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Desviador dianteiro

Jacc

Active Member
Boas
Há uns tempos o desviador dianteiro (105 5700), deixou de reduzir do prato grande para o pequeno. Como estava na altura de fazer uma revisão, levei a bicicleta ao mecânico e esta veio impecável.
Passado um mês, o desviador voltou ao mesmo.
Ja andei a afinar aquilo, e durante umas horas/dia resolve, mas depois volta ao mesmo.

Será que o desviador deu o que tinha a dar? Deve ter uns 5 / 6anos.

Cumprimentos
 

jpacheco

Well-Known Member
A mola perde força com o tempo. Agora não sei se isso afecta o poder de desempenho na afinação. Como ainda tenho um destes lá me casa vou ficar atento ao tópico!
 

Jacc

Active Member
Mas o problema só acontece na redução...
Se eu soubesse que era o desviador que estava morto, até comprava um novo porque até nem é caro, o problema é se gasto o dinheiro e fica tudo na mesma
 

elchocollat

Well-Known Member
Mandando para o ar:
Se a única coisa que vais mexendo é o desviador e se notas alterações aí, o problema está relacionado com ele.

O cabo não sofre alterações? Ie, não vai ficando com alguma folga?
Porque se é para meter na talega, a forca faz-se e a corrente muda, mas para tirar a tensão não acontece...
Experimenta ainda, esticar o desviador coma mão, sem mudar e vê se consegues.
 

cenazia

Well-Known Member
Não sendo uma questão de afinação apostaria em 3 coisas que podem prejudicar a redução, a mola do desviador estar sem força e aí so substituído, um problema de excesso de fricção, entre o cabo e a bicha por exemplo ou nos pivots/mola do desviador, já me aconteceu e resolvi lavando muito bem e com a mão forçando o movimento total do desviador varias vezes e a bruta para limpar os pivots/mola do desviador, não coloquei nada depois mas existem umas bisnagas de massa para colocar nos pivots.
 

cconst

Well-Known Member
eu tinha um post muito grande, mas o @elchocollat e o @cenazia já disseram quase tudo.

Para ver se é do desviador ou do cabo: com a corrente no prato grande, e SEM dar aos pedais, acciona o shifter como se fosse para colocar no prato pequeno. Vê se o cabo junto ao desviador está com folga. Se estiver, deverá ser a mola que não exerce a força suficiente. Caso contrário é algo no percurso entre o shifter e o desviador que está a impedir o cabo de andar livremente.
 

JBG

Well-Known Member
Boas
Há uns tempos o desviador dianteiro (105 5700), deixou de reduzir do prato grande para o pequeno. Como estava na altura de fazer uma revisão, levei a bicicleta ao mecânico e esta veio impecável.
Passado um mês, o desviador voltou ao mesmo.
Ja andei a afinar aquilo, e durante umas horas/dia resolve, mas depois volta ao mesmo.

Será que o desviador deu o que tinha a dar? Deve ter uns 5 / 6anos.

Cumprimentos

Na revisão foram trocados os cabos e as bichas?
 

Jacc

Active Member
Na revisão foram trocados os cabos e as bichas?
Obrigado a todos pelos comentários. Logo que possa vou ver se é alguma coisa dessas.
Sim, foram. A bike foi para a revisão á um mês e veio com o problema resolvido. Mas agora voltou ao mesmo.

A mola vende-se a parte?
 

pedrodoprior

Active Member
Obrigado a todos pelos comentários. Logo que possa vou ver se é alguma coisa dessas.
Sim, foram. A bike foi para a revisão á um mês e veio com o problema resolvido. Mas agora voltou ao mesmo.

A mola vende-se a parte?
AHAHAHAH :cool:
(n faço ideia mate. espero que resolvas isso. cheers)
 

cenazia

Well-Known Member
Sinceramente um 105 com 5 ou 6 anos não deve ter problemas com a mola, faz o teste que o cconst indicou e depois posta aqui
 

Duke

Well-Known Member
isso já me aconteceu com um desviador igual depois de desmontar tudo e dar não sei quantas voltas resolvi com WD40 na mola e na zona mecanica.
aconteceu-me após andar a chuva nesta altura do ano.
tambem já aconteceu a colegas meus que resolveram da mesma forma.

resumindo antes de desmontares isso tudo

13749_1_1400.jpg
 

pedrodoprior

Active Member
isso já me aconteceu com um desviador igual depois de desmontar tudo e dar não sei quantas voltas resolvi com WD40 na mola e na zona mecanica.
aconteceu-me após andar a chuva nesta altura do ano.
tambem já aconteceu a colegas meus que resolveram da mesma forma.

resumindo antes de desmontares isso tudo

13749_1_1400.jpg
que também é bom para limpar oticas de carro embaciadas do sóle.
cheers.
 

Jacc

Active Member
Fiz o teste com o WD40 e continua igual.
Tirei o cabo do desviador e tentei mover o desviador e não consegui. Está muito preso.
Se apertar o cabo, o desviador "sobe" mas não "desce".
Ou seja, o cabo exerce a força para subir, mas depois quando reduzo, a mola não retrai
 

Jacc

Active Member
Fiz o teste com o WD40 e continua igual.
Tirei o cabo do desviador e tentei mover o desviador e não consegui. Está muito preso.
Se apertar o cabo, o desviador "sobe" mas não "desce".
Ou seja, o cabo exerce a força para subir, mas depois quando reduzo, a mola não retrai

Falei cedo de mais.
A mola já está a retrair.
Besuntei aquilo tudo com wd40 e fiz muita repetições com a mão, vamos ver agora se volta a acontecer.
Se voltar é porque o desviador deve ter que ser trocado.
Obrigado a todos e se me lembrar dou feedback daqui a umas centenas de kms.

Abraço
 

cconst

Well-Known Member
Se voltar é porque o desviador deve ter que ser trocado.
Tiras o desviador da bike, e lava-lo muito bem! Desengordurante e um pincel/escova, tal como se tivesses a lavar uma corrente. Enxaguar com água muito bem e secar. No final, lubrificar.

Só colocar o WD40 ajuda, mas não resolve tudo. O WD40 tem a capacidade de dissolver algumas coisas, mas areia e pó não. Se a gordura lá dentro (nas partes móveis) tiver pó assim que o WD40 desaparecer a fricção irá fazer-se notar de novo.
 

freax

Member
Pelo que indicas não poderá ser um empeno no desviador, por exemplo durante uma queda ou outra pancada ?
Inspecciona se está com empenos que causa essa mola encravar sempre na mesma posição :-/
 

Jacc

Active Member
Obrigado a todos.
Para já está a funcionar bem, agora é esperar que não aconteça mais
 
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