• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Defeso

fogueteiro

Active Member
Pessoal,

ouço cada vez mais falar em "época de defeso". A partir de agora é só pessoal a pararem, ou a fazerem outras actividades. Pessoalmente nunca liguei a isso e só não saio se estiver a chover. Mesmo com temperaturas negativas já saí, embora já soube que não é muito aconselhado. Igualmente não deixo de fazer os mesmos passeios que faço no Verão, com as mesmas cargas, os mesmos kms, etc.

E vocês? Como passam esta fase?
 

fmm

Member
Boas

Para mim não há qualquer defeso
A única defesa que faço é contra o frio. De resto é carga pra baixo.
Só não ando quando chove.;)

Abraço e boas pedaladas.

Filipe
 

pantani

Member
Boas!
Eu faço como tu, com chuva não ando de bike,e para não estar parado, calço as sapatilhas e toca a fazer uns kms de atletismo.

Cumprimentos
 

Scorpio

Banned
Boas pessoal,

A época de defeso é importante, não só para descansar as pernas de uma época de esforço intenso, mas também para trabalhar outros grupos musculares, os quais não são solicitados durante a pedalada.

Uma das zonas mais importantes a trabalhar é a zona lombar.

O ciclismo é um excelente desporto a todos os níveis e apenas falha porque só trabalha pernas.

Por isso aconselho a praticarem desportos como natação, atletismo e algum ginásio durante o Inverno para que na próxima época estejam a 200%.

Boas pedaladas
 

plx

New Member
so rambos por aqui xD
eu gostava de praticar natação mas não sei nadar :(
mas tenho umas belas barbatanas, calço 45 hehe
 

Guerreiro_76

New Member
Pois eu actualmente só pratico um pouco de ciclismo, embora tb com chuva não me agrade nada pedalar, a não ser que me apanhe pelo caminho.
Defeso não fasso, apenas abrando bastante os treinos, pois os dias assim tão curtos não dá para tanto como no verão.
Embora em tempos já tenha feito alguns desportos, actualmente não fasso mais nada. Atlétismo foi coisa que nunca gostei muito, é verdade mas até, passo a redundância, gostava de gostar de correr, alem de nem saber correr. Massacro os joelhos com a minha falta de técnica para esse desporto. Mas é uma coisa que gostaria de tentar um dia destes.
 

Mabcosta

Member
O inverno a meu ver tem a sua beleza, gosto bastante de andar com o frio (há que usar protecções) ou com chuva (desde que não esteja frio não me importo de levar um banho) , mas nunca com chuva e frio em simultaneo...ai não dá mesmo, fciar molhado e gelado até aos ossos é que não...pffff
A meu ver os dias de sol de inverno são bastante bonitos (pelo colorido particular das paisagens) e há que aproveitar...Há que aproveitar, ai sim, quando chove e está frio, para fazer outras actviidades fisico-desportivas que nos permitam fazer um trabalho complementar de zonas musculares normalmente menos solicitadas...
Um abraço e não sejam piegas :)
 

fuel100

New Member
Neste momento já não tenho época de defeso.
Tenho fins de semana em que chove e que não saio.
Mas complemento as ausencias de f.d.s com treinos de endurance em atletismo. Moro mesmo ao lado do Estádio Cidade de Coimbra que possui um belo tartan.
 

Burning Dogma

New Member
O meu defeso é porque anoitece mais cedo e por causa do frio e da chuva se não não havia defeso nenhum. Não faço treinos regulares e duros durante o Verão que justificassem um defeso a sério durante o Inverno.
 

cokenim

Active Member
O meu escalão de ciclista é muito baixo para ter defeso.A aplicar esta definição será para a bike,pois a fininha é que descansa quando o pavimento está molhado e eu não gosto de a sujar.Para estes dias de chuva alinha a de btt,aliás esta desgraçada alinha todo ano pois é com ela que eu me desloco para o trabalho e aos fins de semana nuns passeios a curtir uns singletracks com malta amiga.
 

pedrofeijo

New Member
Reduzo em Dezembro a carga e horas de treino,mas evito parar por mais de 1 semana.Este ano, dado ter estado parado por lesão quase três meses ,vou esticar um pouco mais a temporada,sem excessos.
 

Morg

Well-Known Member
Acho que o defeso se aplica a quem treina diariamente durante meses e tem necessidade de dar descanso aos músculos. No entanto não convém parar totalmente pois existe o risco de perder a preparação já adquirida, daí o pessoal fazer outros desportos para compensar.
Segundo o Paulo Marinheiro (Pai e treinador do Ricardo Marinheiro) já não se usa parar no final da época.

Quem faz paragens de mais de uma semana várias vezes por ano acho que chega.
 

fuel100

New Member
Em complemento ao meu post, de facto tenho um defeso forçado. É em Agosto, quando saio de férias com a família e estou impedido de levar as bikes.....15 dias por ano.
Este ano, tinha o Georaid de Montalegre em finais de Setembro e a paragem de Agosto fez mossa. Para retomar a forma anterior, foi necessário um mês.
 

patrick pires

Well-Known Member
Eu apenas acrescento o "massacre" de andar nos rolos, pois porque com esta mudança de hora é complicado andar ao final da tarde.. e claro aumentar os treinos de atletismo, porque o tempo assim o exige..
A minha pré temporada este ano vou me estrear a participar em provas de atletismo... este domingo entro já em acção!! já vejo muita dor...
 

RJLA

New Member
Defeso?? Época?? Que é isso? Para um amador roto como eu são termos que não se aplicam! Não posso dizer que tenha uma época...desde que possa e que não chova tento dar umas voltas de bicicleta. Essa história das épocas aplica-se a quem encara o ciclismo (ou qualquer outra modalidade) segundo uma vertente mais competitiva. Nos meses de Inverno sou obrigado a recorrer a outras modalidades, esforço-me por praticar algum atletismo e flexibilidade, mas não o faço por considerar que estou no final da época e no período de defeso, faço-o porque os dias curtos e chuvosos não dão para mais.
 

spartaan

New Member
Boas,
Nesta altura do ano, pelo menos aqui na holanda, anda-se menos, as condições climatéricas não ajudam muito, já andei imensas vezes com chuva e com frio, até mesmo com neve...hehehehe, uma vez ia para beber água e o bidon parecia um shaker cheio de gelo. Mas, é nesta altura do ano e até mais no principio de uma nova época que faz diferença a forma como treinamos durante o inverno e para quem entra em provas, como eu, não pode parar durante este periodo, e como dizem alguns de vós e muito bem, o atletismo é uma boa opção.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

zorro61

New Member
heeeeeei pessoal e que tal uns rolos muito fixe é sempre a abrir ou então umas corridas junto á praia é uma boa anda sempre umas loiras a passear uns lulus que a gente gosta tanto rsrsrrsrsrsrsr...............
 
Top