• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dúvida com Transmissão (Shimano & Campagnolo)

Sintace

New Member
Ora, venho aqui evocar os vossos profundos conhecimentos sobre isto, porque os meus não chegam e começam a dar-me cabo da cabeça...

È assim: Comprei umas Miche SWR Full Carbon cujo cepo é campagnolo, e até aí tudo certo porque as rodas são para correr e a bicicleta com que vou correr na próxima equipa está equipada com Full Centaur e está tudo certo.

Porém, a minha bicicleta de treino está equipada com 105 e Ultegra e gostava de vez em quando dar uma voltinha com amigos ou assim e leva-las comigo, acontece que não sei o que fazer para fique a funcionar na minha a 95% pelo menos. Tinha pensado colocar elo de engate rápido na minha corrente e comprar uma corrente campagnolo também com um desses elos e assim usar corrente e cassete tudo igual quando fosse andar com elas...

Preciso que me ajudem sobre o que devo comprar pois logo ao fim da tarde vou tratar disso e se tudo correr bem amanhã já cá meto fotos deste mesmo upgrade...

Tiago
 

joao49

Member
a cassete campagnolo (centaur) funciona na perfeiçao com corrente ultegra,disso eu tenho a certeza..nao precisas de invençoes..
abraço
 

joao49

Member
força nisso..eu dou te certeza porque tenho um cunhado com uma goka com tudo centaur e ele usa corrente ultegra e aquilo funciona 5*..por isso digo com confiança.
força nas novidades,depois mostra essa mod...
abraço
 

super.byke

New Member
Eu não percebo nada disto, mas uma coisa é tudo campy e corrente shimano, outra é cassete campy e o resto tudo shimano.... acho que não funciona.... mas alguém com experiência que fale...
 

joao49

Member
e qual e o problema de ser tudo shimano e cassete campagnolo??se a corrente ultegra cabe entre os elos,encaixa na perfeiçao no espaço entre velocidades entao impecavel,nao ha problema nenhum..nao vejo onde esta a duvida...
abraço
 

Sintace

New Member
Sim, têm lógica, mesmo que seja preciso dar um toque no desviador ou assim não é por aí.

Eu depois mostro o upgrade, posso adiantar que pelas contas vão perto de umas 900gr ao ar...Fica sub sub 8. :)
 

joao49

Member
nao precisa de toque nenhum..e a afinaçao normal como se tratasse de um conjunto completo acredita isso fica no ponto...
abraço
 

MJRocha

New Member
Normalmente é preciso dar um toque no desviador, confirmado comigo quando faço a troca entre as minhas rodas Campagnolo e Shimano e Miche SWR com cepo Shimano.
 

joao49

Member
ah sim claro que na troca de rodas tem que se dar um toque visto que ao apertar a roda ela pode nao ficar centrada igual claro..mas isso ate se tirar uma roda fora e voltar a meter e pode ja nao ficar centrada...mas fora isso e so andar pra frente..
abraço
 

duchene

Well-Known Member
Mas que grande salada russa que para aqui vai...

Não sei porque é que a corrente veio à baila, já que é indiferente a marca usada. Podes usar qualquer corrente para 10v que funcionará, seja em Campagnolo, seja em SRAM.

O assunto já foi aqui debatido há pouco tempo, com exactamente o mesmo problema: combinar desviadores de uma marca, com cassetes de outra.

Aqui o que impede a compatibilidade entre o conjunto de desviador traseiro + manete Shimano e a cassete campagnolo que lá queres por, é precisamente a diferença que existe entre os dois sistemas.

Enquanto que o espaçamento entre carretos da Campagnolo de 10 velocidades é de 2,42mm, o espaçamento entre os carretos SRAM e Shimano é de 2,35mm. Adicionalmente o carreto Campagnolo é 1mm mais espesso que o equivalente shimano. No correr completo da cassete são aproximadamente 1.5mm de diferença.

Ou seja, vais ter sempre problemas caso forces a solução. Pode ficar um bom remendo, mas é sempre um remendo. A hipótese que tens é comprar uma cassete com encaixe Campy mas com espaçamento Shimano ou, pedir para te fazerem uma personalizada com carretos de encaixe Campagnolo mas com espaçadores shimano. Se bem me lembro a ciclocoimbroes tem lá todo o material para fazer cassetes por encomenda.

Há também adaptadores mecânicos que alteram o rácio do desviador face às manetes, mas como tens as rodas de origem com cassete Shimano, não me parece que seja uma opção a considerar já que será mais permanente e depois ficarias sem puder usar a cassete Shimano em condições.
 

MJRocha

New Member
Boas

Quanto ao que o Duchene diz, está correcto, agora na prática (tanto por experência como por indicações que li em mais que uma revista e outros meios de informação, que me levaram precisamente a fazer essas experiências), não é bem assim.
Falando apenas no contexto das 10v posso afirmar que tendo utilizado (e que ainda utilizo) um grupo Veloce modelo anterior e agora um Centaur dos mais recentes (na bicla que mais uso) com, incialmente, uma k7 Centaur, e agora uma Ultegra numas rodas e uma Sram red noutras mas sempre com uma corrente Dura ace, todas as combinaçôes funcionam praticamente na perfeição.E digo praticamente porque com a Red dá a impressão de haver num dos carretos alguma preguiça na mudança, mas isto até seria de esperar, pois tenho lido que mesmo para os pros que usam Sram, muitos têm preferido a 1070 á Red.
O único senão, é mesmo aquando da troca das minhas Scirocco por qualquer das compativeis com Shimano, devido ao diferente espaçamento do cepo, tenho de afinar o desviador para as relações funcionarem na perfeição.
Agora também é preciso dizer que para isto acontecer (com as rodas compativeis com Shimano)também é preciso uma dose de paciência suplementar para fazer a afinação do desviador para este ficar a trabalhar bem. O que tem de bom no caso do grupo da Campy é que depois de bem regulado dificilmente é preciso mexer nele.
Já sei que aqui quase toda a gente é purista e nem quer ouvir falar de misturas, pois eu assumo-me como uma pessoa aberta a essas experiências, principalmente se elas derem resultado como neste caso, e posso dizer que mesmo não sendo um papa-kms, já devo ter nestes sistemas perto de 4000 km e sem problemas.
 
Top