que seja. São valores meus, medidos com as ferramentas e condições que disponho. Não faz qualquer sentido retirar outras leituras que não apenas as de avaliação pessoal. A comparação com os outros fica para a estrada.


Companheiro, nada contra! Apenas referi que uma evolução tão grande a nível de Watts (e decréscimo de FC) num tão curto espaço de tempo é completamente falaciosa! Não te fies muito nisso!
 

jpacheco

Well-Known Member
Wawa ele não tem que fazer um U.. deve evitar. O que aconselhei foi pegar no último valor dos últimos 5m de ftp que foram perto de 300w e começar o próximo por aí... O ideal é aguentar e manter e até subir. Mas se não o conseguir manter deve baiar ligeiramente. O segredo para não estoirar esta aí... até 5m aguenta-se, passas mais 1m e rebentas... O que é melhor? Rebentar ou baixar 10 20w durante os próximos 5 ou 10m? E depois voltar a subir?

Aqui o segredo para um bom teste de ftp é saberes a partida qual o valor que irás aguentar no limite os 20. Nem muito para baixo nem demasiado para cima. Mas claro que deves arriscar sempre acima.

Atenção que tudo o que falo são palpites e o que sei é lido em revistas cor de rosa. Força nos treinos e estou a gostar de acompanhar o teu diário!! Da-lhe!
 

emsfc

Well-Known Member
BASE 2 | SEMANA 1

27.12.2016 | M1: Tempo
https://www.strava.com/activities/813119481

28.12.2016 | S2: Single-leg
https://www.strava.com/activities/814133308

29.12.2016 | F1: Força
https://www.strava.com/activities/815078837

30.12.2016 | E2
https://www.strava.com/activities/816020525

31.12.2016 | E2
https://www.strava.com/activities/816875754

Esta semana entrei na fase Base 2. Começaram os treinos de endurance muscular e de força na bicicleta.
Para já os treinos de endurance muscular consistem em séries em Z3. Comecei com 3 séries de 10 minutos com 5 de descanso entre séries. A ideia é ir aumentando ao longo dos treinos o tempo em Z3, inicialmente com mais séries e posteriormente aumentando a duração das mesmas.
Os treinos de força na bicicleta podem ser feitos em estrada (em subida) ou no trainer. Esta semana optei por fazer no trainer, em andamento pesado e a uma cadência a rondar as 75rpm. Este treino acabou por ser mais curto do que esperava e só pude fazer 3 séries de 3 minutos. O objectivo será aumentar progressivamente a carga e reduzir a cadência. Sempre que possível quero tentar fazer este treino em estrada.
Para fechar o ano levei hoje uma tareia de mais de 5 horas em montanha. Já não levava uma destas desde que fechei a época passada.

Já agora deixo aqui o resumo do meu ano de 2016. Que o próximo seja ainda melhor!

[video]https://2016.strava.com/en-us/share/2368571/[/video]
 
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