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Diário de treino de um rapaz teimoso [@bigbossmartins]

bigbossmartins

Active Member
Eh pá....! Eu não digo que está sempre tudo mal... Este indivíduo anda aqui sempre a achar que é mais que os outros, sempre a criticar... Segundo ele devia estar sempre fechado no turno trainer... Tem aqui um treino com um pico de TSS, de encontro ao referido pelo @mariosimas e @DMA e vem aqui dizer que é tempo perdido...

Larga-me da mão meu!
 
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albertosemcontador

Well-Known Member
Eh pá! Foda-se! Eu não digo que está sempre tudo mal... Este indivíduo anda aqui sempre a achar que é mais que os outros, sempre a criticar... Segundo ele devia estar sempre fechado no turno trainer... Tem aqui um treino com um pico de TSS, de encontro ao referido pelo @mariosimas e @DMA e vem aqui dizer que é tempo perdido...

Larga-me da mão meu!

Nao largo!!!

E tempo perdido!!!

E Mais uma vez o problema NAO esta no @mariosimas nem no @DMA nem em mim!!!

Esta em ti!!

Grande abraco...
 

bigbossmartins

Active Member
Segunda - 1H indoor
Terça - 3horas na rua
Quarta - descanso ou recovery indoor
Quinta - 1H indoor
Sexta - 90 min na rua

Boa noite pessoal. Com base neste plano para esta semana, hoje fiz uma recovery spin. Segue o link

https://www.strava.com/activities/1225857619

Amanhã vai ser dia de treino indoor. Cumprirei o que vem prescrito no plano do trainerroad, que será algo como isto:
Ebbetts is 4x8-minute intervals between 88-94% FTP with 5-second high-power tags between 150-180% FTP.
4-minute recoveries separate the intervals.

Abraço
 

DMA

Well-Known Member
bigboss, do meu ponto de vista é muito mais útil ensinar a pescar do que dar o peixe.
Para aproveitar minimamente um PM devemos ter um espírito crítico e ver se as coisas encaixam. Há ali pelo menos 2 coisas relacionadas com os teus dados que deveriam ter chamado a tua atenção. Dá uma espreitadela novamente a ver se encontras alguma coisa importante ;)

Em relação a volta tenta não exagerar nas explorações, para não parares em estradas que não deixem que o treino seja fluído.

Depois do km 30 partiste completamente o motor, o que vem de encontro com tudo aquilo que dizíamos. Não adianta estar preocupado com questões avançadas relacionadas com o treino se no final de 30km ficas colado à estrada.
Já sabes o que tens a fazer, agora tens é que ser dedicado e metódico (no sentido de ser uma evolução sem grandes paragens).
Força nisso :)
 

bigbossmartins

Active Member
@DMA
Analisando assim com calma, diria que a cadência está baixa. Diria que até ao Km 30 há ali uma certa continuidade no debitar de potência, ou seja, durante 90 minutos (mais coisa menos coisa) nota-se que estou a ter uma performance fluída, em que me esforço por pedalar mesmo a descer e tentar ganhar embalo. Dali para a frente é um treino partido. Com picos de potência e ainda mais picos de não potência, ou seja, já não estou sempre a pedalar e nota-se bem que ia em modo coasting nas descidas e nas subidas vou quebrado. Além do mais há ali uns troços que a cadência não bate com a potência... deve ser do sensor de cadência, que entretanto, já retirei da bicicleta. Na próxima volta na rua, vamos ver se os dados são mais consistentes nesse sentido.
 

bigbossmartins

Active Member
Os pedais fazem a cadência, mas andava com um duplo sensor de cadência e velocidade, ainda do tempo que não tinha o powermeter. Deixei-o ficar porque, de vez em quando, a velocidade por gps do bryton dá-lhe uns ataques. Deixei também ficar porque, ao contrário do que já foi para aqui veiculado, há inúmeros utilizadores com vários sensores Ant+ emparelhados e nunca tiveram problemas.
De qualquer forma já tirei esse sensor de cadência e velocidade e a recovery de hoje já são dados só do powermeter. Sexta já vemos como se porta na estrada.
 

DMA

Well-Known Member
@DMA
Analisando assim com calma, diria que a cadência está baixa. Diria que até ao Km 30 há ali uma certa continuidade no debitar de potência, ou seja, durante 90 minutos (mais coisa menos coisa) nota-se que estou a ter uma performance fluída, em que me esforço por pedalar mesmo a descer e tentar ganhar embalo. Dali para a frente é um treino partido. Com picos de potência e ainda mais picos de não potência, ou seja, já não estou sempre a pedalar e nota-se bem que ia em modo coasting nas descidas e nas subidas vou quebrado. Além do mais há ali uns troços que a cadência não bate com a potência... deve ser do sensor de cadência, que entretanto, já retirei da bicicleta. Na próxima volta na rua, vamos ver se os dados são mais consistentes nesse sentido.

Sim a cadência tem que subir e tens uma brutalidade para evoluir em termos de endurance e ritmo. Depois do km 30 ficaste pregado à estrada. Digo isso no sentido de veres que tens muito que trabalhar, não é para deitar abaixo. Mas vê o lado positivo: nesta fase é quando dá para evoluir em grandes saltos, coisa que mais tarde já é muito mais complicada.

Mas o que eu tinha referido (os tais dois pontos) estão ligados directamente aos dados de power. Depois será evidente, mas era porreiro tentares tu identificar isso.
 

zorza

Well-Known Member
Mas o que eu tinha referido (os tais dois pontos) estão ligados directamente aos dados de power. Depois será evidente, mas era porreiro tentares tu identificar isso.


E um dos que vi, liga o power, a cadência e os batimentos cardíacos... Vou dar-te uma achega.. é já depois de teres partido o motor uns kms...
o que me leva a pensar que se calhar o bryton não falha só na gravação dos pontos de gps e consequentemente velocidade...

Zorza
 

bigbossmartins

Active Member
Sim a cadência tem que subir e tens uma brutalidade para evoluir em termos de endurance e ritmo. Depois do km 30 ficaste pregado à estrada. Digo isso no sentido de veres que tens muito que trabalhar, não é para deitar abaixo. Mas vê o lado positivo: nesta fase é quando dá para evoluir em grandes saltos, coisa que mais tarde já é muito mais complicada.

Mas o que eu tinha referido (os tais dois pontos) estão ligados directamente aos dados de power. Depois será evidente, mas era porreiro tentares tu identificar isso.

Não senti que me estivesses a deitar abaixo. :)
Estou aqui a olhar para os dados e não estou, sinceramente, a atingir onde queres chegar. Só se estiveres a falar daquelas linhas muito rectas que lá aparecem em que há zero Watts, mas existe cadência e bpm´s. Indo ao GC isto é ainda mais evidente
qpnYHuo.png


Estive, durante a volta algumas vezes parado em que me esqueci de parar a gravação de dados do bryton. Uma delas foi quando encontrei um parceiro de carro, outra foi para urinar, assim que me lembre... Mas realmente parece que há ali dados em falta...
 

bigbossmartins

Active Member
Não era preciso esmiuçar tanto. Como dizem os americanos ... hidden in plain sight
Se fosse um cão mordia-te e nem o vias :D

O TSS é absurdo para 3 horas e uns trocos de actividade (real).
O outro ponto: bateste o FTP que tinhas feito no dia do teste.

Ora vê o que fizeste neste segmento:
https://www.strava.com/segments/5309800?filter=overall

208W durante 33'

Quanto a isso do FTP, eu tenho o FTP configurado pelo resultado do teste do TrainerRoad. Na estrada, sei que consigo debitar mais Watts e durante mais tempo. No entanto, foi aqui muito batalhado que, independentemente das notificações de threshold do training Peaks ou de qualquer segmento com 20 minutos ou mais com potência acima do resultado do teste, o que deve prevalecer é o resultado do teste de FTP. Por isso é que tenho tudo configurado a 190W.
 

DMA

Well-Known Member
Assim vais ter o TSS todo marado; por arrasto CTL, ATL ...

Um TSS de 260 em um bocadinho mais que 3 horas - e sabendo que crashaste completamente no fim - não faz sentido.
 

DMA

Well-Known Member
Se fazes 208W num dia com fadiga (porque fizeste o teste no dia anterior) e aguentas mais 13' que aquilo que é exigido no teste (versão de 20'), há aqui agulhas que devem ser acertadas, senão vais ter uma salganhada de dados.
 

Wawando

Well-Known Member
Os dados n batem certo if 1 para essa duracao devias estar quase morto e enterrado. Foste sempre a fundo? Tens o pm a gravar os zeros e a cadencia a nao gravar os zeros? O valor de ftp certo? Um ou mais destes dados nao está bem...
 

bigbossmartins

Active Member
É verdade @DMA, também penso assim. Devia. E nem é tarde, nem cedo, vai ser já.

@Wawando
O FTP tá configurado a 190W, resultado do teste indoor de segunda, protocolo TrainerRoad. Sempre a fundo? Nos primeiros 90minutos, depois o sempre a fundo foi perdendo vigor :rolleyes: até que rebentou!:oops:
 

gfrmartins

Well-Known Member
Se fazes 208W num dia com fadiga (porque fizeste o teste no dia anterior) e aguentas mais 13' que aquilo que é exigido no teste (versão de 20'), há aqui agulhas que devem ser acertadas, senão vais ter uma salganhada de dados.

Concordo plenamente.

Precisas rapidamente de uma limpeza nisso e apostares em calibrações regulares.

O FTP na rua é mais baixo que no TT, mas em testes comparáveis, agora fazes um teste FTP no TT é dá te x e vais para a rua, dizes que estás cansado e que partiste o motor e bates esse FTP?

Eu diria para tirares os sensores todos, calibrates isso é fazeres novamente o teste FTP com isso calibrado, para mim andas a treinar em zonas totalmente erradas por causa de dados errados
 

bigbossmartins

Active Member
Concordo plenamente.

Precisas rapidamente de uma limpeza nisso e apostares em calibrações regulares.

O FTP na rua é mais baixo que no TT, mas em testes comparáveis, agora fazes um teste FTP no TT é dá te x e vais para a rua, dizes que estás cansado e que partiste o motor e bates esse FTP?

Eu diria para tirares os sensores todos, calibrates isso é fazeres novamente o teste FTP com isso calibrado, para mim andas a treinar em zonas totalmente erradas por causa de dados errados

O que por aqui sempre foi dito é que na rua, é normal o valor ser mais elevado do que no turbo trainer. Mas esse teu conselho já está. Os sensores já foram todos. Ficou só o powermeter e o de batimentos cardíacos. Quanto a calibragem, os pedais são calibrados sempre que ando ou treino no turbo. Sempre...
 

bigbossmartins

Active Member
Já está. Fui ao mail verificar a notificação do Training Peaks desta terça e já alterei o FTP para o valor que eles aconselham. Vou ficar com a referência dos 190W apenas para os treinos indoor.
 

Bruso

Well-Known Member
Eu sou um leigo em termos de treino portanto esclareçam me uma coisa.

FTP stands for Functional Threshold Power, which is commonly defined as the highest average power you can sustain for an hour, measured in watts.

O teste considera apenas 20minutks mas tem um protocolo que que deve ser cumprido antes do teste de modo a que mo fim do teste possas extrapolar o valor para 1hora.
Digo isto porquê? Porque vocês estão a estimar o FTP dele nos melhores 20min da Volta dele. A questão é que ele provavelmente quando começou esses 20minutos estava fresquinho que nem uma alface. Arrisco me a dizer (localiza a zona é confirma aqui Martins) que ele nem chegou perto dos níveis de cansaço do verdadeiro teste ftp.

Como diz o outro
My 2cents

Abraço
 
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