• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Desempenar rodas com raios aerodinâmicos

Burning Dogma

New Member
À conta de uma queda, fiquei com a roda da frente com um ligeiro empeno. O problema é que ao dar aperto em certos raios para desempenar, estes ficam torcidos, quando deviam ficar direitos por causa da aerodinâmica. Alguém sabe a solução para isto?
 

joao49

Member
qual e a roda que tens so por curiosidade??
e normalmente o raio roda mesmo sem apertar ou soltar a ponta se e que me fiz entender lol
abraço
 

Burning Dogma

New Member
É uma Fulcrum Racing 5. Já me lembrei que as cabeças dos raios estejas "coladas" por causa da chuva e da poeira. Se puser uma gota de óleo no aperto, será que resolve?
 

joao49

Member
a partida acho que sim porque isso tem mesmo que rodar sobre si,o raio e engatado no cubo e nao e para rodar e so mesmo a ponta mexe..entao so conseguiste rodar mesmo um pouco quase nada nao foi? e o raio ficou logo de lado :-(
abraço
 

jmv

Member
115451mavicspeichenfixi.jpg

Enquanto rodas a cabeça tens que fixar o raio com esta ferramenta para evitar que torça, esta é a original mavic, se não der para os raios das fulcrum, bricola tu próprio uma no género.
 
Last edited:

pedrofeijo

New Member
Também me aconteceu o mesmo com umas Fulcrum,é fácil .Com um fixador doutra marca ou uma rolha de plástico rígido e utilizando um serrote fazes aquilo que precisas.
 

nogueira.nuno

New Member
Eu comprei esta da Sapim, foi €8.9
Claro que se pode fazer mas eu aconselho-te mesmo algo rigo como o Teflon usado neste porque se tens a roda empenada como dizes teoricamente a tensão vai ter que ser um bocado superior para a desempenares e se o plastico não for rigo o suficiente.

 

nogueira.nuno

New Member
O Papel não dá muito jeito mas fita isoladora á volta das pontas do alicate e se possivel se for um daqueles de electronica sem dentes talvez de para desenrascar e para meter a lamina dos raios alinhados , mas lá está desenrascar, porque se for para se usar mesmo em manutenção preventiva a ver as tensões de raios de vez em quando ou a desempenar uma roda num Stand próprio ou mesmo na Bike o ideal será mesmo uma ferramenta.

Os Raios do Gonçalo até podem ser Silver mas se forem pintados se se tiver a desenrascar como falei acho que se pode estalar a tinta nos extremos da lamina dos raios e depois é pior.
Acho que há sitios aonde se vende estas barras de Teflon(não me lembro aonde) e por isso até deve dar para se fazer uma mas as voltas que tem que se dar á procura, etc, etc, os €9 para mim achei mais barato que me ter que chatear.

Se me trouxeres a roda a Parede numa noite eu faço-te isso sem problemas(noite porque é quando uso o meu tempo para Manutenção).
Envia-me PM e se quizeres combinamos.
 

RaTaMaCue

Member
Olá malta,

Também precisava de uma ferramenta destas. Fiz uma em madeira mas ao fim de uns quantos raios a madeira começou a rachar. Já procurei a da Mavic online mas não encontrei. Será que alguém me sabe dizer onde posso encontrar esta ferramenta numa loja na região de lisboa?

Obrigado.
 
Top