• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[DIário de Treino] - CConst

cconst

Well-Known Member
Carlos, antes agora do que na prova, importante tentar perceber o porquê das cãibras para não tornar a acontecer.

A parte da água fria em Setúbal preocupa-me um bocado, mas não há muito que possa fazer em relação a isso, já vou comprar uma banda para a testa / orelhas, espero que ajude um pouco.

Em mim não é muito normal ter cãibras... em especial com a intensidade que foi. Penso mesmo que foi do treino do dia anterior, aliado ao facto de não me ter preparando durante a semana (em termos de nutriçao e hidratação), em especial tendo em conta que fiz a meia maratona no domingo anterior.
 

jpacheco

Well-Known Member
Desde falta hidratação (veio este calorzinho o pessoal transpira mais e bebe o mesmo), fadiga muscular (também pode encaixar visto teres feito no dia anterior esse teste patamares), medicamentos, outros disturbios metabolicos... pode ser tanta coisa individual como um conjunto de muitas.

Mas quem pratica exercício fisico "alta competição" mesmo sendo amadorismo, em regra geral associaria caibras á fadiga muscular acumulado com uma possível má hidratação, reposição de electrólitos. O corpo não está habituado a este solzinho de primavera. Cada teste merece um descanso devido a menos que queiras fazer um teste em "fadiga".
 

emsfc

Well-Known Member
No inicio deste ano tive um problema com cãibras, mas não sei se será semelhante ao teu, uma vez que no meu caso foi prolongado no tempo.
Durante duas semanas não conseguia fazer grandes esforços. Subir e descer escadas eram tarefas quase impossíveis de fazer sem ficar agarrado às pernas. Treinos abaixo de 100W não duravam mais que 10 ou 15 minutos...
A conclusão a que cheguei está no último post do @jpacheco, fadiga acumulada aliada a um desequilíbrio de electrólitos. Apesar de tormar diariamente whey e um suplemento de vitaminas e minerais, por incrível que pareça o problema só desapareceu quando comecei a beber electrólitos.
Apenas usava os electrólitos em provas e treinos mais intensos, principalmente no tempo mais quente, mas desde essa altura passei a utilizá-los regularmente nos treinos mais longos.
 

cconst

Well-Known Member
@emsfc tipicamente não sofro com cãibras. Pelo menos desta intensidade (as que tenho, tipicamente são nos dedos dos pés:confused:).

Vou ver como me corre a semana. Ontem já deu para ver que a coisa está normal. Pelo menos a sensação no treino foi semelhante a outros dias. Vou continuar e ver se se passa algo mais.

thanks!
 

pratoni

Well-Known Member
Pela tua descrição, acredito plenamente que tenha sido consequência de dois dias seguidos a puxar e o corpo não estava preparado...
 

cconst

Well-Known Member
eu quero acreditar que sim @pratoni . Até porque há coisa de um mês ou assim submeti o meu corpo a uma sessão deste tipo, e ele reagiu bastante bem.
 

Carolina

Well-Known Member
Arranja uma bola de ténis, mete no chão, pé em cima, vai andando para a frente e para trás, mas faz alguma força na bola.

Vai "libertar" os músculos da planta do pé. Pode ser que ajude com as cãibras nos dedos.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Domingo a coisa andava brava aqui na zona, eu nem conseguia fazer subidas em condições, mas lá passou
Isso em principio foi foi consequência dos dias anteriores, mas nada como ficar alerta para casos futuros

Aposta mais nos electrolíticos para ver a reacção
 

cconst

Well-Known Member
Mais uma semana colorida:
Capture1.png

Isto de ter vida pessoal além dos treinos, tem destas coisas. Estou agora a duas semanas do Setúbal Triathlon e não vale a pena chorar sobre leite derramado. Ainda tentei compensar um bocadinho...

A última semana antes de Taper:
Capture2.png

Sem ter um componente de duração de treinos muito grande, tem treinos que deverão ser efectuados mais próximos do ritmo de prova.
O próximo sábado deverá ser complicado ter tempo para o treino, se bem que o ideal seria conseguir ir fazer a corrida dos parques que tenho marcada (10km) que com o regresso a casa (a correr) daria o tempo previsto de corrida. Mas provavelmente terei que mudar tudo para domingo.
 

cconst

Well-Known Member
Eu não estou inscrito... faz parte da bucket list mas não vou ter possibilidade de ir.. nem sei se irei conseguir aquelas sessões de treino (outros valores se impõem).
 

cconst

Well-Known Member
A uma semana do meu evento A.

Para não variar muito, uma semana colorida!
Capture1.png

Desde a falhas de equipamento (ou terão sido apenas desculpas que apareceram mesmo na altura certa?:confused:) a um dia em que o meu corpo simplesmente disse que não lhe apetecia... felizmente apenas aconteceu eu dois dias.

Agora o que interessa é nutrir-me e hidratar-me correctamente até domingo. Preparar tudo com calma para que na sexta tenha tudo preparado para carregar o carro no sábado e seguir até Setúbal fazer o check-in, ir ao breefing e colocar a bicicleta no parque. Gostava de ter tempo para ainda ir à água, mas dada a dinâmica familiar, é coisa que acredito que não irá acontecer:
Capture2.png


Nota: as provas na primeira imagem estavam na wish list, caso tivesse folgado, o tempo ajudasse, e... me apetecesse. Uma delas não pude (a corrida do parque) a outra... hum.. para o próximo ano!
 

Ganfas

Well-Known Member
Também tive um dia não a semana passada, ao fazer uma prova no Zwift. Nunca me tinha sentido tão mal no rolo, pouco depois de começar já em sentia sem força, dores nas pernas, vontade enorme de parar. Tudo aquilo que não queres sentir a pouco mais de uma semana de uma prova importante.

Felizmente ontem fiz outra prova que já correu dentro da normalidade.

Esta semana vai custar a passar a ansiedade de começar a prova já é muita. Vou também sábado para Setúbal, mas não devo chegar a tempo da ambientação à natação.
 

cconst

Well-Known Member
@Ganfas aqui deste lado a ansiedade também já cá canta... mas de uma forma diferente do ano passado.

Estou apreensivo. A minha espectativa para esta prova é diferente do IM 70.3 de Cascais. Enquanto que em Cascais a ideia era fazer tudo de forma confortável, para este já quero melhorar o meu tempo. E isto trás-me dúvidas... não sei se estarei à altura, apesar de ter trabalhado para o efeito.

Só estarei em Setúbal lá para a hora de almoço, pelo que não vou à ambientação. Gosta de conseguir fazer o check-in antes do breefing... mas n acredito muito que isso aconteça. Vamos ver...
 

cconst

Well-Known Member
Que empeno...

Após uma semana calma, com treinos mais curtos e menos intensos (e com baldas) chegou a minha prova A. O Setubal Triathlon!
Quatro meses de preparação, que foram claramente insuficientes.
Capture1.png


Tinha como objectivo melhorar o meu tempo face ao IM 70.3 Cascais num tritalo desta distância, mas não consegui. Ainda estou a rever mentalmente a prova e os vários momentos chave para tentar perceber o que foi que se passou de errado, pois parece-me que não deverá ter sido apenas pelo facto de ir ao acesso do Portinho da Arrábida duas vezes.

Acabei por terminar a prova a muito custo.
Natação: correu como previsto. Parti no final do grupo para evitar confusões e fui recuperando posições ao meu ritmo. Nada a apontar.
A transição para a bike correu como previsto. Tudo como antevi.
Bike: correu um pouco pior do que queria, mesmo sabendo que iria ser muito complicado EU conseguir fazer os 90km abaixo das 3hrs, fi-lo em cerca de 3h25'. E acho que aqui foi o meu problema (ainda a quente): na faze plana tentei ir com muita cede ao pote. A dada altura, apesar de já ter perdido 10 minuto nos primeiros 30km (com uma ida ao Portinho da Arrábida) ainda acreditei que conseguiria 3hrs e tentei recuperar esses 10 minutos entre Setúbal e a Mitrena para ir ao Portinho (pela segunda vez). E fui acima da minha zona de conforto.
Corrida: foi miserável. Ainda fiz os primeiros 4 ou 5 km a correr a um ritmo aceitável entre 5'30'' e 6'/km. Mas depois. POW o homem da marreta que me vinha a perseguir já do segmento de ciclismo apanhou-me e deu-me com ela [a marreta!!!]! A partir daí, foi tentar cumprir a distancia como o Fernado: umas vezes a pé, outras andando".

A receita para a nutrição foi a mesma que resultou em Cascais, mas terei que ler mais... porque esse pode ter sido um dos problemas: pouca ingestão de HC, que se veio a reflectir na corrida.

Conclusão disto tudo: Tenho que me vingar de Setúbal e da Arrábida!

Esta semana tinha previsto iniciar um novo ciclo de treinos, mas penso que o vou adiar para a próxima semana e usar esta semana para recuperação da prova de ontem...
 

cconst

Well-Known Member
Com a desculpa de recuperação e a desmotivação de uma prova que me correu francamente mal, o resultado foi o seguinte:
Capture1.png


Na verdade, na semana que passou estive de férias e, mesmo estando por casa, a rotina alterou-se e em conjunto com as desculpas na abertura deste post, o resultado foi o que foi: horrível.

E como um mal nunca vem só, no sábado fui BTTar com o mano mais novo (que me dá cada coça que até parece que não ando de bike há 20 anos) e aconteceu que fui ver se o chão da Serra D'Aire era fofinho ou não. E não é. Tem pedras! E apesar de ter caído numa zona rápida, lisa e rodeada de ervas fofas e verdejantes, consegui arranhar o meu cromado nas únicas pedras existentes no local. Perna direita, joelho e nádega com hematomas e arranhadelas. Pedalar, correr (até andar!) me causam ligeiras dores ao dia de hoje.
IMG-20190420-125758.jpg

Os arranhões ardem, mas nada de extraordinário. O problema é o "toque" no joelho que me trás dores na flexão (tem melhorado a cada dia que passa, pelo que acredito que hoje ou amanhã ainda volte aos treinos).
Ainda assim, foram 60km com direito a uma Ginginha aos 30km. Num dia de primavera espetacular, apenas manchado pela queda.

Para esta semana tinha previsto:
Capture2.png

Um teste de FTP que já não fiz... e o resto da semana, será lindo... Melhores dias virão!
 

cconst

Well-Known Member
Podes crer @GuilhermeOliveira ! Foi mesmo uma palermice! uma curva rápida num terreno lisinho, mas barrento que com um bocadinho de humidade, parecia que estava barrado com banha. E eu não dei conta. Ou ia cheio de confiança. Ou a tentar apanhar os cavalões que iam à minha frente. Ou foi mesmo azelhice. Acontece.

(só de pensar que fui eu que meti o bichinho do BTT ao meu irmão e agora levo com cada sova!!!! :p)

O pior disto, é que tenho que ir agora com calma para ver se não tenho nada "estragado".
 
Top