• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Deixando cair o pé

Zeni7

Active Member
Deixo aqui um relato de uma volta que dei no último fim de semana. Já há algum tempo que sou leitor deste espaço, embora sem participar, na verdade até já participei numa ou outra volta que aqui foi relatada. Como gosto de ler os relatos dos outros, e me senti motivado por muito do que fui encontrado por cá, chegou agora a minha vez de colaborar. Espero que, nem que seja só de vez em quando, continue a ter motivos para vir deixar aqui qualquer coisa.

Sábado foi dia da primeira volta a doer do ano. Embora tenha sido abordado para algumas voltas em pelotão não era dia para isso, não podia ser. Levantei-me para pedalar com a malta do costume, mas, lá no fundo ecoava uma voz que não se conformava com isso. Indecisão, partida sempre adiada, fui tomar um café e, de repente, já era tarde...estava decidido iria sozinho.

O destino foi a Ponte da Panchorra, local que vi sinalizado, numa volta anterior, e me despertou curiosidade. Agora tinha que arranjar maneira de lá chegar. Parti de carro até Freixo - Marco de Canaveses, junto à antiga cidade romana de Tongobriga. Na verdade durante todo o dia vi placas a indicar "Rota do Românico", poderá ser um bom mote para futuras voltas.

Depois de ler uma crónica, do ciclista André Carvalho, percebi que há diversas formas de subir a serra do Montemuro, precisava de uma para chegar ao meu destino. Assim, resolvi que iria cruzar o Douro em Porto Antigo, depois seguiria pelo menos até Caldas de Aregos pela N108, onde procuraria um caminho para o topo. O resto iria depender do que fosse acontecendo.

Ao início da manhã o frio e o nevoeiro eram intensos, parei logo, em Manhuncelos, para café e conversa. Ao ver um carro de apoio ao cicloturismo, parado à porta do bar, soube que assunto não ia faltar.

Ganhei coragem e rumei a Paços de Gaiolo, antecipando o momento em que, após uma curva já conhecida, iria saudar o Douro.

8wxu.jpg

Chegado à N108 desci a Porto Antigo num belo troço sobre o rio. Mais uma paragem, que aproveitei para colher e comer laranjas.

hq5y.jpg

jml8.jpg
[/CENTER]

Atravessei, continuando à beira rio, cruzando o Cabrum (adoro o nome) até Caldas de Aregos. Desta vez este local não me atraiu como outra vez que lá tinha passado.

mwz0.jpg

Continuei, agora mais atento para tentar encontrar o caminho para a serra, por aquela vertente. Foi fácil, em Anreade encontrei uma indicação para Ponte da Panchorra, a partir daí foi só seguir.

Despeço-me do rio, contemplo-o agora de cima.

hqth.jpg

Esforço, subida dura, íngreme, longa e permanente. Voltam o nevoeiro e o frio. Paro para comer e aquecer.

Com novas energias volto ao pedal, subitamente estou sobre as nuvens. Não, não era caso de estar mais animado, estava literalmente acima das nuvens.

w0u3.jpg

Lá em cima é outro mundo: não há carros, nem ruídos, o espaço é amplo e agreste, só pedalo e vejo.

k4o5.jpg

vqfm.jpg

Perco-me, pensava estar perto do destino mas pedalo interminavelmente pela montanha vendo que, após a próxima curva, há apenas silêncio, vento e horizontes amplos. Óptimo.

Encontro o caminho, rumo à ponte que hoje era o destino. Sítio bonito com um senão: no regresso esperava por mim trecho de subida em paralelo enlameado, com uma inclinação assustadora. Após patinar monte acima lá deu para prosseguir.

uah2.jpg

Passo em Gralheira e desço até Carvalhosa. Apanho a N321 para subir acima dos 1200 metros, nas Portas do Montemuro.

vd8p.jpg


Lá em cima paro, perguntam-me se não sinto incómodo por o ar ser tão forte. Sorrio e penso que foi por isso que vim.

k40l.jpg

Dali foi só descer até Cinfães e rever o Douro na Barragem do Carrapatelo.
Paro uns minutos a ver a barragem e ganhar alento para as última dificuldades. Subo de novo à N108. Faço nela alguns quilómetros, até Penha Longa onde apanho o acesso local, que me traz de volta ao ponte de partida.

736g.jpg

Excelente volta a reforçar o desejo de conhecer a fundo as subidas ao gigante Montemuro.

r5pb.jpg

Boas pedaladas
 

fogueteiro

Active Member
Boas Zeni7

mais um bom tópico por aqui.

Parabéns pelo gosto dessa zona, pelo relato e pelas fotos. Dá-se outro valor quando também já por lá andamos.

"Bolta" sempre.;);)
 

Armando

New Member
Como o Forum fica mais enriquecido, quando os que pouco intervêm, resolvem perder a timidez!

Parabéns por esse relato e pelas magnificas fotos.

Um dia também irei conhecer esse Montemuro!!...até lá vou ter que me ir contentando com as vossas alegrias.
 

moshinho

Well-Known Member
Como o Forum fica mais enriquecido, quando os que pouco intervêm, resolvem perder a timidez!

Parabéns por esse relato e pelas magnificas fotos.

Um dia também irei conhecer esse Montemuro!!...até lá vou ter que me ir contentando com as vossas alegrias.

Nem vou acrescentar mais nada! Bem "dizido" ;)
 
Só te pedimos um favor Zeni7... Não pares!
Com um relato assim deixas aqui um pano enorme para umas grandes mangas por isso, não pares.

Cumprimentos
 

TigasPT

New Member
Que belas fotografias acompanhadas de uma descrição ao seu nivel!
Espero que continues, para que nos possas mostrar belas paisagens :)
 

lugopt

New Member
Olá Zeni7,

Grandes pedaladas! Eu conheço bem essa zona pois tenho familiares que nasceram aí e, confirmo que são subidas levadas da breca até para subir com carro, quanto mais de bicicleta.

Parabéns.
 

duchene

Well-Known Member
André
Antes de mais deixa-me parabenizar-te por escolheres tão distinto passeio para te iniciares nos relatos aqui no fórum. Não o tinha feito ainda no Facebook, mas sublinho aqui o mérito da tua conquista.

E como conheço bem essas estradas por onde passaste. Ainda há pouco, como certamente viste, segui o rio Cabrum desde o Douro. Noutras aventuras já tinha percorrido as estradas do planalto, por Panchorra, Gralheira e companhia limitada. As tais que parecem não ter fim...

Muito pouco limitadas são, por isso, as possibilidades que tens para explorar o Montemuro. Implantanda numa área com cerca de 300 quilómetros quadrados, a Serra proporciona dezenas de rotas para o topo, e outras tantas variantes pelo meio das suas encostas. Sempre aliando uma beleza natural única com estradas de montanha deliciosas. Um manancial sem fim, para quem gosta de pedalar por sítios menos mundanos.

Dito isto, espero ver mais relatos teus por cá, sobretudo com a riqueza de conteúdo que este apresentou.

Boas aventuras!
 

Zeni7

Active Member
Obrigado pelo bom acolhimento.

Quanto a escrever mais vezes, espero vir a fazê-lo, embora tenha um dilema: só o consigo fazer quando dou voltas em solitário, quando dou voltas integrado em grupos normalmente estou demasiado ocupado a tentar sobreviver aos ritmos e/ou percursos impostos. Não dá para tirar fotos onde quero, quando quero e não há uma introspecção tão marcada como a das voltas a só.

80xc.jpg
Subida para Germil (usada no Gerês Grandfondo) aqui se vê o que me acontece quando vou nos grupos. Neste volta ia com o meu amigo Pedro, que só hoje descobri que também é membro aqui do forum.

Embora goste muito deste tipo de voltas não as posso realizar muitas vezes, pelo tempo que as mesmas exigem e por perder os momentos de convívio com outros companheiros do pedal.
 

pedro30

Well-Known Member
hi hi hi grande André esse pedro serei eu????? nem sei quem tirou esta foto BOOOOOOOOOO BOOOOOOOOOOO BOOOOOOOOOOOMMMM ;)
 

paradawt

Moderador
zeni7,

Bem-vindo à secção dos bons relatos e imagens que nos motivam às aventuras ciclisticas.

Continua o bom trabalho.

Cumprimentos.
 

Paulo V.

New Member
Bom relato, para começar não começas nada mal :D
Nesse teu relato, há para aí uns locais que eu também agendados para ir conhecer, e as fotos alimentam e muito a curiosidade de me ir entreter para essas estradas desertas.
ESpero que continues as tuas excelentes histórias por aqui :)
 

Medroso#78

Active Member
Olá,

Sim senhor, mais um EXCELENTÍSSIMO relato nos deixa este nosso amigo "Zeni7 ".. muito obrigado pela partilha. Pedalei no dia 27 de dezembro passado por essa zona (início/fim na Gralheira), estava tudo coberto de branco. Nós a pedalar, e a neve a cair.. foram 48km em BTT marcantes..... não só pelo cenário único, mas também pelas "paredes" que trepamos.. Lindo.

...venham mais relatos destes. ;)
 

Zeni7

Active Member
Obrigado.

A zona é de facto fantástica, vi vídeos dessa prova na Gralheira pelo facebook, deve ter sido fantástico.
Por acaso também estive lá nessa altura...a primeira volta após o Natal, para derreter as rabanadas, foi uma subida ao Montemuro. Foi a primeira vez que lá fui de bicicleta e foi também a estreia a pedalar na neve, mágico. Nesse dia o pior foi mesmo o regresso, os quilómetros intermináveis a descer com aquela temperatura, quase congelava. Foi um daqueles momentos inesquecíveis a dar ao pedal, daqueles que custam, ao ponto de nos fazer duvidar do que estamos a fazer, mas ficam guardados na gaveta das nossas recordações predilectas.
 

fjota

Member
Boas André :)

Agora, e como já li, vens enriquecer aqui o forum...ainda bem
Falta aqui aquela volta ao Gerês...essa é digna do forum.
 

Ricardu

New Member
Lá em cima paro, perguntam-me se não sinto incómodo por o ar ser tão forte. Sorrio e penso que foi por isso que vim.

Muitos perguntam porquê que a malta das bicicletas gosta de empenos :) É esse o espírito

Parabéns pela volta!

Abr,
 
Top