• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[DIário de Treino] - CConst

cconst

Well-Known Member
@Ganfas do que vi, isso já é uma função embutida e que fica por default. No entanto... No Zwift eu notava (e isto é subjetivo, claro) que necessitava de me esforçar mais para atingir o patamar do intervalo do que usando como fonte o powermeter do trainer (uma diferença ainda grande. Ao ponto de se tornar quase impossível de terminar a primeira REP!!!!)

No Zwift, no ecrã de emparelhamento, colocas no "Power Source" o teu powermeter e no "Controllable" o teu turbo trainer. Deste modo ele vai usar os valores de potência reportados pelo powermeter.
Era o que fazia. E acontecia o que descrevo no parágrafo anterior.

No Trainerroad a minha perceção é que isso não acontece. O meu esforço vai de acordo ao que o trainer está a exigir.

Em suma:
Dá-me a ideia que o Zwift usa o valor do PM para para determinar a resistência que deve enviar ao trainer. Enquanto que no trainerroad o valor enviado não depende apenas do valor do PM mas sim da relação entre o valor do PM e do trainer, calculando em "tempo real" uma escala a aplicar antes de enviar o valor de resistência ao trainer.

Imaginem o seguinte cenário (valores inventados):
- objetivo: 200W
- valor lido no PM: 190W
- Valor lido no Trainer: 205W

No zwift:
- se usar o valor do PM manda aumentar a resistência
- se usar o valor do trainer manda diminuir a resistência.
No trainerroad com o powermatch:
- pega no valor do PM e usa para mostrar e para registar no treino (e calcular todas as métricas), usa o valor do trainer para verificar se deve ou não ajustar a resistência.

E isto no TR faz sentido. Pelo menos para mim. E a comprovar isso mesmo foi o valor do teste de FTP que se fixou nos 243W (desceu dos 248), quando, usando valores do Trainer, andava a receber notificcações para justar o FTP para 264W!!! (eu gosto do valor.. mas tenho que ser realista). Alem do mais, tinha imensa dificuldade em seguir os treinos estruturados.

https://support.trainerroad.com/hc/...rMatch-Using-Power-Meters-with-Smart-Trainers
Até usam como exemplo diferenças de leitura para um Kickr... (fiquei feliz por não ser um issue apenas meu)
 

cconst

Well-Known Member
A propósito de um post na thread de corrida/jogging pensei um bocado no que me anda a faltar (além de tempo) nos últimos tempos: recuperação.

Sendo que por motivos de ordem familiar (falta de tempo por causa de uma bebé de 14 meses) tenho dormido menos tempo (entre 6 a 6,5hrs) por noite. E como é obvio esta falta de descanso afeta todo um dia normal... E então com treinos diários, pior um pouco. O interessante é que não passo o dia com sono nem costumo "passar pelas brasas" no sofá (sim, tenho que ter tempo de sofá!) entre o jantar e o biberon das 1h00...

Não tenho nenhuma rotina de recuperação pós-treino, inclusive não faço nada de extraordinário sem ser as refeições normais, já que ou treino antes de almoço ou antes de jantar. Alguma alminha pode dar umas dicas ou uma literatura sobre recuperação e alimentação pós-treino for dummies?!
 

Carolina

Well-Known Member
O básico:
1 - Multiplica o teu peso por 1.5-1.8 e divide o resultado pelo número de refeições. Isso é a tua dose de proteína por refeição. A não ser que faças treinos bi-diários não faz sentido preocupares-te em ir comer logo a seguir ao treino.
2 - Maioria dos hidratos nas refeições à volta do treino. Por exemplo, se treinares de manhã mete mais carbs logo ao pequeno-almoço e na refeição depois do treino.
3 - 2-3 porções de fruta E 2-3 porções de verduras por dia.
4 - Analisar o intra-treino para ver se há possíveis melhorias.

De resto, nada substitui o sono, portanto não esperes milagres!
 

cconst

Well-Known Member
obrigado @Carolina

As frutas e verduras existem todos os dias. Sejam na forma de salada, acompanhamento ou sopa (por ter crianças em casa, pelo menos no jantar, há sempre sopa).

Preciso de rever a ingestão dos hidratos e a quantidade de proteína (que nunca controlei à refeição... uso apenas aquela coisa da quantidade de proteína ser duas palmas de mão :rolleyes:).
 

Carolina

Well-Known Member
uso apenas aquela coisa da quantidade de proteína ser duas palmas de mão :rolleyes:

Para carne e peixe funciona bem, deve dar o equivalente a ~30g de proteína. O problema acabam por ser as outras refeições onde normalmente há falta de proteína.
 

cconst

Well-Known Member
@Carolina se reforçar com um shake de whey só numa daquelas para garantir a ingestão... fará mal? Ingestão a mais (sei que pesa no fígado) mas será que é assim tão prejudicial?
 

Carolina

Well-Known Member
Pesa no fígado? Que disparate, whey não tem álcool :D

Podes reforçar à vontade. Eu uso whey ao pequeno almoço misturado na papa de arroz, por exemplo. É a forma mais fácil de adicionar proteína nessa refeição.

Só tens de adequar as quantidades para ao fim do dia teres entre as 1,5 e 1,8 g/kg.
 

cconst

Well-Known Member
Uma outra questão sobre treinos: na impossibilidade de ter tempo para fazer uma sessão completa tal como está prevista, o que fazer? Aumentar a intensidade de cada rep e fazer as que dão? Diminuir o tamanho de cada intervalo e aumenta-se a intensidade? Como fariam?
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
No caso de aparecer algo a meio que retira tempo, não faço nada diferente, sigo como se nada houvesse
Caso seja com tempo, bem nesse caso ou fazia o tempo que tinha ou alterava o exercício, fazia outro que tinha menos tempo mas dentro do programado
Eu geralmente quando seguia algum plano, tentava fazer com menos tempo do que na verdade tinha, assim sobra sempre tempo, caso dê faz-se mais alguma coisa e o exercícios já são programados para aquele tempo disponível, mais curos geralmente mais espigadotes


Ao fim ao cabo eu nem profissional sou nem pretendo ir la perto, mas já estou com saudades de sofrer
 
Top