• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dúvidas de Iniciante - A primeira Bike de Estrada.

Jose Costa

New Member
Olá a todos, sou novo aqui no fórum. Inscrevi-me porque recentemente "reacendi" um velhinho gosto pelo pedal. Tenho andado com uma MTB velhinha que mandei "recauchutar" com pneus, câmaras de ar e transmissão nova, isto para a colocar capaz de iniciar umas voltas decentes.

Tenho-a a usado com cada vez mais frequência e o bichinho pegou. Neste momento faço 3 a 4 voltas por semana, de 2 horas, com percursos de 20 a 30 Km, principalmente em estrada mas com algumas incursões em pisos de terra e gravilha, mas nada muito técnico.
Devo dizer que estou muito descondicionado fisicamente e senti necessidade de iniciar mais a sério no desporto (também porque recentemente deixei de fumar).

De qualquer forma sinto que necessito de um upgrade para algo que mais adequado às minhas necessidades, até para me motivar mais, e pensar em poder acompanhar alguns amigos na estrada, porque sinto que a bicicleta em si, pelo seu peso e tudo mais, não me ajuda muito a evoluir.

Assim estou a pensar fazer um primeiro investimento (500/600 euros máximo) numa bike leve e mais rápida que me permita disfrutar e evoluir mais. Que se comporte bem em estrada pois é onde vai andar mais, mas que me permita de quando em vez sair de estrada para a terra batida ou algum terreno diferente.

Tenho pesquisado muito para fazer uma compra adequada, cruzei-me com as novas designações (que nem conhecia) das gravel bikes ou ciclocross (corrijam-me se estiver errado…) mas as puras são muito acima do meu orçamento.

Assim estou inclinado para a Btwin Triban 500 ou 520, que são referidas como bikes ACR (All Condition Riding) mais polivalentes com uma geometria menos agressiva e penso eu mais confortáveis para iniciação. Mas não identifico as principais diferenças entre elas, para além do preço.

A minha ideia seria equipa-la com um conjunto de pneus híbridos, com um pouco mais rasto, também para me dar mais segurança nesta fase inicial. Quem sabe até um par de rodas que pudesse depois variar antes de cada volta, dependendo se fosse fazer só estrada ou sair um pouco do alcatrão.

O que me aconselham, acham que estou a seguir um bom raciocínio? Li também aqui num post que recentemente irão surgir as novas Triban equipadas com travões de disco, será que devo esperar?

Gostava também da vossa opinião sobre as medidas mais adequadas, uma vez que já li em alguns posts que a tabela de tamanhos da Decathlon deixa um pouco a desejar.

As minhas medidas são:

Altura: 1,68 m

Peso: 78 Kg (sim estou a precisar de pedalar mais e é o eu pretendo lololol)

Cavalo: 78 cm

Desculpem todas estas dúvidas de iniciante, agradeço todas as opiniões e desde já parabéns ao fórum que contém informação muito rica para quem pretende iniciar-se mais a sério nesta modalidade. Paixão não vos falta.

Um Abraço
 

emsfc

Well-Known Member
Caro @Jose Costa,
antes de Mai sê bem-vindo ao fórum, ou pelo menos de forma activa.
Deixa-me também dar-te os parabéns pelo teu post. A isto é que se chama entrar com o pé direito.
Primeiro ler, filtrar a informação mais relevante e depois pedir ajuda, num post bem estruturado, como deve ser.
Serás com certeza bem tratado pela malta!

Relativamente às questões que colocas e face ao teu orçamento, é na Decathlon que vais encontrar a bicicleta que precisas.
As Triban 500, 520 e 540 são sem dúvida a melhor escolha para esse orçamento.
Tenho apenas dúvidas na questão das rodas/pneus para incursões off-road. Não sei se o quadro será compatível com pneus um pouco mais largos (28 ou até 32) que te dariam o conforto e a segurança extra que procuras.

Abraço
 

Jose Costa

New Member
Olá emsfc, obrigado pelas boas vindas, pelo elogio e pela atenção na resposta. Eu em tudo o que me envolvo tento sempre explorar profundamente e claro sempre com a premissa de que sei muito pouco e a melhor maneira de aprender é com pessoal como vocês que já fazem deste desporto um estilo de vida. Talvez chegue lá um dia.

Mas ainda são muitas as dúvidas...principalmente agora o que me preocupa mais é o modelo e tamanho dela relativamente às minhas medidas, pois não queria investir em algo que me deixe desconfortável.

Relativamente aos pneus e à compatibilidade com o quadro, vi pessoalmente a Triban 100 (que é a mais simples e mais barata da gama (250€), parece-me a mim ser a mais citadina, até nem tem mudanças à frente...) vem equipada com pneus Pneus híbridos B'TWIN SPORT 700 x 32, me pareceram muito seguros. Assim à primeira vista olhando para os dois quadros dá ideia que aceita.
Estes Pneus Btwin são lisos no centro e têm um rasto mais alto nas laterais o que me parece ser o suficiente para me poupar umas quedas na adaptação à nova bike e mesmo a andar em pisos diferentes e sobretudo nas curvas. Não sei o que acham? A minha ideia seria até ter rodas de aperto rápido atrás e frente e ter outro conjunto de rodas com pneus só de estrada e assim ao planear a volta era só trocar.

Obrigado pelas opiniões e boas pedaladas
Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Não precisas de mais do que 28. Eu tenho 32, aquilo parece um trator hahaha

A decathlon tem a grande vantagem de poderes testar por 48h. Com a tua altura deverá ser o tamanho S.

Atenção que devem estar a sair os novos modelos (triban adept acho eu). Provavelmente o quadro terá mais espaço para pneus mais largos.
 
Top